segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Hora de analisar o resultado

POR JORDI CASTAN

O resultado das eleições é um Brasil dividido. Quem apostou no ódio, no "nós contra eles", ricos contra pobres, brancos contra pretos, norte contra sul, ou nós contra as “zelites” de olhos azuis ganhou. Hoje há que fazer a leitura das urnas. Quem ganhou em que estados?  Como votaram os municípios?  Qual o perfil do eleitor? Tenho certeza que aqui mesmo no Chuva Ácida não faltaram posts e comentários a se aprofundar no tema.

Teve quem defendeu a sandice do voto em branco: a mensagem é que, com brancos, nulos e abstenções somando mais do 27%, o eleitor se omitiu mesmo e foi a abstenção, junto com o voto em branco, o que serviu para eleger Dilma. Os que defenderam o voto crítico, inventaram mais uma bizarrice e também contribuíram para eleger Dilma. O resultado é que a maioria do eleitorado não votou na candidata que ganhou. Quem acredita que se abstendo, votando em branco ou dando um voto crítico deu algum recado, pode ficar com as suas sutilezas. Porque este pessoal não entende de sutilezas.

Os próximos capítulos desta história estão ainda por ser escritos. Fala-se de impeachment, e já houve no Brasil presidente “impichado” por muito menos. Mas aqueles eram outros tempos. Hoje o nível de tolerância - ou deveríamos dizer de conivência do eleitor com a corrupção, a roubalheira e a falta de ética - é muito menos estrito.  

Minhas felicitações aos que desde este espaço manifestaram seu apoio a candidatura do PT. Lamento profundamente o resultado. Vivo numa cidade e num Estado que majoritariamente votou no candidato que não venceu. Aliás, a mesma Santa Catarina que elegeu Raimundo Colombo no primeiro turno votou em peso em Aécio, que não era o candidato do governador. Em Joinville, enquanto o prefeito Udo Dohler declarava abertamente o voto em Dilma, a candidata do prefeito levou um pau bonito de ver. Sinto-me de alma lavada. No segundo turno apoiei o candidato que venceu em Joinville e em Santa Catarina. 

30 comentários:

  1. O Jordi é realmente a vergonha desse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Vindo de você é um elogio.

      Excluir
    2. Dar uma opinião diferente da que você tem é uma vergonha, Anônimo?

      Isso prova que os anônimos, tanto da esquerda quanto da direita, não são lá muito adeptos da democracia, da diversidade e da livre expressão do pensamento.

      Excluir
    3. Não diria a vergonha, pois quem não tem esta fazer o que. Mas chamaria do Mainardi sambaquiano, só falta a gôndola para andar pelo Cachoeira preparando a resistência anti-comunista....

      Excluir
  2. Oi Jordi,
    Infelizmente venceu o Brasil do PT. O meu Brasil é outro, podem chamar de Elite/Sul/Rico, para mim tanto faz. o que me orgulha é saber que o meu Brasil não vota no PT. 8 anos de Dilma e Colombo, isso sim que é década perdida!
    Getúltio ficou aprox. 16 anos no poder, os Militares 21 e o PT caminha a passos largos para superar duas das maiores anomalias políticas e ditatorias dos últimos 100 anos no Brasil. Uma pena. A alternância de poder faria muito bem ao Brasil, aos brasileiros e ao próprio PT (para quem sabe voltar as origens!).
    Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique parado reclamando, Andy. Ah! Em São Paulo tem uma ditadura tucana que também se mantém através do voto. Graças! By Ácido

      Excluir
  3. Jordi tem empresario fazendo galpão la na estrada da ilha , pode? cade o Ministério Publico pelo que sei aquilo ali ainda é rural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o MPSC é a fiscalização da Prefeitura a que tem que fiscalizar.

      Excluir
    2. Prefeitura agora que ferrou de vez

      Excluir
  4. Para mim foi uma surpresa. Achei que Dilma ganharia com mais folga devido ao bolsa-família. Ontem vi uma luz no fim do túnel ao olhar a fotografia de uma jovem chorando a derrota de seu candidato – nem tudo está perdido neste país. O que me deixa mais apreensivo é imaginar que a presidente que governa o país (com o ex) supostamente estaria envolvida no crime de corrupção, segundo o delator do “petrolão”.

    Mas, fazer o quê? Como dizia um brilhante escritor: “A democracia é um erro estatístico, porque na democracia decide a maioria e a maioria é formada por imbecis”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, eu nao faria melhor. Apoiado em gênero, número e grau.

      Excluir
    2. Quem sabe na próxima eleição os eleitores tucanos consigam ser mais imbecis. By Ácido

      Excluir
  5. Jordi, creio que o voto em branco não seja uma "sandice" e o fato de que"contribuiram para eleger Dilma" é um equívoco de sua parte.

    Qual o problema de uma pessoa não reconhecer nos dois candidatos o caminho que ela acha melhor? Qual o problema de dizer "eu não quero nenhum deles, eu quero outra coisa"?

    Votar não é obrigatoriamente escolher alguém. É escolher uma posição, que pode ser personificada ou não.

    O voto em branco ter ajudado Dilma é errado. Se fosse Aécio o vencedor, os votos brancos teriam ajudado Dilma a perder? Não faz sentido, pois votar em branco vai para uma outra categoria de contabilização, mas também são votos, e votos de tomada de posição. Para muitos, foi a reafirmação da decisão do primeiro turno.

    Acho incrível a tua indisposição em aceitar que as pessoas podem não gostar de A ou B, e por isso não votar em nenhum dos dois. Faz parte do jogo, Jordi.

    Vamos continuando o debate pelas oportunidades da vida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles
      Eleição não é assembleia em que se vota para marcar posição. E que ter votos em branco ou abstenções é entendido como um "recado".
      Eleição tem outra logica distinta e se ganhou por um único voto...ja valeu.

      Excluir
    2. Você é a favor da desobrigação da justificação do voto, em outras palavras, você é a favor do voto facultativo, como em França ou EUA?

      Excluir
    3. Num país onde a ideologia partidária é nula, onde verdadeiros emaranhados de alianças não significam nada, além de mais tempo na TV, é engraçado ver a defesa do voto branco como um manifesto democrático.

      Votar branco é dar para outros a responsabilidade da decisão. É não entender qual projeto mais se aproxima do seu ideal pessoal, mesmo que não seja 100% compatível com a sua visão de mundo.

      A maioria do povo levou dois projetos de país para o segundo turno. Cabe ao cidadão que se preocupa com o seu país, procurar entender quais dos dois é o mais adequado no momento e fazer uma escolha.

      Abster-se de escolher não é salutar. Escolha um e depois cobre-o. "Deixar pra lá" é o caminho mais rápido para desintegração da política no país.

      E não existe nada mais nocivo para uma país que cidadãos apolíticos.

      Excluir
  6. Votar em branco é dizer, tanto faz.
    Não consigo compreender isso pois quem diz tanto faz, deveria estar contente mas quem estava contente votou em Dilma.
    Nem todos que votaram em Aécio eram "tucanistas" a maioria queria a alternância do poder.
    As pessoas tem todo o direito de não gostar de A nem B mas quem está contente com o Brasil de hoje? Com certeza os que votaram em branco, nulo ou se abstiveram, não estão.
    Então, meu raciocínio não alcança essa idéia de se abster no momento em que mesmo que sua opinião, não resolva a situação como se deseja, poderia impedir que continuasse a passos largos ào holocausto.

    ResponderExcluir
  7. ai tudo de dedo doido de digitar #Sul é meu Pais #Lamentavel

    ResponderExcluir
  8. Entendo que a Dilma ganhou 38% dos votos de SC. Isso quer dizer que, a cada 3 catarinenses, pelo menos 1 votou na Dilma. Não foi essa lavada toda que se esperava do estado "loiro e do olho azul".
    Eu não votei nela e nem nunca votaria pelo que ela produziu (ou deixou de produzir) no primeiro mandato, mas acredito que a urna é soberana e que devemos acatar a decisão da maioria com serenidade.
    Torço, sinceramente, que ela cumpra o prometido, principalmente no que diz respeito ao crescimento da economia e ao combate "impiedoso" da corrupção.
    Só espero que, daqui 4 anos, se ela não cumprir o que prometeu, não venha com desculpas esfarrapadas, tentando imputar a culpa da ineficiência do governo na crise internacional, no clima ou no período astral.
    Que sejam honestos suficientemente para dizer que falharam.
    E que, caso sejam bem sucedidos, que sejam aplaudidos e reeleitos.

    Ninguém, em sã consciência, pode torcer contra.

    ResponderExcluir
  9. Não Jordi. O ódio, aquele retratado pelo preconceito contra nordestinos, das capas falsas da Veja, das notícias fake, de chamar o contraditório de ignorante ou desinformado, do massacre midiático, felizmente perdeu e, em vista das circunstâncias, perdeu feio. Na verdade foi justamente esse ódio o maior culpado pela derrota do Aécio. Como você quer convencer alguém que seu pensamento é mais qualificado e coerente se você odeia o seu interlocutor. Nas derrotas do Lula era assim também, tinhamos um Lula panfletário extravazando ódio pelos poros contra as elites, o imperialismo, o capital financeiro e perdia sempre. Quando o PT se deu conta que o caminho não era esse e que precisava de um discurso conciliador, inclusive agregando as boas coisas do adversário e que inclusive refletiu na sua fisionomia deu no que deu. Enquanto a oposição apostar no ódio e no escárnio e não discutir política como gente grande não merece governar. E pelo que você escreveu, inclusive com a baboseira do impeachment e pelo que tenho visto após a apuração parece que não aprenderam nada e vão continuar perdendo eleição majoritária uma atrás da outra. Talvez se aparecesse alguma outra força política com um discurso mais decente a história fosse outra, pena que a Marina sepultou essa via. E como disse um dos anônimos de plantão a maioria é formada por imbecis só que pelo que ele escreveu a minoria não deixa por menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, as eleições acabaram! Vamos acabar também com essa hipocrisia do "discurso do ódio", esse clichê já encheu o saco. "Discurso do ódio" teve dos dois lados, e a pichação da sede de uma revista importante, que já fez trabalho investigativo melhor que a PF e delatou muito político criminoso, é a prova cabal que o ódio vem de ambas extremidades.

      Excluir
    2. Hipocrisia? Lógico que teve dos dois lados só que de um lado foi trocentas vezes maior e se não aprenderem a lidar com isso vai acontecer de novo. Revista importante? Apesar de ser um papel-higiênico de baixa qualidade a tal revista importante (hã) não merecia o lixo na porta já que tem muito dentro. Respostinha sem-vergonha essa hein?

      Excluir
    3. Quando a Veja denunciava os escândalos do Collor e Itamar e FHC, era uma revista séria. Hoje que a revista vem denunciando os escândalos do governo da situação, é considerada um papel higiênico. Percebe-se o real intento dessa esquerda caquética.

      Excluir
  10. Soberba, o maior sinônimo da ignorância.

    ResponderExcluir
  11. Interessante, só o Jordi ainda gera coments nessa bosta de site.

    ResponderExcluir
  12. Eu quero entender o ódio pelo PSDB. Nem os esquerdistas sabem responder, talvez temos que ouvir os professores de História catedráticos no marxismo, mas acho que nem eles saberão explicar.

    Um partido que, junto com Itamar Franco (então PRN), estabilizou a economia (com inflação de 3200% para 7%), inseriu uma moeda estável e começou (com a falecida Ruth Cardoso) o início dos programas assistenciais que deram o pontapé ao Bolsa Família - com o PT contrariando tudo e todos, inclusive a Constituição de 1988. Está tudo lá, a História recente não pode ser negligenciada, como as mentiras contadas pelo marqueteiro de Dilma.

    Então, de onde vem tanto ódio da esquerda ao PSDB? Será que discursos inflamados de um ex-sindicalista astuto é capaz de contradizer fatos históricos, é capaz de recontar a história, de convencer doutores? Lula nos convenceu do ódio entre “ricos” e pobres? Quem é “rico” no Brasil, a classe média? A mesma da qual, provavelmente, todos que leem este blog fazem parte? Lula nos convenceu que um país miscigenado, que até então mantinha um racismo velado, hoje extravasa a segregação em um Apartheid? Sério?

    Hoje a reeleita diz não acreditar na desunião entre os brasileiros. Como assim, cara-pálida? A própria começava os discursos entre “nós e eles”, inflamando nordestinos contra sulistas, negros contra brancos, pobres contra “ricos”, sem informar que o “NÓS” era o PT e “ELES” o PSDB. Dilma venceu, a democracia e o pluralismo de ideias foram derrotados, os extremismos de ambos os lados saíram vitoriosos.

    Parabéns, esquerdistas!

    Antônio Carlos, Jlle

    ResponderExcluir
  13. É que o Jordi cresceu nas benesses do franquismo, e pelo jeito quando a coisa apertou por lá veio dar lições de golpismo aqui nas Índias Ocidentais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é persistente, mas não conhece a historia, tem dificuldade para as datas, nem é bom com a cronologia dos fatos. Siga insistindo com sorte acerta alguma.

      Excluir
  14. Jordi,...desde que vc. chegou em Joinville assumiu prontamente a função de "capacho pseudo-intelectual "da burguesia local e agora se tornou também um "lambe-botas" da ditadura, insinuando um golpe na democracia. Já passou da hora de vc. ler uma bíblia e tentar salvar a sua alma, porque sua mente e seu coração já estão totalmente podres pela arrogância !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bando de esquerdista que votou num partido mentiroso que destruiu os Correios, quebrou a Eletrobras e a industria do etanol e agora está pilhando a Petrobras, vem cagar regras sobre quem escreve no blog?

      Espero que a Dilma continue fazendo um péssimo governo. Vocês, por conta dessa ideologia estupida, acabaram com a possibilidade de melhorar a democria nesta merda de país. Se for pra seguir um caminho da pseudo-ditadura bolivariana, que entrem antes os militares.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem