quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Uma visita inesperada bate à porta

POR FELIPE SILVEIRA

Domingo, 20 horas – Chove teses sobre o resultado das eleições no Facebook, no Twitter, nos jornais e em milhares de blogs Brasil (e mundo) afora. Para quem espera o fim da “chatice” nas redes sociais recomenda-se esperar mais um pouquinho. Eu, particularmente, espero que ela dure mais uns bons anos, pois, uma das poucas coisas boas deste processo eleitoral é que ele fez as pessoas tomarem partido.

Acredito que o pleito de 2014 tem sido muito mais claro do que os três recentes (à presidência) em relação a polarização entre dois projetos antagônicos de país, obrigando que os eleitores, de fato, escolham entre um e outro, mesmo que considerem um deles apenas “menos pior” ou que optem por um para “barrar” o outro.

É o meu caso. Militante filiado ao Psol, crítico ao modelo petista de desenvolvimento, opto pelo lado que, no contexto atual, não tem medo de dizer que está ao lado dos trabalhadores, enquanto o outro não se envergonha de ser o candidato dos patrões. Há, sem dúvida, dezenas ou centenas de motivos tanto para criticar quanto para defender a candidatura de Dilma. Mas não há um motivo sequer para defender a candidatura de Aécio Neves. Exceção feita aos especuladores e outros parasitas.

É justamente este acirramento ideológico, desenhado mais fortemente no segundo turno, que me interessa nos debates dos próximos anos. Com toda a direita ao redor de Aécio, coube à Dilma ser a candidata da esquerda, em que pese seus quatro anos de governo. Portanto, eu espero que essa configuração sirva, de fato, para empurrar Dilma e o PT novamente para a esquerda. Vamos ver, e cobrar, e lutar, diariamente. Como sempre repito por aqui, causa é o que não falta.

Se, nos anos 90, tentaram enterrar a História viva, ela tem sacudido a poeira em 2014, após ter levantado da tumba. Agora ela vai na casa de cada um pra dizer: “Chega de mimimi de que não existe direita e esquerda. Pega tuas armas, escolhe teu lado e vá à luta!”

2 comentários:

  1. E o PT, para conseguir governar, precisa do apoio de Sarney, Collor, Renan. Até do Maluf o Lula teve que apertar a mão. Isso é ser candidata de esquerda e estar ao lado dos trabalhadores?
    Você chama de parasitas aqueles que movimentam o mercado e injetam dinheiro na economia? ParasiTas são aqueles que aparelham a máquina governamental, culminando nos casos de corrupção que conhecemos... e quantos mais ainda estão sob o tapete?
    Veja que o discurso de patrões X proletários não pode mais ser generalizado no Brasil de hoje. Ele faz sentido apenas para algumas minorias que ainda tem alguns direitos cerceados.
    Mesmo que nenhum argumento te convença a votar no Aécio, lembre-se que em uma democracia a alternância de poder é fundamental para que novas idéias possam levar ao crescimento do país e para que nenhum partido se sinta dono do poder.

    ResponderExcluir
  2. Corrupção tem em todo lado em todo lugar, ainda prefiro votar no PT por que se tiver algum caso de corrupção todo mundo ficará sabendo, serão julgados condenados e punidos rapidamente, já no caso do PSDB ninguém vai ficar sabendo a imprensa ficará surda, muda e sega e a justiça também.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem