segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A volta do velho Brasil bipolar

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Dilma Rousseff venceu. Sem surpresa. Mas os eleitores da atual presidente reagiram de maneira tímida, enquanto o pessoal de Aécio Neves comemora de forma efusiva. É uma questão de expectativas. A campanha de Dilma nutria uma esperança – remota – de arrumar a questão logo no primeiro turno. Aécio Neves tinha o pescoço no cepo e ir a segundo turno foi, antes de tudo, um alívio pelo fato de o machado não ter caído.

O entusiasmo dos tucanos é legítimo. Eles passaram as últimas semanas como figurantes e agora voltam à cena como protagonistas. Mas é melhor não ir com tanta sede ao pote. É só lembrar que nas eleições de 2010 o primeiro turno acabou com números não muito diferentes (Dilma 47%, Serra 33% e Marina 19%). Mas o segundo turno aumentou as distâncias e levou a um resultado largo:  Dilma (56%) e José Serra (44%).

Um fator a beneficiar o candidato do PSDB foi a disputa entre Dilma e Marina, nos últimos dias. Longe dos holofotes, Aécio Neves não teve que responder a perguntas incômodas e a sua imagem escapou incólume aos ataques dos adversários. Num segundo turno, o jogo será mais duro e a campanha de Dilma certamente vai recuperar a agenda de meses atrás. E ainda vamos ter que ouvir falar muito no aeroporto do tio, por exemplo.

É lógico imaginar que Marina Silva pode ser um elemento definidor no segundo turno, porque o seu apoio pode resultar em transferência de votos. Não foi assim há quatro anos, quando a sua candidatura tinha menos contradições, e não há razão para que aconteça agora. E a imagem de Marina Silva saiu chamuscada destas eleições. A tendência é de pulverização dos seus votos entre as duas candidaturas.

Tudo indica que há um namoro entre Marina Silva a Aécio Neves. Mas sabe-se que o apoio vai custar muito ao candidato tucano. O grande apoio de Aécio Neves tende a vir de certos setores mais conservadores da mídia, que, inclusive, já tinha atirado a toalha e desistido do seu candidato. É de prever fogo cerrado contra o Partido dos Trabalhadores, em especial com o tema da Petrobras. E também com factoides, claro.

Vai começar tudo outra vez e voltamos ao velho Brasil bipolar (em termos psicanalíticos também). Este segundo turno deve ser o mais apertado de todos, mas pelo menos os eleitores sabem com o que podem contar: o social versus o capital. Pelo que temos visto nos últimos tempos, é possível prever posições extremadas. Resta torcer pelo contrário. Para que não seja a democracia a principal derrotada.

Em tempo: se houve perdedores neste primeiro turno, não há dúvidas de que foram os institutos de pesquisa. Os caras não acertam mesmo.

É como diz o velho deitado: “Previsões só no final”.

23 comentários:

  1. Baço, o teu artigo é interessante.
    Mas..., segundo a tese do blog "diário do centro do mundo" ou DCM, o PT optou pela estratégia de voltar suas artilharias para a Marina da Silva.
    Não se sabe se esqueceu do Aécio ou foi a escolha que fizeram...
    Saber se essa estratégia foi certa ou errada, se vai saber somente quando sair o resultado do 2o. turno.
    Outro detalhe, como terá o segundo turno, a turma do PT vai ter que coligar com políticos (sic), que infelizmente, tem a ética no "chulé", isso mesmo, os "sem-ética".
    Bem, mais um detalhe, talvez com o 2o. turno, se a turma do PT ganhar, vão ter que descer mais um pouco do "altar", se achando menos poderosos.
    Era isso...

    ResponderExcluir
  2. Salve, Mazinho. Acho que o "esquecimento" de Aécio foi circunstancial, mas calculado. Confesso que torci para destronarem Marina. Porque ele era uma incógnita e a coisa podia correr mal caso ela fosse eleita (o que sempre pareceu muito difícil). Agora, como digo no texto, temos duas escolhas claras. Ninguém pode dizer que foi enganado. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Se não fosse a imprensa o Aócio não existiria,Dilma mineira brasileira Presidenta do Brasil, dos brasileiros!! Vamos vencer mais essas batalhas em todos os municipios!!! Aécio é um morto vivo, ou um bebo vivo,

    ResponderExcluir
  4. Factoides da Petrobras? O processo da Petrobras está praticamente definido, já que principal delator saiu do xilindró e foi para casa, e ainda tem a delação premiada do doleiro. Agora é só aguardar nos nomes (que já são conhecidos) e a ação da Polícia Federal.

    A campanha de Dilma contra Mariana entrou para os anais do processo eletivo como uma das mais SUJAS já praticadas no Brasil – aquilo pode ser classificado como factoide. Como mencionei num post anterior, o PT finalmente saiu da confortável situação de vítima para a de algoz.

    Parabéns ao meu candidato, Aécio Neves. Espero que PSB tenha bom-senso de unir forças com o PSDB para derrubar esta corja que governa o país, porque desmascarada ela já foi.

    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo.
      Talvez seja melhor você ler o texto de novo. Eu escrevi: "É de prever fogo cerrado contra o Partido dos Trabalhadores, em especial com o tema da Petrobras. E também com factoides, claro". Há um ponto final depois de Petrobras. Isso significa que a frase acabou. Começo a frase a seguir com letra maiúscula. Isso significa que é uma nova frase. Enfim, você leu o texto como você é e não como eu escrevi.

      Excluir
  5. P.S. Outra situação emblemática, Baço, é que a Dilma, o Aécio e a Marina simplesmente ignoraram que ainda moramos no Brasil, aqui no outro lado do Brasil.
    Para esse pessoal, parece que o Sul é outro país, infelizmente.
    Se lembrarmos as campanhas do Lula, não fomos esquecidos nas 2 ocasiões em que foi eleito presidente, é só recorrermos a nossa memória...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!
      O importante é número de votos, não a qualidade ou importância deles. Percebe-se isto pela quantidade de vezes que o estado de SC, o sexto PIB brasileiro, foi lembrado pela mídia nas campanhas de intenção de votos. Por outro lado, Estados muito mais atrasados economicamente, como Pernambuco, Ceará e até o Maranhão encabeçavam as manchetes dos jornais e os comentários. Bom, 55% dos catarinenses votaram em Aécio, 70% dos piauienses votaram em Dilma. Sem mais.

      Excluir
    2. Leia-se: brasileiros do Sul votaram em Aécio; sub-brasileiros do Norte, em Dilma.

      Excluir
  6. Oi Baço.
    Eu particularmente fiquei muito surpreso com o resultado.
    em 2010, a diferença da Dilma para o Serra foi de 13 pontos. Este ano foi de 8 pontos.
    Em 2010, o Serra liderava as pesquisas até Julho e foi minguando até chegar com seus 32 % e uns quebrados em 2010. Desta vez Aécio vem ascendendo com um crescimento espetacular nas 02 últimas semanas. Aécio "representa", segundo os Dilmistas, o capital, o rico, a direita e etc. Teoricamente o mesmo que o Serra. Mas o Aécio é muito diferente do Serra, ele tem um perfil muito mais comunicativo, carismático que o Serra. em 2010 era a briga do melhor gerente. Este ano não. Em 2010 Marina ainda era muito ligada ao PT, este ano ela nao apoiará o PT de forma alguma. Então esta eleição realmente será a mais disputada dos últimos tempos. Ao contrário de 2002, o PT trabalha na defensiva, no medo, no passado e o PSDB parece que vai propor um futuro novo. Sem falar que neste ano há um sentimento generalizado por mudança (assim como em 2002). Infelizmente deverão ser 21 dias intensos/sujos/ de poucas propostas e muitos ataques. A propósito, vou de PSDB.
    Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, Andy. O segundo turno é uma nova eleição. E acho que tudo vai depender das estratégias que os dois candidatos vão seguir. Jogar duro ou fazer propostas. E acho que Dilma é mais consistente nestes dois cenários.

      Excluir
  7. A opcão pelo candidato neste Brasil bipolar não se dá pelo confronto esquerda x direita ouu o social x capital. Ela se dá primordialmente pela perspectiva de um maior ou menor assistencionalismo. Lembram-se quando a Arena inicialmente e o PFL posteriormente dominavam a política nordestina. Era só assistencionalismo. O pobre, o desassistido, não tem ideologia política. Ele quer, compreenssivamente , ser auxiliado em suas necessidades básicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tah! E quem reelege Colombo no primeiro turno tem ideologia política. Risível. O mesmo vale para o post ai em cima. Como entender quem vai para a rua pedindo saúde e educação e reelege Alckmin e Colombo? Faz favor né?

      Excluir
    2. Tem catarinenses que recebem o bolsa família e nordestinos que não recebem... comentário bem preconceituoso o seu...

      Excluir
    3. No rico e desenvolvido Paraná reelegemos Beto Richa. Nos últimos quatro anos a educação no estado despencou no IDEB, consequência da também brutal queda nos investimentos em educação; da ausência de professores e da inexistência de concursos para suprir as vagas ociosas, preenchidas muitas vezes às pressas por PSSs que trabalham em condições muitíssimo distante das minimamente ideais; da precarização de muitas escolas, especialmente no interior e nos bairros mais à periferia da capital; apesar da violência dentro e fora dos muros escolares, reforçada (e não contida) com a presença policial; etc...

      E isso só na educação, porque em outros setores a situação não está melhor: virou piada no estado a foto de viaturas a PM paradas por falta de combustíveis e não é piada o número e rebeliões comandadas pelo PCC só nos últimos meses.

      Além disso, nosso deputado estadual mais votado é Ratinho Jr., com 300 mil votos. Com uma votação destas, o PSC se tornará a partir de janeiro a maior bancada da Assembleia Legislativa do Paraná, com 12 deputados, a maioria com votação pífia, mas alçados ao parlamento por conta dos votos do pequeno roedor.

      E você vem falar que pobre e desassistido vota "sem ideologia política" motivado pelo assistencialismo. Então tá, e quem reelege Beto Richa, vota como?

      Excluir
    4. Como você gosta de fazer comparações, Clóvis, o índice IDEB no governo Dilma despencou de forma generalizada...

      Excluir
    5. E aqui em SC que reelegeram COLOMBO com o estado sitiado pela violência e elegeram Berger senador. Uma vergonha.
      As vezes penso que como votamos para muitos cargos ao mesmo tempo, as pessoas, de modo geral, só se atentam para o voto de presidente. Muitas nem sabem quais são as funções administrativas de saúde/educação/segurança dos municípios, dos estados e do governo federal. Não sabem o que faz um senador ou um deputado estadual e federal. Faz sentido 52,39 % dos catarinenses votarem em Aécio Neves e muitos votarem também Dário Berger senador? Claro que não. Se voto no Aécio, devo votar em quem o corresponda no congresso, isso é voto ideológico. Se voto na Dilma (o que não é o meu caso) devo votar em quem a apoie no congresso, compartilhe das mesmas ideias. Lógico que podem ocorrer algumas flutuações, pois alguns candidatos, apesar de abrigados em determinados partidos, podem nao ser bem quistos pelo eleitor. Mas no Brasil existe sim uma grande miscelânia em quase todos os estados... uma pena!
      Andy
      Mas as pessoas não entendem, não sabem como de fato as coisas funcionam.

      Excluir
    6. 08:37, sim, eu gosto de comparações e as faço bastante. Acho que elas ajudam a colocar as coisas em perspectiva. E entendo que você não goste exatamente pelo mesmo motivo.

      Excluir
    7. O IDEB do paraná não despencou não...
      http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=756611

      Excluir
    8. Que bom. Então muda pra cá e matricula teu filho em uma escola pública.

      http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/09/ensino-medio-perde-qualidade-nas-escolas-publicas-e-particulares-do-pr.html

      Excluir
    9. gostaria muito de morar em curitiba, mas joinvas é massa tb.
      Estudei a vida toda em escola pública, e fiz questão que minha filha passasse os primeiros anos em uma tb. ela sabe qualé...
      seu contra-argumento foi tosco.
      o ensino médio perde qualidade no brasil todo mas é preciso queimar o psdb, né?
      Ah, aproveita e olha as médias de Minas e São Paulo. são baixissímas, como no resto do país, mas são as mais altas. Depois, como vc gosta de comparações, dá uma espiadinha na Bahia...

      Excluir
  8. Clóvis, e quem elege Renan Filho governador e Collor senador, em um estado nordestino com uma população paupérrima e despreza Heloísa Helena , vota como ?

    ResponderExcluir
  9. Clóvis, qual é a ideologia de uma população paupérrima que elege Renan Filho governador e Collor senador , desprezando Heloísa Helena ?

    ResponderExcluir
  10. Como vota o pobre e desassistido em um estado miserável como Alagoas ? Qual é a ideologia política daquele que elege Renan Filho e Collor e
    despreza a Heloísa Helena ?
    Este povo vota igualmente no fascista e no marxista. Depende de quem lhe ofereça benefício.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem