sexta-feira, 13 de junho de 2014

#copa2014: torcer até vai; festejar não

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Quando o Brasil entrou em campo na abertura do mundial de futebol, na tarde de ontem, lembrei-me de quando era criança e gostava de acompanhar todos os jogos da Copa. Além de colecionar figurinhas, ou estudar as tabelas, o futebol por si só era o objeto principal daquele sonho infantil. Ao retornar a consciência para a realidade, em 2014, estava eu, em frente ao televisor, torcendo para a seleção brasileira.

Poderia ser como sempre foi. Mas não foi.

Sempre defendi aqui no blog, na sala de aula e em outros espaços nos quais convivo de que a FIFA, juntamente com o governo federal e os gestores estaduais e municipais de todas as 12 sedes, promoveram um atentado aos direitos básicos garantidos na Constituição Brasileira de 1988. É notório e sabido para a maioria que a Copa foi uma coisa inventada que se sobrepõe ao planejamento das cidades, porque em nome dos megaeventos vale tudo: remoções de famílias (estima-se que aproximadamente meio milhão de pessoas foram afetadas direta ou indiretamente) para construir estádios no lugar, operários morreram devido a obras de estádios feitas às pressas, em dispensas de licitações e outras situações já cantadas há muito tempo, ao contrário dos aproveitadores de uma situação eleitoral.

Aproveitadores estes que se situam dentro de grupos políticos (ou possuem simpatia com estas organizações) sobretudo pelas eleições que se aproximam. O problema da Copa é generalizado, pois foi construído pelos gestores dos 12 governos estaduais e mais os 12 governos municipais de cada sede, compostos por representantes dos mais diversos partidos políticos, da esquerda à direita. As remoções e violações do Direito à Cidade foram operacionalizadas por todos, sem exceções, e não somente pelo Palácio do Planalto. Longe de não reconhecer a culpa de quem está lá, xingar a presidenta faz parte de um desconhecimento sobre tudo o que vem acontecendo com a política urbana dos megaeventos desde que foram anunciados em meados dos anos 2000. É desconhecer a profundeza das questões que levam milhares às ruas há muitos anos (muito antes das "Jornadas de Junho"), lutando pela função social do espaço urbano.


Os pobres ficaram longe dos estádios. A miscigenação tão característica de nosso país não era a realidade da Arena Corinthians Itaquera São Paulo Isentão, pois eu só via brancos em grande maioria no estádio. Sinal de alguma coisa errada. Sinal de que a Copa, desde o começo, não foi para todos. Não foi para quem mais sofre com os problemas diários de nossa nação. Nem de longe.

Sendo assim, não consegui festejar e nem ao menos gritar "gol", como fizera em outros momentos de minha vida. Fiquei torcendo pela seleção, mas longe do clima de "festa" e "oba-oba". E muito menos entrarei na onda de uma massa que vaia sem dar os créditos aos verdadeiros protestos, mirando em uma parte dos responsáveis por tudo o que vemos aí.

O jogo acabou, a Copa acabará mês que vem. A atual questão urbana brasileira, por sua vez, parece não ter fim.

22 comentários:

  1. O Baço assistiu de Portugal a abertura da Copa? Deve estar muito orgulhoso do que viu...

    ResponderExcluir
  2. Ontem lavei a alma!

    Uma abertura de papelão, Dilma sendo vaiada, "pombas pela paz", seleção desajeitada, árbitro roubando a favor, declarações duvidosas de Felipão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vira-lata lava alma?

      Excluir
    2. É, tem gente que precisa lavar muito a alma de tão suja fede longe.

      Excluir
    3. Sou vira-lata mesmo. Sou brasileiro, oras!

      Pior é querer parecer poodle num chiqueiro!

      Excluir
    4. Poodle no chiqueiro foi ótimo . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Você não é vira-lata, bichinho muito simpático, vc é só um coitado recalcado.

      Excluir
  3. Sugiro aos #-naovaitercopa começarem já o #naovaiterolimpiada se forem coerentes, o que eu duvido, ainda mais que no ano olímpico não tem eleição majoritária no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é que tá, provavelmente não vamos precisar fazer isto, pois o COI já acionou Londres, visto que a vila olímpica nem saiu do lugar, Deodoro nem foi licitado e a Baia da Guanabara continua tão limpa quanto os governos do Rio e de Brasília.

      Excluir
  4. Dilma aos petistas:

    "Gostaram? Mamãe comprou o jogo pra vocês."

    ResponderExcluir
  5. A Dilma já disse que não-vai-se-abater-por-xingamentos.

    (Sentiu o golpe da zelite)

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu texto...e dessa visão da pobresa da questão urbana de nossos governantes...e como vc...tbm não consegui vibrar com nenhum dos gols...e nmme impolgar com ojogo...bem diferente da vibração da primeira copa q escutei no radio ainda em 66...da primeira na tv em 70...talvez seja o reflexo da descepção em saber de tanta sujeira q rolou pra realização dessa copa...DVWolff

    ResponderExcluir
  7. A atitude mal educada na abertura da copa revela a agonia de uma turba ignorante, inculta e ultrapassada. A única nata que representam é a camada de detritos, formada pelos corpos dos milhões mortos na escravidão das fazendas de seus antepassados ou nas confecções modernas de suas marcas de grife. Embaixo de seus carpetes de pérola baroda escondem uma história de maldades e carnificina. O ódio que sentem por nós, revela o temor de receberem de volta o mesmo cipó em seus lombos. Mas não precisam ficar tão raivosos, atualmente já não passamos mais o trator. Agora só fazemos passar o metrô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é raiva mesmo. Desepção, entende? Sete anos para expor as incapacidades do país ao mundo. Sensação de que roubaram e ainda nos chamaram de trouxas (todos: índios, pretos, brancos, pobres, ricos).
      Dilma mereceu ser mandada tomar naquele lugar, pois se fosse realmente uma estadista teria enfrentado as vaias e feito o discurso. O xingamento foi merecido por sua covardia, se enfrentasse os problemas de frente talvez saíse ilesa desta ofença.

      Eduardo

      Excluir
    2. Entendemos... E "deSepção" e "ofenÇa" foram propositais para atingir o Baço...

      Excluir
    3. DeCepção mesmo teve a língua portuguesa com seu comentário. Uma verdadeira ofenSa.

      Excluir
    4. Péçima pontaria. Não atingiu...

      Excluir
  8. Um bom texto.
    Fala da realidade que poucos conseguem ver.
    Pena que apesar de sua explanação e do vídeo, alguns ai em cima não conseguem ter uma percepção além de seus próprios umbigos.
    A questão não está no "NÃO VAI TER COPA" , ou olimpíada, e sim nos meios utilizados para que elas aconteçam.
    O que realmente me impressiona, é o fato desses caras perderem tempo para vir aqui e postar essas abobrinhas, mas deve ser reflexo do diálogo que possuem dentro de seus lares a respeito da situação e dos rumos da nação.
    Além do que, pensar para algumas pessoas deve doer um pouco.
    A considerar suas posturas, fico imaginando o futuro de seus filhos na sociedade.
    MEU DEUS!

    ResponderExcluir
  9. Eu cresci assistindo pela TV Copa do Mundo e Jogos Olímpicos realizados em outros países e ficava imaginando quando que um evento dessa magnitude pudesse ser realizado aqui. Esta sendo e será! Por isso eu vou torcer como nunca. BRASIL! BRASIL! BRASIL! By Ácido!

    ResponderExcluir
  10. Brasileiro é trouxa e ainda passa recibo. Esse país nunca vai evoluir.

    ResponderExcluir
  11. Só queria deixar claro que, se a oposição tenta atingir o governo com as limitações desta copa, é porque o próprio governo também tentou se promover com esse evento. É um paradoxo jocoso a esquerda afirmar que só eles, que votaram no PT, têm agora o direito de protestar contra o governo. Para essa esquerda todo protesto da oposição é raivosa, fascista, ilegítima...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem