terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Ofereçamos flores aos rebeldes que fracassaram

POR JORDI CASTAN


O final do governo Carlito Merss e do seu PT merece ser analisado desde vários ângulos. A entrevista queconcedeu ao jornal A Noticia de Joinville mostra que, apesar do tempo transcorrido desde a sua entrada na política, a sua longa carreira política e de ter governado Joinville durante quatro anos, o prefeito não conseguiu aprender com os seus erros. Parte da dificuldade em aprender com os erros deriva do fato de não considerar como próprios os erros cometidos. É justamente este um dos seus maiores erros.

O grupo de acólitos que formou o núcleo duro do seu governo foi o que mais ajudou a cavar a sua fossa política, ao fazê-lo acreditar que não houve em Joinville outro governo melhor, mais democrático, mais participativo, que tenha realizado mais quantidade de obras e que tenha mudado tanto e de forma tão determinante o perfil da cidade.

Proponho, neste momento, que ofereçamos flores a este grupo de rebeldes que chegou ao poder depois de repetidas investidas e que, tendo conseguido alcançá-lo pelo voto, desperdiçou a oportunidade histórica. Acreditaram que seria possível governar desde a teoria, que a sociedade compreenderia a falta de experiência, que o joinvilense seria condescendente com um grupo que tentou substituir a incompetência pelo entusiasmo. Mas a paciência teve um limite. E este limite foi breve, muito breve. As críticas surgiram rapidamente quando ficou evidente que a esperança depositada no candidato não correspondia a capacidade gerencial dele e da sua equipe.

Nem no quesito participação popular e gestão democrática, que deveria ter sido o seu ponto alto, o resultado foi positivo. O OP - Orçamento Participativo, que durante anos foi uma bandeira do PT e do candidato Carlito Merss, quando militava na oposição, não conseguiu ter continuidade durante todo o seu governo. A partir da metade do seu mandato não foram convocadas novas reuniões e as obras programadas não foram executadas. Para completar, houve repetidos intentos de influenciar os projetos que deveriam ser escolhidos pelos delegados eleitos por cada região e cada bairro. O resultado foi mais frustração e descrédito.

Acabado de forma triste e melancólica  o governo Carlito Merss, só nos resta oferecer flores para homenagear este grupo de idealistas utópicos que, quando tiveram oportunidade a desperdiçaram e fizeram quando foi governo, igual ou pior que os que os antecederam, acabaram se igualando aos que tanto e durante tantos anos criticaram.

14 comentários:

  1. Chutar cachorro morto o Jordi sabe, quero ver é mexer com um dobermann com mandato iniciando dia 01 de janeiro, kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Você le este blog sempre ou caiu aqui de paraquedas?

    ResponderExcluir
  3. Olha, não sei, um buquê flores natural hoje em dia tá muito caro... Que tal flores de plástico do 1,99? Mas depende do aumento da passagem... Se o reajuste for mais de 1,99, infelizmente não vai dar!

    ResponderExcluir
  4. O Jordi é mais do mesmo, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem foi mais do mesmo durante longos anos foi o governo do Carlito.
      Agora acabou, vamos a esperar o proximo

      Excluir
  5. Jordi, este foi o pior de todos os seus textos. Oportunista - com título de efeito apenas, vazio, sem contundência. Não sugere reflexão, pois não há nada posto a refletir. Parece que foi feito só para aparecer. E ainda há jornal grande que dá oportunidade. Um 2013 a você, bem maior do que você tem escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior de todos? vindo de você vou tomar como um elogio.
      Mas você tem razão não há nada que refletir sobre este governo, nem sobre o que fica como marca para Joinville. É flores esta difícil de achar alguma nas suas praças e canteiros.

      Excluir
  6. Tem sim uma coisa a refletir desse governo....
    Se Carlito nunca teve pretenção de governar para o povo.
    Se foi obrigado a sucatear tanto o seu posto de comando que o perdeu.
    Deve haver uma justificativa para uma pessoa lutar tanto e acabar nessa situação.
    Oferecer flores de plático ou naturais a esse governo é impossivel.
    E na verdade não por que ele foi péssimo e sim por que ele traiu seu povo.
    Seu povo partindo do principio que ele se entitulou um homem do povo.
    Se tivesse vindo e governardo sem promessas de cartilha do PT, seria menos desastroso.

    ResponderExcluir
  7. Queridos ANÔNIMOS,
    oferecer flores (mesmo que virtuais) é um gesto de cortesia e só o faz quem tem educação,uma despedida que diz: tudo de bom para vocês, neste caso em específico ,não acham?

    Governo do PT por mais que tenha se esforçado na arte de governar a maior cidade de Santa Catarina , recebeu cartão vermelho em Joinville é fato,não agradou:os atores politicos extrapolaram seus papéis na governabilidade de Joinville.

    Avançamos em matéria de cidadania ativa.

    Depois da eleição ficou
    o sentimento de que águas cristalinas voltam a banhar "o corpo pátrio" ,que o discernimento da governancia que joga claridade sobre instituições e pessoas, pobres e ricos está acessa de novo.

    Linda e bela Joinville florida,com todos as cores e perfurmes de flores, sempre!!!
    Flores nos fazem sorrir...
    e mesmo no último momento derradeiro nos desejam que encontremos a LUZ!!!

    Ótimo final de ano a todos!


















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana Lucia,

      Que bom ler o comentario de alguem que tambem o assina com o seu nome e coloca a sua foto, para mostrar uma mulher jovem e sorridente, de bem com a vida.

      Não perca muito do seu tempo precioso com estes anônimos rabugentos e amargurados porque perderam a teta. Agora terão que trabalhar e a maioria deles vai ganhar menos, bem menos que o que ganhou durante estes anos.

      Esta gente bruta e grosseira nem consegue entender o gesto de oferecer flores, o risco é que acabam colocando azeite, vinagre e as temperem com sal e as devorem acreditando que se trata de uma salada.

      Obrigado pela sua leitura, pelos seus comentários e pela sua constante e ardua tarefa de tentar catequizar selvagens, é bonito ver que mesmo sem sucesso, você não desiste nunca.

      Abraço e feliz ano 2013 cheio de luz e de esperança.

      Excluir
    2. Jordi,
      entramos na virtualidade de todos os valores!!!
      considero grave esse processo da abstração da linguagem e sentimentos, da falta de identificação,de assinar o nome em baixo do que se escreve...ah talvez porque não tenham certeza do que estão escrevendo!!!

      A cultura é o refinamento do espírito.

      Mas não me cansarei de registrar as minhas análises favoráveis ou não e também de defender os principios em que acredito,e defender nossa linda Joinville.
      E obviamente com identificação.

      Já ouviu ou leu algo sobre Hipácia de Alexandria???

      Harmonização em 2013 para nós...até breve!!!


      Excluir
  8. Pelo bem ou pelo mal, ao cair a máscara, Jordi...Ooopa! Estalou uma polêmica na blogosfera

    ResponderExcluir
  9. É uma marca registrada os famigerados bandidos do PT optarem pela negação!
    Aqui em Fortaleza chega ao fim 08 anos de PT na prefeitura, onde a dita cuja Prefeita Luiziane (arrogante que só ela!) práticamente faliu com todas as instituições municipais, da guarda municipal, ao serviço de fiscalização de transito, saúde ( nenhum posto de saúde presta! Pode isso numa cidade de mais de 3 milhões de habitantes?), sucateamento da educação!, e a famosa cantilena de governar para os mais pobres - que por sinal continuaram mais pobres!
    Aonde existia um orgão municipal, lá estavam exercendo cargos de confiança, ou contratados em regimes de terceirização ganhando altos salários e nada fazendo, os membros do partido! Todo mundo se encostou na prefeitura!
    A cidade é dividida em regionais ou sub-prefeituras, em cada uma delas pelo menos trinta membros do partido (o PT!) exerciam cargos altamente remunerados e com direito a um carro alugado (descaracteriza claro!) que eram usados como se fossem particulares (gasolina paga pela prefeitura também!) A prefeita tinha o apoio do governador (esse é outro safado!) e maioria absoluta da camara municipal, e cooptou todos os partidos nanicos (PV, PCB,PC DO B, PHS,PSOL,PSTU etc e tal) enfim um povo inútil que vive de mamar nas tetas do governo! E todo mundo desses partidos na mordomia, e a dita cuja prefeita falando de moralidade administrativa com mão de gato!
    Agora assume a prefeitura um dito cujo humanista do partido do governador (eles brigaram por causa destas eleições municipais) mas o povo tá tão passado da ruindade desta administração que não acredita que possa existir alguém pior do que ela...
    E prá finalizar... Em todos os lugares que o PT governou nenhum pode ser descrito como excelente ou boa administração! Seja prefeitura ou governo de estado! Tudo foi destruido e mudou prá pior - Vejam Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Mato Grosso do Sul (outrora um dos maior produtores de soja do mundo! Hoje perde para o Piauí!) são tantos os casos que aqui não tem espaço para citar! E ninguém consegue lutar contra a cegueira dos membros deste partido de bandidos não! Eles negam sempre! e dizem que foi a melhor administração do mundo!

    ResponderExcluir
  10. Administração Carlito Merss, em duas palavras: lamentável lambança.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem