quinta-feira, 19 de abril de 2012

2012 será a eleição do látex

POR GUILHERME GASSENFERTH

O látex é a secreção esbranquiçada produzida por algumas plantas, notadamente a seringueira, que dá origem à fabricação da borracha. Na virada do século XIX para o século XX, o produto foi tão importante que resultou em investimentos importantes na região amazônica, como o símbolo da riqueza do ciclo da borracha, o Theatro Amazonas, ou ainda a compra do Acre da Bolívia (este último foi um dos mais caros investimentos nacionais, pois a única coisa que resultou até hoje foi o Acre). A partir do látex, é possível produzir variados produtos, como o pneu, as luvas descartáveis, a borracha escolar e a camisinha.

Trazendo o texto para o título, é possível afirmar que a cada ano mais o que se vê são as diferenças históricas apagadas. Na última segunda li que em Porto Alegre a candidata Manuela d’Ávila, do Partido Comunista do Brasil, marxista-leninista, será apoiada pelo PSD, o expoente da neosemvergonhice que tomou conta dos partidos brasileiros. Oras, como pode isto? Um partido comunista, de esquerda, que há 30 anos estava empunhando armas contra a ditadura militar cujos líderes agora o respaldam? O PSD é filho do PP e do Democratas (cof!), este último a derivação do PFL, o símbolo máximo da direita liberal brasileira! Passaram a borracha na história. Em Curitiba, o PT vai apoiar o ex-tucano e agora trabalhista Gustavo Fruet. Passaram a borracha na história. Bem, quando se vê a ex-guerrilheira Dilma e outros petistas curvarem-se aos conservadores direitistas evangélicos em nome da governabilidade, nada mais se deve esperar. Passaram a borracha na história.

As esquisitices ocorrem também em Santa Catarina. Em 2002, Luiz Henrique, protagonizou o enterro da lucidez ideológica ao apoiar Serra no primeiro turno e Lula no segundo. Passou a borracha na história. Quatro anos depois, o PMDB, único opositor legal ao regime militar, aliou-se aos ex-inimigos para vencer as eleições estaduais. Ver Luiz Henrique da Silveira de mãos dadas com Jorge Bornhausen causou náuseas em muita gente. E a aliança outrora inacreditável prossegue até hoje. Passaram a borracha na história.

Trazendo a discussão pra nossa cidade, o bizarro show de incoerência também tem lugar. Em Joinville, o PT é aliado do PP, o conservador Partido Progressista (cof!), e tem seu vice no PR, filho de pais extremamente direitistas: PL e PRONA. Passaram a borracha na história. O social-democrata PSDB (cof!) do prefeiturável Tebaldi busca no socialista PPS (cof!) seu vice. Passaram a borracha na história.

Na última eleição à presidência da Câmara de Vereadores, o show de horrores foi tão intenso que após passarem a borracha na história ainda a tacaram na cara do eleitor. Juntos, DEM, PDT, PPS, PMDB e PT. A prefeitura respaldou seu maior crítico na Câmara, e o marxista Adilson Mariano ganhou voto da liberal Dalila Leal, que apesar do nome foi infiel aos princípios ideológicos do seu partido. Passaram a borracha na história.

Até a população conscientizar-se do seu poder e resolver mobilizar-se para dar um basta nestas histórias tristes, seja na urna ou seja nas ruas, o espetáculo funesto tende a prosseguir.

Minha maior preocupação com estas composições exóticas é ter nenhuma boa opção para sentar-se no principal gabinete à Hermann Lepper, 10. E sem boas opções para escolher, qualquer candidato eleito será maléfico à cidade. E aí, com um iminente apagão de gestão, passaremos a borracha em (mais) 4 anos da nossa história. 

8 comentários:

  1. Muito bom ler esse seu texto Guilherme. Diz muito do que estou sentindo ultimamente - náuseas mesmo, ao ouvir tamanhas sandices com essa história de "governabilidade" É um toma-lá-dá-cá como nunca visto antes neste país (sim, com minúsculo, pelo que estão fazendo com nossa história política) E em todas as esferas, como bem colocado no texto. Estou realmente pensando muito em como me portar nestas próximas eleições. Sinceramente pela primeira vez estou pensando no que vale o meu, o seu, o nosso voto. Porque estamos tentando, mas eles sempre dão um jeito de mudar nossa vontade nas urnas. Políticos que só estão lá para legislar em causa própria. Está ridículo demais. Está nojento mesmo. Não estou mais acreditando que nosso voto OBRIGATÓRIO mudará alguma coisa. Nossas tentativas de mudanças não significam "MUDANÇAS" é sempre mais do mesmo ou ainda pior. Porque eles não permitem que o bom e o bem prevaleçam - não o bem comum, pelo menos. Só o bem que venha a beneficiar seus comparssas, sua gangue (melhor dizendo)
    Ainda tenho - bem lá no fundo - um resto de esperança, mas não estou vendo aquela luz no fim do túnel. Tomara que venham alguns me mostrar (com ações) que estou enganada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só lembrando que o voto NÃO É OBRIGATÓRIO. Obrigatório é apenas o comparecimento à urna no dia da eleição! Se você vai votar em alguém ou não, é outra questão!

      Excluir
  2. Meu caro Guilherme, também senti náuseas quando vi o "braço direito de Ulysses", beijando a mão de JKB. Mas foi necessário isso acontecer para que as máscaras caíssem. Decepção? sim, muita. Mas ao menos agora sabemos com quem estamos lidando.
    Pior são muitos outros cujas máscaras ainda permanecem intactas.
    Quanto a tua preocupação em não ter boas opções para escolher no próximo pleito, de minha parte já é uma certeza. Estou indo lá na papelaria comprar mais meia duzia de borrachas...

    ResponderExcluir
  3. Na eleição anterior já me recusei a ir a Joinville para votar no segundo turno. Neste ano, vamos ver... Apesar de concordar com muita coisa que disseste, não tudo, senti falta dos seus interessantes "cof!" após a menção do PT e do PC do B. Eles os merecem tanto quanto qualquer um dos outros. Acrescento que o PP de POA (por pressão da senadora Ana Amélia) também deve apoiar a liiinda Manuela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Álvaro, o "cof!" refere-se ao adjetivo que vem antes do partido. O PSDB não é social democrata, o DEM não é democrata, o PPS não é socialista. Mas tem razão, daria para colocar um "comunista" na frente do PC do B que atualmente o "cof!" faria todo o sentido.

      Excluir
  4. Guilherme, mais uma vez muito precisa sua análise, e num assunto que considero fundamental em termos de política. E prá quem tem estômago ainda para estas coisas.
    Se não tivermos um discurso condizente com a prática, tem que ser tolerancia zero!
    Acho até que o unico político local que ainda pode orgulhar-se disto é o Mariano, que não rasgou os principios do seu partido (enquanto 90% dos governantes petistas já passaram a borracha neles).
    Argumentam que para colocar o socialismo em prática é preciso o poder, e depois de chegar lá uma pauta mínima com os coligados já basta para a ética funcionar.
    E dá nisto que assistimos, coligações prá lá de suspeitas, ampliação do perímetro urbano para atender interesses da especulação, fisiologismo a la sarney, etc, etc.

    ResponderExcluir
  5. Realmente em meio a essa nojerada toda, está o "senso diplomático" dos 2 caciques mestres - LHS E JKB - Quem sustentava com tanto orgulho o " Velho MDB de Guerra ", vem rasgando os estatutos e ideologias partidárias, barganhando votos por rechonchudos cargos no governo. Deixaram de legislar a favor do povo, e agora atuam em causa própria .. Realmente dá vontade de anular o voto, porém todos nós sabemos que os votos em branco/nulo, beneficiam muito mais esses caciques, e como um vírus,lentamente eles vem corroendo nosso país ....

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto Guilherme, governabilidade arrepiante

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem