quarta-feira, 25 de abril de 2012

O cenário não poderia ser outro: Carlito perde mais um aliado para as Eleições

POR CHARLES HENRIQUE

A gestão Carlito Merss teve mais uma perda no último fim de semana, ao saber do resultado das eleições internas do PDT. A vitória da chapa encabeçada por Rodrigo Bornholdt e James Schroeder sobre a chapa dos favoráveis à manutenção da aliança com PT, liderada pelo ex-Secretário Alsione Gomes de Oliveira Filho, mostra que possivelmente teremos mais uma frente nas Eleições de 2012. Está certo que a diretoria executiva do PDT ainda não está montada, mas tudo deve culminar no desembarque do governo Carlito Merss. Não queremos aqui focar se isso é bom ou ruim para as discussões até outubro, mas sim na falha da estratégia política do Prefeito, que por várias vezes deixou de lado os principais aliados. Vamos aqui elencar alguns que originaram o atual cenário, onde o PT se vê com poucos aliados formalizados:

  • Semanas depois de ser eleito, numa virada histórica, Carlito Merss renegou alguns nomes do PPS por serem ex-PFL. A postura culminou na perda da Presidência da Câmara de Vereadores, e o início de várias pressões advindas do Legislativo.
  • A montagem dos quadros comissionados de forma horizontal (com integrantes de diversos partidos na mesma secretaria) não é a mais eficiente (partidariamente falando). Encontraram-se na mesma secretaria adversários políticos. E o resultado esperado de uma união de forças quase não aconteceu.
  • A saída do PMDB da gestão, para um direcionamento rumo à candidatura própria abriu vários espaços dentro da gestão. Ao invés de privilegiar os partidos que estavam com poucos cargos, concentrou-se mais ainda o poder nas mãos do PT. Os outros partidos como PP, PDT e PR continuariam ocupando os mesmos espaços.
  • Carlito só conseguiu a paz quando se aliou a Odir Nunes, manobrando a vitória de uma chapa ornitorrinco. Deu palanque para o principal opositor.
  • Nunca houve, nestes três anos e meio de Carlito no Executivo, uma reunião de colegiado com os Presidentes dos partidos. Várias decisões importantes foram tomadas sem ao menos uma consulta. Está certo que o PT é quem manda, mas ninguém governa sozinho na atual conjuntura. Ou não?
Juntando todos estes fatores (e vários outros que não elencamos aqui), de quem é a culpa por estes partidos que "pularam fora da barca"? É claro que partidos são sanguessugas e aproveitadores. Vão para onde está o céu de brigadeiro. Mas quem chega ao nível máximo de poder numa cidade deveria saber usar as suas armas. Agora o PT chora, só com o PP de apoio significativo, e com vários ex-PFL com cargos comissionados. Vai entender!

PS: Meu texto desta semana saiu na quarta-feira devido a compromissos acadêmicos que me impossibilitaram de publicar nas terças-feiras, como de costume.

8 comentários:

  1. Já li por aí que o PDT quer deixar de ser um puxadinho do PT... para ser um puxadinho do PMDB. Deve ser a tal renovação. Abestadinho do PT

    ResponderExcluir
  2. Boa análise.

    Mas no caso do PMDB, que era o único aliado de peso do Carlito, a situação foi ainda pior.

    O PMDB não queria sair do governo. Só o fez porque o Carlito foi totalmente inábil e não negociou ou cedeu em absolutamente nada dos pedidos do partido de LHS.

    Se tivesse cedido alguma coisa, o PMDB não teria saído.

    ResponderExcluir
  3. Se o PDT efetivamente sair do governo, sai também boa parte das cabeças pensantes que ainda restam neste governo. Só vendo prá crer, tirar pessoal de cargos é sempre difícil. Mas daí resta o que? O PT está literalmente dividido, os petistas que apoiam incondicionalmente são os que estão agarrados na têta. Carlito está pagando pela incompetência própria, mas principalmente da sua assessoria e base na Camara.
    Só vai restar um lobbyzinho básico no Itaiguara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Cabeças pensantes" no governo municipal? hahaha

      Excluir
  4. Como sou leigo dos bastidores, sempre tive curiosidade em saber: o desempenho é fruto principalmente de que ? Culpa do governo anterior como é costumeiramente apregoado por Carlito, falta de dinheiro, ou desavenças internas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine o seguinte:

      Um adolescente, sabe-se lá como, consegue namorar aquela loira linda, mais velha, já bem experiente, com um corpo de fenomenal.

      Na hora "H", o adolescente, mesmo querendo, não sabe ao certo o que e como fazer.

      Ao final, é claro que a loira não terá tido uma grande experiencia no sentido da satisfação.

      É, analogicamente, isto que ocorre com Joinville.

      Talvez se o Carlito e o PT ficarem mais uns 3 ou 4 mandatos, e se Joinville sobreviver a isto, as coisas mudem.

      O problema é o risco deste adolescente se desvirtuar na entrada da fase adulta (Caso já não tenha se desvirtuado).

      Excluir
  5. Não dava para esperar muito do Carlito, sendo que sua grande amiga Ideli também não sabe negociar com a base aliada no congresso nacional ... Aos poucos, o governo vai perdendo grandes aliados, que em Outubro lhe custarão uma grande perda ...

    ResponderExcluir
  6. A Paz está com Odir Nunes, o senhor dos anéis.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem