quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A sociedade dos mutirões


Por JORDI CASTAN
Vivemos de mutirão em mutirão. O mutirão das cirurgias represadas, o da limpeza das praias, o da limpeza do Rio Cachoeira, o "tapaburacos", o mutirão disto ou daquilo. A pintura apressada dos meios-fios e a roçada do mato nos canteiros da Beira Rio antes do desfile do 7 de Setembro, são exemplos do nosso cotidiano. O mutirão é o reconhecimento da improvisação. É a celebração da falta de planejamento.

Um dia sim e outro também ignoramos a importância e a necessidade de planejar, de fazer as coisas de forma organizada e de algo tão básico como o manutenção preventiva. A falta de manutenção, e dos mínimos indicadores de eficiência e controle, nos faz passar pela vergonha de ver prédios públicos, sejam eles escritórios, escolas, bibliotecas, hospitais, consultórios, museus ou a própria Casa da Cultura, interditados pela vigilância sanitária ou por oferecer risco aos cidadãos.

O mutirão não é uma exclusividade do poder público. Quem não deixou para estudar na última hora? Quem não se lembrou do carro só depois que nos deixou na mão? Esta falta de previsão forma parte da nossa cultura. Deixamos cair aos pedaços para depois apresentar projetos de revitalização que custam dezenas de vezes mais que o que deixamos de gastar com a manutenção que não fizemos. Quem mora em condomínio sabe que muitos proprietários não querem gastar na manutenção do prédio que aos poucos se deprecia e exigirá recursos muito maiores para a sua recuperação.

O exemplo da Biblioteca Rolf Colin, que permanece fechada à espera de um projeto de uma nova biblioteca pode tardar lustros em se concretizar. Ou a Casa da Cultura que, sem recursos para sua manutenção mais elementar, agora sonha com um novo projeto de revitalização que custará milhões. O resumo é que não temos dinheiro para manter, mas nos lançamos a buscar recursos para construir obras que não poderemos manter. Não seria mais lógico manter melhor o que já temos? Estamos nos convertendo nos proprietários de um patrimônio público ruinoso e decadente. Como aristocratas arruinados que não podem manter o patrimônio que herdaram.

Não prever orçamento para a manutenção adequada do patrimônio público e não atender adequadamente as demandas por atendimento médico e limpeza de rios e córregos poderia ser considerada uma irresponsabilidade dos administradores. Mas os principais responsáveis são os que acreditam que o mutirão é a forma correta de administrar uma cidade.

5 comentários:

  1. E alguns ainda se perguntam se a saída é privatizar? É lógico que é, o governo não tem competência para administrar uma casa de bonecas, quem dera um espaço, como por exemplo a Expoville; Qual a vantegem para a população em ter um espaço daquele jogado as traças? POR FAVOR ME RESPONDAM, Caros ( $ caros mesmo $) colegas petistas eternos escudeiros da estatização?

    ResponderExcluir
  2. Gosto que o Jordi se coloca dentro do ranço que critica. Sinal de grandeza que poucos fazem. Pouquíssimos.

    Bom exemplo para os mais jovens escritores deste blog que ainda estão em tempo para mudarem.

    Belo texto.

    ResponderExcluir
  3. Se o poder público fizesse, como faz uma boa parcela de moradores joinvillenses, a faxina de natal, muitos desses problemas nem surgiriam.
    E agora tem o "parque" da cidade. Será que a verba p/ manutenção já está orçada? Como já falei em outro comentário: Onde está o dinheiro das arrecadações recordes destes últimos anos? Será que está indo todo p/ o esgoto?

    ResponderExcluir
  4. Se a chuva é ácida, que queime à todos.
    Quer maior prova da cultura do mutirão que a medicina (isso vou falar da nobre profissão) que se preocupa com tratamento, não com prevenção. Ou seja, quando estamos doente vamos no médico, mas essa história de ter uma vida saudável é coisa de pouco tempo, e só quem tem tempo ($$) é quem faz.

    Falando do político, falar de governo de tal ou de tal partido é mais do mesmo... A verdade nua e crua (e dói à todos nós) é que obra dá votos e manutenção não dá nada! Se fulano construiu (e daí cabe pro post do parque) não interessa se ciclano manteve, o voto sempre será do primeiro.

    Enquanto a memória do eleitor for curta e os interesses imediatistas e individualistas (continuo falando sim dos eleitores) é isso (agora sim falo dos eleitos) que merecemos.

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, querido, se não fossem os otários da direita pra eleger gente que só quer multiplicar seus bens, o governo conseguiria muito bem tudo que é necessário (o problema não são as verbas previstas - mais que suficientes, e sim o desvio).

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem