quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A barba do sapo barbudo

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO


A ideia era evitar o assunto. Mas parece que a coisa ganhou contornos de fato jornalístico e, como toca na minha área de trabalho, fico à vontade para dar um pitaco. A notícia seria de que Lula teria recebido uma proposta de 1 milhão de reais da Procter & Gamble, detentora da Gillette, para cortar a barba com lâminas da marca.

Antes dos comentários, vamos aos fatos.

1. A notícia surgiu na coluna Radar Online, da revista Veja.

2. A Gillette negou que tal proposta tenha sido feita.

3. Até ao momento em que escrevo este texto ninguém conseguiu provar qualquer coisa nesse sentido.

4. Pessoalmente não sei se houve essa proposta. Li aqui e ali, mas sei tanto quanto qualquer leitor do Chuva Ácida. Ou seja, pouco.

Mas os fatos não interessam. O que interessa às pessoas é aquilo em que elas querem acreditar. Os que odeiam Lula acham que o cara é um safardana e que certamente fez alguma coisa errada. Os que defendem o ex-presidente acham que ele não chegaria ao ponto de deixar a imagem na mira dos detratores.

Em tempo de revolução digital, a opinião pública é baseada muito na emoção e pouco na razão. E passa a valer a lógica expressa na famosa frase atribuída a Nelson Rodrigues:

- Quando os fatos contradizem a minha opinião, danem-se os fatos.

Mesmo assim, vamos analisar os fatos.

É importante salientar que é uma notícia publicada pela “Veja” (poucas publicações de peso repercutiram a nota). Mesmo com o desmentido, a revista insiste na sua versão e diz que a fonte da informação seriam pessoas próximas. Aliás, parece que por lá as fontes são sempre “pessoas próximas”. Ah... o nome é “Veja”. E para bom leitor essa palavra basta.

O fabricante desmentiu a notícia. Mas como profissional de marketing fico a perguntar: e se a proposta realmente tivesse sido feita? Posso estar enganado, mas uma marca líder teria muito pouco a ganhar com uma associação ao câncer. Pode ser que não. Mas o risco parece ser muito maior do que os benefícios para a marca.

Mas os marketeers são seres tinhosos. E fico aqui a imaginar uma solução para criar um goodwill. Porque a percepção dos eleitores/consumidores sofreria uma reviravolta se Lula aceitasse (desde que com um certo recato) e o dinheiro fosse revertido para uma instituição de combate ao câncer. Seria um negócio onde todo mundo sairia a ganhar. Você ia reclamar?

Mas com Gilette ou sem Gillette, tem gente que achou oportunismo a publicação das fotos do ex-presidente sem cabelos e sem barba. Oportunismo? Não, gente. É jornalismo. Aliás, um fato tão relevante do ponto de vista jornalístico que jornais de todo o mundo publicaram as fotos.

Mas de tudo o que se fala e escreve, só uma coisa é certa: o sapo barbudo não tem mais barba.



6 comentários:

  1. Que a principal revista semanal do país é tendenciosa e má-intencionada não é
    novidade. O Povo esta com LULA o povo precisa de LULA da para entender.Pare com esta campanha fajuta.
    Betizaba

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa também é certa. Ele conseguiu seu intuito. Já está colando sua nova imagem e todos estão falando dele novamente. Nada contra (ou a favor) ele mostrar a todos (faz parte do jogo), mas não venham me dizer que foi a D. Marisa que cortou sua barba. As fotos foram muito bem escolhidas; principalmente os olhares ao infinito(...e além!)
    Se o cara se sujeita em mostrar para todos sua nova fase, qual o problema de alguém lhe oferecer uma proposta de marketing? Ele vive disso. Ele conseguiu reverter todos os quadros a seu favor com o marketing. E continua a fazer de tudo p/ estar sempre em evidência, seja a situação que for.

    ResponderExcluir
  3. Marketing é realmente uma coisa muito interessante. A revista inventa uma noticia e tem seu nome divulgado até por formadores de opinião. Jornalista sério não devia ler, muito menos divulgar esse folhetim golpista e irresponsável que vem fudendo o Brasil desde a edição do "Caçador de Marajás"!!!

    ResponderExcluir
  4. Lula passou a usar barba antes ou depois de parar de trabalhar ?

    ResponderExcluir
  5. Isto que é acelerar na curva, hein Laerte...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem