quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Afinal, quem é o pai do parque?


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

É um fait-diver, claro. Mas acho que vamos ter que fazer um exame de ADN para definir quem é o pai do Parque da Cidade. Afinal, pelo que tenho lido, aqui e acolá, há pessoas que negam ser uma realização do governo Carlito Merss. E defendem que a paternidade é do ex-prefeito Marco Tebaldi. Ou seja, Tebaldi é o pai, Carlito apenas criou.

Ora, é um imbroglio genético que causa algum espanto. Afinal, na maioria dos casos são os pais que não querem assumir os filhos. Aqui é o contrário. Aliás, o parque ainda nem é conhecido por todos os joinvilenses e já provoca burburinho. Deu para perceber três grupos distintos a falar na questão.

UM - O primeiro grupo é o mais óbvio. É o pessoal ligado ao prefeito, que se esforça para passar a ideia de que, mais que um parque, estamos a falar de uma espécie de éden terrestre. Menos, senhores, menos. Mas dá para entender a euforia. Afinal, estamos a falar de um momento raro na atual administração: a inauguração de uma obra de porte.

DOIS - Um outro grupo é formado por pessoas que acham o parque uma necessidade, mas discordam da forma como foi projetado. É fácil entender. Porque, segundo argumentam, o parque não se parece com o que podemos considerar boas referências. Ou seja, parques mais humanizados, com mais natureza e menos concreto. Mas há uma atenuante: antes esse que nenhum.

TRÊS - O terceiro grupo é formado por pessoas ligadas – emocionalmente e sem interesses pessoais, claro – à antiga administração Marco Tebaldi. E mesmo confrontados com algumas evidências, rejeitam a ideia de que Carlito Merss é o responsável pelo projeto. Ok... leitor e a leitora, aposto que vocês devem estar a imaginar coisas terríveis: que essas pessoas estão louquinhas para voltar aos cargos públicos e blablablá. Nada disso.

Não sejam maledicentes, leitores. Eu garanto que é tudo feito por amor a Joinville e dedicação à forma de administrar do ex-prefeito. Sabe aquele pessoal que foi para as redes sociais dar repetidos parabéns ao prefeito Carlito Merss por ter executado uma obra da gestão Tebaldi? Não foi ironia. Eles estavam a ser sinceros. Afinal, para eles vale a lógica: a César o que é de César, a Tebaldi o que é de Tebaldi.

E mais. Se aquele radialista pergunta onde está o dinheiro deixado por Tebaldi para construir oito parques – e até agora só viu um – não há qualquer maldade ou interesse pessoal. É pura devoção, admiração e reconhecimento pelo talento de um líder político que tirou Joinville do atraso e pôs a cidade no futuro. Não é lindo quando as coisas são feitas sem qualquer interesse e com desapego?

DÚVIDA - Mas preciso confessar. Depois dos depoimentos dessa gente – que , repito, não espera benefícios pessoais e age por pura abnegação – fiquei em dúvida. Afinal, quem é o pai do parque?


P.S. – Sempre que alguém não entende uma ironia, morre um "callichirus major" na praia do Vigorelli.

14 comentários:

  1. Gostei do texto. Divertido.

    Fiquei curioso em saber se o suposto radialista dos 8 parques de fato existe.

    Realmente muitos radialistas joinvilenses tinham um fascino pelo Tebaldi que não nutrem pelo Carlito.

    Dizem que pai é quem cria... mas a pensão recai em quem fez...

    ResponderExcluir
  2. O pai é o Lula... se não acerto por um lado, acerto pelo outro...

    ResponderExcluir
  3. LHS fez muito por Joinville, isso ninguém pode negar. Mas o que LHS não pode negar nunca, é que Joinville FEZ MUITO MAIS POR ELE, do que ele devolveu à cidade. Querer endeusar o cara é o fim. Aliás, a era dessa gentalha já acabou. Tirem os cabestros da cara, assim enxergam melhor.

    ResponderExcluir
  4. ahahahah, então já descobrimos o nome da mãe!!! É a Dilma

    ResponderExcluir
  5. Sem duvida só um exame de DNA pode responder, mas acho que estamos diante de um inédito caso de reprodução assexuada combinada com o coito. Trata-se de uma colcha de retalhos que deve vir lá dos governos Lula Gomes e Freitag (que indicaram as áreas prioritárias para os tais), passando por LHS e Tebaldi, até desaguar no Carlito. Pessoalmente me enquadro no grupo 2 descrito, embora tenho que confessar que após dias de extremos conflitos existenciais resolvi aceitar a idéia das praças, na dúvida de que ficássemos sem nada.

    ResponderExcluir
  6. Melhor 3 praças e uma rotatória na mão que um Parque voando

    ResponderExcluir
  7. Adoro o Bom Humor.E quando ele vem cercado de inteligência e muita ironia pode ser melhor.
    Quem é o pai ou a mãe não me importa tanto quanto saber que as próximas administrações públicas deem sequencia aos projetos (estudados, analisados,confontados, pedidos e aprovados pela população) deixados pelos seus antecessores. Tínhamos (estou falando do povo) um bom projeto de ocupação dos jovens no contra turno escolar que foi simplesmente deixado de lado por politicagem partidária. Agora temos este do parque(??) que não importa a paternidade, mas a sequencia e execução. Até vi outros projetos de parques, mas ainda não consigo entender onde foi parar o dinheiro dos impostos(que tem a cada ano acréscimos) arrecadados em Joinville, pois ainda continua se falando que a prefeitura 'não tem dinheiro'. Até agora entendi que está indo pro esgoto - é isso mesmo? Quero ver como vai acabar o projeto do binário da Max Colin/Timbó.
    Mas o mais importante é saber que a próxima administração (que a comunidade joinvillense escolher) dará continuidade aos projetos elaborados e deixados por esta. Alguém aí sabe quais estão em andamento?

    ResponderExcluir
  8. Sinto informar mas estão todos enganados, o pai do parque sou eu ( e todos contribuintes de Joinville) na parcela dos impostos que o custearam. Outros tantos somente cumpriram obrigação ao compromisso assumido de cargo público

    ResponderExcluir
  9. P.S.- Pena que, ao não entendimento da ironia, ocorre o fenômeno do falecimento de um callichirus major na vigoreli. Mas já pensou se este 'fenômeno' ocorresse em todo o mundo? Se pelo menos fosse com o nome vulgarmente utilizado ao crustáceo? Será que sobraria alguém para contar a história? Olha... acho que esta poderia ser uma boa solução!

    ResponderExcluir
  10. Em Joinville se faz muito "auê"! O tal "parque praça" já deu o que falar, Joinville deve estar com uns 30 anos de atraso acumulado.

    ResponderExcluir
  11. É simples, na época do Tebaldi tinha os 8 projetos quando pediram o empréstimo para o Fonplata?
    Se tinha, é o mesmo projeto executado?
    Se era o mesmo projeto, Tebaldi vai assumir esse "mega parque" dividido por uma rotatória?

    ResponderExcluir
  12. MARAVILHOSO!!!
    Adorei! Realmente é ridiculo a atual administração se dizer "pai da criança" uma vez q o valor da contrapartida da PMJ foi trezentos mil...rsrsrsr...típico de pai negligente q paga uma pensão de 30% de um salário mínimo e acha q ajuda na criação do filho...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem