segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Em época de eleições...

POR JORDI CASTAN
Quando os políticos começam seus discursos em época de eleições é bom ligar o detetor de ironia, cinismo e sarcasmo. Porque é importante saber distinguir entre eles, identificar os bons políticos dos mercadores de ilusões, vendedores de ar quente, engambeladores de iludidos. Isso é especialmente útil quando inicia a temporada de caça ao eleitor.

Ironia: Modo de exprimir-se que consiste em dizer o contrário daquilo que se está pensando ou sentindo. Ou por pudor em relação a si próprio ou com intenção depreciativa e sarcástica em relação a outrem.

Cinismo: Hist. Filos.  Doutrina e modo de vida dos seguidores dos filósofos socráticos Antístenes de Atenas (444-356 a.C.) e Diógenes de Sínope (413-323 a.C.), fundadores da Escola Cínica, que pregavam a volta à vida em estrita conformidade com a natureza e, por isso, se opunham radicalmente aos valores, aos usos e às regras sociais vigentes. [Cf. socratismo.]- P. ext. Impudência, desvergonha, desfaçatez, descaramento.

Sarcasmo: Zombaria, Manifestação intencional, malévola, irônica ou maliciosa, por meio do riso, de palavras, atitudes ou gestos, com que se procura levar ao ridículo ou expor ao desdém ou menosprezo uma pessoa, instituição, coisa, etc., e até os sentimentos.

2 comentários:

  1. Teve um candidato (que ainda não se sabe se é vice-poste ou poste) de um certo partido antidemocrático a fraudar as eleições, que numa entrevista disse que quer um “choque de liberalismo” ao apresentar propostas de almejam a reversão de leis votadas e aprovadas no legislativo, impostantes para a economia do país, além de amordaçar a imprensa e colocar em prática a ideia fascista da “representação popular” (como se não houvesse o legislativo), da representação popular organizada DELES, diga-se de passagem.
    Esse candidato é tetra: usou a ironia, o cinismo, o sarcasmo e a estupidez.

    Fiquemos de olho nesse daí.
    As supostas ideias “autoritárias” do candidato militar são um conto-de-fadas perto das desse aí. E, segundo o levantamento de uma agência de investimentos, ele já está capitalizando os votos do criminoso apenado. O uso da ignorância da maioria e da canalhice de uma minoria esquerdista-burguesa-acadêmica-consumista-arrependida pode levar o país ao caos, como ocorre nas republiquetas vizinhas. Mas esse esquerdista está pouco se importando com o desalento dos milhões de desempregados que estão por vir, caso o candidato deles vença, afinal eles têm suas vagas garantidas em departamentos públicos, quando não vivem em algum outro país capitalista.

    ResponderExcluir
  2. https://br.yahoo.com/noticias/se-eleito-fernando-haddad-dara-perdao-judicial-lula-130052797.html

    Perdão judicial para condenados em segunda instância? É para isso que o presidente servirá?
    Até agora nenhuma proposta!
    O único objetivo deste partido é livrar o condenado e seus asseclas, além de terminar de implantar um sistema de perpetuação de poder. Espero que os demais partidos se deem conta disto.
    O que sobrou da esquerda com alguma responsabilidade?
    Pobre Brasil.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem