quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Donald Trump e a guerra suja contra a imprensa

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Nesta quinta-feira, mais de 300 jornais dos EUA estão a publicar editoriais em defesa da liberdade de imprensa. A iniciativa é uma resposta direta ao presidente Donald Trump, que tem insistido na ideia de tratar a comunicação social norte-americana como inimiga do povo. Sempre que surge uma notícia negativa - e não têm sido poucas - o atual inquilino da Casa Branca acusa a imprensa de produzir “fake news” (mesmo com todas as evidências em contrário).

A insistência nesse discurso já seria suficientemente ruim, mas o presidente tem conseguido convencer muitos dos seus eleitores. E há consequências. Um dos exemplos mais recentes envolveu o correspondente da CNN em Washington, Jim Acosta, que foi hostilizado por uma multidão de partidários de Donald Trump, antes de um discurso do presidente, em Tampa, na Carolina do Sul.  “A CNN é uma merda” ou “Foda-se a imprensa” foram algumas das expressões.

A iniciativa dos editoriais partiu do “The Boston Globe” e conta, entre outros, com a adesão do “The New York Times”, “The Denver Post”, “The Philadelphia Inquirer” ou “The Chicago Sun-Times”. A intenção é alertar para os riscos dessa guerra suja aberta por Donald Trump, porque rotular a imprensa inimiga do povo é uma tática considerada perigosa. E anti-americana. Pesquisas indicam que o número de norte-americanos favoráveis ao direito presidencial de encerrar órgãos de imprensa está a crescer, em especial entre os eleitores republicanos.

“A grandeza dos Estados Unidos depende do papel de uma imprensa livre para falar a verdade para os poderosos”, escreveu o “Globe”. A campanha também saiu às redes sociais, com a hashtag #EnemyOfNone (inimigos de ninguém). A adesão foi expressiva, mas nem todos os órgãos de comunicação embarcaram na ideia. The Wall Street Journal”, por exemplo, ficou fora da campanha, usando o argumento de que Trump tem direito à sua liberdade de expressão. 

É a dança da chuva. 

12 comentários:

  1. “Ain, não gosto do Donald Trump! Sei lá, tipo, não gosto! NÃO-GOS-TO-E-PRON-TO!
    Lacrei!”

    Mas vamos olhar mas próximo da nossa realidade. Veículos midiáticos brasileiros também são alvos de críticas da esquerda. A revista Veja, que já foi levada ao púlpito por deputados esquerdistas quando da publicação de denúncias contra o hoverno FHC, hoje é chamada de golpista porque fez a mesma contra o PT. Idem a revista Isto é! A Globo também é chamada de golpista.
    A única que não é golpista é a Foice de SP, no seu site UOl mostra vááárias poses do presidiário todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Sempre a ideologia de esquerda, o Lula, o PT, demais partidos da esquerda e aquele mesmo blá blá blá de sempre! Aqui, tudo sempre fica acima dos interesses do Brasil e de seu povo! Parece aquela torcida organizada de futebol acéfala!... O Jordi e a Fahya, talvez sejam os únicos que apresentem algum conteúdo. Se esperar pelo publicitário de "além mar" e daquele professor da UFPR,... zzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. O que esse comentário tem a ver com o meu texto?
      2. Onde é que eu falei em Lula ou PT?
      3. Sabes o que é um Ph.D? Pede para o Prof. Doutor Clóvis Gruner que ele te explica.
      4. Larga a bebida, pá!

      Excluir
    2. Simples, leia só os textos do Jordi e da Fahya - se é que, de fato, você os lê.

      Excluir
  3. Não acontece pela primeira vez. Quinta-feira não é o dia da colunista? É 'Manterrupting' que fala, ou isso não se aplica pro dono do site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Eu aprendi a expressão "manterrupting" e preciso usar de qualquer maneira. Me solta que eu preciso escrever "manterrupting". Mas peraê... agora és tu que decides a lógica interna do blog? Dafuq!

      Excluir
  4. A perseguição da mídia ao Trump é por questões financeiras e de poder. Eu não caio nesse lenga lenga de politicamente correto de jornalista de meia tigela e suas crenças politicas,há interesses por trás para desviar a verdadeira intensão, como diz vc só jornalista com menos de 2 dedos de testa cai nessa. Um dos exemplo é o Jeff bezos(dono da Amazon), hj o cara mais rico do mundo por causa do e-commerce,que sempre ganhou dinheiro por ser um setor pouco regulado em questão de imposto estar com um medo danado e perdido $$$ por causa da politica do Trump. Sendo Dono de algumas meios de informação, que tem perseguido Trump não por amor a democracia ou a politica, apenas seus interesses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa só eu ver se entendi. O único jornalista citado no texto é o Jim Acosta, da CNN. Queres dizer que ele é um "jornalista de meia tigela" com e "crenças políticas"? Confere, produção?

      Excluir
    2. Se ele ta no Bonde da perseguição a trump como um idiota útil, sim. Eu acredito muito pouco na boa intenção de qualquer jornalista e como diria Cioran alternamos entre o fanático e o impostor!
      *observação como é recorrente a falácia da autoridade por aqui!

      Excluir
    3. Que tal alternar e, só desta vez, ler o texto? Porque está escrito justamente o contrário. Mas se for difícil, pelo menos vê o filme, onde ele é hostilizado pelos apoiadores de Trump. Ah... não deves saber que o Jim Acosta é um dos jornalistas mais respeitados dos Estados Unidos. Conheces o ditado: "sapateiro, não vás além dos sapatos"? É o teu número.

      Excluir
    4. Sempre leio os texto antes de comentar!A CNN inocente? vou fazer de conta que acredito e que ela não morre de ressentimento e não usa de sutis ardis ! Videos como esse parecem uma versão melhorada dos videos do mamãe falei!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem