terça-feira, 21 de agosto de 2018

Socialismo nos Estados Unidos? É o fim dos tempos...

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Uma coisa impensável nos Estados Unidos de décadas atrás: um político assumir que é socialista e não ser execrado pelos eleitores. Os tempos mudam. A ascensão de Bernie Sanders, derrotado por Hillary Clinton nas primárias para a corrida à presidência, em 2016, abriu caminho para outros protagonistas que estão em sintonia com um certo “socialismo democrático”.

O nome mais sonante do momento é o de Alexandria Ocasio-Cortez, que venceu as eleições primárias para o 14º Distrito de Nova Iorque, pelo Partido Democrata. Aos 28 anos, de origem latina e tendo passado a infância num bairro de colarinhos azuis, Ocasio-Cortez afirma ser socialista democrático e tem como bandeiras a defesa dos mais fragilizados, como os imigrantes.

E quem não lembra da atriz Cynthia Nixon, que fazia a personagem Miranda Hobbes na série “O Sexo e a Cidade”? Pois a moça é ativista política e está a disputar as primárias para o governo de Nova Iorque. “Se ser socialista democrática significa que você considera direitos fundamentais, saúde, habitação, educação e justiça, então pode me chamar socialista”, escreveu ela, num tuíte que fecha com a imagem de uma rosa, símbolo do socialismo.

É claro que a coisa ainda anda muito por Nova Iorque, um dos estados mais liberais do país. No entanto, o interessante do quadro atual é que a ideia de “ser socialista” já não provoca tanto comichão. Não é obra do acaso. É a reação da sociedade a uma realidade em que os números não ajudam. Os Estados Unidos já não são o que foram em décadas passadas e hoje têm 40 milhões de norte-americanos vivendo na pobreza. Muitos em pobreza severa.

Mais do que isso, o democrata Bernie Sanders tem insistido na divulgação de dados que apontam para 140 milhões de pessoas com dificuldades de atender as suas necessidades básicas, como habitação, planos de saúde ou medicamentos. Existem 30 milhões de pessoas sem planos de saúde, além de outros tantos que possuem planos, mas com coberturas insuficientes para certos tratamentos.

Os Estados Unidos não são um país para velhos. Mais da metade dos trabalhadores mais idosos não consegue poupar para a aposentadoria. Aliás, muitos dos que pouparam ao longo da vida – é o processo normal – agora estão a ter problemas para se manter, porque vivem mais tempo e o dinheiro não chega até ao fim da vida. Outro dado relevante: 40% das pessoas não conseguem ter uma poupança de 400 dólares para uma emergência.

O surgimento dessas vozes – sob a marca da palavra socialismo – é uma resposta à agudização dos problemas de uma sociedade que está a deixar muitos dos seus cidadãos para trás. No entanto, o fenômeno não deve iludir os socialistas mais ortodoxos, que acreditam na formação de sociedades igualitárias, sem propriedade privada e com o Estado a regular tudo. Não é isso que está em jogo.

As propostas passam por uma espécie de “welfare state” como o que existe na Europa. Ou seja, o Estado é responsável por atender as exigências básicas dos cidadãos como saúde, habitação ou educação. É só dar uma olhada nas ideias defendidas por Bernie Sanders. O democrata deseja um salário mínimo nacional de 15 dólares/hora, universidades públicas gratuitas e um maior acesso dos cidadãos ao sistema de saúde. 

É o socialismo reivindicado por estes políticos. E já não é pouca coisa.

É a dança da chuva.


Bernie Sanders, Alexandra Ocasio-Cortez e Cynthia Nixon

21 comentários:

  1. É a juventude desmiolada, Baço. Isso tem em qualquer lugar, sobretudo nos Estados Unidos.
    Os pobrezinhos não sabem o que é o socialismo e confundem com uma série de absurdos, como esse tal “socialismo democrático” que só existe na terra da fantasia de algum estúdio hollywoodiano. Todos nós sabemos que, ou existe o socialismo, ou a democracia. O sistema mais próximo disso é aquela evolução que os partidos de esquerda na Europa, após levarem duas guerras na cabeça, chamam de “social-democracia”, que nada tem a ver com o socialismo.

    Aliás a própria social-democracia está em baixa, inclusive nos países nórdicos com o seu insustentável welfare state. E os tupiniquins esquerdistas, de tão burros, não conseguem sequer associar a social-democracia com o Partido Social Democrata Brasileiro. Sim, como desde a redemocratização do Brasil os partidos com viés de direita foram defenestrados, coube ao maniqueísmo vindo do partidão sindicalista (PT) e da esquerda-folclórica-extremista, empurrar o PSDB para a direita. Sendo que foi justamente esse partido que trouxe a estabilidade econômica e o início dos programas sociais.

    Sendo que aquele que hoje está preso em Curitiba e seu partidão foram contrários a Carta da Constituição de 1988 de Ulisses Guimarães, contra a liberação econômica de Collor (que barateou e possibilitou o acesso de bens de consumo que os brasileiros nem sonhavam ter), contra o plano real de Itamar (que estabilizou a economia, controlou a inflação, trouxe segurança e possibilitou o investimento), contra as privatizações de FHC (que tirou das mãos de políticos bandidos o patrimônio dos brasileiros, popularizou a comunicação e o acesso à informação).

    Voltando aos States, Bernie Sanders foi uma figura folclórica tal qual essa atriz está sendo. Os norte-americanos crescidos sabem bem o que é o maldito socialismo e o que esse sistema representa ao vir de encontro com a liberdade tão cobiçada.
    Na terra do tio San, nunca passarão, sobretudo se a imprensa esquerdista desonesta der uma força, tal como fez quando ajudou a alavancar a candidatura de Trump. Pois ora, foram justamente as mentiras contadas pelos veículos de comunicação New Yourk Times, CNN, ABC que com as suas fake news (essa é uma expressão do próprio Trump, agora tomada pela imprensa esquerdista) revoltaram os norte-americanos a ponto deles escolherem um outsider ante a representante de establishment.

    Sobre os problemas sociais norte-americanos, como a suposta falta de um sistema de saúde, poupança etc, bem-vindos à liberdade! Existem Ns planos de saúde para todos os gostos e bolsos, mas se o norte-americano médio prefere trocar o carrão anualmente ao invés de pagar um plano de saúde para a família, o problema é dele. Se o norte-americano resolve sair com sua motorcycle furiosa sem o capacete, se estribuchar no chão e não tiver um plano de saúde, o problema é dele. Se o norte-americano prefere viajar com a família ao Hawaii três vezes ao ano, comprar as últimas versões de eletrônicos para os filhos e não se preocupa em poupar para a faculdade ou velhice, o problema é dele.
    Isso se chama Estado Democrático e Livre que cobra poucos impostos para VOCÊ administrar o SEU dinheiro com RESPONSABILIDADE. Esse modo de pensar é o que transformou os Estados Unidos na potência que é hoje.
    Por isso o welfare state, já cambaleante na Zoropa, não chegará àquele país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podia dizer muita coisa sobre esse teu textão. Mas... deixa para lá.

      Excluir
    2. Eu, se fosse comentar o textículo do rapaz, começaria pelo inglês sofrível: "Tio San", "New Yourk"... E a ABC, até onde sei, é um canal que produz e exibe coisas como "Bachelor in Paradise", então não sei o que ela faz ali ao lado das redes de notícias.

      Se o cara comete tanta estultice só no básico, imagina no resto. Melhor deixar pra lá mesmo.

      Excluir
    3. Exato! Prefiro criticar o inglês do rapaz, porque o resto também não tenho como argumentar...

      (Aliás, porque o Baço libera essas verdades inconvenientes para nós, esquerdistas, passarmos vergonha? Aff...)

      Excluir
    4. O Brasil também tem os seus rednecks, Clóvis. Mas em latitude errada. É por isso que nem me dou ao trabalho de responder.

      Excluir
    5. 11:48, vocês têm tanta vergonha da vidinha provinciana que levam que comentam anonimamente, pra ninguém saber quem vocês são. Acha mesmo que têm alguma "verdade inconveniente" pra nos revelar? Por favor...

      Excluir
    6. Bernie Sanders é bem jovem mesmo...

      Excluir
  2. Socialista ortodoxo é a tucanagem de comunista, como diria o Macaco Simão.

    ResponderExcluir
  3. Este "sistema" sempre vai estar vinculado a imagem da ratalhada da America Latina! Você esta tentando separar a imagem dos seus representantes populistas e corruptos? Só pra dizer que o "sistema" é bom. Já esta enterrando Lula e companhia na vala podre. Piada! Socialismo deve ir junto "cumpanheiro". Logo o norte da America poderá aprender como se faz "governo" aos moldes do resto (resto), ao sul do continente. Ai estaremos todos ao mesmo nível do jeitinho que "sistema" gosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pro amiguinho imaginário dele, que deve ser o único capaz de entender essas "verdades inconvenientes".

      Excluir
  4. Belo casal! Cloclo e Jojo

    ResponderExcluir
  5. O marketing através dos números, e como usa los em nossa retórica.Muito boa para animar neófitos. Ha muitas experiências que nos mostram que a esquerda vem usando deste subterfúgio malicioso para emplacar seu discurso progressista! Como aquele vídeo do Lula em off mentindo sobre o numero de crianças nas ruas! Ou o caso aqui no CA de usar o número absoluto da população carcerária, ou ainda os dados do aborto.
    Vamos lá, 140 milhões é quase metade da população dos EUA, como se chegou a isso? 30 milhões sem plano de saúde, mas quem compõem essa população? Excluídos? Ou pessoas que não querem ter plano, pessoas mais jovens que raramente ficam doentes? Eu vejo varias formas de inflar este dados sem isso se tornar uma questão relevante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A internet tem essas coisas maravilhosas. Podes perguntar diretamente ao Bernie Sanders como ele chegou a esses números. Eis os endereços:
      - https://twitter.com/SenSanders
      - https://www.youtube.com/user/SenatorSanders
      Agora é contigo.

      Excluir
    2. Ok,anotado mais uma, inversão do ônus da prova! Vcs afirmam e eu que tenho que ir atras, bem assim ta fácil,semear as boa novas de vcs, pois não há responsabilidade nenhuma com o que se afirma! Fake news no olhos dos outros é refresco.

      Excluir
    3. "...o democrata Bernie Sanders tem insistido na divulgação de dados que apontam para 140 milhões de pessoas com dificuldades de atender as suas necessidades básicas, como habitação, planos de saúde ou medicamentos". Qual foi a parte que não entendeste? Ou não consegues compreender o conceito de fake news?

      Excluir
  6. Primeiro 3 variáveis juntas, não ajudam muito. Vc não acha um valor muito grande 140 milhões (quase metade da população)? Digamos que desse valor 110 milhões(é chute) de pessoas tem só dificuldade em comprar medicamento, por exemplo, nesse sentido isso puxaria o numero habitacional junto? para que isso? Sendo que a dificuldade de comprar um medicamento pode ser de uma aspirina à um tratamento de alto custo como uma neoplasia.
    Outro 30 milhões sem plano de saúde. Esse valor não quer dizer nada sem identificar a população(jovem? idosos? ricos? pobres? imigrantes etc... Eu pessoalmente acho plano de saúde um péssimo negócio, pois socialismo não funciona em lugar nenhum. Plano de saúde são uma espécie de socialismo onde se divide o custo de saúde com um coletivo,nesse sentido se um hipocondríaco usa de maneira abusiva o sistema seus custos vão parar no meu bolso também. Muitas pessoas sabendo disso preferem economizar ou investir o $$$ de outra maneira e negociar quando necessitarem de assistência a saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te passei o endereço do Sanders, não foi?

      Excluir
    2. Baço, esses números divulgados pelo Bernie Sanders, parecem mesmo muito exagerados. Como não há a identificação da fonte desses dados, é normal a desconfiança e a sensação de fake news. Lembro que o Lula havia admitido ter inventado dados de que o Brasil possuía 25 milhões de crianças de rua! Ele mesmo conta que foi Jaime Lerner que o advertiu sobre a impossibilidade desse número ser real!

      Excluir
    3. Como já disse, o Bernie Sanders tem filmes gravados com essa afirmação. Não inventei nada. "Despite low unemployment, 40 million people still live in poverty, more than 30 million have no health insurance, over half of older workers have no retirement savings, 140 million Americans are struggling to pay for basic living expenses, 40 percent of Americans cannot afford a $400 emergency and millions of Americans are leaving school deeply in debt. Additionally, more than 13 million American children live in poverty, more than 1 in 5 homeless individuals are children and the United States has the highest youth poverty rate and infant mortality rate among comparable nations". Qualquer dúvida, tens o Google para pesquisar.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem