segunda-feira, 31 de julho de 2017

Militantes e simpatizantes: os que vão à luta e os que ficam no sofá



POR JORDI CASTAN
A situação de abulia, marasmo e inação que Joinville atravessa exige cidadãos mais militantes e menos simpatizantes. Pessoalmente, sempre fui militante. Durante anos a fio participei de assembleias, reuniões, visitei moradores nas suas casas, distribui folhetos, convidei pessoalmente para audiências públicas, charlas e palestras. Nunca me furtei a participar. Fiz e faço com entusiasmo, dedicação e comprometimento.

Durante todo este tempo de militância defendendo uma cidade melhor, com mais verde, foco na sustentabilidade e com maior qualidade de vida impressionava-me o fato que houvesse tanta gente que apoiasse nosso movimento e as iniciativas que dele se originavam. Gente que me dizia a cada nova ação: "desta vez, espero que ganhemos!", "vai fundo, escreve, bota a boca no trombone", "continuem assim". Ou os que, com entusiasmo ainda maior, declaravam seu apoio irrestrito aos nossos pleitos. Mas não faziam nada.


Com um pequeno grupo de militantes voluntários,  distribuíamos cartazes, panfletos e participávamos das reuniões. Os que militamos por uma Joinville e por um país melhor temos uma palavra que define exatamente a essas pessoas que têm a mesma esperança e desejo que nós mas que não agem, porque não têm a mesma vontade que nós. São os que chamamos simpatizantes.

O que é um simpatizante? São os que, como nós, esperam e desejam a vitória. Ora, esperar a vitoria não custa nada, todos a esperamos e a desejamos ardentemente. Mas os simpatizantes renunciam a fazer algo para que essa vitória possa se concretizar. Em quanto o militante age, o simpatizante se omite. Tanto uns como outros tem a mesma esperança na vitoria. A diferença não esta na esperança, o que diferencia uns dos outros é a vontade e a ação.

As pessoas que fazem que as coisas mudem não são as que esperam, mas as que lutam. Sobram em Joinville simpatizantes das boas causas, aos que carinhosamente vou denominar militantes de sofá, ativistas de rede social. Mas faltam militantes com vontade e ações para mudar esse desastre em que estamos mergulhados.

O desafio que hoje temos como sociedade é assumir um lado e fazer aquilo que depende de nós. Ou seja, fazer aquilo que pode ser feito, partir da esperança inativa para a vontade ativa. Enfim, Joinville só está como está porque sobram simpatizantes e faltam militantes.

8 comentários:

  1. Meu caro, seu texto trás alguns questionamentos como sociedade hoje, perdida achando que somente rede social resolve, ou sentado no sofa, fui militante mais ao meu do caminho me perdi pela falta de atitudes da população, vizinhança, cada um, ou uns puxa para um lado totalmente adverso, cansei de tudo, inclusive de Joinville, certamente veremos os menos em 2018, não acredito mais nessa cidade, única solução minha mudança, dificilmente vai mudar, desculpe meu otimismo, veja mais uma escola vai ser inaugurada, em agosto sem qualquer estrutura no meio do mato, ao lado esgoto céu aberto, a própria população esta à estourar fogos, com nova prédio, ai de eu ou alguém falar real realidade aos meus olhos, ai de sair com folha colhendo assinaturas, dizendo boas verdades, panfletar e começar militância, esses da população esta acomodada e confortada como esta, não acredito mais em grandes mudanças, sabemos que resultado esta todos comprados, o povo gosta e mesmo de ser enganado, Viva nossa Joinville, viva maior festival de dança do mundo, onde não tem asfalto, saúde, educação integral para maioria, segurança, mais tudo se voltou espetáculo da dança o restante não precisa, luxo é não necessário. Sucesso a todos(a).

    ResponderExcluir
  2. Haja simpatizantes, e não haja secadores e opositores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Francisco, como vou fazer para te explicar que militantes e simpatizantes há nos dois lados?
      Entre os opositores há também militantes e simpatizantes.
      A conversa é outra, não é a dos opositores e os puxa sacos.

      Excluir
  3. O PT (e agora também o PSOL/PC do B) me fez sentir pavor da militância burra e raivosa. Prefiro me manter distante de militantes, pois nem todos têm o discernimento de questões éticas. A propósito, R$ 30,00 e um pão com mortadela são suficientes para uma horda de militantes ignóbeis.

    ResponderExcluir
  4. Os brasileiros devem estar anestesiados, pois vivem numa total abulia. Viramos zumbis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anestesiados o lobotomizados, não sei dizer mais que este povo tem sangue de barata isso não há duvida.

      Excluir
  5. Adorei este alerta, lembrete, muitas vezes terceirizamos a responsabilidade de cidadão. E acredito que as mudanças virão, Joinville melhor, resultado da mudança de atitude dos cidadãos. Parabéns e obrigada por nos fazer refletir sobre o que afinal andamos fazendo de nosso precioso tempo.

    ResponderExcluir
  6. Embora pauta do seu texto "Militantes e Simpatizantes" acredito ainda mais hoje Fisiologismo, do que enfoque do magnifico descrição, o povo esta descrente de tudo, não existe mais sintonia com população, servimos para votar quem menos presta, aparece a cada quatro em quatro anos, e pagar rigorosamente os imposto em dia, ai de não pagar principalmente em Joinville, aqui em nossa cidade esta clientelismo, dos amigos do prefeitudo, o que realmente temos de grande acontecimentos, 2018 teremos reinauguração av Santos Dumont, a cidade conseguiu fazer um, enquanto nossa quase vizinha Tijucas do Sul, e São Jose dos Pinhais, fez quantos elevados, não vamos nem entrar questão aeroporto, porque fica mais feio, situação pra nos, sair e da cara se cartas já estão marcadas, nossa cidade vive miséria, veja transporte Blumenau, e aqui falam alguma coisa, nada, resistência às mudanças que vejo, sempre, sim sou a favor inovação, e que seja mudancista pelo que vejo vai ser tudo igual nosso CONAM - Confederação Nacional das Associações de Moradores ... esta contaminado por proximidade com politica, veja como caso Cavin, entre outros, além do ditador como em outra matéria tu abordou, desculpe-me franqueza mais ficaremos curvados por alguns anos ainda que tenha visão otimista!!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem