quinta-feira, 12 de março de 2015

10 razões para o fracasso do 15 de Março

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Mesmo que consiga mobilizar multidões (há um esforço muito grande da imprensa e da oposição nesse sentido), o 15 de Março vai ser sempre um fracasso. Pelo simples fato de que nada tem a oferecer ao país. É um movimento sem proposta, revanchista e que tem o ódio de classe como motor. A seguir, os 10 “porquês” dessa antevisão.

1. Porque não há uma argamassa ideológica capaz de dar massa crítica ao movimento. Não há consistência e as ideias estão coladas com cuspe.

2. Porque é um movimento que rejeita a democracia e assenta na simples negação da realidade. Uma neurose coletiva não pode orientar planos de governo.

3. Porque não é um movimento clarificador. Não há um projeto para o dia seguinte. Os manifestantes não sabem para onde vão, apenas estão a caminho...

4. Porque não há militantes, apenas manifestantes. É o tipo de gente que rejeita a política e que, por falta de habituação às lutas (palavra que rejeitam), acaba por desmobilizar rapidamente.

5. Porque é um movimento feito por pessoas sem estofo intelectual ou coragem física. Ou seja, sofrem quando têm que pensar e se acovardam diante da “ponta da baioneta” (no sentido figurado, claro). Quem segue revoltados online, por exemplo, só merece pena.

6. Porque os ódios não produzem utopias. Ou seja, não têm um projeto para levar a sociedade de um lugar para outro. A não ser, talvez, para ao caos.

7. Porque os verdadeiros “organizadores” se mantiveram na penumbra. A massa prefere líderes visíveis. Ninguém segue sombras.

8. Porque há um contra-senso incontornável. Os manifestantes vão sair às ruas para criticar a corrupção, mas a marchar ao lado de notórios corruptos.

9. Porque não há intelectuais. O movimento tem à cabeça o pior do país em termos civilizacionais. Fascistas, fundamentalistas e toda espécie de reacionários devem estar na linha da frente.


10. Porque se houver multidões a participar do protesto, isso tem um significado perverso: os meios de comunicação tradicionais mantêm o poder de manipular as massas. E ninguém ganha com isso, porque é o tipo de coisa que só acontece em países atrasados.

É como diz o velho deitado: "vocês ainda não viram nada".

85 comentários:

  1. Quem diria que leria uma clara manifestação anti-popular saída de vossa caneta. Quem diria.... Vejo tudo e não morro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a boiada vai para a direita, eu vou para a esquerda.

      Excluir
    2. Só existem duas razões lógicas para apoiar o PT : Ignorância de quem o apoia, ou está mamando na teta...

      Excluir
    3. Opa, Cascaes. Há ignorantes que não apoiam. Não vamos excluir ninguém do processo,né?

      Excluir
    4. Gostei de quase tudo mas este papo de fundamentalismo não cola, esta palavra é invenção para falar de cristão; e da Palavra de Deus não abro mão.

      Excluir
  2. Ora se ela fosse tão fadada ao fracasso nem mereceria de sua pessoa qualquer manifestação. Não lhe causaria qualquer espécie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está fadada ao fracasso. E isso merece a minha manifestação. Da mesma maneira que se um dia eu te vir a andar para debaixo de um caminhão, vou avisar.

      Excluir
    2. Exato. Justamente isto que a manifestação quer fazer com a gerência do país, avisar que estamos embaixo de um caminhão.

      Excluir
    3. Dilma com 7% de aprovação! O que é que irá fracassar mesmo?

      Excluir
  3. Enquanto vejo Gabriele mentindo pro povo na TV Senado.

    ResponderExcluir
  4. Dia 16 vc terá a tua resposta bem como aqueles q acreditam q nada mudará...

    ResponderExcluir
  5. Lembro-me do ano passado a marcha pela volta da ditadura, que tinha até carro de som na rua chamando a galera, pois é, é tão absurdo que não deu em nada. A mesma manifestação está sendo reeditada este ano pelo mesmo pessoal, só que mudaram o nome e a data para ficar mais palatável à crítica da população.
    Quem for na manifestação de domingo favor passar no Ragazzo e trazer umas coxinhas pra mim, coxinhas é o que mais vai ter por ali na Beira Rio.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela perfeita análise e suas respostas ao anônimo tb foram de grande inteligência!

    ResponderExcluir
  7. Notório a qualidade de argumentos de pessoas de esquerda, que lutam por um pais mais igualitário, em comparação aos comentários raivosos e com tom de ameaças dos representantes da direita. Beira o fascismo e isso me surpreende! A falta de conhecimento histórico é que gera isso. O brasileiro precisa ler mais a história do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil precisa de mais vergonha na cara!

      Excluir
    2. O povo brasileiro precisa é ler... por esta está ausência elegeu "o que está aí"... é só andar nas ruas e ver a indignação.

      Excluir
    3. Se o seu candidato ganhasse, aí sim, agente tava arrombado de vez. Vá estudar um pouquinho vá!, antes de vim aqui falar merda.

      Excluir
    4. Olha, anônimo das 04:12, de anônimo para anônimo, arrombado de vez nosso país já esta, há uns quatro anos inclusive.
      É muito difícil afirmar que estaria pior com outro, no mínimo na mesma. E merda é o fazem com o país. O PT precisaria respirar, re-estruturar, limpar os podres para voltar ao poder, mas agora foi, continuemos com essa praxe. Vamos torcer.

      Excluir
  8. O brasileiro precisa se importar mais e aceitar menos. Acho válido manifestar
    que estamos todos descontentes com o histórico de problemas políticos e econômicos enfrentados a décadas.Tanto esquerda e direita se perderam, ambas não tem argumentos práticos claros. O texto acima tem uma beleza teórica incrível mas o que fica é que estamos todos afundando. A situação do pais vai de mal a pior e realmente "vocês não virar nada" preparem-se...oremos.

    ResponderExcluir
  9. 1 - A ideologia é burra por natureza. É ela que fez pessoas desinformadas (apenas com noções utópicas do que é socialismo por ouviu alguém falar sobre o assunto, nunca leu um livro) votarem massivamente num partido corrupto, igual ou pior do que os outros. Isso para as pessoas que se dizem “ideológicas”, que não foi a maioria que votou no PT, essa última foi enganada por um marketing sujo.

    2 - O movimento faz parte da democracia. Você, esquerdista, rejeita o ato legítimo de indignação da sociedade.

    3 – É um movimento clarificador porque deseja: o impeachment, caso sejam levantadas provas contra Dilma Rousseff; transparência deste governo corrupto. São bem claros os objetivos.

    4 - De fato! Não há militonto! Não há ninguém distribuindo sanduíche de mortadela! NÃO HÁ CLAQUES! É a mais pura e legítima organização da sociedade civil, sem patrocínio de governos populistas com viés ditador.

    5 - Você só pode estar de brincadeira. “Ponta da baioneta”? Será que é no sentido figurando mesmo ou você se refere ao “exército de Stédile” que Lula pediu para bater (e apanhar) em seu santo nome?

    6 – Discurso do ódio? Por favor, Baço, deixe essa frasezinha de efeito para os jovens esquerdistas inexperientes que se envergonharam dela quando conseguirem o primeiro emprego.

    7 – A massa é burra. Lula é um líder visível quando as coisas vão bem, quem está na penumbra é ele. Aliás, Lula é um baita de um covarde.

    8 – A população vai marchar ao lado de qualquer pessoa descontente com a situação do país, é apartidária. Baço, José Dirceu marchou junto com a claque petista com bandeiras vermelhas hasteadas pedindo o Impeachment de FHC.

    Esquerdista tem problemas, que tem de dar desconto a toda hora. Caramba!

    9 – Há intelectuais... Ops, espera! Intelectual, pra você, é tipo, Marilena Chauí?

    10 – Lá vem a mídia marvada de volta. Interessante que as mídias assaltadas por governos populistas são “mídias do bem”. As livres são “mídias do mal”. O pilhamento da Petrobras, e o alto custo que a população tem que pagar são frutos de AÇÕES GOVERNISTAS, não da mídia! Chega de culpar a mídia e livrar o governo.

    Estupidez a sua diminuir um contingente formado por todas as classes sociais, empresários, políticos e profissionais liberais, representantes da sociedade que pagam pelos erros administrativos deste governo. Você devia ter vergonha e ficar calado.

    Carlos. K

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. O teu conceito de "ideologia" precisa ser aprimorado.
      2. Onde eu rejeitei? Que texto leste?
      3. Quer o impeachment caso sejam encontradas provas? Isso e conversa para boi dormir. Querem impeachment e tchau.
      4. Traduz. Escreveste uma salganhada incompreensível.
      5. Ponta da baioneta. Sim, eu vi durante a ditadura militar.
      6. Discurso de ódio é o que estás a fazer.
      7. Os tucanos estão na penumbra a manipular essas demonstrações espontânea. Acovardados.
      8. Usar a palavra "esquerdista" significa que o cara nada entende de política.
      9. Sim. Marilena Chauí é intelectual. Pega num livro dela e tenta desmontar as teses. Não fique por filminhos do Youtube. A mulher tem uma obra filosófica riquíssima.
      10. Já defendeste alguma tese sobre o papel da mídia? Manda a tua que eu mando a minha.

      Excluir
    2. e sobre o lula, Baço? Não respondestes....

      Excluir
    3. Ficam vcs querendo impeachment da pessoa errada, querem mudar o país? Fechem o congresso nacional e o senado, assim como os legislativos estaduais e municipais, aí sim, poderá haver mudanças de fato.

      Excluir
    4. Lula. Não me apeteceu responder, Wesley Snipes. Tu dizes que ele é covarde, eu digo que ele tem coragem e peitou a ditadura. E não será um cara como tu a reescrever essa história.

      Excluir
    5. Cara, tu ainda defende o Lula? É sério ou é só pra sacanear a galera aqui? Defender o Lula citando os seus bons tempos (que existiram) não adianta nada agora. E o hoje? Cadê o legado? Cadê a maior estatal que é(era?) dos brasileiros? Fica como aquele time que ganhou títulos no passado distante e hoje vive nas ultimas divisões ainda se gabando.

      Excluir
  10. Legítimas seriam as manifestações de hoje, organizadas pela CUT?

    A propósito, as manifestações de hoje são:

    a) A favor da Petrobras.
    b) A favor do governo.
    c) Contra o governo.

    A primeira e a terceira anulam a segunda. A segunda anula a primeira e a terceira.

    Antônio

    ResponderExcluir
  11. Alguém acha o Baço aqui. :-)

    http://geradormemes.com/media/created/r1k78q.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que te leva a concluir que eu não gosto de McDonalds? Ah, sim, eu sou comunista. E comunista na gosta de marcas capitalistas. Tu é muito tontinho. Aliás, essa piada é velha. O Jordi Castan sempre usa.

      Excluir
    2. O Baço não está no McDonalds... Ele é mais chique e foi ao Out Back para responder os comentários do blog... http://geradormemes.com/media/created/r1k78q.jpg

      Excluir
    3. O pessoal do MST no McDonalds e Outback está prestigiando empresas dos EUA, país que de maneira sábia (assim como países da Europa Ocidental e Japão) fez a reforma agrária há décadas.
      Já no Brasil, como é sabido,o presidente João Goulart (eleito democraticamente) propôs a reforma agrária, dentre outras. Porém o golpe, o regime militar e os conservadores infelizmente sepultaram essa reforma, essencial para um país tornar-se mais próspero.
      Alguma pista do porque há tantos latifúndios, tanta concentração de terra (e renda) e tanta desigualdade social no Brasil?!

      PS.: nem todos os integrantes do MST são comunistas. A maioria, provavelmente, quer plantar e vender o excesso com algum lucro. Não há contradição em integrantes do MST irem a restaurantes de cadeias americanas. E mesmo que comunistas frequentem esses restaurantes e queira-se dizer que isso é uma contradição, o que dizer então de turistas capitalistas que visitam Cuba?! Particularmente não vejo problema em nenhum dos dois casos.

      Excluir
    4. Turistas capitalistas visitanto Cuba, com Punta Cana alí do lado?
      Amigo, nenhum "turista capitalista" visita Cuba. Quem visita a ilha-cárcere são os desmiolados simpáticos ao regime comunista.

      Excluir
    5. Errado, Anônimo das 08:15. Vai dar uma olhadinha nas estatísticas. Ah... e o mundo não é só o Brasil.

      Excluir
    6. Continuam desmiolados, independente da nacionalidade.

      Excluir
  12. Um texto que defende o atual governo (esta tudo ótimo e não entende porque manisfestar) e utiliza o a frase "... se acovardam diante da “ponta da baioneta”..." mesmo que no sentido figurado já se perdeu completamente.
    Ei, Baço, pense por você não se deixe levar, vamos pra rua mudar esse país. Transparência já. Vamos lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai mudar o país? Só por curiosidade, a que movimento social estás ligado? Ou achas que mudas o Brasil só porque te vestes de verde-amarelo e vais para a tua chamar Dilma de vaca?

      Excluir
    2. Olha, mudar o país para mim é no mínimo se manifestar, ir para rua por
      pressão por mudança, exercer esse direito. O teu texto faz um desdém disto, apontando para o fracasso e não encorajando ninguém a fazer nada, deixa tudo com esta. Pelo menos, entendi assim.
      Minha questão foi te chamar e incentivar a isso, não chamei a Dilma de vaca, nem me importo com ela, mas sim o o país.

      Excluir
    3. Ah, agora entendi a revolta do Baço: chamaram a Dilma de vaca, mas foi ela quem veio veio com essa história da vaca tossir...

      Excluir
    4. Olhaê, Anônimo das 12:19. Se não tens nada de relevante para dizer, vai carpir um lote.

      Excluir
    5. Olhaê, Anônimo das 12:17. Onde leste que eu sou contra manifestações?

      Excluir
    6. No teu texto do post tu claramente critica essa manifestação, apontando para um fracasso. Dizendo que não entende o motivo blablabla.
      Dai tirei a conclusão que tu estas gostando do pais como esta e
      não és muito de ir pra rua. Mas posso ter entendido mal, fui generico. Na verdade acho que tu quisesse gerar uma discussão sobre o assunto
      provocando, no bom sentido, quem é a favor de ir pras ruas. É isso né? Acho bacana essas discussões, todos queremos o mesmo. Só achei meio palha desejar o fracasso dela, mas são opiniões.

      Excluir
    7. Eu não desejei o fracasso. Eu previ o fracasso. Vamos pensar: que futuro têm manifestações onde se reúnem fundamentalistas religiosos, golpistas de extrema direita, oportunistas online, lunáticos que pedem ditadura, políticos corruptos (contra a corrupção, imagine)? Sei que tem gente bem intencionada, mas marchar ao lado dessa gente... nunquinha da silva.

      Excluir
    8. Verdade, tem muitos ali que não contribuem em nada. Entendi agora.
      Bom, mas disso não estaremos livres nunca, em marchas pró-situação também existem peças do mesmo naipe.
      Ainda assim prefiro ir pra rua e pensar que a maioria
      quer um futuro politico melhor, maioria decente, claro. Oremos. O post foi polêmico e valeu a discussão.

      Excluir
    9. Baço não desqualifique o movimento pela minoria.
      Quanto aos resultados, só o futuro dirá. Se servir para despertar a população em relação à corrupção e os meios como as coisas acontecem neste país já terá servido para escolhas melhores dos nossos representantes no futuro próximo.
      Quanto ao impeachment a lei protege a presidente já que esta só pode sofrer o processo por atos exercidos durante o seu mandato e não antes como quando era conselheira da Petrobrás. Mas o fato é que poucos acreditam que ela não sabia de nada....

      Anderson Titz

      Excluir
  13. Decepcionante ver pessoas defendendo o status quo.

    ResponderExcluir
  14. Cabô, Baço! Essa é a Esquerda pela qual você tinha esperança. A Esquerda que perdeu a chance de mudar a história deste país. Que afundou a empresa que ela defendia patrioticamente com unhas e dentes contra uma suposta privatização. Que roubou, que extorquiu (que eliminou dos seus!). Daqui pra frente é só declínio, mesmo que o governo recupere algum prestígio por parte da população. O negócio agora é juntar os cacos e começar de novo, como fez tantas vezes a Esquerda europeia, como coadjuvante, com responsabilidade, com mea culpa, com autocrítica, coisas que até agora não vimos pelas bandas de cá. Defender o indefensável só trará mais frustração e descrédito. Deixe a população em paz.

    ResponderExcluir
  15. Hehehehe
    E o Baço ainda termina com uma ameaça: "vocês ainda vão comer o pão que o diabo amassou!"

    ResponderExcluir
  16. Muito bom!
    E quem comparecer achará (eu tinha escrito "pensará", mas apaguei) que já cumpriu seu dever cívico e pronto, que não precisa mais cobrar, fiscalizar ou até mesmo votar!

    ResponderExcluir
  17. Pois é, só a esquerda tem o direito divino de se manifestar.

    ResponderExcluir
  18. "Iniciativa privada
    Governo quer nova rodada de privatizações com nove aeroportos." - Esse Aécio quer mesmo acabar com o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aécio não privatiza aeroportos? E aquele do tio... e aquele outro?

      Excluir
  19. Lutar pela reforma politica seria algo útil, agora querer tirar um presidente do poder para colocar outro em um sistema falido e corrupto é trocar seis por meia duzia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tentes trazer racionalidade para a discussão. Quem se interessa por uma reforma política a sério?

      Excluir
  20. O povo esta bravo o dólar subiu não pode ir mais para Miami...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso sim querido, graças a nossa linda e amada presidenta. Tinha muuuuito dólar guardado, e como trabalho com exportação quanto mais alto o dólar mais reais eu ganho. To torcendo pra chegar a uns r$ 6,00 ou r$ 7,00. Dilminha querida, não liga pra essa minoria que não sabe perder. Impeachment nunca. Aumenta o bolsa família que a boiada vota tudo no Lula em 2018. Aí meu lindo é Miami todo mês, kkkkk

      Excluir
  21. Pois é, Dilma fez o pessoal deixar os planos de visitar Miami de lado, em troca ela oferece Iguaba, pois é o máximo que pode ir com o real.

    ResponderExcluir
  22. Lamentável ver um texto criticando dessa forma uma manifestação popular com o objetivo de mostrar a indignação dos trabalhadores de diversas classes com a situação caótica que os governantes do PT deixaram o país chegar. Quer dizer que temos que aceitar quietos a incompetência e corrupção do atual governo? Já votei no PT, inclusive no Lula, que tinha minha admiração e hoje me dá nojo. No discurso vende a esperança, mas na realidade fala um monte de mentiras e age de forma suja nos bastidores. Não vejo o movimento como de um partido como foi o de sexta, onde cada participante recebeu 35 reais e sanduíche de mortadela. E sabe quem pagou esta conta? Você, que trabalha e paga seus impostos. Isso sim é um movimento populista, sustentado por um governo que desvia recursos de obras de primeira necessidade para sustentar milhares de militantes que por meio de lavagem cerebral defendem o PT como se fosse seu time de futebol, mesmo que quem esteja no comando seja corrupto e incompetente. Ver Lula aliado com Sarney, (chamado por Collor de corrupto e incompetente e duramente criticado por Lula nas eleições de 1989), Renan Calheiros (banda podre do PMDB, envolvido em diversos escândalos, inclusive no Petrolao da Petrobras), Maluf (remanescente da ditadura e corrupto da pior espécie ), e Collor ( que chamou Lula de analfabeto e comunista nas eleições de 1989, e foi duramente criticado por Lula quando sofreu o processo de impeachment), é o que tem de mais podre na política brasileira. E depois querem convencer o povo brasileiro que são de esquerda? Acorda Brasil! O PT já é direita faz muito tempo.

    ResponderExcluir
  23. + de 500 mil da "zelite" protestando só em SP, segundo a PM. Haja zelite, hein?

    Antônio

    ResponderExcluir
  24. conversas agua josé , foi uma manifestaçao apartidaria como uma legitima manifestaçao, nao aquela convocada no dia 13 onde estava bandeiras e bandeiras de partidos aliados ao governo

    quando a esse tal odio onde ta? por que voceis pregam tanto isso pra se defender de quem? ou de quê , voce nao concordar com , sua mulher seu irmao o qualquer coisa que seja nao significa que vc o tem odio, apenas nao concorda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois linques sobre os problemas que podem ser gerados pela falta de partidos políticos nas manifestações.

      http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-06-22/democracia-nao-e-possivel-sem-partido-mas-alerta-fascista-e-exagerado.html

      http://www.estudopratico.com.br/historia-do-fascismo-na-italia/

      Excluir
  25. Ei Baço, dá uma lida no post do Jordi sobre ontem e veja uma visão pouco mais aberta sobre o assunto. Acho que não é nenhum fracasso sair as ruas e manisfestar opiniões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Anônimo das 13:27. Eu li o post do Jordi (aliás, antes de todos vocês). Ele tem o ponto de vista dele, eu tenho o meu. Essa é a beleza da democracia (coisa que, pelo visto, não aprecias muito, né?).

      Excluir
    2. Aprecio a democracia, tanto que não entendi porque a tua revolta com a manifestação no post. (Ainda não entendo na verdade, como se não tivesse nenhum motivo pra isso, país perfeito) Quem não apoia qualquer tipo de manifestação é que parece não apreciar democracia.

      Excluir
    3. Hum. Ok, uma nota meio revoltada então, pelo teor das citações. Me pareceu pelo menos. Mas tá certo, tomara que tu estejas certo e quem esta na situação mude o pais pra melhor. Tomara.

      Excluir
  26. Eu gosto de manifestações nas ruas, Anônimo. E participei de muitas quando não se podia, porque tinha uma coisa chamada ditadura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, tu não gostas é de manifestações que tu não concorda com o motivo, por isso a revolta no post numerando motivos e tal. Tá certo. Não vivi na ditadura e nunca vou querer viver, tamo junto nessa.

      Excluir
  27. curso baço de contorcionismo

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem