quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Você não sabe, mas vai ajudar a eleger Nilson, Teba ou algum outro do tipo

POR FELIPE SILVEIRA 

Quando declaramos o voto, aqui no Chuva Ácida, escrevi que o que importava era o voto no partido, e por isso meu voto estava (e ainda está) destinado à Luciana Genro, do Psol, partido político ao qual sou filiado, da mesma forma que vou votar em candidatos do partido nas proporcionais (deputados). E, como prova, apresento um raciocínio para mostrar como vocês vão ajudar a eleger políticos como Nilson Gonçalves, Leonel Pavan, Marco Tebaldi e outros da mesma vibe, mesmo que você defenda a renovação na política e vote em algum mais novinho.

De maneira bem simples, é eleito quem chegar na frente pelo seu agrupamento, desde que este atinja os quocientes eleitoral e partidário. Se sobrar voto do primeiro, passa para o segundo. Se faltar voto para o primeiro, ele ganha votos do segundo. E assim vai. A conta feita pelos Tribunais Eleitorais é mais complicada, mas, em resumo, é isso.

Ou seja, um novo candidato só consegue se eleger à medida que galga posições no seu grupo político. Por exemplo, os candidatos Dalmo Claro e João Carlos Gonçalves, que tentam emplacar uma vaga pelo PMDB. Por isso, quem vota em um candidato como Fábio Dalonso, por exemplo, acaba por beneficiar candidatos como Nilson Gonçalves ou Leonel Pavan.

Também é importante ressaltar que a conta vale para o estado todo. Por mais que você tenha boas intenções em votar em um candidato local da sigla X, você vai acabar somando votos para um nome de maior expressão que talvez você não goste. Talvez até o odeie.

Portanto, fica a dica: na hora de escolher seus candidatos, conheça o partido, veja se tem o projeto da sigla tem a ver com o que você quer para a sociedade e conheça os nomes da ponta. Lembre-se que você pode somar votos para certos políticos que você vive a criticar.

E não esqueça de observar a coligação!

***

Mais uma vez, SC está sob ataque do crime organizado. A população sofre com a insegurança e com a desorganização social, como a bagunça gerada com as alterações nos horários de ônibus. Não tem como não ver que o caos é resultado direto da política de Insegurança Pública adotada pelo Estado. Primeiro, pela maneira como o Governo do Estado trata a questão. Segundo pela concepção de sociedade. Enquanto houver injustiça social, tamanha desigualdade, vai ser assim. Melhor política de segurança é a promoção da igualdade.

6 comentários:

  1. E no 2º turno, vai votar em quem Felipe, pra presidente? Dilma x Marina ou Dilma x Aécio. Tô em dúvida ainda, mas acho que irei de Dilma. No 1º turno é PSOL 50 na cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilmarei.

      Sou crítico dos governos petistas, mas reconheço avanços, muitos avanços, e por isso acredito que seja o melhor para o Brasil nas circunstâncias do segundo turno. Principalmente porque a gestão petista é uma gestão em disputa. Esquerda e direita disputam e influenciam decisões. A esquerda tem que ser ainda mais forte no segundo mandato de Dilma, para forçar as decisões do governo a penderem pro lado do povo.

      Excluir
  2. Tá em dúvida ainda? Votar no PSOL no primeiro e no Aécio no segundo prá mim é a maior prova de imbecilidade.

    ResponderExcluir
  3. Vou votar no Tiri, nesse caso eu ajudo quem?

    ResponderExcluir

  4. Nossa!
    Viva a democracia.
    Ainda que a escolha do outro para você seja uma posição imbecil.
    Realmente, temos muito a aprender.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda acredito que a Luciana Genro vai ganhar no Terceiro Turno.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem