segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cuidado com o Brasilcídio # uma não-resposta a Felipe Silveira


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Meu caro Felipe Silveira.

O debate está interessante, mas parece evidente que não vamos chegar a um denominador comum, em especial porque tens focado a tua fala na política e eu na economia. Será difícil conciliar posições e hoje encerro a minha participação neste pequeno contraditório sem tentar contra-argumentar ou mesmo reafirmar os meus pontos de vista. Por isso, saio com um ângulo diferente: o de torcedor de futebol. Ou melhor, um torcedor europeu (apesar de que obviamente também estarei a torcer pelo Brasil). Então vamos lá.

- A Copa do Mundo é uma competição à qual nós, aqui na Europa, damos muita importância. Porque gostamos de futebol (e há gente que até ganha dinheiro com isso). Mas hoje o sentimento generalizado neste outro hemisfério é de uma dupla torcida: 1. torcemos pelas nossas seleções; 2. torcemos para que os brasileiros não estraguem a festa.

 O nome da competição é Copa do Mundo. Vou repetir: do Mundo. Faz um tempão que o governo brasileiro vem tentando levar a realização para o país (só Fernando Henrique Cardoso tentou duas vezes) e quando conseguem os brasileiros decidem que não querem mais? E o pior: tem gente querendo estragar uma festa que é de todos? As nossas seleções já começam a viajar para o Brasil: estamos em modo futebol e queremos é ver a bola rolar.

- Há quem ache ser um momento oportuno para dar visibilidade a “tudo isso que está aí”. Só que não nos interessa, enquanto europeus, ver essa autoflagelação. Aliás, acho que vale o registro: nunca, em outros grandes eventos, o país promotor fez tamanha sangria nas próprias veias.

- É bonito ver o povo nas ruas a lutar por uma sociedade melhor. Mas todos os dias e não apenas quando há holofotes. É mesmo provável que os telejornais europeus mostrem imagens das manifestações prometidas (se houver quebra-quebra, podem contar com mais atenção do mundo). Mas aqui deste lado será assunto apenas para uma meia dúzia de mirones. Porque a gente esperou quatro anos pela Copa do Mundo e está com o foco no que acontece dentro de campo. Acreditem: na mídia europeia a lesão no joelho de Cristiano Ronaldo tem mais minutos do que as manifestações no Brasil.

- Estamos conscientes de que há problemas no país (confesso que até bem pouco tempo pensávamos não serem tantos). Mas o melhor que podíamos fazer para ajudar a resolver os vossos problemas era gastar o nosso dinheiro aí. Era uma boa oportunidade para visitar o Brasil. Mas pelo que se percebe no comportamento de alguns brasileiros, vocês não precisam dessa grana. O exemplo da Copa das Confederações ajudou a espantar muitos turistas. Aliás, nas duas últimas décadas sempre que tem havido uma grande competição internacional eu tenho feito campanhas publicitárias focadas no evento. É a primeira vez que não faço. Porque os anunciantes não arriscam investir num negócio que tem tudo para criar uma má imagem.

- Desculpem se pareço insensível e se houve alguma generalização (a ideia no exterior é que todos os brasileiros são contra o Mundial), mas é que estou apenas a tentar traduzir o sentimento das pessoas com quem vou tendo contato aqui e acolá. Sei que a imagem positiva do Brasil no exterior foi exagerada ao longo dos últimos anos. Mas sei também que a imagem demasiado negativa que nos chega agora é outro exagero.

- E, por fim, fica uma dica (se me for permitida): cuidado com aqueles que querem cometer Brasilcídio. 

5 comentários:

  1. Já que estão tocando no assunto, fico aqui imaginando quanto $ rolou na decisão do país sediar dois importantes eventos num espaço tão curto de tempo. É muita irresponsabilidade junta. Será que tanto a FIFA quanto o COI (duas organizações importantes) não imaginaram que seria difícil (para não dizer impossível) um país com tamanhos problemas estruturais de organizar esses eventos? A copa já é um fracasso, pior que estamos correndo o risco de perder a olimpíada no Rio, será vamos passar por mais essa vergonha?

    ResponderExcluir
  2. Debate que não saiu do senso comum. Vocês são muito ruins.

    ResponderExcluir
  3. Eu respondo apenas por mim (o Felipe é quem sabe dele): sou mesmo ruim. Muito ruim.

    ResponderExcluir
  4. O problema é que foi prometido muito: melhores rodovias, aeroportos mais modernos, mobilidade urbana e muito pouco foi entregue. Essa é a bronca. Depois descambou para reclamar de tudo. Não sem razão, admitamos.

    Eu gosto da Copa e vou torcer pro Brasil. O problema é que o governo é tão incompetente, mas tão incompetente, que é capaz de estragar tudo.

    ResponderExcluir

  5. Tenho certeza que todos os brasileiros desejavam a "COPA DO MUNDO" no Brasil Baço, o problema é que ninguém, ou melhor, pelo menos o povo que vive nas filas dos postos de saúde, nas escolas públicas sem professores, sem salas, sem computadores, na espera de creches, no transporte público precário, na insegurança da cidade, nos portos sem gestão, nos aeroportos sem estrutura, nas mãos dos políticos que esqueceram de se preocupar primeiramente com os seus...
    Por isso lhe digo, tanto quanto não era apenas por R$0,20, posso lhe garantir que não é apenas pela COPA DO MUNDO.
    No grito desse povo, a frase "NÃO QUEREMOS COPA" tem um significa especial, o problema é que só é especial par quem deseja ver um Brasil com o tal "PADRÃO FIFA.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem