quarta-feira, 9 de abril de 2014

O silêncio das hienas ideológicas


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

As hienas ideológicas são um animal estranho. Se o leitor não consegue imaginar, eu faço uma descrição: elas são bípedes (mas se caem de quatro nunca mais levantam), têm um aspecto quase humano e estão sempre atrás do teclado de um computador a despejar impropérios e a destilar a sua raivinha de classe. Fácil identificar.

Elas atacam em bando. Uma hora deliram com uma ditadura comunista. Outra não querem o Mais Médicos. Insistem que não vai ter Copa do Mundo. Não entendem um boi de economia e apostam na falência da Petrobras. E têm no Bolsa Família o tema preferido. Para sorte da humanidade, a duração da gritaria é proporcional à consistência intelectual. Curtinha.

Um dos últimos temas a levantar paixões foi a aprovação do Marco Civil. “Censura do governo para impor a ditadura”, ruminaram em uníssono. Nem se deram ao trabalho de ler o texto da lei. Porque é longo e tem conceitos que a capacidade de leitura não atinge. E aí surge a dúvida: se estão tão preocupados com a censura, por que o silêncio sobre o caso envolvendo Aécio Neves?

Eu próprio admito que cheguei a ter dúvidas se realmente aconteceu. Pela insensatez da iniciativa e pela pouquíssima repercussão na grande imprensa e nas redes sociais. Mas o episódio teve direito a um nada elogioso editorial na “Folha de S. Paulo”: o político mineiro Aécio Neves, pré-candidato à Presidência da República, teria encetado um processo judicial que pretendia censurar o Google, Yahoo e Bing. A razão?

Segundo o editorial do jornal, “o senador de Minas Gerais requereu ao Judiciário paulista que sejam removidos das redes sociais e dos sites de busca da internet os links e perfis que ligam seu nome a temas como uso de entorpecentes e desvios de verbas públicas”. Com base nisso, ou o político é insensato ou está mal assessorado. Nenhum democrata a sério poderia pensar na imposição de uma censura (ainda mais prévia), por mais que sinta a tentação.


Ok... há uma atenuante. O tucano alega que quer apenas em coibir os robôs (geradores mecânicos de mensagens). A questão merece atenção. Faz alguns meses li, numa matéria do "Estadão", que uma hashtag repetida 23.846 vezes em pouco mais de um dia tinha apenas três retuitadas feitas por pessoas reais. É muito mau para a democracia. O texto não falava da origem da mensagem, mas a hashtag parecia ser contra integrantes do PT.

Mas por que o episódio não repercutiu mais? Uma das razões pode ser o segredo de justiça (não sei se aplica ou não neste caso). A outra foi o óbvio desinteresse dos jornalões (com raras exceções). Mas uma das causas certamente foi o silêncio das hienas ideológicas, porque para elas a censura só existe se vier de outro lado. De qualquer forma, Aécio Neves não escapou à pecha de estar a propor a censura (veja o vídeo do CQC). 




P.S.: Ah... por que a analogia com as hienas? É que elas não são muito seletivas no que se relaciona à cadeia alimentar. Além de carniça, elas comem a própria merda e a dos outros animais.

14 comentários:

  1. Por falar em robô, saiu há umas duas semanas denuncia de um ex-integrante da campanha do Enébrio Neves falando da contratação de 12.000 robos durante o julgamento do mensalão e agora no episódio da CPI da Petrobrás que vomitam nas redes asneiras e calúnias a pedido das hienas tucanas, todos obviamente contratados (seriam filhotes remunerados de hienas!).
    Ontem os tucanos, junto com PSD e as alas mais à direita do PMDB, entraram com recurso para manter a exclusividade da CPI da Petrobrás. Não querem (e sempre impediram) a investigação de instalação da CPI do metrô paulista e de obras prá lá de suspeitas em Pernambuco. Claro que o objetivo é um contra-ataque, mas como diriam os antigos quem não deve não deveria temer. Ou não?

    ResponderExcluir
  2. Concordo, quando falavam que o Lula bebia ele não tentou censurar a Internet, mesmo sendo verdade, pelo menos é uma substância legal. Sou a favor não da censura em si, mas de retirar materiais que prejudicam uma pessoa e que foi postada sem seu consentimento, como fotos dela nua e tals, isso sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o Lula não fez nada mesmo. O máximo que ele tentou foi deportar o jornalista americano que escreveu a matéria. E quase conseguiu se não fosse a repercussão negativa do caso.
      Cada hiena vê o que quer, não é amiguinho?

      Excluir
    2. André, o reaça, mais uma vez manipulando dados como os demais colegas seus da direita raivosa. O "jornalista" americano Larry Rohter que se refere não foi ameaçado de ser deportado por causa de Lula e bebidas, e sim por intromissão e golpismo em assuntos internos do País que o recebia e proporcionava o seu trabalho. Isto aconteceria nos EUA se um brasileiro fizesse a mesma coisa que tentou aqui (e que tentou também em El Salvador, típico de agentes da CIA).
      O caso inclusive foi comentado na época por diversos diplomatas (italianos, portugueses e franceses) que também expressaram indignação pela distorção da imagem do Brasil por este pseudo-jornalista, e que também afirmaram que o tratamento do governo brasileiro seria semelhante em seus paises.
      Portanto André, mais uma vez demonstras a sua safadeza e má fé na manipulações de informações que lhe convém, e ao seu grupo de chateados.
      Em tempo, dá uma olhadinha no video que circula nas redes do seu candidato cambaleando em um boteco no Rio às 4 da matina. Talvez diga que algum petralha colocou alguma substancia em seu copo...

      Excluir
    3. Acho que quem está exagerando na bebida é o Sérgio depois desse texto dele.
      Posso ouvir daqui o chacoalhar da dentadura dessa hiena, tão bem descrita pelo texto do Baço.

      Excluir
    4. Em tempo: o texto era sobre liberdade na internet, mas descambou para o alcoolismo. Não sou a favor do Aécio e nem irei votar nele, mas me incomoda o fato da beatificação do Lula. Ele também cometeu seus deslizes e não foi esse democrata que tentam pintar. Aliás....
      Falando em Aécio, acho que ele deveria entrar como vice da Dilma, aí viraria o político preferido de vocês. Olha que chapa legal: A Poste e o Bêbado. Não teria como combinar mais.

      Excluir
    5. Reaça é assim mesmo, não tem argumentos para sustentar seus preconceitos e esquizofrenias e parte para as ofensas. Acho que dupla mais legal ainda seria o Farol do Saber e o bêbado cheirador, que certamente mereceriam o seu voto se "A Poste" não levasse no primeiro turno (para o seu desespero e mais risadas aqui no blog pelos próximos 4 anos)...

      Excluir
    6. Sérgio. seu pimpolho, veja que o primeiro comentário ofensivo veio de você ("safadeza, má fé") e a sua última resposta se encaixará em você mesmo: uma pessoa desprovida de argumentos que parte para a agressividade gratuita. Uso suas palavras.
      Apenas lhe chamei de hiena pois foi a definição que o Baço deu de você. O machão de trás do teclado.

      Agora: "Farol do Saber" é caso de internação. Desculpe a franqueza.

      Excluir
  3. Baço da uma olhada neste vídeo.http://www.youtube.com/watch?v=EtqbB6PvgNE Aécio Neves é o alter ego neoliberal de FHC - a Petrobrax
    Todos esses escândalos , e outros, a mídia e a justiça fingem não ver . Fico imaginando se fossem do PT .

    ResponderExcluir
  4. Óh, vida, óh o azar, óh o amanhã...

    ResponderExcluir
  5. Em uma coisa concordo. Idiotas são os caras que ainda entram aqui e querem debater alguma coisa... Esse site não serve pra isso.

    ResponderExcluir
  6. é isso aí, se os outros roubam nós podemos roubar tb...
    vamos todos virar pilantras!!!!

    ResponderExcluir

  7. Creio que a pior forma de tentar justificar os erros do presente é nomear, quantificar e mensurar os erros do passado, isto mostra que nada foi aprendido, apenas copiado, e em alguns casos aprimorados.
    Precisamos mais do que isto para mudar este país.



    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem