quinta-feira, 7 de março de 2013

Relato de estudante da rede estadual que não pode estudar

Dia 05 de março de 2013, e ainda não temos aula na Escola de Educação Básica Professor Rudolfo Meyer. Enquanto todos os outros estudantes de Joinville estão em aula, nossa escola é uma das poucas interditadas que não está em aula, em outras escolas, por exemplo, os alunos foram transferidos para outras unidades, mas este não é o nosso caso. A nossa escola foi interditada um pouco depois que as aulas tiveram fim, dia 21 de dezembro. Tivemos entrega do boletim e a escola já havia sido interditada.

Pelo que eu sei as obras só começaram na metade, ou no final de janeiro, sendo que as aulas deveriam começar dia 14 de fevereiro. As obras ainda não estavam prontas na data marcada inicialmente para as aulas começarem, remarcaram então para dia 18, mas a vigilância sanitária mandou fazer mais algumas mudanças e o inicio das aulas ficou para dia 25. Era dia 25 e as aulas não haviam começado. As obras não estavam prontas, pela terceira vez o inicio das aulas foi transferido, desta vez para o dia 4 de março.

Na sexta-feira então (dia 1) liguei pra escola para saber se iria ter aula dia 4. A secretária disse que a vigilância sanitária iria dia 4 para desinterditar e dia 5 teria aula de certeza. Fui até a escola dia 4 e a vigilância pediu para fazer pequenos reparos, a aula foi adiada novamente. Não sabemos quando as aulas vão começar, já transferiram as aulas diversas vezes.

Na minha opinião a escola não tem culpa de nada, pra mim se o governo tivesse mandado verba logo quando a escola foi interditada não teria atrasado tanto e se a vigilância sanitária falasse de uma vez só tudo o que tinha pra fazer também não atrasava tanto, em três vezes que ela foi lá mandou fazer algo diferente, essa ultima vez (dia 4) mandaram arrumar algo que estava vazando no banheiro e substituir os tijolinhos do banheiro por janelas, mas porque eles não mandaram fazer isso a primeira vez que foram lá?

Por causa da falta de compromisso do governo e das diferentes mudanças da vigilância sanitária, que sim são necessárias, mas poderiam ter feito tudo de uma vez só, acabou atrasando a aula em quase um mês. E quem sofre depois é os alunos, pra recuperar matéria, ficar estudando nas férias e tudo mais. Espero que a aula comece ainda essa semana, porque os reparos são menores agora, os alunos não aguentam mais ficar sem aula, é realmente revoltante.

Fernanda Eliza, estudante do ensino médio na Escola de Educação Básica Professor Rudolfo Meyer

7 comentários:

  1. Essa triste novela das escolas estaduais não tem origem recente.
    Para chegarem a esse estado lastimável, o governo do estado vem se "esforçando" ha dois mandatos, culminando no terceiro, atual.

    Todos sabemos quem é o grande responsável por essa deterioração, que abrange também a Saúde e a Segurança.

    Mesmo assim, insistimos em endeusar esse cidadão, conferindo-lhe títulos e mandatos.
    Muito triste isso.

    Quanto ao Sr. Colombo, atual governador, apesar de ter herdado o caos, tem muita culpa no cartório tambem.
    Primeiro, por se deixar escravizar pelo citado cidadão, que continua mandando até em seus pensamentos.
    Segundo, porque teve tempo de agir, e não fez absolutamente nada. Com a (des) ajuda dos Secretários da Educação, o ex e o atual, das SDR's (currais do citado cidadão) e seus ex e atuais gerentes. Todos muito eficientes em dar entrevistas mas péssimos em ações eficazes.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Nelson Jvlle...E o povo vota no grande responsável

    ResponderExcluir
  3. É um descaso completo, assim como o secretário da saúde quase foi preso, o da educação já podia tá no xilindró. Mas e o chefe? Blindaram o homem?
    E as saias justas? O daqui não sai do muro pois é da mesma coligação, e o PT (com exceção do Mariano) nem se esforça pois 2014 fala mais alto. Vergonha!

    ResponderExcluir
  4. E a gente critica o sarney. Tbem temos nossos vergonhosos coroneis. Vergonha gigantesca e tristeza pelas escolas.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto do governo estadual atual, mas não dá pra negar que tem gente dentro da Vigilância Sanitária fazendo todos os esforços para denegrir ainda mais a imagem do governante. O relato dessa aluna deixa isso muito claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade também! Aquela mulher da vigilância sanitária é meio maluca!

      Excluir
    2. O apontamento da Fernanda comenta da vigilância, porém pontua claramente os erros do governo estadual. Se o fechamento da escola fosse ilegal, por pura loucura, o Ministério Público teria feito alguma coisa, já que a justiça no Brasil costuma favorecer os poderosos.
      Maikon k

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem