quarta-feira, 27 de março de 2013

Os valores se inverteram: o que é errado agora é certo e o que é certo agora é errado!

POR GABRIELA SCHIEWE

Domingo, 24 de março de 2013, acordei bem cedo para assistir a F1. Confesso que hesitei um pouco, pensei em voltar a dormir. Mas aí pensei: "sabe de uma coisa, vou assistir". E valeram muito a pena estas horas a menos de sono.

Quem assistiu o GP da Malásia e que gosta de esporte e, principalmente do automobilismo, se deliciou com as disputas acirradas durante toda a corrida e, principalmente, entre companheiros de equipe.

Eu bradei aos quatro ventos que foi uma corrida sensacional, uma das melhores dos últimos tempos. Verdade que eu não tenho tantos tempos assim, molhados (rsss).

Ficamos com a certeza de que a esportividade estava prevalecendo sobre a vitória a qualquer custo. As jogadas de equipe apostando no que é correto e que o melhor piloto naquele momento tem que vencer, independente de quem seja o primeiro da equipe. Que as ordens para que o Felipe Massa desse passagem para o Alonso, de maneira ultrajante e vergonhosa, não faziam mais parte. Que maravilha!

É, mas nem tudo são flores. Por que hoje não pode vencer aquele que está melhor e vimos o Vettel, que ganhou na pista, sem mutreta, sem ordens de passagem, vencer e se envergonhar disto. Sim, isto mesmo, ele está envergonhado de ter vencido o GP da Malásia e ter realizado uma ultrapassagem no seu colega de equipe e está tendo que se desculpar em todas as línguas e através de todos os meios de comunicação.

- "Gostaria de vir aqui com uma boa desculpa ou uma história legal, mas não posso. Essa é a verdade. Tenho que pedir desculpas a Webber. Ele estava poupando o carro e os pneus, e eu assumi um grande risco em ultrapassá-lo. Cometi um grande erro hoje. Eu ouvi e ignorei. Não deveria ter feito isso. Com certeza não é uma vitória que me deixa muito orgulhoso, porque deveria ter sido de Mark. Não posso mudar isso agora. Mas espero que haja uma situação no futuro que eu possa", disse Sebastian Vettel.

Por favor, isso é ridículo! Quer dizer que não vence mais quem é melhor, por que isso é errado. O certo é vencer aquele a quem o diretor de equipe escolhe, como vimos o Rossberg ter que se contentar em chegar em 4º lugar, pois não podia ultrapassar seu companheiro de equipe Hamilton e ouvi que ele fez o correto.

Como diz o meu colega Felipe Silveira, vamos aplaudir e de pé!

Gente, o que está acontecendo com o mundo, com o Brasil, com Joinville? Tudo que é errado agora é certo. Até pastor que achincalha negros e gays está presidindo a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Joinville, a maior cidade do Estado, abre mão de sediar os JASC alegando não ter condições. O cara que vence pela sua capacidade esportiva é tachado como errado e sacana.

Não sei, mas eu acho que alguma coisa não está certa. Ou será que eu estou louca?

13 comentários:

  1. Se tudo isso estiver certo...então é provavel que você esteja mesmo doida...

    ResponderExcluir
  2. Você já pensou no fato de a equipe ter pedido para o Webber "poupar carro e pneus" justamente por ter o parceiro como "escudo" logo atrás?

    Caso fosse um adversário de outra equipe, provavelmente não existiria essa "redução de ritmo" do então líder da prova, havendo assim uma disputa justa em que o melhor terminaria na posição mais alta. Eu vejo isso meio que implícito nas palavras de arrependimento do Vettel.

    Não sei se foi isso o que realmente aconteceu, mas foi o que abstraí da situação. E, com essa interpretação, não acho certo o que foi feito pelo Vettel.

    Foi oportunista no momento em que precisava ser parceiro.

    Foi como um jogador de futebol, marcando um gol contra por espontânea vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, a questão é bem essa. Se o Weber tinha que poupar carro pra conseguir chegar ao final com a qtde de combustível necessária nao aprovo, so por ser colega de equipe, a ordem desta para que o piloto que esteja em melhor condição se contente em ficar atras. Isso pra mim é errado e nada tem a ver com competir e vencer aquele que esta melhor naquele momento.

      Excluir
  3. Dessa vez sou obrigado a discordar da Gabriela.
    Talvez o automobilismo seja um dos esportes mais complicados de se comentar, não temos uma clara visão de tudo o que realmente esta acontecendo na pista no mesmo momento em que um caro pode estar destruindo todos os menores tempo os mecânicos podem estar indo à loucura com uma possibilidade de quebra de câmbio.
    Eu assisti a corrida e tambem fiquei com a mesma impressão da Gabriela ao final de que havia sido uma corrida e tanto com uma disputa france entre companheiros de equipe e tal mas depois vem a coletiva com a bomba: Não havia iguldade na disputa.
    No rádio mais ou menos na volta 40 foi pedido ao Webber que trocasse a configuração do seu motor pra "Multi 21", seja lá o que for isso a consequência foi uma clara perda de rendimento provavelmente pra poupar o equipamento e evitar sustos no fim da prova, a mesma ordem foi dada a Vettel mas foi ignorada, a broga que vimos na pista foi linda mas foi totalmente desigual pois Webber passou aquele tempo todos achando que a aproximação do seu companheiro de equipe fazia parte do script mas não foi bem assim. Webber fez o que foi acordado com a equipe, Vettel não então te todo o direito de ficar p da vida.
    Aí podemos entrar na questão do jogo de equipe e tal, engraçado que provavelmente a Red Bull seria taxada de "Nova Ferrari" e "antidesportiva" se tivesse ordenado a Webber que deixasse Vettel passar. Temos agora um dilema moral: quem é mais imoral, uma equipe que obriga seus pilotos a chegarem na posição que convém sem impedindo-os de brigar na pista ou um piloto que ignora sua equipe e "trai" seu parceiro de escuderia quando não havia condições de igualdade entre os carros?

    Pra mim Vettel pisou na bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago bom que nao há concordância em tudo, isso abre o debate e dia debates é que surgem as melhores idéias e soluções.
      Continuo com a minha opinião expressada no texto e como expliquei acima para o Diego.

      Excluir
  4. Meu marido e eu discutimos a questao e ambos concordamos que o Vettel foi sacana, nesse caso. Mas ele acha que a formula 1 eh competida entre as equipes e eu penso que isso tira todo o proposito do esporte. Ué, nao eh um esporte individual, de velocidade? Se tem essa historia de piloto 1 e 2 na equipe, a verdade eh que em todos. competem num nivel de igualdade. Acho injusto.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda errado pra mim é a equipe ordenar para que o piloto que esta em melhores condições nao ultrapasse seu colega de equipe pq este precisa poupar o carro pra garantir que chegue ao final da corrida nas condições que a FIA exige.
    Tudo o que eu queria é que o Felipe Massa tivesse a mesma rebeldia e descumprisse as ordens da equipe.

    ResponderExcluir
  6. O Vettel agiu como um campeão! Quem pensar diferente disso realmente não conhece a F1. O Senna fazia coisas piores.... Ultimamente a F1 tá "muito burocrático"... Se tornando esposte de coxinha! Mas nem por isso deixo de assistir a todos os treinos livres nas madrugas :-)

    ResponderExcluir
  7. É mais ou menos por aí Mauro. O Senna estava ali pra vencer com aquilo que tinha de melhor, independente de quem estivesse a sua frente.

    ResponderExcluir
  8. Existia um combinado e ele, vettel, descumpriu. Se eh justo ou nao a equipe ter esse poder eh outra questao. Eu acho que nao.
    E se nao me engano o Senna foi o piloto n.1 da sua equipe por muito tempo o que obviamente garante vantagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda é bes esta a questão do post. Não estou aqui pra chegar a conclusão se o Vettel descumpriu ou não a ordem da equipe. Mas sim o absurdo de um diretor de equipe dar a ordem do que está mais rápido permanecer atrás de seu companheiro de equipe vez que este precisa poupar o carro para ter condições de chegar ao final sem nenhuma punição no que tange a qtde de combustível, principalmente.
      Pra mim o esporte não é isto e a F1, na minha opinião vem transgredindo a esportividade a muito tempo.

      Excluir
    2. Gabriela, mas a questão é que o Vettel só estava mais rápido porque o Webber acatou a ordem da equipe. Se ninguém dos boxes (leia-se o Horner) tivesse dito pra ele pegar mais leve Vettel não teria carro pra chegar e passar, a diferença era de mais de 10 segundos!
      E chamar o Webber de "pau mandado" como costumavam fazer com o Massa também não cola afinalo piloto não tem recursos nem cabeça durante uma corrida pra questionar uma ordem da equipe, quando chegam ra ele e falam "Pega leve aí cara e traz essa criança pra casa inteira" ele não tem condições de avaliar se é uma estratégia ou se há algum problema de superaquecimento, hidraulico, aerodinâmico ou o que seja com o carro, ele simplesmente segura o ritmo e confia no seu engenheiro.
      Eu pagava pra ver esse final alternativo. Se nenhum dos dois carros aliviasse o ritmo o Alemãozinho não chegava no Webber

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem