sexta-feira, 1 de março de 2013

#choremo


POR FELIPE SILVEIRA

Em uma sociedade em que tudo parece errado, torto, confuso, perdido e zoado, escolher um assunto para debater aqui até parece fácil, mas eu confesso que tenho a maior dificuldade pra escolher.

Veja março, por exemplo. Começou com uma bela manhã de sol, mas também com a notícia de que o deputado federal Marco Feliciano, do Partido Social Cristão (PSC), vai comandar a Comissão de Direitos Humanos. Por favor, alguém me explique.

Alguém me diga, eu imploro, como um sujeito que disse que a África é amaldiçoada por causa de Noé e que se opõe a qualquer proposta a favor de direitos LGBT pode presidir uma comissão de Direitos Humanos... (olhem na imagem "as ideia" do Marco Feliciano)

Aí você volta um pouquinho no tempo e vê que a secretária estadual de Segurança Pública e Cidadania (quê?), Ada de Luca, finalmente botou os pés em Joinville e atendeu aos vereadores depois de mais de um semestre de tentativas de encontra-la. Não só atendeu como jogou na cara que comitivas de parlamentares não resolvem porra nenhuma e por isso ela não os atendeu. Porém, nas duas vezes em que os vereadores estiveram em Florianópolis ouviram que Ada não compareceu por causa de problemas de saúde.

Aí você me pergunta se eu acho que comitivas de vereadores resolvem alguma coisa. Bom, eu acho que deveriam e poderiam se tivéssemos vereadores realmente competentes, capazes de fazer o debate sério acerca dos problemas da sociedade. E sabemos que não é bem assim. No entanto, nada justifica o comportamento arrogante e irresponsável de Ada de Luca.

Evidentemente que de onde menos se espera é de onde não sai nada mesmo. E o que esperar de uma secretária e de um governo que sofre mais de cem ataques do crime organizado e tem a cara de pau de vir dizer que nossos valorosos edis (hahaha) não resolvem nada?

Bom, eu sei o que esperar. Dá pra esperar mais bobagens, como a defesa da redução da maioridade penal feita pelo (des)governador Raimundo. Parece uma boa forma de se esquivar do problema que ele mesmo causa com o corte de verbas da cultura, do esporte e da educação? Pra que escola, se pode construir cadeia e enfiar todo mundo lá?

(E vocês, seus putos, não me venham falar em Pacto por SC!)

Enquanto isso, aqui na cidade "a gente" comemora a inauguração de fábrica de carro e a duplicação de avenida (cujo problema de trânsito seria resolvido com um binário).

A gente só esquece que o carro fabricado vai entupir a via duplicada. E que a passagem do transporte público, sem investimentos e vontade política, vai aumentar, fazendo com que mais gente compre carro e moto (ficando endividada e deprimida). Aí mais gente caí de moto e entope o São José, tornando a saúde pública um problema. E depois tem que cortar investimento do esporte porque é preciso priorizar a saúde... E assim vai...

12 comentários:

  1. Felipe,

    A deputada estadual e atual secretária da Justiça e Cidadania (vejam só, como é que pode?) na minha modesta opinião é a mais digna e perfeita representante do que existe de mais podre, ignorante e incompetente no PMDB. As suas grosserias revelam muito bem o tipo de pessoas que povoam esse partido, que já foi nossa esperança no passado. Não é mais.
    Mas sou obrigado a concordar com ela numa coisa. Comitivas de vereadores ou deputados não resolvem porra nenhuma mesmo. Ponto final.
    Infelizmente nossos representantes legislativos dão todos os motivos para que ela possa encher o peito e cuspir esse tipo de barbaridade na nossa cara.
    Enquanto isso, nosso governador não consegue reunir forças para se livrar das amarras que o imobilizam e mandá-la para o devido lugar que ela merece. Com nós firmemente apertados pelo nosso Senador.

    Quanto à Santos Dumont meu caro, se formos analisar pelo lado da quantidade de carros que a entupirão, entupida também ficará com a improvisação de um binário.
    Entre os dois, ainda prefiro uma via duplicada e bem construída. E com elevados sim, por mais herético que isso possa soar aos ouvidos de muita gente. Não consigo entender como certas pessoas preferem ficar presas nas confusas rótulas como aquela da Univille ou a da Whirpool.

    Está mais do que na hora de Joinville começar a adotar soluções mais eficientes e eficazes no seu sistema viário.
    Binários pode ser muito bons e baratos, mas são muito limitados, como aliás já se pode observar.

    Ah sim, vias duplicadas e elevados atendem não só aos "riquinhos" da bolha, mas a todos, inclusive e principalmente ao transporte público tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a idéia do binário só surgiu porque a prefeitura não tem ou não tinha dinheiro para as desapropriações. A duplicação tá prevista desde 73. E agora, vão resolver as desapropriações? Porque senão eu prefiro solução de médio prazo, que não exclui a definitiva, porque eu não aguento mais o transito entupido ali.

      Excluir
    2. Aquilo que tu e alguns "anordos" da prefeitura chamam de rotatórias são tudo, menos rotatórias. São trevos muito mal feitos e provavelmente proibidos em qualquer país sério.

      Eu nem vou criticar o endeusamento da duplicação e dos elevados, pois já que depende do (des)governo Colombo, e tenho acompanhado sua grande obra no Vila Nova, duvido que vamos ver pronta ou próxima disso.

      Excluir
    3. Anordo eu não sei o que é, como eu também não trabalho na prefeitura. Eu hein? Não dá para comentar nada por aqui sem pancada gratuita dos blogueiros e seus amigos "anordos"

      Excluir
  2. Felipe, chamo a atenção para um detalhe: a comissão que o tal Marco Feliciano vai presidir chama-se "Comissão de Direitos Humanos e Minorias". O que torna tudo ainda mais lamentável é que um deputado conservador e fundamentalista, conhecido por suas posições racistas e homofóbicas só vai assumir a tal presidência porque o PT barganhou o cargo com o PSC (Partido Social Cristão, que dá guarida à maioria da bancada evangélica no congresso), que é da base aliada do governo.

    Mais ou menos a mesma negociação que levou um deputado da bancada ruralista (aquela da Katia Abreu) a assumir a presidência da Comissão de Agricultura. Parece enredo de um romance distópico, mas só falta criarem uma comissão parlamentar de igualdade étnica e nomearem, sei lá, um supremacista branco para presidi-la.

    E eu concordo em termos com o Nelson: uma vida duplicada é melhor que um binário. Por outro lado, soluções eficientes e eficazes para a mobilidade urbana não se limitam a duplicações, binários ou elevados. Não é um problema exclusivo de Joinville, mas da imensa maioria das cidades brasileiras de porte médio e grande: ao limitar as "soluções" para a mobilidade urbana à ampliação da malha viária, tapa-se o sol com a peneira. O problema permanece e a médio prazo, na melhor das hipóteses, a coisa piora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente meu caro Clóvis. O problema da mobilidade num sistema que não só adota o automóvel como principal meio de transporte como ainda por cima o incentiva a tal ponto de torna-lo praticamente a única opção razoavelmente confortavel, é de uma complexidade enorme.
      Obviamente não se resolve apenas com vias duplicadas e elevados, mas convenhamos, não é necessário ter que pensar muito para escolher a solução mais eficiente: uma rótula cheia de desvios confusos? (univille). Ou um elevado, eliminando semáforos e cruzamentos complicados?
      É claro que, da forma como a produção de veículos está sendo incentivada pelo governo brasileiro, um dia até os elevados estarão entupidos. Mas, e se eles não existissem? Dá pra imaginar o sufoco? Perguntem à população de Florianópolis como eles imaginariam aquela cidade sem os elevados que tem. Mesmo assim o transito lá é caótico, eu sei. Mas não tivessem sido construídos no passado, hoje simplesmente aquela cidade estaria paralisada, sem a menor sombra de duvida.
      Vias duplicadas e elevados bem planejados não resolvem sozinhos esse enorme problema, é certo. Mas que ajudam, isso ajudam. E como!
      Muito mais do que as alternativas que tem sido apresentadas. A principal delas, fazer todo mundo voltar a andar de bicicleta...
      Nesse mundo frenético em que vivemos? Ora vamos...

      É como voce disse, Clóvis. O problema não admite soluções simplistas.
      Se não for mudado o modelo de sociedade que adotamos (ao menos no ocidente), vamos continuar tapando o sol com a peneira, com certeza.
      Mas enquanto isso não muda, continuarei defendendo elevados contra rótulas absurdas. Vias duplicadas contra binários improvisados. E outras pequenas coisas possiveis como uma rede de semáforos inteligentes por exemplo, viu Ittran??
      Planejamento inteligente também seria bem vindo. Não essa quantidade de "mãos inglesas" que andaram espalhando por aí. Agora só falta substituir nosso tradicional "frushtick" por um cerimonioso chá das cinco, tantas vias inglesas já temos.

      Quanto à ampliação da malha viária, ela nada mais é que consequencia do crescimento da cidade, à medida que sua população aumenta. Não se pode negar isso. Ou então estariamos até hoje satisfeitos com as primeiras picadas abertas na nova colonia que se instalou às margens do Cachoeira em 1851.

      Excluir
    2. Professor Clóvis (é sempre uma aula), já estamos nesse admirável mundo novo há algum tempo. Em Joinville tivemos a volta dos eventos cívicos (cívicos?) todas as semanas nas escolas. Como se já não bastasse os desfiles do poderio militar umas duas ou três vezes por ano.

      Excluir
    3. Nelson, há contradições na tua fala.

      "É como voce disse, Clóvis. O problema não admite soluções simplistas.

      Se não for mudado o modelo de sociedade que adotamos (ao menos no ocidente), vamos continuar tapando o sol com a peneira, com certeza.

      Mas enquanto isso não muda, continuarei defendendo elevados contra rótulas absurdas. Vias duplicadas contra binários improvisados. E outras pequenas coisas possiveis como uma rede de semáforos inteligentes por exemplo, viu Ittran??"

      Tu diz que tem que mudar o modelo, mas também que, enquanto não muda, devemos defender problemas maiores. E um elevado é, de fato, um problema maior, pois custa muito mais caro, muda pra pior o perfil das regiões envolvidas, força o deslocamento (desapropriação) de famílias, entre outros problemas. Isso, sim, é tapar o sol com um peneirão.

      Eu não digo que não seja necessário e benéfico para a cidade em alguma circunstância (obras viárias como duplicações). Mas estamos falando (no texto), de prioridades. E a duplicação da Santos Dumont não chega nem perto disso. Talvez seja melhor descrita como obra faraônica, como as do LHS. É só pra bonito, pro empresário que chega na cidade pelo aeroporto não precisar parar no sinaleiro da Tuiuti.

      Nesse sentido – o da necessidade – acho que a tal ponte do Adhemar Garcia faz mais sentido. (Ah, não estou defendendo a construção da ponte!) Ali é preciso criar uma ligação que pode ser importante para a cidade, pois abriria o gargalo que tem no meio da cidade entre norte e sul. Assim abriria uma ligação norte-sul pela zona leste.

      Agora, duplicação com elevados da Santos Dumont serve pra quê? Um melhor desenho viário na saída da João Colin, junto com o binário que seria a Tenente Antônio João, daria jeito na maior parte do problema. O Sérgio Gollnik fez um desenho dessa rótula. Dá pra ter uma boa ideia. A esquina com a Tuiuti também poderia ser resolvida com uma rótula simples.

      O problema é usar a rótula do LHS (da Univille) como referência de rótula. Aquilo ali foi tratado como uma obra faraônica e pra isso precisou de todos os nós (esse homem gosta de dar nó, como tu mesmo lembrou no comentário sobre a Ada). E seria ótimo também se houvesse um serviço barato de transporte público para os estudantes da Univille, que entopem o local hoje porque usar carro é mais negócio.

      Outra contradição do teu comentário é cornetar as mãos inglesas (“Planejamento inteligente também seria bem vindo. Não essa quantidade de "mãos inglesas" que andaram espalhando por aí.”) e defender soluções simples, como semáforos inteligentes (que custam caro). Mais simples do que mão inglesa? Aquela do Boa Vista é linda.

      Além disso, se tudo que eu escrever aqui for confundido com ódio de classe vai ficar difícil. É um atestado de má interpretação de texto (A Bolha) e também é ruim para o debate.

      Excluir
  3. Será que já não temos o bastante para pedir Impeachment do Colombo?

    ResponderExcluir
  4. Colombo: Impeachment já!

    ResponderExcluir
  5. Colocar governador que não consegue decidir nada sózinho, que pede autorização para LHS e Bornausen é isso que dá. Realmente é um desgoverno. E o pior é que eu votei nele, acreditando naquela cara de bom moço. Que arrependimento.

    ResponderExcluir
  6. Estão fazendo um elevado para o PT direto para o poder em SC... Salve-se quem puder, se Colombo é ruim, com PT Santa Catarina tende a definhar de vez!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem