terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

As mariposas e a luz


POR JORDI CASTAN




É sabida a atração que as mariposas têm pela luz. São atraídas por ela num baile que não poucas vezes acaba inclusive de forma trágica.

Como sucede com as mariposas, há pessoas que sentem uma atração quase mórbida por holofotes, microfones e câmeras. Não podem ver um jornalista que apressam-se a dar entrevista. E como algumas vezes  não têm muito para dizer, o resultado acaba sendo a sobre-exposição. Uma boa assessoria deve recomendar o nível adequado de exposição para quem tem uma predisposição natural em se sentir, como as mariposas, atraído pela luz intensa.

Se há disponibilidade para participar de tudo quanto é programa de entrevistas, tanto em rádio como em televisão, é provável que esteja faltando o que fazer. Entre políticos é voz comum que aquele que não tem muito que fazer acabe arrumando o que fazer e isso não sempre é bom. O ideal é concentrar-se no trabalho, mostrar resultados o quanto antes e procurar dedicar menos tempo a dizer o que será feito. Os eleitores já aprenderam a diferenciar entre o discurso e a prática. Nada fala mais alto que o resultado do nosso trabalho.

Políticos confundem, com frequência, a diferença entre o mundo real e o mundo da fantasia. E acreditam que o lançamento da pedra fundamental de uma obra, a assinatura da ordem de serviço ou a instalação do canteiro de obra são fatos concretos e que a obra será concluída no prazo e dentro do custo orçado. Sabemos que não há nada mais longe da verdade.


Como no dito popular: “Del dicho al hecho hay mucho trecho” que,  numa tradução livre, poderíamos dizer que há uma grande distância entre a palavra e a ação. Ou encontraremos na cultura popular  outra forma de transmitir a mesma mensagem: “falar é fácil, difícil é fazer”. Até agora a parte fácil está sendo feita de forma exuberante, mas está começando a chegar a hora de fazer a difícil.

Alguém deveria lembrar que foram eleitos para governar, não para passar o dia dando entrevistas. E recomendar aos políticos locais que cuidem um pouco mais sua imagem e que não cometam o erro da sobre-exposição antes de hora. Acredito que devem contar com uma boa equipe de assessores que os aconselhem. Se não os tem, uma recomendação é ter um espelho em casa.






50 comentários:

  1. Eu sou a lâmpida,e as muié ,é as mariposas,elas voam em vorta de mim...em vorta da lâmpida...

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse é mais um pro "sêo" Udo puxar as orelhas. Mas ele é novo ainda.

    ResponderExcluir
  3. Entrevistas a radio hj em dia se da via celular já algum tempo, até qdo se esta fora da cidade..., Acredita? É possivel... kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Talvez seja necessário lançar a pedra fundamental de uma sala de imprensa onde possam ser realizadas as pouco lembradas entrevistas coletivas.

    ResponderExcluir
  5. Nosso jovem vice tem tanto gosto pelos holofotes que, ainda no ano passado, comprou a revista joinvilense Premier. Colocou o seu abana saco maior, que já defendeu muito o vice por aqui,o Douglas H., como diretor executivo.

    Além disto, não há uma "coluna" sequer do "Gente e atitudes", do Carlos Bust, em que o vice não apareça. Em algumas desta "colunas" o vice chega a aparecer em várias fotos...

    Fora isto, sua relação com a imprensa/repórteres/colunistas em geral, chega as rais da promiscuidade (no bom sentido...)

    Raí Schalchter - Pirabeiraba

    ResponderExcluir
  6. Jordi, mais uma vez um texto muito bom.
    Silvio Cunha

    ResponderExcluir
  7. Na falta do que falar, fala mal do vice. O guri é esforçado, bom coração e surpreendeu todo mundo. Entrevistas na rádio são informação chegando para o povão. Mas de povão o Jordi não entende, porque fica aqui escrevendo para as elites, que adoram atirar pedras na Madalena, como se não tivessem pecados. Eu queria ver alguém falar do Jordi, do que ele faz, do que ele não fez, razões para tanto fel. Ou será que é porque ele não assina nada que a liberdade de expressão não isente de responsabilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um comentário como este vindo de alguem que não assina e não se identifica, não deve ser levado em consideração. Mas publicamos para mostrar aos nossos leitores o nivel de alguns dos nossos fieis seguidores.
      Obrigado pela audiencia.

      Excluir
    2. A critica do Jordi é injusta com o Vice prefeito. Ninguém se empenhou tanto para que o Carnaval fosse um sucesso e a festa não terminasse, vejam o vídeo.

      http://www.youtube.com/watch?v=U8gee11_k60

      Excluir
    3. Mas o Jordi nem mesmo falou sobre isto anonimo das 11:45. Lei o texto antes de comentar. O assunto é a vontade de aparecer, o ego do rapaz, não o carnaval.

      Excluir
    4. Ô, anônimo, que tal esse empenho todo para ajudar a desinterditar as escolas públicas que estão caindo aos pedaços?

      Excluir
  8. Pô,Anônimo14 de fevereiro de 2013 11:45 posta de novo o video!! ahahahaah deu medo?

    ResponderExcluir
  9. O prefeito Udo vive fazendo pouco caso do vice prefeito Rodrigo nas reuniões com o secretariado e afins. Tira saro do rapaz na frente de todos e sem a menor cerimonia. Sacanagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouco caso? Toda hora fala bem do vice, de governo a quatro mãos, etc. Estas mal informado.

      Excluir
    2. Você é que está. Quem já foi em uma reunião de secretariado sabe do que eu estou falando. Udo trata o Rodrigo como se ele fosse uma criança incapaz.

      Excluir
  10. É uma aula e tanto para o Rodrigo Coelho.

    ResponderExcluir
  11. náo gosto dos textos do Jordi, mas hoje tiro o chapéu ele ta certo... o guri so quer aparecer acha que tudo é festa ...tenho medo a administração publica é coisa seria, ainda mais para cargo de vice prefeito. não sei não ....sabe guri novo ..gosta de uma cachaça e não é de hoje!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,

      Nem precisa tirar o chapéu, é um texto despretensioso que só busca alertar para os riscos do excesso de exposição.

      Obrigado pirem pela sinceridade.

      Excluir
  12. Dor de cotovelo, hein Sr. Jordi? O vice tem seus meritos e se da entrevistas, deve ser aplaudido, pois tem muitos politicos que se escondem e fogem da imprensa. Alem disso, ele é bem interativo nas redes sociais. Ao contrario do ex-prefeito Carlito e de seu vice, Ingo Butzke, que ate hoje muitos nao sabem quem é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dor de cotovelo? É verdade o cotovelo esquerdo esta me incomodando por conta do tenis, mas já estou fazendo fisioterapia.

      Obrigado por se interessar pela minha saúde.

      Excluir
    2. Super-exposição mesmo. Aposto que é o lambe botas do Douglas que está defendendo o vice. Cão de guarda mesmo.

      Excluir
  13. Se o vice esta tendo espaco na midia, parabens a ele e sua assessoria de imprensa. Mto infeliz esse seu artigo, Jordi.

    ResponderExcluir
  14. Infeliz é quem não tem coragem de se identificar em um simples blog...

    ResponderExcluir
  15. no meu ver o papel do vice prefeito é preencher espaços onde o vice não consegue atuar...sendo jovem em pleno vigor deveria ocupar o tempo em papeis de mais utilidade para os munícipes. sendo duvida o vice deveria ter um papel de mais popularidade junto a deputados estaduais ou ate mesmo federais a fim de buscar maiores recursos junto a nossa prefeitura. agregar a classe empresarial, procurar estar em constante orientação com a referida classe ..o q não falta em Joinville são ótimos gestores.... o Rodrigo tem papel junto a ACIJ de pouca expressão. já que o Udo prioriza a saúde ... o vice deveria observar outras área nas quais Joinville esta em déficit... por exemplo MOBILIDADE ele com certeza já viajou para a fora do pais deve ter alguma noção....ocupação territorial...zoneamento urbano ...assunto que envolve inúmeros interesses....o texto é bom faz um alerta ...parabéns Jordi

    ResponderExcluir
  16. Se nao tivessem feito o carnaval todos iam bater,
    Mas como foi feito eo capaiz vez bem feito, estao batendo pq deu algumas entrevistas.
    Eai eu pergunto como a agradar a todos ? Acho que esse blog nao deve ser respeitado pois esta atacando de modo pessoal, Jordi e seu Grupinho poderia ser o nome melhor para esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Você tem razão, este blog merece tão pouco respeito que publica até comentários como este seu.

      O comentário de leitores, como você, que insiste em usar a critica Ad hominem descambando quase para o xingamento como um aplicado aluno e seguidor da hierarquia do desacordo de Graham na falta total de capacidade de argumentar. Mas não desista a persistência o levará a poder argumentar.

      Excluir
  17. Jordi, mais uma vez não estou entendo o motivo deste seu ataque pessoal, o Dr: Rodrigo Coelho é um Grande Vice-Prefeito, nunca nenhum outro Prefeito teve um vice Super Atuante na Campanha, nem mesmo na Gestão. Vamos relembrar quem era o Vice do Carlito? Ingo Bustke??? A Cidade toda nunca viu nada do que ele fez na gestão dele, pode ate ser uma boa pessoa, mas como gestor, foi igual o Prefeito dele ( Carlito) um InGestor e Imprefeito! E Agora que Joinville tem um Grande Vice como o Dr: Rodrigo Coelho, a minoria como você vem Criticar atacando a pessoa dele. Não acho justo, porém cada um escreve o que quer, e como existe o espaço aqui para respostas, estou aqui sempre educadamente lhe respondendo e agradecendo o espaço.
    Agora lhe pergunto uma coisa, as escolas de samba podem ficar indgnadas com este seu ataque não podem? Já pensou se uma escola de samba resolve fazer um carnaval em frente a sua casa como um gesto de revolta? Pra que mexer radicalmente com a pessoa que Idealizou o melhor carnaval de todos os tempos?
    Deixe para postar Críticas Construtivas ao governo, e não postar Críticas Pessoais.
    Se você escolheu Joinville para viver e criar os seus filhos, ajude a cidade a melhorar para um futuro melhor, e não atingindo o lado pessoal, pois até parece inveja, e isso não combina com você que tem um olhar estrangeiro fixado para a nossa cidade.
    Você ja foi integrante do Governo Tebaldi, e sabe muito bem que não se pode fugir da imprensa, tem que estar presente em todas as Radios e Jornais para dar a devida informação.
    Um Grande Abraço Jordi, e receba minha Crítica como Construtiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Calixto,

      Sua crítica só pode ser lida e recebida como construtiva. Mas permitame fazer algumas ponderações.

      Não formei parte do governo Tebaldi, sua memoria o traiu, nunca teria participado de um governo como aquele.

      Não fiz nenhuma critica ou comentário ao Carnaval ou a participação ou envolvimento do Presidente da FCJ na sua organização, alias é uma pena que o vídeo do Vice-prefeito subido num trio eletrico as 2 e pouco da manha tenha sido retirado do Youtube.

      Tampouco há NENHUM ataque pessoal a figura do vice-prefeito. Só um alerta para que ele cuide melhor da sua imagem evitando a sobre exposição, o que alias é compartido por varios leitores deste post e assim se expressaram nos seus comentários.

      Finalmente apelar de novo a sua memoria, Joinville já teve sim bons vice-prefeitos, para não precisar exigir muito de você vou me referir a outro Rodrigo, o Rodrigo Bornholdt, mas poderia falar tambem do João Gaspar ou Julio Fialkosky ou Henrique Loyola.

      Excluir
    2. Calixto cecyn é o maior puxa saco do Coelho. e é coelho SEM O "DOUTOR" VIU SEU CALIXTO?

      Excluir
    3. Calixto Cecyn é mais um na listinha de puxa puxa do vice. Assessor direito e indireto.

      E o cara que fica chamando de "Dr" (Doutor). Faça o favor rapaz. Ou vai me dizer que o nosso vice fez doutorado?

      Excluir
    4. Mas Jordi. o Outro Rodrigo (PDT), o Bornholdt, não tinha uma lista de assessores (já na época de campanha) tão forte quanto a deste Rodrigo.

      Se você "brigar" com este Rodrigo, briga também com todos os seus assessores. Pense bem... são uns 8. Douglas, Claudinho, Calixto, e, é claro, o ainda outro Rodrigo, o Berb, que fica 18 horas por dia grudado no vice.

      Excluir
  18. Jordi, na verdade, quer eh atingir o Udo, com o qual tem uma rixa pessoal desde qdo foi demitido da Acij qdo Udo foi presidente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm, então ta explicado o motivo do ataque do Jordi, confere isso Jordi Castan?
      Se for isso, deixe que eu te ensino a ser corajoso e te ensino a atacar a pessoa certa, e não atacar outra pessoa que não tem nada haver com a sua rixa!
      Com a palavra o Senhor Jordi.

      Excluir
    2. Caro Calixto,

      Não estou precisando de aulas de coragem, até agora não tem me faltado para superar desafios é alcançar as metas que tenho me proposto.

      Sobre ataques a este ou a aquele, as insinuações não tem cabimento. Não há ataques ao Rodrigo Coelho, só um alerta que ele ainda pode corrigir se achar que o alerta é pertinente.

      Excluir
  19. O vice as 2 da manha em cima do trio eletrico, no carnaval, eh isso Jordi? Vc ve algo de errado nisso? Ou ele tem q dormir com as galinhas? Q hipocrisia! Se alguem acorda cedo (Udo), pelo menos temos um vice q dorme tarde, q nao mudou seu jeito de ser, apesar de assumir um cargo tao importante.

    ResponderExcluir
  20. A campanha do último ano foi marcada pela importância da comunicação e suas ferramentas. E isso ficou evidente pela vitoriosa e inigualável campanha do Udo e do Coelho, que contaram com os melhores profissionais e as mais eficazes técnicas que resultaram positivamente e contribuíram para a vitória. Diferente de outros candidatos que não tiveram o mesmo êxito, tanto na campanha, quanto em governos. Já que quando com dificuldades realizavam as ações não "falavam" e demonstravam o seu feito ( talvez esteja aí o principal motivo da derrota, a comunicação ineficiente e a propaganda mal feita das realizações). Realmente falar é fácil, o difícil é fazer ( mas nem sempre isso é tão simples). Olhando para o presente e vislumbrando um futuro próspero, percebemos que a atual gestão está com as mangas arregaçadas mas com o bolso vazio, diante dessa situação o desafio, que está sendo superado, é fazer mais com pouco e deixar toda a cidade ciente das ações de um governo que está apenas começando, que todo Joinvilense, ou pelo menos a maioria, saiba das obras, reformas, construções, eventos ações e etc. que o Prefeito e vice Prefeito que a população escolheu estão realizando. Fazer uma crítica ou dar um conselho referente a um excesso de informações, aparições e divulgação, na minha opinião é um erro. Ainda mais quando é dirigido a um jovem político, como o Rodrigo Coelho, que tem um conteúdo para falar, um nome para honrar, e a confiança de uma cidade para retribuir. Acredito que foi um texto totalmente equivocado, e que só tem a necessidade de ser polêmico sem argumentos. Finalizando fico com a célebre frase de um dos maiores comunicadores brasileiro: Quem não se comunica se estrumbica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conteúdo?? NOME PRA HONRAR???? caramba...essas foram boas hein?

      Excluir
  21. Acho q o Jordi ta desempregado e se candidatando a uma vaga pra ser personal stylist do vice. A proposito, Jordi, o vice pode continuar bebendo ou fica chato? Ele pode deixar a barba crescer? Ele pode circular com a namorada dele ou ela eh mto bonita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuar bebendo como ele bem... bem... vai ficar com a fama de pinguço do Lula no meio político. Sim, no meio político, pois na ala jovem esta fama ele já tem.

      Excluir
  22. A MAIOR FARSA DA ELEIÇÃO PASSADA SE CHAMA RODRIGO COELHO. A HISTÓRIA FEZ UMA CURVA MUITO FECHADA NA DIREÇÃO ERRADA QUANDO A CIDADE DEU OPORTUNIDADE A ESTE CIDADÃO. COM O EGO MAIS INFLADO QUE A CABEÇA, O FILHOTE DA MONARQUIA LHS JÁ COMEÇOU MOSTRANDO AS GARRAS DENTRO DO SEU PARTIDO NA FRAUDE DA SUA VOTAÇÃO PARA CANDIDATO A PREFEITO...NOS RESTA ESPERAR PELO ESCÂNDALO ADMINISTRATIVO (QUE CERTAMENTE VIRÁ) DEPOIS DE ALGUM DESVIO DE CONDUTA TÍPICO DESTE INFELIZ.

    ResponderExcluir
  23. O vice tem estrela. Maior farsa da ultima eleicao? Pelo contrario, foi a maior surpresa e revelacao. Tirou seu partido das garras do PT. Contra tudo e contra todos. Ninguem acreditava. E, hj eh vice da maior cidade do estado. Tem seus meritos, sim. Eh um grande advogado. Qta inveja por aqui.

    ResponderExcluir
  24. Comentários anônimos que atacam a honra do vice-prefeito Rodrigo Coelho não foram liberados.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem