segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vai faltar ventilador

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Depois de um mês em Joinville, fiquei ansioso pelas próximas eleições. O leitor e a leitora sabem como é a vida de jornalista. A gente nem precisa procurar as pessoas, porque sempre aparece alguém louquinho para contar os podres dos políticos e jogar merda no ventilador. Então, é só anotar os depoimentos.


Mas tenho uma má notícia: pelo que pude ver e ouvir, vão faltar ventiladores. É merda a mais. Ou estou muito enganado ou as próximas eleições serão ricas em dossiers. Tem muita gente ocupada em compilar os podres dos adversários. Podres, podres e mais podres (com ou sem provas). E numa época em que as redes sociais não estão sob controle, a coisa pode ficar divertida.


Parece que há dossiers para todos os gostos. Tem laranja. Tem amante. Tem corrupção. Tem assessor que virou inimigo. Tem sacanagem. Tem desaparecido que pode reaparecer. Tem enriquecimento ilícito. Tem ostentação. Tem facada nas costas. Tem aliança por baixo do pano. Tem fariseu. Tem trairagem. Enfim, todos os ingredientes necessários para fazer um novelão. Só que é a vida real.


O leitor e a leitora devem estar a pensar que neste momento eu começo a dizer os nomes dos santos e os milagres. É claro que não. Não vou correr o risco de ser processado, mesmo sabendo (in off) que tem neguinho mais sujo do que pau de galinheiro. O meu negócio é esperar, assistir de camarote e me divertir com os acontecimentos. E acho que vem chumbo grosso por aí.


É claro que há muita boataria nesses dossiers. Mas em política muitas vezes os boatos viram fatos. Basta que os eleitores acreditem. E não adianta: fatos ou boatos, o certo é que se esses dossiers começarem a vir a público (repito: as redes sociais são incontroláveis) haverá reputações tão sujas que nem Omo Total vai conseguir lavar. 


Ok... mas todos sabemos como é a política. Às vezes essa gente prefere dar os anéis para não perder os dedos. É possível que os tais dossiers de uns sirvam como moeda de troca para comprar o silêncio de outros. É a tal negociação política. Mas, em todo caso, hoje em dia a sociedade está mais vigilante - e com maior poder de expressão - e essa lógica pode sair furada.


Vamos esperar e ver o que acontece. É tudo uma questão de dar tempo ao tempo. Porque cochilou, o cachimbo cai.


P.S.: Se você sentiu falta de nomes e fatos, não se preocupe. Porque muitos estão na boca do povo e mais cedo ou mais chegarão até você. O povo é sábio. Não esqueça: vox populi, vox dei.

13 comentários:

  1. É, tem gente que consegue sentar no camarote e se divertir, eu acho triste que nossa cidade, estado e país estejam nas mãos dos podres!!

    Imprensa livre em Joinville?? Nunca vi, tem jornal que mais parece folheto de promoção de supermercado, já que é tanta matéria paga, que nem pra coloca no fundo da gaiola do papagaio serve, pq já vem sujo da banca.

    Tem algo fétido às margens da Hermann Lepper e não é o Rio Cachoeira.

    2012 vai ser puxado, e toma estomasil pra aguenta!!

    Pra vereador só vão faltar os saguizinhos do zoobotânico, e pra prefeito... ahh vai ter o que não larga o osso, o temente à deus, o administrador e a decepção...

    Pobre Joinville!

    E o povo se atolando na merda....

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Este blog, certamente (menos Jordi e Guilherme) vai soltar a artilharia a favor de Carlito. Para este, apenas balas de algodão.

    Baço vai se refestelar. Fazer tudo que nunca pode fazer no A Notícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz. E eu a achar que o Guilherme era um dos nossos. Damn it!

      Excluir
    2. kakakkakakakkakaa. Ótima!

      Excluir
    3. Depois do poema do Guilherme, sei não, acho que vai ser mais um a se "refestelar" disparando balas de algodão. Mas não acho que o Jordi Castan estará sozinho. O blog poderá sempre contar com a legião de anônimos que, valorosa e corajosamente, estarão sempre prontos ao debate franco e aberto.

      Excluir
    4. Meu caro anônimo, se o que querias era uma clareza de minha posição política municipal: sou simpático ao governo Carlito (embora com algumas restrições) e voto neles mil vezes antes de votar em Darci, Kennedy, Udo e Tebaldi.

      Certamente, não dispararei balas de algodão porque se tem algo errado eu vou falar mesmo, como já fiz aqui neste blog.

      Embora eu tenha muito apreço pela pessoa Carlito, acho que o gestor/prefeito Carlito deixou um pouco a desejar, notadamente na escolha de alguns nomes que o cercam e cercaram.

      Mas para mim, o governo Carlito é o menos pior dos últimos 20 anos, e se ele for candidato com os que citei acima, meu voto é indubitavelmente dele.

      Excluir
    5. Eu não vou querer ser o responsável por reavivar as viúvas sugadoras.

      Excluir
    6. Gostei de sua primeira resposta Guilherme.

      Já a segunda... me parece bobagem. Viúva por viúva, o Carlito também as terá, e o ciclo recomeça. O presidente da Fundema só não será viúva do Carlito porque morreu antes dele. Já o Silvestre, entre outros...

      Excluir
    7. hahahaha, esta do Schoene foi boa mesmo. E a julgar pelos depoimentos desta semana morreu prá sempre mesmo, e vai arrastar mais alguns prá cova...

      Excluir
  3. Decididamente os anonimos do Chuva Ácida são mais anonimos, mais inteligentes e mais divertidos que os anonimos dos outros. E não estou me referindo e aquele primeiro anonimo e sim ao quarto. O segundo acho que é um infiltrado mesmo.

    ResponderExcluir
  4. kakaka. Concordo, o quarto anônimo é deveras inteligente e divertido.

    ResponderExcluir
  5. É engraçado esta coisa do pior e do menos pior. Assim como ser de esquerda ou direita.
    Se ser de esquerda se refere a pensar no coletivo, e direita no seu umbigo e dos amigos, então não entendo mais nada.
    O Governo Carlito neste 3 anos só pensou nos seus "chegados" ao dar cargo a mais de 400 amigos, em detrimento de tantos servidores de carreira (não esqueçam que o critério na campanha era ter competencia técnica e ser concursado). Teve a sua cota pessoal presa no maior escandalo ambiental de SC. Tem comentários de beneficiamento de empreiteira ligada a familia.
    É claro que fez muitas coisas: não terminar o parque do Boa Vista, as obras da Timbó, o eixo norte-sul, acabar com o turno intermediário, chamar praça de parque, enganar a galera com a ampliação da Arena, etc, etc. E outras coisas que só o ventilador eleitoral vai poder dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu de dizer que lançou Joinville na era espacial: parece uma paisagem lunar nossas ruas.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem