terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

E sobre a licitação para a coleta de lixo, ninguém vai falar?

POR CHARLES HENRIQUE

Após a última semana ( a qual considero a mais importante da história do planejamento urbano desta cidade), com as discussões sobre a licitação do transporte coletivo, Lei de Ordenamento Territorial, mobilidade urbana, queda do Conselho da Cidade, e todos os furacões que por aqui passaram, precisamos colocar neste “balaio” mais um tema para discutir: a coleta de lixo.

O lixo que produzimos diariamente é coletado pela mesma empresa há muitos anos, e, em muito breve, o contrato com a Ambiental está para expirar. É de extrema importância que cobremos (da mesma forma que estamos cobrando em relação ao transporte coletivo) a licitação do lixo em Joinville. Desta maneira, poderemos ter evoluções no sistema, e não sermos mais reféns de um serviço que está ultrapassado (que se resume em coletas três vezes por semana de orgânicos e uma vez de reciclados), e que tem grandes deficiências.

Parece que um longa-metragem está se desenrolando em Joinville: grandes contratos de gaveta precisam ser desfeitos através de processos licitatórios. Ótimo, a cidade agradece. Mas por qual motivo ninguém está falando sobre a coleta de lixo? Este serviço é tão essencial quanto o transporte coletivo para o nosso dia-a-dia, e também precisa ser promovido através de uma concorrência pública.

Esta é a oportunidade de trazermos para a nossa cidade sistemas diferenciados para a coleta de nosso lixo, bem como discutir de forma séria e responsável a destinação de tudo o que produzimos, e que atualmente vai para o aterro sanitário. Será que a melhor forma é enterrar? E as outras? Há experiências muito interessantes em outras cidades Brasil afora, e este é o momento que a cidade tem para não ficar mais 15 anos estagnada, agredindo o meio ambiente da forma que agride hoje.

12 comentários:

  1. Não tem revisor nesse boteco? Pô, chama o Baço. O cara é português, pode dar uma lida antes de publicar tanto atentado à língua. Quanto à licitação, pergunto: o autor do artigo sabe que existe um Plano Nacional de Resíduos Sólidos??? Preocupou-se em perguntar a quantas anda a conformidade do município ao plano? Porra, isso aqui é jornalismo, achismo ou o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito o Baço terá que revisar o seu e-mail também.


      Marcio Rocha

      Excluir
    2. Olha anônimo (das 4:46 hs do dia 07 de fevereiro), aqui não é jornalismo não. Se você quiser ler jornal, compre o AN, Notícias do Dia e tal. Agora que você quer ler opiniões de pessoas que se estão aqui, estão por algum mérito, daí sim, está no lugar certo. E aproveitando o gancho, seria bacana se as pessoas assinassem seus nomes, ou até mesmo criassem pseudônimos. Ficaria mais divertido.
      Stefana
      (Baço, como eu fugi da escola, revisa minha resposta aí que deve ter erros de concondância, acentos que eu sou péssima, rsrs).

      Excluir
    3. Isso daqui é achismo sim. Os comentários também são.

      Excluir
  2. Há alguma dificuldade para perceber que isso aqui - este blog - não é jornalismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É "achismo" mesmo.

      Só que como o Baço e o Jordi tem alguma imagem positivamente consolidada a defender, não sendo franco atiradores como os demais, nos textos do dois o jornalismo também está, em regra, presente. Até por isto que eles carregam o piano sozinhos...

      Se bem que do Guilherme não se pode falar nada...

      Excluir
    2. Eu estaria sendo muito obtuso se não tiver entendido se isso foi um elogio ou uma crítica? Hehehe

      Excluir
  3. Realmente, tem um pessoal com muita dificuldade...

    ResponderExcluir
  4. Oi Charles, saberia informar quando vence o atual contrato? Ou quando iniciou o atual?
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, creio que finaliza em 2012 ou 2013. Preciso verificar a data corretamente...

      Excluir
  5. Esse assunto do lixo é um tabu em Joinville. Ninguém fala nada, ninguém sabe nada. A Ambiental está processando todo mundo que eu conheço por causa dessa taxa. Com eles não tem conversa, é pagar com juros e correção ou pagar com juros e correção parcelado. Deve ter gente mamando nessa teta. O Judiciário também não fica do lado da população, apesar de todos os advogados dizerem que a taxa é ilegal. Eu não morava no meu imóvel, que estava em reforma, e pagava a taxa de lixo da casa alugada onde eu morava. Nunca recebi um carnê dessa casa em reforma. Agora tenho que pagar juros e correção muito superiores ao valor do débito, por um serviço que não utilizei. Mas o Tribunal tem dito que o serviço estava a minha disposição.

    Não há nenhum vereador que se disponha a lutar pelos joinvillenses? Ou a Ambiental compra todos?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem