segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cornetas

POR FELIPE SILVEIRA

Não sei se algum de vocês já reparou, mas eu falo muito de políticos. Ou melhor, não falo muito mal de políticos. Isso não significa que eu goste deles ou que concorde com a maioria das atitudes. Muito menos que eu ache que eles não devam ser criticados. Muito pelo contrário. A coisa que eu mais gosto de fazer é discutir sobre isso. No entanto, prefiro fazer em outras rodas.

O motivo para isso é muito claro. Acho que o problema está muito mais no eleitor, no cidadão, do que no político. Desse você já não espera muita coisa. A fama de safado, incompetente e mentiroso, quase sempre, procede. Já o eleitor, pra mim, deixa muito mais a desejar.

Duas coisas me fizeram refletir bastante aqui no Chuva Ácida, sobre isso. A primeira, o texto do Upiara, que falava sobre as picuinhas às quais somos tão ligados. A segunda está no texto mais recente da Maria Elisa: “Talvez, Joinville não esteja tão interessante. Os mesmos nomes, os mesmos grupos, as mesmas velhas disputas. [...] Ando mais interessada nas coisas que transcendem a nossa "bolha". De Belo Monte a Occupy Wall Street, o mundo ferve de questões importantes e que deveriam nos mobilizar mais.”

O primeiro caso, das picuinhas, me parece o mais grave. Tem sido horrível hoje em dia discutir o governo municipal com seriedade, por exemplo. Eu vivo defendendo o governo Carlito, mesmo sendo de um partido que se opõe ao PT, por causa do tanto de bobagens que a cornetada reverbera por aí. É muito cansativo. A falta de vontade de pensar somada com a raiva resulta em coisas pavorosas. Já sobre o segundo caso, tenho só um comentário. O mundo mudando o seu jeito de ver e fazer política e a gente está aqui olhando pra trás.

Agora, pra exemplificar o que estou falando, vou citar um caso:

Semanas atrás, uma parte da pista de skate do Parque da Cidade, aquela que parece uma piscina, ficou cheia de água, após uma chuva. Alguém fez uma foto e a coisa começou a rolar nas redes sociais, principalmente no facebook. Tinha gente que ria, gente que chamava o prefeito de burro, gente indignada... Enfim, o prefeito era o grande culpado porque “fizeram a pista e não pararam pra pensar no escoamento”. A partir disso, a primeira coisa que eu perguntei: "como é que a pista já está pronta há meses e nunca encheu?" Opa... aí tem gente que já começou a pensar. Mas, claro, havia os que continuavam dizendo que o Carlito havia feito M.

Quando a empresa que fez a pista foi verificar o que aconteceu, encontraram até garrafa pet na tubulação da pista, além de sacolas plásticas e outros objetos. Isso provou que a proteção de ferro foi arrancada e o garrafa foi colocada propositalmente lá dentro. E agora, a culpa é do prefeito?

E esse é só um caso. Eu não quero defender o Carlito, tenho críticas ao governo. Mas, nesse mar de bobagens, de raiva, de inveja, às vezes me vejo obrigado a fazer isso. Às vezes, me parece, inclusive aqui no blog, que as pessoas só querem munição pra bater mais ainda na administração.

Acho que olhar para o umbigo pode ser um exercício interessante. Não para exaltar a si próprio, mas pra ver se enxergamos um pouco mais de nós mesmos.

Na imagem, cedida por Christian Amorim, fotógrafo do Portal Joinville, o ralo da pista, em destaque (círculo vermelho), no dia da inauguração do Parque da Cidade.

18 comentários:

  1. Fabuloso Felipe. É o que eu esperava deste blog, dos formadores de opinião desta cidade. Não sabia que era de outro partido e não do PT, mas isto também não vem ao caso. Sua sensatez (algo que clamo nesta cidade) precisa ser aplaudida. Nem mais, nem menos. Se ater ao fatos e ai sim, de maneira sensata e critica expor suas opiniões e ideias. Que satisfação ler este blog diariamente e mais ainda de ter colegas como você fomentando (de maneira inteligente) o jornalismo opinativo da nossa cidade. Marcos do Vale @m_dovale

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Estou de acordo com sua forma de pensar, porém, não tiro a razão do povo em dizer que o bowl está ruim, está péssimo. Até quem não anda percebe isso. O formato, o coping, e agora o encanamento que talvez não tenha sido feito com devidos precauções, mas agora ficou ótimo (o encanamento). Pela segunda vez o bowl reformado, gastando mais dinheiro, nosso, continua sem possíveis possibilidades de usufruir. Mas tudo bem, fica de segunda opção para quem quiser se arriscar. Estamos aguardando quem sabe uma nova reforma de acordo. Contudo, o restante da pista ficou ótima! Muito skatável.

    ResponderExcluir
  3. Obs. Se você analisar bem a imagem, perceberá a sombra que o coping faz, ele está para fora. Ainda não vi bowl nessas condições.
    Me desculpe, mas só queremos o melhor para nossa cidade e para nossa população.

    ResponderExcluir
  4. Legal, Karen. Bom trazer uma visão de quem entende.

    Quando eu falei com o arquiteto do Ippuj, ele disse que o Bowl seria reformado, especificamente a borda, porque os skatistas disseram que estava ruim.

    Mas, como você mesma disse, entendeu que eu falei de outra coisa. Falei sobre a cornetagem toda pela pista ter enchido de água, sendo que ela encheu por causa de vandalismo mesmo.

    Valeu pela opinião.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Felipe!

    É difícil ser um defensor do governo Carlito. Fácil é criticá-lo.

    Costumo falar para uma pessoa próxima a mim, integrante do governo, que eu confio na boa fé do prefeito. Mais: confio na honestidade dele. Acredito na vontade que ele tem de transformar Joinville para melhor.

    Mas ele tem sido incompetente em algumas áreas. A Secretaria de Comunicação tem sido uma lástima... muitos cidadãos como eu falam bem com mais frequencia do governo do que a própria prefeitura. E sem boa comunicação, você que é da área sabe bem, um governo combatido por uma oposição competente (em ser oposição) fica combalido.

    A secretaria de Saúde, veja só, nas mãos do mau e velho PMDB. Sem nenhuma fonte concreta, só com evidências, afirmo que está ali o maior duto de saída de dinheiro ilícito na cidade. As verbas só aumentam, ano a ano, e o atendimento não acompanha. Incompetência do Carlito manter essa importante secretaria nas mãos do PMDB.

    Fundema, desnecessário dizer algo.

    Fundamas, duas gestões nas mãos de gente incompetente. Poderia ser um grande instrumento de transformação social, qualificação dos trabalhadores, geração de renda... mas não disse ainda a que veio.

    A CONURB... parece que com o Chico de Assis deu uma melhorada, mas a coisa tava estranha.

    A administração de equipamentos como Centreventos, Arena, Megacentro está muito aquém do que a cidade precisa.

    E o projeto de reforma administrativa, encaminhando no 3o ano de mandato? Faz sentido isso? São boas ideias, mas atrasadíssimas!

    Mas agora, vamos reconhecer.

    A qualidade de algumas obras que vi é indiscutível.

    Na hora da reforma do pórtico da Rua XV, o governo Carlito não se preocupou em envernizar novamente, mas colocou o pórtico abaixo e reconstruiu, eliminando todos os problemas.

    Na escola municipal Hilda Anna Krisch, o governo LHS construiu uma quadra de esportes... segundo funcionários da escola, bateram o chão e despejaram cimento por cima. Evidentemente, a quadra rachou ao meio em um mês. O governo Tebaldi foi reformar, anos depois, e simplesmente despejou mais cimento em cima, e novamente rachou a quadra. O governo Carlito, segundo me consta, quebrou tudo e pôs concreto armado. Gastou muito mais (o que possibilita menos obras que seus antecessores), mas vai durar dezenas de anos...

    O que dizer do recapeamento de algumas ruas, como a Nove de Março, Visconde, JK, Aubé... Isso sim é recapeamento. Raspa o asfalto velho e deposita material novo, sem rachaduras prévias.

    Isso é preocupação com o dinheiro público.

    É fato que obras como os parques e o esgoto são feitas com base em projetos de gestões anteriores, mas há o mérito de executá-las.

    Como a cultura da cidade está bacana! O teatro vive um momento muito legal... A cultura está se popularizando e indo aos bairros.

    Algumas de nossas escolas e creches tem ganho premios nacionais de gestão e qualidade... Alguns apesar da prefeitura, alguns graças à prefeitura e outros que não tem relação com o governo, mas com os professores e equipe das escolas.

    É preciso também lembrar que a prefeitura viu-se em meio a uma complicada equação de receita e arrecadação, motivada inclusive por armadilhas deixadas pela gestão anterior. Armadilhas também em obras mal feitas que começam a dar problemas nesta... Veja o caso da menina Kelly Kruger, que morreu num parquinho podre, com 2 ou 3 meses de governo Carlito... Por acaso aquela madeira apodreceu em 2 ou 3 meses?

    Enfim, muito bom você sair em defesa do Carlito e também relembrar que a culpa é toda nossa. Se há corrupção, é reflexo do nosso modo de agir e votar.

    Para finalizar... meu descontentamento com o Carlito é grande... mas nada comparável às péssimas gestões de Tebaldi e LHS. Se o Carlito for pro segundo turno com pessoas como Kennedy, Darci ou Tebaldi meu voto é seguramente do Carlito.

    ResponderExcluir
  6. Por favor. É a pior administracao desde que me conheco por gente. O cara nao fez nada, mostrou que é incopetente e nao reúne condicoes de ser prefeito desta cidade. Estamos 3 anos parados, sem nenhuma obra de porte, sem saúde, e com um transito cada vez pior. Vejam o que Jlle cresceu nos ultimos governos e comparem com o atual. HJ = NADA. Me desculpe, mas nao tem como ver nada de bom nesta administracao. por favor...@Marcelopereiraj

    ResponderExcluir
  7. Sem desmerecer o Jornalista em questão ,o que ele escreve é exelente.quero convidar Guilherme A. Heinemann Gassenferth para postar no Faceboock,foi criado uma pagina "http://www.facebook.com/pages/BlogProgSC''gostei muito do teu modo de escrever e a pagina é para isso nós Mortais Obrigado o autor por deixar eu ocupar este espaço
    Rebeca

    ResponderExcluir
  8. Pessoas que nunca deram bola para o skate e o esporte na cidade, reclamando que o "Bowl" foi mal construído. Tsc, Tsc! Será que são os mesmos que reclamam da falta de ciclovias e calçadas mas só andam de carro?

    ResponderExcluir
  9. Fique à vontade, Rebeca. Eu corroboro com o elogio ao Guilherme, sempre muito sensato. Vou avisá-lo do convite.

    ResponderExcluir
  10. acho que esse nível de sensatez é quase um choque cultural para um província tão, mas tão pequena quanto Joinville.

    ResponderExcluir
  11. Felipe, você foi cirurgico: para alcançar o debate crítico acerca das questões políticas locais, precisamos pensar o que está acontecendo em nível global. Pensar Joinville sem transcender suas próprias fronteiras é "andar pra trás" ou dar margem ao entendimento raso. Excelente texto. Eu também sou super crítica em relação ao governo Carlito, mas, ao mesmo tempo, sou frontalmente contra que se "atire antes de perguntar". :-)

    ResponderExcluir
  12. Um comentário anônimo, neste texto, foi excluído por ser considerado idiota demais. Já aviso antes que me cobrem.

    Provocações (dessas bem idiotas) aos leitores ou aos companheiros do blog não serão toleradas nos meus textos.

    ResponderExcluir
  13. Devia ser idiota mesmo... fiquei até curioso... porque mais idiota que o texto "A Bolha", que foi "postado, ainda não vi nada por aqui...

    ResponderExcluir
  14. Felipe, sem querer ser repetitivo, vc colocou de maneira super imparcial a jogada política destas paragens. Sou funcionário municipal, e se me permite vou postar anonimo embora deteste isto. Sempre votei no Carlito, e como o Guilherme comentou, até hoje acho um cara ético e que procura o Bem.
    A questão que está transparecendo a esta altura do campeonato é que, primeiro, o PT tem um quadro muito pobre de talentos por aqui (Floripa, e até Blumenau e Criciúma são melhores agraciados), e a equipe de governo é consequencia disto. Soma-se a acomodação de cargos dos partidos nanicos, do loteamento generalizado em detrimento dos santos de casa, mais a greve de 2010, e o calderão começa a esquentar.
    Também vejo descaradamente uma parcela muito grande de servidores viúvas do Tebaldi e LHS, que com o cobertor da estabilidade deitam e rolam nesta gestão (mais o primeiro verbo com certeza).
    E aí tem um ponto meio enigmático: será que o Carlito é muito melhor legislador do que administrador? Acho que sim. Tenho saudades do seu tempo de Deputado.
    Tivemos momentos de hesitação que um administrador razoável não poderia deixar passar, inabilidade em tratar heranças, servidores, cabides, companheiros, licitações e contratações, etc.
    Mas assim como foi dito, provavelmente teremos uma encruzilhada entre o despreparo e os trambiqueiros profissionais. Que bom que o PT conseguisse trabalhar esta questão internamente para oferecer um quadro com mais segurança e profissionalismo para a população em 2012.

    ResponderExcluir
  15. Prezado Anonimo das 18:20

    Entendo o seu anonimato e mesmo não apoiando aqueles que comentam desde o anonimato, sei que o nível de patrulhamento por parte de alguns setores do executivo recomenda ser prudente.

    Compartilho seu comentario e sua opinião sobre o prefeito Carlito Merss. Acho que perdemos um bom legislador.

    Em administração existe um principio interessante, que consiste em saber promover as pessoas um degrau abaixo do seu nível de incompetência, quando você os promove além do seu nível, o resultado é catastrófico.

    O resultado mais evidente é a nossa gestão municipal, mediana e cada vez mais acuada. Mesmo que tivessem os recursos não parecem capazes de fazer o que é preciso.

    Acho que foi o que aconteceu com o eleitor em 2008, estava tão preocupado e escapar do fogo que acabou caindo nas brasas.

    A sua avaliação é correta, ponderada e inteligente.

    Obrigado pela sua contribuição

    ResponderExcluir
  16. É por esse tipo de contribuição para o debate - inteligente, educada, segura, questionadora em vários momentos - que lamento ter que pensar na possibilidade de tirarmos o anonimato.

    Obrigado pelos comentários, pessoal.

    ResponderExcluir
  17. Pra começar discordo do anonimo que diz que a cidade não teve nenhuma grande obra no governo Carlito. O convido para visitar o bairro Vila Nova ver o quanto d asfalto e calçada foi destruído para ser passado o Saneamento BÁSICO, porque um famoso ex prefeito muito querido nessa cidade (menos por mim) e hoje senador, bateu recorde de asfaltamento na cidade pq não passou 1km de esgoto. Foi aliás esse o grande motivo que me fez votar em 2008 no atual prefeito.

    Porém em outras áreas, Carlito já mostrava seu rabo preso na época eleitoral, como foi o caso do transporte coletivo. Não sugeriu nada que agregou, como fez nas vezes que perdeu, e chegou a tentar alterar a responsabilidade do aumento, tirando dele e passando para uma agência reguladora já durante o mandato.

    Então não me arrependo do voto pois estou tendo o esperado sabia inclusive que na época era a melhor proposta disponível e por isso tudo que logo em sequência eu aceitei o convite de participar de um partido político. Porque é preciso discutir política e não políticos.

    E aqui começa minha crítica ao chuva ácida.
    esperava deste veículo de comunicação uma nova abordagem sobre a política. Aliás, uma abordagem sobre a política e não sobre os políticos.
    O que estão fazendo diferente da Globo, Veja, Folha e demais veículos de massa que estes canais não estão fazendo? Afinal hospedagens e gastos com telefonia se enquadram no canal corrupção que é repetido dia após dia por esses canais de massa, e o que essa concentração de notícia trás de ruim é que ela foge da discussão de grandes debates que o país tem que decidir o quanto antes.
    Entendo que é positivo a questão da denuncia pois atrai a atenção, mas quando entra a política? Vai evitar a corrupção apenas trocando a pessoa?

    O que está acontecendo é a destruição do sistema democrático representativo, onde a classe político deve ser exterminada. Enquanto deveríamos ser todos seres políticos. Ou aproveitem a destruição do sistema representativo para sugerir um participativo, ou voltaremos a ditadura.

    ResponderExcluir
  18. Pode parecer loucura, mas o processo da volta da ditadura ou algo que o valha já esta em curso, com o enfraquecimento do Poder Legislativo ante a rejeição do número de vereadores.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem