quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Não é Carlito. É uma questão pessoal

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Um dia destes, ainda no calor da Operação Simbiose, que envolveu vários integrantes da administração pública, vi um twitt interessante do deputado Darci de Matos. Ele punha as coisas nos seguintes termos:
- Se a Polícia Federal investigar vai encontrar mais casos de corrupção na gestão Carlito.
Ah... volto a lembrar. A Operação Simbiose era, naquela altura, o prato forte da agenda midiática da cidade. E escrevi um texto a respeito, aqui mesmo no Chuva Ácida. Não sei se andei distraído, mas não vi qualquer reação da Prefeitura de Joinville às declarações do deputado.
Mas um dia destes, bastou um colunista do Chuva Ácida fazer um comentário mais corrosivo e pronto: lá vem uma ameaça de processo judicial. Hummm... deixem-me ver se eu entendi. Não seria um caso de dois pesos e duas medidas? Vale para um, não vale para outro? Não sei, mas tenho dúvidas de que isso esteja de acordo com procedimentos institucionais.
Mas a conclusão, à luz de um certo histórico, fica fácil. É um caso pessoal. Não vai além disso. É que os autores da ameaça de processo tem sido um alvo das críticas do colunista do Chuva Ácida. Aliás, não só no blog mas em outros veículos de comunicação. Portanto, a ameaça é um ataque ao analista crítico, no particular, e à liberdade de expressão, no geral.
E mais. Quem estiver atento às redes sociais sabe que um alto responsável do governo Carlito Merss (que esteve ligado ao IPPUJ até muito recentemente) produz uma espécie de cruzada contra a pessoa a quem chama “colunista girafa” (vejam a imagem dos twitts abaixo). E, por extensão, acaba por atingir os outros autores do blog.
Viram a imagem dos twitts? A obsessão desse senhor beira o que podemos chamar assédio moral. O colunista em questão tem ignorado as investidas, sou testemunha disso. Mas eu não preciso de paninhos quentes. Não aceito que um tipo qualquer – que não me conhece de lugar algum e não sabe da minha história – vá para uma rede social dizer que sou “anencéfalo” (vejam o primeiro twitt).
Portanto, já que estão a judicializar a liberdade de expressão, vou dar o meu veredito: é uma questão pessoal e uma conspiração de medíocres. Aliás, como já disse alguém (acho que Marx), a burocracia é um gigante operado por pigmeus. Ok... alguém pode argumentar: ele não está mais no IPPUJ. E eu contra-argumento: mas dá para acreditar que não ele exerce influência? É só reler os twitts.
E vou mais longe: não tenho dúvidas em afirmar que isso está a ser feito à revelia do prefeito. Eu conheço Carlito Merss desde os anos 80, quando o PT lutava para se formar e firmar. Sei que ele foi sempre um defensor acérrimo da liberdade de expressão. E só quem estava na política ativa nessa época sabe o valor que isso tem. Para um democrata a sério, a liberdade de expressão é inegociável.
Ao longo do tempo, Carlito construiu um forte capital político, a pulso e por mérito próprio. Isso ninguém lhe pode negar. Mas agora ele corre o risco de ter essa imagem manchada por funcionários públicos que, cegos por vendetas pessoais, preferem apagar fogo com gasolina.
Fatos: os amanuenses nada têm a perder. Mas Carlito tem. Mais do que a imagem, é a sua história que fica marcada.




4 comentários:

  1. A fala de Darci de Matos é genérica. A de Jordi tem nome. Portanto uma acusação pessoal que carece de provas. Só conheço a mulher de Cesar do facebook, portanto não estou em sua defesa. Me preocupa o uso errado da liberdade de expressão. A mídia no brasil está conseguindo inverter o onus da prova. É o acusado q precisa provar a inocencia. Levar uma acusação para a justiça, em nada atenta contra a liberdade de expressão, ao contrário, ajuda a manter a liberdade em expressão e não em acusação.

    ResponderExcluir
  2. Escravo é aquele que não pode dizer o que pensa. (Eurípedes)
    Liberdade, ainda que tarde!

    ResponderExcluir
  3. Todos podem dizer o que pensam, Amanda... e a justiça esta ai para punir eventuais excessos, o que não impedirá, novamente, ninguém de continuar dizendo o que pensa e a justiça a continuar fazendo seu papel.

    Achei ótimo o posicionamento do Laerte.

    Quando a mulher de Cesar, acho que seu marido é juiz...não tenho certeza...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem