sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A chuva que traz uma nova energia

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Este é o primeiro post do Chuva Ácida. Uma missão que coube a mim por decisão do coletivo. Acho que a lógica do pessoal foi mais ou menos a seguinte: mandar o cara dispensável na frente, porque se a coisa correr mal não se perde grande coisa.

O Chuva Ácida surge com a pretensão de dar nova energia à blogosfera de Joinville. A proposta é a democratização efetiva da opinião e o foco será nos temas de expertise dos seus integrantes. O blog pretende ir ainda mais longe: apresentar visões diferentes que, por vezes, poderão ser antagônicas. O nome do jogo é democracia. E sem liberdade de expressão, no sentido mais amplo, não existe democracia.


De uma coisa temos certeza. Joinville nunca teve um espaço midiático digital com tamanha diversidade de pensamento. O leitor e a leitora vão encontrar aqui opiniões com as quais vão concordar e outras das quais vão discordar liminarmente. Perfeito. Porque esse é o objetivo. Afinal, as sociedades só avançam quando as diferenças de ideias são postas no plano do debate.


Mas como escreveu Freud, o novo sempre causa perplexidade e resistência. Não por acaso, o blog sequer tinha vindo à luz e já foi alvo de críticas nas redes sociais. Faz parte do processo. Não foi o primeiro e nem será o último episódio desse tipo. Mas deixamos claro o propósito. O blog rejeita os velhos esquemas de uma velha mídia onde a opinião é condicionada por interesses muitas vezes pouco transparentes.

Não temos dúvidas de que, por trazer um conceito novo, o Chuva Ácida terá que enfrentar as suas crises. Não apenas na relação com os leitores, mas também na relação entre os seus próprios integrantes. Mas tudo é um aprendizado. E é parte do jogo: a democracia é um caminho que só se faz ao caminhar.

O Chuva Ácida surge como um projeto inovador, que propõe mudanças de perspectiva sobre a mídia. E o maior risco é a entropia. Porque tudo o que é novo causa estranhamento. Afinal, todos sabemos que quando sopram os ventos da mudança, surgem dois tipos de reação: uns levantam muros, outros constroem moinhos.

E queremos que vocês, leitor e leitora, sejam do grupo que vem para levantar moinhos e produzir democracia. Porque os leitores são um vértice essencial deste blog. Queremos ouvir - e publicar - a sua concordância ou discordância. Todas as ideias, desde que respeitando as regras do jogo democrático, são bem-vindas.

6 comentários:

  1. Este blog já nasce vitorioso. Ainda não conheço o texto e a opinião de Maria Elisa Máximo, mas já li texto dos demais e admiro muito. Juntar a todos já é uma conquista.

    Que esta chuva venha com pH 1 e corroa os pilares da mídia tradicional, derrubando quaisquer espaços já dominados pelos interesses pouco transparentes.

    Parabéns pela iniciativa, já têm um leitor assíduo!

    ResponderExcluir
  2. Chuva Acida - que seja este blog o espermatozoide, que dentre outros tantos, fecundará uma nova midia. (Ichi! Filosofei!)

    Torço fervorosamente, para que a idéia induza a participação e a noção da responsabilidade de cada um (todos nós cidadãos) nos resultados da tão almejada qualidade de vida - aglutinando midia, sociedade e administração pública.

    Parabéns pela iniciativa

    abçs
    Sergio Duprat

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pessoal. Já começaram com um ótimo nome para o coletivo! Os primeiros textos já têm essa característica: ácido, porém democrático. Que bons ventos levem essa chuva para o centro do debate em prol da cidade!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabens. Soh gente fera, hein. Mais um excelente meio para debatermos nossa querida Jlle. Sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Ótima iniciativa! Gostei muito do texto de introdução. Que estimulem muitas discussões!

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela Chuva Acida!
    Estarei acompanhando o Blog - from NYC - para ver se consigo ter mais info da querida Joinville de uma maneira honesta e independente da imprensa comprometida local.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem