segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mobilidade urbana: como eu volto da balada às 3h da manhã?


POR FELIPE SILVEIRA

Semana passada, mais precisamente na quinta-feira (22), foi celebrado o Dia Mundial sem Carro. A ideia é boa: fazer as pessoas refletirem sobre o uso excessivo do carro e pensar nas alternativas de mobilidade, como o transporte público e a bicicleta. Pensando nesse tema tão importante, nesse trânsito tão caótico, escrevi esse texto, que começa com a seguinte historinha:

Lá pelos 16 ou 17 anos, meu grande dilema era saber como voltar pra casa de uma festa que acabasse mais cedo, lá pelas 2 ou 3 horas, por exemplo. Sem carro nem permissão pra dirigir, sem bicicleta (não dava pra ir pra balada de zica), sem dinheiro pro táxi e sem carona, eu tinha que esperar, pelo menos, até as 4 horas pra voltar pra casa, que era mais ou menos a hora que o ônibus começava a rodar.

Por causa dessa dificuldade pra voltar pra casa, o meu sonho era fazer logo 18 anos e a carteira de motorista, para não me incomodar mais com essa situação. E, assim como eu, milhões de moleques não vêem a hora de sair por aí motorizados.

É claro que esse não é o motivo principal para alguém querer ter um carro, mas esse pequeno relato pessoal ilustra a questão que, para mim, é central para o debate da mobilidade urbana. O transporte público precisa oferecer vantagens reais para as pessoas, pois só assim será usado efetivamente. “Não adianta” trabalhar pela conscientização se, na vida real, andar de ônibus é um inferno. E é.

O mesmo vale para a bicicleta. Eu, que ando de magrela há 15 anos para trabalhar e estudar, tenho me sentido cada vez mais inseguro nas ruas sem ciclovias e sem respeito algum por parte dos motoristas.

O preço da passagem do ônibus é um absurdo. Simplesmente não vale a pena. Só anda de ônibus quem não tem condições (financeira ou outra) para andar de carro. Sem falar do desconforto e da demora do transporte público. Recentemente, eu tive a oportunidade de escolher entre ir trabalhar de carro ou de ônibus, pois o local era longe da minha casa. Fiz as contas e o carro saiu mais barato. Mesmo que a passagem custasse a metade do preço, ainda assim seria muito cara para a população optar pelo ônibus.

Ou seja, é urgente que se pense em tornar o transporte coletivo vantajoso para a população. A conscientização deve caminhar junto, mas ela sozinha não resolve. Quando conseguirmos pegar o ônibus pertinho de casa, viajar confortavelmente, e chegarmos rapidamente e próximo ao destino, com baixo custo (ou nenhum custo, como na proposta do Movimento Passe Livre) aí sim iremos avançar nessa questão.

Esse texto é apenas uma pincelada sobre a questão do transporte, que envolve muito mais coisas, como o direito de ir e vir, o acesso à cultura, ao lazer. Não há, aqui, nenhuma pretensão em dar uma palavra final sobre a questão. Espero que o debate se estenda nos comentários e em postagens futuras (minha e dos colegas).

11 comentários:

  1. Essa semana falei sobre uma alternativa que presenciei em Portugal, para que o Transporte Coletivo volte a ser vantajoso em nossa cidade, através da Mensalidade para uso ilimitado do serviço. Segue link da entrevista: http://portaljoinville.com.br/v3/?call=noticias.view&id=19225

    Mas essa questão apontada, sobre a volta da balada, também era preocupação do poder público português. Lá, além da mensalidade, que fazia com que os baladeiros não tivessem outro gasto, pois normalmente já tinham a carteira mensal, todas as madrugadas a polícia fazia blitz para pegar os motoristas que saiam dessas baladas alcoolizados, forçando ainda mais o uso do Transporte Coletivo. TODA SEXTA, SÁBADO E DOMINGO de madrugada havia blitz nas principais avenidas próximas as baladas.

    ResponderExcluir
  2. Em Joinville foram criados os circulares da madrugada. Atendem toda a cidade e saem de uma em uma hora no máximo pra qualquer lado. Mas quase ninguém usa. A questão é cultural acima de tudo. Carro ainda significa poder...todo mundo se transforma ao volante, o pedestre vira o chato que atrapalha, o ciclista, o louco que se mete na frente...o ônibus vira um estorvo amarelo e quem anda de ônibus é o coitadinho...Quando isso vai mudar? Será que isso vai mudar?

    ResponderExcluir
  3. Que bom que tocaste neste assunto, Felipe. Estas datas criadas para conscientizar e chamar a atenção da população para causas importantes, não raramente, acabam caindo na lógica do "cabe a cada um fazer sua parte". E quando tem questão ambiental, a tendência é ainda maior. Quando eu morei em Montreal, no Canadá, fiquei impressionada com a qualidade do transporte urbano: ônibus menores, com climatização (quente, por conta do frio intenso), muitas linhas e uma planilha de horários riquíssima, pontualidade impar, sistema online de verificação de horários e rotas (tinha, inclusive, um programinha online onde você dava seu ponto de partida e destino e ele criava várias alternativas de rotas, envolvendo todos os meios: ônibus, metrô, a pé...). Tudo integrado. Assim, tem muita gente que usa carro e acaba preferindo fazer tudo de ônibus, deixando o carro apenas para o final de semana.
    Dou o exemplo porque, antes de tudo, é preciso vontade política para criar um sistema de transporte urbano realmente eficaz e atraente para a população, começando pelas tarifas. No final das contas, tenho a sensação de que estes "dias" acabam servindo mais como estratégia de marketing para o governo do que qualquer outra coisa (vai todo mundo pra rua, secretários, prefeito, assessores, eita!!!)... Enfim, é uma boa questão pra debater! Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Hahaha,as idéias e propostas da Maria Elisa são ótimas, roteiros, horários, mapas. Aqui não temos nem pontos de ônibus decentes, nem informação de quais linhas passam por quais pontos. Tem tudo para melhorar... e esta é a melhor noticia.O transporte coletivo em Joinville tem um enorme potencial de melhora.

    ResponderExcluir
  5. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/979138-dia-mundial-sem-carro-e-um-sucesso.shtml

    ResponderExcluir
  6. Felipe, discordo em parte que o transporte coletivo precisa ficar mais atraente. Moro numa região de SP que tem um transporte bem melhor do que no resto da cidade, e ainda assim, raras pessoas que moram por aqui, de classe média/média alta, utilizam o transporte coletivo. Porque realmente é uma questão de status. Aqui em SP o carro nem é tão mais confortável, os congestionamentos são infernais! Acredito que as pessoas precisam se conscientizar de que o carro é um meio de transporte individualista e mudar de hábito. Porque essa visão reflete em toda a questão de urbanidade. Se transporte público não for uma demanda importante da classe média, os governantes não vão se importar. E no fim das contas, quem mais sofre é a população das periferias.

    ResponderExcluir
  7. Cecilia, realmente, o domínio do carro é uma questão cultural justamente pela ausência do Estado que dá privilégios para as indústrias automobilísticas e produz o espaço urbano de forma que a cidade seja espraiada, com tudo longe. Um modelo norte-americano de planejar as cidades...

    ResponderExcluir
  8. Charles, não sei se concordo. Acho que a questão cultural vem antes, e o Estado segue a demanda do eleitorado de classe média.

    Cito aqui o trecho de um post da Jeanne Callegari:
    "A questão é se reconhecer como parte do problema. Todo mundo quer que se venda menos carros – para os outros. Todos acham que o transporte público deve ser melhor – para que os outros o usem e deixem a via livre para ele circular. Claro que, se todo mundo continuar pensando assim, não iremos muito longe (nesse caso, literalmente)."

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cecília. Em primeiro lugar, obrigado pela participação.

    Agora, sobre a questão, penso o seguinte: É importantíssima a conscientização. Muito importante mesmo. Mas, com ela, precisa existir um serviço melhor de transporte público, como a Elisa citou que existe no Canadá, como existe na Europa. Sem vantagens pro cidadão, não há motivo para andar de ônibus.

    Em SP, como você disse, andar de carro também é um inferno. Mas de ônibus é mais ainda. Se não fosse, as pessoas iriam optar pelo ônibus, tenho certeza. Se fosse barato, rápido e confortável, todo mundo usaria.

    Aqui em Joinville é muito, mas muito, mais confortável andar de carro.

    As duas coisas precisam andar juntas: conscientização e melhora no serviço. Uma sem a outra não funciona.

    Na minha modesta opinião, claro.

    :)

    ResponderExcluir
  10. Vejo o governo diminuir impostos para incentivar a compra do automóvel (que mesmo assim ainda é bastante caro), mas nao vejo diminuição de impostos para bicicletas, transporte coletivo (combustível, peças, passagem, etc) Ou seja: CULTURALMENTE SE DÁ INCENTIVO OFICIAL AO CAOS URBANO.
    Então concordo com o Charles, que deve partir do poder público o primeiro passo para daí se tornar habito da população o uso de transporte coletivo. Eu, por exemplo, prefiro usar onibus ou bicicleta, mas muitas vezes isso é inviável por N motivos.
    Sem grandes investimentos públicos nesta área nunca haverá mudança de comportamento do cidadão. Acho que isso também se aplica à reciclagem do lixo.

    ResponderExcluir
  11. Na minha modesta opinião, acho que tudo é pensado pela contra-mão.

    A população pensa: se eu não tiver carro, eu vou de ônibus.

    O governo/empresas pensa: Se não tem ninguém usando transporte coletivo a essa hora ou por esse lugar, então não precisa ter linha nesse local ou horário.

    Concordo com o Charles que há uma "cultura automobilística" muito forte enraizada em Joinville e precisa ser mudada, principalmente com apoio dos movimentos sociais. Mas não vai ser só com batuques, manifestações e mega-fones que isso vai acontecer. Essa luta não deve ser bandeira só de uma organização. É dever de toda entidade que se julga do lado da classe trabalhadora defender essa luta.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem