segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Digital Zeitung


POR JORDI CASTAN

A necessidade de saber o que acontece ao nosso redor, de estar informado ao mesmo tempo do que acontece na nossa vizinhança e no mundo, é o maior estimulo ao desenvolvimento da informação. A colônia Dona Francisca teve desde os seus primórdios um jornal escrito, o Kolonie – Zeitung (O jornal da Colônia). Semanalmente trazia noticias e informava da atualidade de incipiente colônia, na época inclusive era distribuído até em Blumenau, que não contava com um jornal impresso. Em 1942 deixou de circular, em parte pelo forte movimento nacionalista e a entrada do Brasil na segunda Guerra Mundial.

Outros jornais ocuparam o espaço ao longo da historia, A Noticia, o Extra entre outros muitos. O mundo da informação tem também incorporado outros meios, como radio e televisão, mas a grande mudança cultural e comportamental é à entrada da internet. A proliferação de sites, blogs, microblogs, espaços virtuais e canais de comunicação permitem que as coisas nunca mais voltem a ser como foram antes.

Opiniões são emitidas em todo o mundo instantaneamente, respostas surgem com a mesma celeridade, as idéias que no passado eram passadas de boca em boca, ou mimeografadas na forma de jornais quase clandestinos, hoje estão disponíveis simultaneamente para todos os que estiverem ligados a rede mundial. Temos acesso ao que esta acontecendo na Austrália neste exato momento, ou no mais recôndito país africano. Se por um lado somos uma sociedade global, mantemos nossos interesses e raízes no espaço local. O que acontece com o nosso vizinho nos interessa o que opinam nossos políticos e como eles agem afeta a nossa vida e o nosso futuro.

O espaço virtual é, cada vez mais, o lugar para estimular o debate, para que prospere o encontro de idéias, para que todas as partes possam expor suas idéias, sem enfrentamentos violentos. Na maioria de blogs e dos espaços disponíveis, só é possível aceder à opinião de um único autor. Para ter acesso a outras opiniões abalizadas, é preciso um trabalho de busca e de pesquisa. Surge em Joinville um novo espaço digital para estimular o debate, o blog “Chuva Ácida” é uma iniciativa local para fazer da construção da cidadania mais que um exercício teórico, o objetivo deste espaço é ser uma alternativa entre a informação panfletaria de um e outro extremo e permitir o surgimento de outras formas de pensamento e de argumentação.

Com acesso a espaços mais democráticos todos ganharam e a sociedade se fortalece.


Publicado no jornal A Noticia, de Joinville (SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem