terça-feira, 4 de setembro de 2018

Bolsonaro não só fuzila a "petralhada", mas também mata a decência

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Uma pergunta hipotética: num segundo turno entre Haddad e Bolsonaro, em quem você votaria? Não tenho dúvidas de que muita gente, em Santa Catarina e particularmente em Joinville, escolheria votar em Bolsonaro. Ora, qualquer pessoa com dois dedinhos de testa percebe que Bolsonaro não joga com o baralho todo. O homem é um cretino. Mas o ódio ao PT é maior do que a prudência e tem muita gente a mandar os escrúpulos para os diabos.

Quem andou pelas redes sociais nos últimos dias deve ter visto o discurso de Bolsonaro no Acre, quando o candidato, simulando uma arma nas mãos, disparou no alvo: “Vamos fuzilar a petralhada toda aqui do Acre. Vamos botar esses picaretas pra correr do Acre. Já que eles gostam tanto da Venezuela, essa turma tem que ir pra lá. Só que lá não tem nem mortadela, hein galera?! Vão ter que comer é capim mesmo”. Sim... esse homem quer ser presidente.

Não é fato único na trajetória do candidato. Mas há linhas vermelhas que não se deve ultrapassar. Um candidato à presidência deve ter um certo recato. É inaceitável essa apologia da violência e incitação ao crime. Há quem durma bem com esse barulho, mas qualquer democrata perde o sono. O discurso foi aplaudido, o que leva a um exercício de imaginação: que tipo de pessoa apoia um homem do baixo calibre de Bolsonaro?

Mas para além da questão da violência do candidato, há pelo menos duas ironias no episódio. A primeira é que, pela manifestação da plateia, é possível ouvir mulheres entre o público. E uma mulher capaz de votar em Bolsonaro deve ter algum problema com a sua condição feminina. A outra ironia é Bolsonaro dizer que as pessoas vão ter que comer capim. Sério? Porque todos sabemos sobre quem recai a imagem de burro.

Haver gente capaz de fechar os olhos para esse tipo de episódio e, mais que isso, estar disposta a votar em Bolsonaro, é motivo de preocupação. Porque mostra o avançado estado de putrefação da democracia (que nunca foi, mas poderia ter sido). O comportamento de Bolsonaro seria inaceitável em sociedades civilizadas, mas no Brasil os números das pesquisas evidenciam uma clara opção pela barbárie. Isso não vai acabar bem.

É a dança da chuva.



38 comentários:

  1. Vcs da Europa vão fingir até quanto que não tem problemas com a imigração? Falando assim parece que só desse lado do mundo sofre com a "direita radical". Le Penn na França quase ganhou,com um carisma de baicu e estando envolvida em escândalos de corrupção.
    Cara eu cogitaria votar em uma Marina ou num Alckmin, no segundo turno, mas no Pt! Um partido que vem debochando do Brasil, essa sim a maior das catástrofes. Pois a cada coisa que vc mostra do "mito", há uma coisa igual que o molusco fez na mesma medida.

    ResponderExcluir
  2. Uma arma em mãos?
    Tem certeza?
    Me pareceu ser um tripé de câmera?

    ResponderExcluir
  3. "O comportamento de Bolsonaro seria inaceitável em sociedades civilizadas". Me permita discordar de você Baço, qual o comportamento do Presidente dos EUA?

    Esse desgraçado do Bolsonaro só tem a aceitação que tem por ser evangélico, me perdoem alguns evangélicos não radicais. Num país que lota cinemas e igrejas para ver a vida do Edir Macedo e encher as sacolas de dinheiro desses pilhadores da fé alheia, só nos resta esperar pelo pior.

    Sobre as mulheres gostarem dele, não esqueça que o evangelho prega a submissão da mulher perante o seu varão. Não é uma questão de gosto e sim obrigação.

    É a dança do fogo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trump é o merda. Só que nos EUA as instituições democráticas funcionam. E não se iluda: Bolsonaro não teria lugar em nenhum país civilizado. E é por isso que são civilizados.

      Excluir
    2. Esse é o ponto a que me refiro, Bolsonaro é o nosso Trump. Um merda, só que, com a Bíblia embaixo do braço.

      Excluir
  4. Opa. Opa. Opa!
    Eu li bem?
    “Prudência” é votar no PT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eu li bem?". Sério? A resposta é evidente. Não sabes ler.

      Excluir
    2. O PT foi durante 13 anos, o governo mais corrupto da República! Deixou o país, sem dinheiro, sem moral, sem saúde e com planos para destruir a educação de nossos filhos. Desarmou o cidadão de bem, apesar do plebisicito realizado, ter sido contra o desarmamento. Claro que nesse período, a violência só cresceu. Se você for bandido, vai estar em maus lençois, mas é mentira que Bolsonaro vá fuzilar quem quer que seja, que faz isso, prender e atirar em pessoas que não comungam com suas idéias são os países totalitários que fazem parte do Foro de São Paulo. A Venezuela mata manifestantes, prende e persegue quem não o apoia. Seu povo passa fome, não têm nada para comer, estão matando cachorro,pombos e gatos, para matar a fome. Milhares de pessoas estão deixando aquele país comunista, "tão bonzinho", que deixam tudo o que é seu e imigram para outros países! Bolsonaro, vai botar ordem segurança e respeito na casa. Sou Bolsonaro, o país não pode mais continuar nas mãos de gente tão desonesta e que não se importam com o Brasil, muito menos com seu povo! Ainda é tempo, vote 17, um homem honesto, sincero e que ama o Brasil!

      Excluir
  5. Onde o sr. Baço estava sobre “pegar em armas contra o gópi!” dito ao lado da então presidente da república, em pleno Palácio do Planalto, pelo presidente do sindicato e representante do MST?

    ResponderExcluir
  6. Bolsonaro fica prometendo essas coisas. Olha que vamos cobrar hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fim todos se encontram. Sabes que anencefalia também mata, né?

      Excluir
  7. "Uma pergunta hipotética: num segundo turno entre Haddad e Bolsonaro, em quem você votaria?" (Baço)

    R: Bolsonaro!

    Porque?

    R: Porque Haddad está sendo processado pelo MP-SP pelo recebimento de propina de 2,6 milhões da empreiteira UTC Engenharia. Notícia de hoje no site Terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih ih ih. Se eu sair candidato pelo PT também sou logo "processado" por um procurador tucano. Qual é a ideia?

      Excluir
    2. Geraldo Alckmin também está sendo processado pelo MP por ter recebido 10 milhões da Odebrecht em caixa 2!

      E agora Baço?
      O MP erra com Haddad, mas acerta com Alckmin?

      Pacheco, teus argumentos não possuem coerência!

      HGW XX/7

      Excluir
    3. O Pacheco se empenha, com louvor, no seu importante papel na construção de uma sociedade socialista: o papel de "Idiota Útil"! Parabéns!

      Excluir
    4. Obrigado. Mas pior mesmo seria estar na tua pele e ser um idiota inútil.

      Excluir

    5. Ah... isso de Pacheco. Podes até achar que provocas alguma reação. Errado. Talvez um muxoxo e a sensação de vergonha alheia pelo teu rame-rame. E só. Aliás, vou contar um segredinho. É que eu não faço a menor ideia do que estás a falar. Um dia fui à Wikipedia e vi que a coisa foi citada pelo Villa (até usaste as mesmas palavras do cara). Porra, o Villa só é referência para analfabetos. Ah... e outra coisa. Não sou leitor de Eça e desconheço o personagem por completo. Portanto, estás a chover no molhado. Ou, como se diz aqui em Portugal, para mim é igual ao litro.

      Excluir
    6. "Podes até achar que provocas alguma reação. Errado."...

      Pesquisou no Wikipédia, achou uma fala do Villa e apesar de não ler Eça, ficou sabendo que se trata de um personagem dele!... realmente,... nenhuma reação! rs

      Boa tarde.

      HGW XX/7

      Excluir
    7. É chato. Mas nem todos são cultos intelectuais como tu...

      Excluir
  8. Não viste o vídeo, certo? E se viste não entendeste (não quiseste entender a citação). Mas já que gostas de partilhar vídeo, então vou entrar na onda. Vê este aqui... https://www.youtube.com/watch?v=s8jTd8GSV8M

    ResponderExcluir
  9. Bolsonaro "fuzila" a petralhada!... com um tripé de câmera!
    E o petralha, "esfaqueia" o Bolsonaro!... com uma faca!

    A democracia agoniza!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sabes que foi um "petralha". Ah... para o teu cérebro de símio todos os que não são idiotas como tu são petralhas. Mas pelo que li, na inernet ele seguia perfis como República de Curitiba, Israel My Israel, Apoio Policial, Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE, Ação Nacionalista, O Outro Lado da Coreia do Norte, Anonymous Rio, Midia Ninja, TVT, Ponte jornalismo, PCdoB, Consulado dos EUA, Rachel Sheherazade, Rede Sustentabilidade-Rede, Instituto Militar de Engenharia, Cap PM André Silva Rosa - ROTA, Apoiamos a Brigada Militar. Prestou atenção no República de Curitiba? Para mim ele é amigo do Moro...

      Excluir
    2. Não foi um "petralha" quem cometeu o tal atentado contra Bolsonaro. Claro que o 17:06 sabe disso. Mas é claro também que será essa a narrativa de Bolsonaro e a corja que costuma segui-lo. Os fascistas agem assim, movidos à mentira, e não será um atentado à faca que mudará isso.

      Excluir
    3. Adelio Bispo de Oliveira era filiado ao PSOL e em sua rede social defende o criminoso Lula! O Baço diz que ele não é petralha pois segue o Republica de Curitiba. Oras, por mais esta brilhante lógica que ele nos presenteia, eu por seguir esse blog esquerdista,...sou “petralha”!

      Com Haddad e Alckmin na mira do MP, Lula inelegível e representantes da direita crescendo nas pesquisas, esse sistema atual se vê seriamente ameaçado!

      Excluir
    4. "O Baço diz que ele não é petralha". Onde?

      Excluir
    5. 03:27, Adelio Bispo de Oiveira foi filiado ao PSOL de 2007 a 2014, e daí? Li agora há pouco que Bolsonaro foi o primeiro a colher o que plantou: a violência. Não é verdade: negros, mulheres, LGBTs e todos os grupos que ele odeia o colheram antes. E Marielle Franco, assassinada friamente, e cuja morte Bolsonaro não comentou porque, segundo um assessor, sua opinião a respeito era "polêmica demais".

      Bolsonaro é um fascista. O atentado não muda o perigo que ele e sua eleição representam ao país. Ou melhor, talvez mude, porque aumente o perigo.

      Excluir
    6. O atentado de ontem só muda uma coisa. Os caras, como o anônimo, que tinham vergonha de assumir abertamente a admiração por Bolsonaro, agora acham que têm uma razão para sair do armário.

      Excluir
  10. Adelio Bispo de Oliveira é o autor! Procure se informar Pacheco! Já tá ficando feio pro teu lado! Aliás, aonde estão os teus defensores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feio para o meu lado? Por quê? Nããããããão... tu que achas que fui eu quem esfaqueou o ogro. Deixa ver se eu entendo o raciocínio: 1. O teu candidato é esfaqueado. 2. Tu queres um ajuste de contas. 3. E de quem tu te lembras? Ah... o Baço. 4. Véi... que paixão mais assolapada. 5. Tu consegues passar um dia... uma horinha que seja... sem pensar em mim?

      Excluir
  11. Um esquerdista da turma do "é górpi" esfaqueou um candidato a presidente. Alguém surpreso?
    Opinião de blogueiro não interessa, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai! Se a opinião de blogueiro não interessa, então por que o comentário? Se não interessa, não comenta...

      Excluir
    2. Queria a opinião da audiência do blog, mas acho que tá em falta. Alô?? Alguém?

      Excluir
  12. Andrade em seu primeiro ato empossado vai lançar duas bolsas: Rivotril e a da camisa de força, vai ter muito hidrófobo anônimo "precisado" em Jlle.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem