segunda-feira, 11 de junho de 2018

Uma geston eficientizaçada #sqn


POR JORDI CASTAN

Não posso evitar o sentimento de otário quando cruzo na rua com um desses sinaleiros “eficientizados” que geram uma economia de R$ 720.000 ao ano. Primeiro, porque uma administração pífia e inepta pode fazer qualquer coisa menos eficientizar alguma coisa. Nem o verbo “eficientizar” aparece no Aurélio. Deve ser desses neologismos que burocratas ficam inventando nas suas horas diárias dedicadas a praticar o onanismo mental.

Em outras palavras, esta gestón ineficiente, que vituperou a inteligência coletiva do joinvilense afirmando que não faltava dinheiro, mas gestão, mostrou depois de poucos dias que não tinha nem dinheiro, nem gestão. A resposta à eficientização dos sinaleiros veio na forma de um aumento brutal da COSIP. Assim, o joinvilense paga mais caro pela eficientização dos sinaleiros. Bingo! Alguma dúvida que o resultado seria esse?

Depois de trocar todas as luminárias vermelhas do Carlito pelas novas de LED, que são mais eficientes e, portanto, consomem menos energia, a lógica diria que a economia deveria ser transferida para o cidadão. E o valor extorsivo da COSIP seria reduzido. Nem preciso avisar que isso não vai acontecer. Seguiremos pagando mais caro pela eficientização da iluminação pública. E ganharemos o pomposo titulo de otário do ano, na categoria ouro, com menção honrosa. Porque trouxa que é trouxa merece ser homenageado e sua bovina mansidão reconhecida publicamente.

Em tempo, nenhum vereador tem se manifestado pelo desperdício de recursos públicos que representa converter em sucata as luminárias substituídas com menos de um terço da sua vida útil. Porque cidade rica se faz assim, jogando fora o que ainda serve, aumentando os valores das contribuições e taxas e administrando cada dia pior.

Para não ficar restrito à eficientização da iluminação pública, podemos incluir a da sinalização horizontal, as mudanças de trânsito, intempestivas e sem estudos técnicos que as sustentem, ou a administração por tentativa e erro. Com mais erros que tentativas, o que, convenhamos, tem muito mérito porque não é fácil cometer mais de um erro em cada nova mudança.

4 comentários:

  1. Muito interessante o artigo. O que é mais engraçado: Viram que ele não fez gestón nenhuma e votaram nele de novo.
    É um senhor que sabe cortar funcionários, economizar nisso e naquilo, o que no começo ajuda mas depois começa a atrapalhar, já que investir na cidade é ter profissionais à disposição na saúde e educação.
    E tudo o que economizou não aparece na planilha, está sempre no vermelho economicamente quando chegar hora de aumentar os servidores.

    ResponderExcluir
  2. A respeito dessas novas luminárias "eficientes" devo acrescentar que, além de um fluxo luminoso menor, seu foco agora é mais concentrado, limitando-se à calçada e à rua abaixo delas. Antes tínhamos um fluxo mais forte e mais "espalhado" adentrando a calçada e jardim do outro lado. A eficiencia dessa iluminação é comparável proporcionalmente a troca de uma lâmpada de 100W por uma de 60W. Aí fica fácil fazer relatórios e gráficos de eficiencia né?

    ResponderExcluir
  3. A impressão que dá, e que a cidade de Joinville..só aumenta a despesa e nunca a receita...pois não é possível que sendo a maior enonomia do estado nunca tenha dinheiro e nem ideias para fazer nada..e o pior é retroceder em quase todas as áreas...Sera que está geston pelo menos não poderia implantar ideias simples que deram certo em outras cidades do Brasil e do exterior para pelo menos pensar em coloca-las em prática para o bem da cidade e da população??Mas acho que isto e pedir demais ...já que nem o bucacos são fechados e a cada dia abrem mais e ficam por isso mesmo.Mas os interesses sao outros....Ainda deram bis na última eleição.Chega logo 2020...afinal só resta a esperança.

    ResponderExcluir
  4. Sugestão : O Prefeito vai numa reunião na Acij e pede para os empresários ajuda para uma campanha contra sonegação, aí vai sobrar um bom caixa...hahahah

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem