terça-feira, 17 de abril de 2018

MTST ocupa triplex. E o triplex não é nada disso...

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
O marketing de guerrilha é uma eficiente arma de comunicação. Quando não há dinheiro para “comprar” espaços na mídia, a solução é produzir ações que, com baixo ou nenhum custo, consigam passar a mensagem que se pretende. Um exemplo de marketing de guerrilha muito oportuno aconteceu nesta segunda-feira, quando integrantes do MTST e a Frente Povo Sem Medo ocuparam o triplex “atribuído” ao ex-presidente Lula (“atribuído” agora é o jargão usado pela imprensa brasileira).

O lugar é simbólico. Foi por causa do apartamento no Guarujá que o ex-presidente acabou condenado a uma pena de prisão. A invasão de ontem durou apenas três horas, um tempo mais que suficiente para produzir efeitos midiáticos pretendidos, no Brasil mas especialmente no mundo. Pela relevância jornalística, a imprensa brasileira não tinha como fazer vistas grossas. E como a velha mídia tupiniquim já demonstrou ter lado, tem sido muito importante para os apoiadores de Lula conquistar a atenção do exterior.

E funcionou. Não é preciso fazer uma pesquisa extensiva para encontrar a notícia na imprensa europeia e norte-americana, por exemplo. The Guardian, NY Times, Jornal de Notícias, RFI e mesmo algumas agências internacionais, a garantia de que a notícia chega a todo o mundo. Na semana passada, escrevi aqui que a prisão de Lula abriria uma nova etapa no processo: a guerra simbólica. Ou seja, a estratégia de construir uma narrativa. É preciso conquistar a opinião pública, não apenas nacional mas também no exterior.

A estratégia do PT passa por focar a imprensa internacional. E os resultados têm sido favoráveis em termos de imposição da narrativa. O mundo sabe o que se passa no Brasil. Ou seja, sabe do golpe. Mas depois do “com o supremo com tudo” a justiça brasileira perdeu credibilidade. Nas democracias, é natural haver um respeito pelos sistemas judiciais e isso aconteceu em relação ao Brasil até bem pouco tempo. Mas hoje, depois de todas as evidências do julgamento político de Lula, não há defesa possível.

A CEREJA NO TOPO DO BOLO -  Mas a revelação mais irônica do episódio foi o filme feito pelo pessoal do MTST para mostrar o apartamento. E as imagens vieram abalizar as explicações do ex-presidente, quando revelou os motivos para não efetivar o negócio. O apartamento nada tem de luxuoso, ideia que a velha imprensa se esforçou por divulgar. E só os muito ingênuos (para não usar termos mais duros) podem acreditar que a OAS gastou U$ 1,2 milhão na reforma do lugar, como afirma a acusação de Sérgio Moro.

Logo abaixo, o triplex como a imprensa mostrou e como é na realidade. Enfim, só alguém com a visão toldada pelo ódio de classe pode achar que Lula iria trocar a sua história política por isso.

É a dança da chuva.






61 comentários:

  1. O absurdo cada vez mais escancarado ao mundo. Um homem que decidia trilhões de reais se sujar com um apartamento desses. Se Lula fosse corrupto teria imóveis em Miami, Paris, Suíça...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os 30 milhões bloqueados pela Justiça. Veio do trabalho suado ? E a chácara do amigo ? E o apartamento vizinho ao dele em São Bernardo que o amigo comprou ?

      Excluir
    2. Tolinho. Eles podiam bloquear até 100 milhões. Mas a ideia não é propriamente receber (porque o ex-presidente não tem tanto dinheiro), mas sim congelar os bens e impedir que ele tenha dinheiro para a defesa.

      Excluir
  2. Funcionou perfeitamente


    Inquérito da PF contra milicianos de Boulos
    SALVAR
    Brasil 17.04.18 06:27
       
    A PF resolveu agir contra os milicianos de Guilherme Boulos.

    A delegada Luciana Fuschini abriu inquérito para identificar e punir os autores da invasão do triplex de Lula.

    Eles são acusados de “esbulho possessório”.


    Além da invasão, diz o G1, “constatou-se também que houve tumulto e baderna, e que os condôminos foram hostilizados e ridicularizados pelos manifestantes. Foram recolhidas imagens gravadas pelos próprios moradores e vídeos das câmeras de monitoramento do condomínio, que flagraram a movimentação do grupo durante a ocupação.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ah ah. Queres protesto sem problemas e com abracinhos da polícia? Aí tem que ser com camisas da CBF. Mas, de qualquer forma, leste os jornais que eu citei?

      Excluir
    2. legal, e podem ser presos. Que assim seja.

      Excluir
    3. Ah ah ah. E eu pergunto pro cara se ele leu. Analfabetos funcionais...

      Excluir
  3. Poderia ser até um barraco, para esses idiotas hidrófobos que pensam(?) com o fígado, Lula continuaria sendo "ladrão" do mesmo jeito.

    ResponderExcluir

  4. Ahã, criminosos invadem um condomínio, o depredam, ameaçam moradores e um sujeito do outro lado do Atlântico, que vive num país onde esse tipo de crime é entendido como CRIME mesmo, o de invasão de propriedade, aplaude.

    Imagino os americanos (God, guns and property!), ingleses, portugueses e franceses aplaudindo os invasores de propriedade nas notas de rodapé dos jornais locais…

    E não. Não funcionou. Aliás, causou ainda mais indignação aos trabalhadores (do mundo inteiro) que defenestram as atitudes de terroristas do MTST e acessórios. Só burguesinho esquerdista (esses que acusam os outros de “ódio de classe”) que mora em condomínio fechado ou vivente no exterior, apoia os terroristas do MST e MTST.

    O mundo está c@g@ndo para o Brasil. O mundo sabe que o Brasil vem sendo governando por grupelhos criminosos compostos por políticos corruptos, e Lula faz parte da camarilha. O Brasil mostra ao mundo que, apesar de tudo, as instituições (Polícia Federal, Ministério Público e Judiciário) estão funcionando, mesmo que alguns “jornalistas” insistem em dizer que o único responsável por colocar o capo no xilindró é um juiz, ignorando que o criminoso ainda tem mais seis inquéritos espalhados por todo o país.

    Em tempo, tem que cobrar da senadora Gleise “Lula” Hoffman que a mesma pernoite no acampamento pró-lula em Curitiba, gente!
    Vamos lá! Que tipo de socialismo é esse que a dondoca cobra dos incautos pagos a retidão ao seu deus lula (a última “tauba” de salvação) enquanto a mesma vai dormir na sua caminha confortável assistindo “O Mecanismo” na Netflix?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como sempre baço toma mais uma paulada e responde com o seu costumeiro blá blá blá.

      Excluir
    2. Ô... precisas ver a minha cara de preocupado.

      Excluir
  5. Tem um outro sujeito do outro lado do atlântico chamado Tacla Duran, cujos depoimentos tem sido completamente ignorados por envolver a pequena soma de U$ 5 milhões para a turma da Lava Jato aliviar pra ele. Tudo registrado, porém ignorado. Anônimo conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço. O aDevogado que saiu foragido e está incriminando todos do outro lado do Atlântico.
      Que esse outro capo seja homem e venha denunciar (e apresentar as provas que não tem!) ao MP do Brasil.
      Vejam o caso do advogado Cristiano Zanin:?tá aí falando bobagens ao paciente Moro e sendo motivo de chacota, livre, leve e solto...
      Vivemos ou não vivemos numa democracia?

      Excluir
    2. É claro que não vives numa democracia. Nem queres viver. Nem sabes o que é...

      Excluir
    3. Baço, você deveria ter vergonha.

      Excluir
    4. Apresentar provas ao MP do Brasil?!!! És um imbecil realmente anonimo, dar provas para receber convicções em troca?! Quanto ao "paciente Moro", ainda bem que tem duplo sentido...

      Excluir
    5. "Baço, você deveria ter vergonha". Nossa, devias ver a minha cara de preocupado... Nem vou ver o jogo do meu time hoje à noite.

      Excluir
    6. A propósito, o meu time ganhou e vamos à final...

      Excluir
    7. Bom pra você!...

      Excluir
  6. O Brasil é o único país do mundo em que um bando de imbecis, que se acham éticos, acreditam que um presidente que ficou OITO ANOS NO PODER vai aceitar como propina um apartamento mequetrefe, que não pode vender, doar e nem passar para o seu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mequetrefe e desonesto é esse seu pensamento:
      Eis as acusações sobre espólio de 8 anos (+5 anos) de governo petista onde o capo é réu (sem contar as denúncias):

      Lava Jato:
      -Triplex do Guarujá = condenado
      -Sítio de Atibaia
      -Terreno Instituto Lula
      -Obstrução de Justiça
      Janus
      -Empréstimo do BNDES
      Zelotes
      -Compra de caças
      -Medida Provisória ao setor automotivo.

      (E chega desse discurso de ódio contra quem apresenta os fatos!)

      Excluir
    2. O Lula foi condenado por um Juiz Federal e três Desembargadores Federais mas quem entende de Direito e Justiça é o Gilberto Gayer. Mais um petista coitado amigo do Baço.

      Excluir
    3. calma esquerdista. Ainda tem instituto Lula, sitio, etc etc.

      Excluir
    4. "O Lula foi condenado por um Juiz Federal e três Desembargadores Federais mas quem entende de Direito e Justiça". Não leste o texto dos tribunais canguru, pois não? Ah... que besteira. Não vens aqui para ler os textos.

      Excluir
    5. Baço está com estado de insanidade mental igual ao da Gleisi. É muito divertido.

      Excluir
    6. A minha insanidade mental está mais que comprovada. Quem mais perderia tempo a responder a comentários de uns caras que são nada?

      Excluir
    7. Esse blog é muito divertido.
      Faz um texto sobre Moro ser um agente infiltrado da CIA Baco, por favor.
      Força Lemos!

      Excluir
    8. Achas mesmo que a CIA, que só tem profissionais de topo, ia contratar um caipira ególartra como o Moro? Não brinca. A propósito, de onde vem essa obsessão por mim e pelo Lemos? Esse teu lance homoafetivo está a virar perversão...

      Excluir
    9. Ih, um esquerdista homofóbico???

      Excluir
  7. Mudando um pouco de assunto...

    Dizem os esquerdistas:
    “Ain... Prenderam o deus Lula, a Lava-Jato alcançou seu sórdido objetivo e vai acabar.”

    “AÉCIO VIRA RÉU!” (17h15)

    Hahahahahahaha
    A língua virou um bife!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ah ah. Tão ingênuo. Aliás, és um crente. Da mesma maneira que votaste no Aécio agora achas que é a sério...

      Excluir
  8. Aécio vira réu por corrupção e obstrução de justiça!
    E agora esquerda? Vibrar ou lamentar? Eu vibro: mais um esquerdista na mira da justiça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ah ah. Tolinha. "Aécio é o primeiro a ser comido". Aliás, é quase necrofagia, porque o cara é um cadáver político.

      Excluir
    2. 22:00, quando você votou no Aécio em 2014; quando você apoiou o impeachment da Dilma junto com o Aécio em 2016, aposto que você não achava que ele era "mais um esquerdista".

      Excluir
    3. aqui as pessoas apoiando o impeachment junto com o aécio, clóvis
      https://www.youtube.com/watch?v=hkkTRiYc7yo

      http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1749517-hostilizados-por-manifestantes-aecio-e-alckmin-ficam-meia-hora-na-paulista.shtml

      Excluir
  9. Liberou os anônimos de novo, baço? viu que sem eles isso aqui fica às moscas, né?
    "Na semana passada, escrevi aqui que a prisão de Lula abriria uma nova etapa no processo: a guerra simbólica. Ou seja, a estratégia de construir uma narrativa. É preciso conquistar a opinião pública, não apenas nacional mas também no exterior."
    nem disfarça...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o q resta o tédio mesmo, ninguém cai mais na "estratégia de construir uma narrativa" de vcs. mas sempre tem a opção de se juntar aos amigos e chorar as pitangas.

      Excluir
    2. Ih, perto do tédio do grande líder lá na jaula o teu é nada.

      Excluir
    3. Cuba Libre - Coca-Cola com Rum
      Lula Livre - "Maria Louca" em garrafa de água mineral

      Anônimo da Silva...

      Excluir
  10. A Elba do Collor também "não era nada disso"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem mandou ele se meter com a indústria do automóvel?

      Excluir
  11. Roubaram o frigobar do Criminoso de Curitiba! Que absurdo!

    ResponderExcluir
  12. O negócio, Baço, é pegar em armas, cantarolando “Aux armes,citoyens, Formez vos bataillons” em direção à Bastilha, ops… ao prédio da PF em Curitiba e libertar o criminoso, como os jacobinos esquerdistas fizeram na revolução francesa, que desencadeou na carnificina justicialista e, por fim, num facínora chamado Napoleão Bonaparte.
    Pois é, como todo historiador, ficaste mais tempo tentando entender o marxismo e esqueceu os ciclos desastrosos que a história tem a ensinar.

    ResponderExcluir
  13. So tem anônimo aqui? 98% do blogzinho só comenta pra tirar sarro do Baço.
    Até o Lemos desistiu. Ou se matou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Tirar sarro"? Mas quantos anos tu tens? É uma expressão que só gente com mais de 70 anos de idade ainda usa. Então fazemos o seguinte: põe as pantufas, puxa o cobertor para cima dos joelhos e volta a assistir a tua novela.

      Excluir
    2. Novela da Globo golpixxta?

      Excluir
    3. A Globo não usa novelas para o golpe. Tem o jornalismo para isso...

      Excluir
  14. Enfim a esquerda começa a aprender como revidar. Desde 2013 que MBL e outros usam o marketing com muito mais propriedade que seus adversários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MBL só expos as contradições da esquerda, porem usando as estratégias que a esquerda vem usando a anos.

      Excluir
    2. Mas livrarnos da esquerda, amem

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem