terça-feira, 6 de março de 2018

Como Lula e Moro serão vistos daqui 20 anos?

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Realidade e percepção. Primeiro há os fatos, depois a leitura desses fatos. A realidade: Sérgio Moro impôs uma dura pena ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fato que tem tudo para impedir o ex-presidente de concorrer nas próximas eleições. A percepção: as pessoas começam a ver Moro com desconfiança e Lula mantém praticamente inabalada a sua imagem junto aos seus eleitores.

Quando se fala em percepção, a rejeição tem um papel definidor. Segundo a mais recente pesquisa Ipsos, expressivo número de brasileiros desaprova as ações de Sérgio Moro, o que fica expresso num índice de rejeição de 51%. Lula tem um índice maior, apesar de ter descido ligeiramente para 56%, mas ainda assim o menor índice entre todos os políticos que postulam entrar na corrida para o Palácio do Planalto.

Faz sentido fazer a comparação, já que ambos estão em campos diferentes? Faz. O confronto entre Lula da Silva e Sérgio Moro tem sido apresentado pela mídia como uma espécie de “duelo. Enquanto o ex-presidente tenta chegar novamente ao cargo, o juiz tem feito tudo para impedir, inclusive com alguns atropelos. Há um clima de paixões exacerbadas. Os que odeiam Lula da Silva estão com o juiz. E vice-versa.

A proposta é pensar na frente. A futurologia tem os seus riscos, mas vamos imaginar como Sérgio Moro e Lula da Silva vão figurar nos manuais de história. Arrisco a opinar. Sérgio Moro será uma nota de rodapé. Se tiver algum protagonismo, será pelo fato de ter contribuído para desestabilizar a democracia. Mais do que isso, por ajudar a empurrar o Brasil para uma crise de valores, em que a imagem da própria Justiça saiu chamuscada.

Outra predição. Olhado com a frieza do tempo, o ex-presidente Lula vai ter a sua imagem resgatada. A persecução de que foi vítima ficará evidente (e evidenciada). Ódios aquietados, as pessoas vão reverenciar os avanços do governo Lula como uma oportunidade perdida. Uma oportunidade roubada aos brasileiros, por golpistas que não se importaram em pôr o Brasil outra vez na periferia da geopolítica.

É a dança da chuva.

38 comentários:

  1. É, o Baço também usa sua “percepção” quando dá um foda-se aos fatos.
    Quanto ao crédito dado por brasileiros informados e de bem sobre um juiz concursado, com especialidade em universidades estrangeiras e um político viciado e corrupto, vejamos...

    ResponderExcluir
  2. Se o judiciário resolvesse seguir ao PÉ DA LETRA, transformando os artifícios que utilizou para condenar Lula em jurisprudência, não tenho dúvida alguma que as sessões legislativas das três esferas* teriam de ser transmitidas de dentro das penitenciárias.. E vou mais além. Viveríamos uma situação única no mundo, uma vez que membros do executivo*, judiciário, banqueiros, mídia, empresários p/m/g, pobres de direita e de esquerda...fariam companhia aos legisladores. Estou até vendo os patos vestidos de laranja pedindo o "fim" da corrupção dentro do presídio e clamando pela intervenção guarda-penitenciária constitucional...comunas deliberando sobre as diretrizes partidárias, bolsominions reinvidicando o serviço de retirada do capim do pátio, pmdbistas, pepistas e demos controlando o comércio de "cigarros", Caiado com chicote coordenando a horta comunitária, ACM Neto pintando rodapés..em pé, Marina Silva vendendo produtos natura, Ciro gomes abraçado com o diretor do presídio, cos comunas, cos patos, cos evanjegues, co ACM,neto, co tasso, k Marina e um abraço todo especial no Lula...tudo isso cos evanjegues dizimando geral.


    PS 1. Evidente q o texto por ser uma obra de ficção distópica, os tucanos continuariam livres e dando as cartas.. tucano preso é uma utopia.
    PS 2. A globo, se valendo de um dossiê secreto, chantagearia o diretor do presídio e exigiria que se colocasse uma tv em cada cela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lemos, que bagulho bom é esse????

      Dá um barato legal ou só faz escrever imbecilidades? Dá uma larica muito grande depois do uso?

      Excluir
    2. Hmmm..."bagulho bom", "larica" ..pelo jeito tá por dentro dos paranauês..

      Excluir
    3. Pelo menos você acusou as imbecilidades. Tô feliz!!!

      Excluir
    4. Sim..c é um imbecil. Pronto acusei..rs

      Excluir
  3. Baço, você realmente acredita que o sítio e o triplex não são do Lula?

    Porque os supostos proprietários não se manifestam em defesa de seus bens?

    As provas encontradas não são suficientes para a conclusão de ocultação de patrimônio?

    Se a lei não pune a corrupção do PSDB, o certo é exigir que o PT também não seja punido?

    ResponderExcluir
  4. Há uma coisa em que decididamente eu não acredito. É que tenhas lido o meu texto. Vai lá, lê e depois vem comentar...

    ResponderExcluir
  5. Ih, os ministros do STJ também dizem que o bandido Lula pode ser preso...
    Mas que "perseguição", hein? Tá difícil!

    Que coisa maravilhosa: Lula, Temer, Dilma, Aécio, todos com chances de serem investigados, responderem por seus crimes e serem presos. Tudo indo muito bem, exceto por alguns papagaios de piratas que têm bandidos de estimação e não sentem vergonha de defendê-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... agora rejeitas o Aécio e o Temer? Ingrato...

      Excluir
    2. "Ah... agora rejeitas o Aécio e o Temer? Ingrato..." (José A. Baço)


      "Algumas pessoas mudam de partido em defesa de seus princípios. Outras mudam de princípios em defesa de seu partido." (Winston Churchill)


      "A esquerda agoniza!..." (Anônimo do Chuva Ácida)

      Excluir
    3. Se eu quiser saber o que o Winston Churchill tem a dizer... vou ler o próprio. Melhor mesmo seria tomar um Johnnie Walker com ele, que era fanzaço do Black Label. Aliás, nunca te ocorreram as razões pelas quais ele não ganhou as eleições?

      Excluir
    4. Por sorte, o Lula é abstêmio!... não?

      Excluir
    5. Uai! Vamos criminalizar quem bebe (pergunto eu com o copo de vinho ao lado do computador - vinho nacional, inclusive)?

      Excluir
    6. Ué!... então a bebida só desmerece a biografia do Churchill?

      Excluir
    7. Tu é lento de compreensão, hem? A bebida até é a parte boa... e não foi por isso que perdeu as eleições.

      Excluir
    8. KKKKKKKKK...

      A esquerda agoniza!... e cospe contra o "vento"!

      Excluir
    9. Ah... a falta de leitura... gente tão burra...

      Excluir
    10. Então, deves pensar isso de Lula! KKKKK

      A esquerda agoniza!... e cospe contra o vento!

      Excluir
    11. Esquece essa história de intelectual e burro! A minha vantagem é que não defendo corrupto!... aí fica fácil pra mim! Entendeu? rs

      A esquerda agoniza!...

      Excluir
    12. Não defendes corrupto? Uah uah uah... com tanto talento para a piada e passa os dias a fazer comentários em blogs. Desperdício.

      Excluir
  6. Sim eu li.

    As minhas perguntas são sobre o assunto.
    Por conta do trecho: "A realidade: Sérgio Moro impôs uma dura pena ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,...", cabem as perguntas:

    Baço, você realmente acredita que o sítio e o triplex não são do Lula?

    Porque os supostos proprietários não se manifestam em defesa de seus bens?

    As provas encontradas não são suficientes para a conclusão de ocultação de patrimônio?

    Se a lei não pune a corrupção do PSDB, o certo é exigir que o PT também não seja punido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se leu não entendeu. Nota zero.

      Excluir
    2. Quatro simples perguntas, que você evita responder. Nota ZERO!

      Excluir
    3. Tu é a Banca Examinadora mais difícil que encontrei até agora. Nunca encontrei um intelectual desse teu calibre. Eu me rendo.

      Excluir
    4. São tão difíceis essas perguntas?

      Excluir
    5. Muito difíceis. Aliás, dou um conselho (aproveita, porque não duro para sempre): quando uma resposta parece fácil demais é porque não leste bem a pergunta.

      Excluir
  7. Moro, Ministério Público, TRF-4, Polícia Federal, STJ, etc... TODOS ESTÃO ERRADOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deita aí no divã e fala sobre os teus sentimentos. Achas mesmo que não tem nada de errado com Moro, Ministério Público, TRF-4, Polícia Federal, STJ? Fica calmo, que vamos te arranjar uma receita de Xanax...

      Excluir
    2. "Deita aí no divã e fala sobre os teus sentimentos. Achas mesmo que não tem nada de errado com Moro, Ministério Público, TRF-4, Polícia Federal, STJ? Fica calmo, que vamos te arranjar uma receita de Xanax..." (José A. Baço)

      KKKKKK
      A esquerda agoniza!...

      Excluir
    3. Dizem que uma cópia é sempre uma homenagem. Muito obrigado. Mas a modéstia me impede de aceitar.

      Excluir
  8. LULA O MAIOR IMBECIL DO PAÍS, SEGUIDO POR MAIS IMBECIS AINDA......KKKKKKKK SÓ OS IMBECIEIS SEGUIDORES, CREEM NA INOCENCIA DO MAIOR CORRUOPTO QUE ESTE PAIS JA TEVE, SUPERANDO EM MTO AOS DEMAIS,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te ensinaram que escrever tudo em maiúsculas é falta de educação?

      Excluir
    2. Ôooooo anônimo das 14:07 de 8 de março, pela "cultura" que presumo teres, acho que já ouviste falar no Hitler, célebre ditador alemão (célebre pelas atrocidades que cometeu). Você concorda que o juízes alemães das diversas instâncias de então, os procuradores e ministério público alemães da ocasião, a polícia federal alemã da época de Hitler, apoiavam fervorosamente seu "augusto" governante? Nem por isso, por serem unanimidade, eles tinham razão e praticavam a justiça, você concorda? Muito pelo contrário, ajudaram a cometer as maiores atrocidades de todos os tempos contra seres humanos indefesos e inocentes, tudo de acordo com a "justiça" alemã da época. Portanto, entre políticos e governantes, unanimidade só significa obediência cega a um poder maior e não representa necessariamente a justiça verdadeira. Você deve concordar que esses governantes, políticos, juízes, procuradores e ministros do nazismo alemão eram totalmente imbecis, dos maiores imbecis que o mundo já teve, sem que se dessem conta das imbecilidades bestiais que cometiam, totalmente cegos por um líder imbecil mor. Algo semelhante pode estar acontecendo agora no Brasil, com todo os poderes governamental, político e judiciário, cegos e imbecilizados pelo poder maior do capital corrupto e corruptor. Enquanto os detentores do capital não respeitarem a vontade da maioria do povo, ou seja, a verdadeira democracia, não haverá justiça no Brasil e no mundo. Ronaldo Aidos / Joinville

      Excluir
  9. "Hoje em dia, o corno é o penúltimo a saber. O último é o Lula!" (Juca Chaves)

    O interessante é que o Lula sabia tudo sobre o governo FHC e nada sobre o seu!

    ResponderExcluir
  10. Tudo depende quem contará essa história daqui há 20 anos.
    Essa polarização faz parte do ser humano há milênios. Vai seguir assim por mais alguns ainda...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem