sexta-feira, 23 de março de 2018

Lula em SC: ranço… ranço… nada mais que ranço


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
A pequena burguesia brasileira é patética. Boa parte dela é de gente endinheirada que vai para a Europa ou Estados Unidos e fica a sonhar com a qualidade de vida de Paris, Milão, Nova Iorque ou Londres. Os caras elogiam as sociedades mais desenvolvidas e lamentam que o Brasil não consiga atingir esses mesmos padrões. Mas quando põem os pés em solo brasileiro fazem tudo ao contrário do que seria expectável.

Essa pequena burguesia não enxerga que a receita está na democracia. Parece uma abstração, mas é um fator concreto: a democracia é o elemento constitutivo das sociedades desenvolvidas. E isso significa, entre outras coisas, ter liberdade. De pensamento. De informação. De expressão. De gênero. De ir e vir. De aceder às oportunidades. Enfim, coisas que não existem no Brasil, um país que parece apostar no apartheid social.

Por que esta conversa? O objetivo é falar de uma campanha assinada por um certo MBL – Santa Catarina, que está a circular nas redes sociais. Eis a proposta: “compartilhe se você não quer Lula fazendo comício em Santa Catarina”. É uma ideia risível, ridícula mesmo (lembremos que a letra “L” da sigla significa “livre”). Mas houve mais de 6 mil partilhas. O que não espanta. Afinal, os reaças de Santa Catarina são orgulhosamente mais reaças que os outros.

Que tal pensar em termos práticos? O que essa gente ganharia por impedir Lula de falar? Nada. Então, o que isso quer dizer? Que as pessoas – a mesma pequena burguesia que citei no início – são movidas apenas pelo ódio. É ranço, ranço, nada mais que ranço. Essa gente sonha em ter uma Dinamarca, mas age de forma a ter um Sudão. O resultado só pode ser o desastre social. Os odiadores são seres odiáveis que estão a envenenar o Brasil.

É a dança da chuva.

Post que está a ser veiculado. Qual o objetivo de negar o direito à expressão?

29 comentários:

  1. Patético é alguém do outro lado do Atlântico defender que um bandido condenado em duas instâncias faça comício político ao invés de estar preso, como outro cidadão qualquer estaria. Em Portugal, Paris, Milão, Nova Iorque ou Londres tem isso? Fale-nos mais sobre isso, sr. viajado (ou viajante).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não leu o texto. Nota zero. Ficaste para recuperação. Vai lá ler e depois volta.

      Excluir
    2. Quando o Baço não tem o que responder ele simplesmente escreve: "Não leu o texto. Nota zero.". Baço, tenha coragem e responde a pergunta do rapaz. kkkk

      Excluir
    3. É que eu não sou tolo. Vocês são intelectualmente superiores e eu não me meto. Sei que não tenho argumentos para um debate...

      Excluir
    4. Arregou novamente. Que vergonha!!

      Excluir
    5. Patético é alguém aqui do Estado não protestar contra os corruptos locais e querer impedir um ex-presidente de falar. São mal agradecidos, pois foi este ex-presidente que criou uma universidade federal no Oeste, criou três campi universitários da UFSC, duplicou o trecho sul da BR-101, fez a ponte Anita Garibaldi, uma das maiores do Brasil, etc. A ingratidão é a arma dos covardes.

      Excluir
    6. Patético é um sujeito dar uma de moralista mas se esconder atrás do anonimato. Tenho comigo q se estou convicto do q penso, boto a cara pra bater e assumo as consequências. Aliás, essa é a marca registrada da esquerda...ao contrário do reacionário fdp, que é um covarde por natureza.

      Excluir
    7. Pô. anônimo, já reconheci que não sou páreo para ti. Chega de bater nos mais fracos...

      Excluir
    8. Exatamente, Domingos: “rouba, mas faz!”
      Mas veja que até o Maluf está no xilindró.

      Excluir
  2. Os “odiadores” são sempre os outros.

    “Meu ódio é do bem, tem um propósito, pois sou esquerdista. Odeeeeeeio os odiadores, esses que pensam diferen... ops, esses que usam discurso do ódio!”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai! Tu passas aqui todas as semanas para dar aquela "odiadinha básica". Queres que eu faça o quê?

      Excluir
  3. Eu que não acredito na democracia, nem na civilidade da Dinamarca. Acredito que a política no Brasil é como em qualquer lugar. O mundo é como o filme abril despedaçado. Se vc acusa a direita de ter uma ditadura no seu bolso, a direita terá um milhão de acusações semelhantes!Ai ficamos nessa briga sem fim, com mais um estopim de alguém que vem lá de terras civilizadas querendo dar lição de moral.
    Sim era melhor não ter dado a guerra para quem não quer a paz. Deixa o lula dar seu comício, era só não ir nele. Mas acontece que a direita no Brasil acordou do sono dogmático a pouco tempo. Ela não sabe ainda todas as manhãs do jogo sujo, da guerra política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Acredito que a política no Brasil é como em qualquer lugar". Sério. Precisas sair desse teu mundinho...

      Excluir
    2. Pq ai nas zoropa a política é feita por aliens? Tens uns algoritmos de computador que governam todo mundo? Eliminaram os homens da política?
      A experiência muda mas os ratos são os mesmos.
      Uma coisa interessante sobre Hannah Arendt, quando escreveu sobre o julgamento em Jerusalém. Ela escreveu que o nazista era uma pessoa comum, que blasfêmia para muitas pessoas na época. A esperança era que ele era um psicopata pois isso distanciava o mal das pessoas comuns. Da civilização.

      Excluir
    3. Então pensa um pouquinho. Já que falas em Hannah Arendt, imagina onde vivia Adolf Eichmann até ser apanhado pelos serviços secretos de Israel... não era num país governado por aliens.

      Excluir
    4. Eu pensei. E percebi que quando os ditos povos civilizados entram no modo barbárie pela zoropa eles vem pra cá. Aconteceu também com uma tal família portuguesa.
      Sem falar que chamar alguém de não civilizado é o clichê do clichê pois isso vem desda da Grécia antiga. E outra tem até falecido historiador marxista que fala que essa história de vender discurso democrático por alguns povos era uma forma de imperialismo, como não sou seletivo ao povo dos EUA considero que esse discurso vindo das zoropa da mesma forma.

      Excluir
    5. Juro que eu leio os teus comentários com atenção. Mas nunca consigo entender. É muito alho junto com bugalho, muita tentativa de mostrar uma erudição que não tens. Vou dar um conselho que vem do marketing: KISS. Keep it simple, sir! E olha que estou a ser um cavalheiro...

      Excluir
    6. Sempre seremos mal interpretados ou entendidos, os homens sempre falam muito entendem de menos. Desculpa por tentar mostrar que vc não vive num local tão civilizado quanto penso.
      As palavras são erros como diria Renato Russo, ou de uma língua paralítica de Augusto dos anjos.

      Excluir
    7. Fabio Rosa.
      Vc sabe o motivo que leva um jornal ou rede de tv manter um jornalista morando em outro país a um custo astronômico para exercer a função de correspondente internacional? Não sabe? Pois bem. Prestenção. É justamente pra não fazer o que vc faz, que é analisar de forma rasa a realidade política, social e econômica de outras nações sem estar vivendo no olho do furacão, baseada em impressões próprias, sem levar em conta as subjetividades de cada povo. Ou traduzindo pro popular.... O sujeito tem q ser muito tapado pra imaginar q o povo de um continente que foi arrasado por duas guerras em menos de 30 anos, perdendo 100 milhões de vidas e que possui 2 mil anos de história tem a mesma visão sobre a importância da política como agente de transformações que o nosso pobre povo, que convive com uma elite que usa o chicote como argumento.
      Vou te dar um papo reto. Ler uma pilha de livros sem situar-se no tempo e no espaço não te faz um sábio, mas um ignorante ilustrado.

      Excluir
    8. Como diria Lá RocheFoucaltd:
      "Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam conosco"
      Como seria a minha pseudo erudição se concordasse contigo?
      Mas não entendeu a simples questão que europeus se fazendo de civilizados é muito antiga,com objetivo de se sentirem superiores a nós? Mas se acredita nisso claro que não vais entender.
      Não entendeu que acusar os outros não resolve nada a guerra política? Cada vez mais as parte ficaram armadas. E Eu concordo que entender os outros é bem complicado, e talvez é que a esquerda deveria fazer ao invés de colocar mais lenha na fogueira. Mas quanto a barbárie se instalar de uma vez aqui vão se fazer de vítima e dirarão o corpo fora.

      Excluir
    9. Não sabia que teria que concordar só pq ele estava lá Lemos. Sorry!!! E são rasa pq VC não concorda com elas simples assim. Melhor contra argumentar que fazer texto grande assim e não dizer nada.

      Excluir
    10. E outra coisa VC já ouviu falar do plano Marshall?

      Excluir
    11. Desde quando vc era só um botão...rs

      Excluir
  4. Lula em SC pede que a PM dê “corretivo” em quem joga ovos na Sua Santidade.

    Esse VAGABUNDO ignora o fato dos fanáticos do seu partido insurgirem contra a minoria que pensa diferente. Aí pode!
    Felizmente a caravana encara aquilo que era de ae esperar: uma maioria envergonhada e revoltada com os desígnios da política e da jurisprudência no país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tens algo a dizer? Não captei a ideia deste comentário.

      Excluir
    2. Chamou Lula de vagabundo já sei q é picareta e morre de medo de cair na malha fina.

      Excluir
    3. Só um vagabundo defende outro vagabundo.

      Excluir
    4. "Só um vagabundo defende outro vagabundo", diz o cara que certamente votou no Aécio.

      Excluir
  5. Luiz Henrique Crestani, um dos neofascistinhas que atiraram pedras na comitiva de Lula, além de covarde é picareta.
    Tem uma pilha de processos de execução do BB contra si, sem falar de crimes contra o meio ambiente e por dano moral. Se o tal cidadão de bem fosse comentar aqui neste espaço, por certo assinaria como anônimo, como todo canalha covarde.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem