sexta-feira, 23 de março de 2018

Marielle Franco, agora um símbolo mundial

O jornal The Washington post publicou, esta semana, uma reportagem a afirmar que Marielle Franco, a vereadora assassinada no Rio de Janeiro, havia se tornado um símbolo global. “A black female politician was gunned down in Rio. Now she’s a global symbol”, dizia a manchete. E salientava, em determinada passagem, que o mundo a tomara como um símbolo, mas as reações não eram unânimes no Brasil, onde também houve manifestações em outro sentido.

O fato é que o nome da vereadora ultrapassou fronteiras. A expressão “Marielle Presente”, lançada logo a seguir à sua morte, foi trend topic no Twitter e no Facebook. Mas as manifestações foram além das redes socais e saíram para o espaço público. A vereadora foi homenageada pelo Parlamento Europeu ou pela Assembleia de República Portuguesa, entre outras. Mais do que isso, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra o assassinato, na Suécia, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, França, Alemanha ou Portugal.

A repercussão mundial é mostrada nesta coleta de tuítes, escritos em várias línguas e devidamente assinalados com as bandeiras de cada país.



9 comentários:

  1. O PabloMM ali escreveu que a vereadora era “opositora do ‘regime’ de Temer”.
    O pessoal aqui do escritório riu.

    Mal sabe o tal Pablo que quem apoia os Regimes totalitários dos irmãos Castro,de Cuba, e do ex-motorista-indolente de ônibus, da Venezuela, é justamente partido da vereadora morta - o PSOL.
    Mas o PabloMM deve ser um desses que frequentam os bistrôs dos desérticos shoppings chiques de Caracas, com o pai milíco a ficar de quatro para o Maduro.

    ResponderExcluir
  2. Meu deus, quanto ódio disseminado nessas redes sociais. Por isso eu mantenho distância.

    O alemão xingou todo mundo! Na tradução diz que ele já fez a investigação e o laudo afirma com cer-te-za a-bso-lu-ta que foram policiais brancos e capitalistas.
    Pronto, podemos dispensar os trabalhos da PF.

    ResponderExcluir
  3. Não podemos dispensar o trabalho da PF por um motivo... As balas eram da PF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Balas da PF também matam turistas, empresários, médicos, juízes, policiais, crianças e idosos.

      É que dá uma preguiça investigar crime sem conotação política em ano eleitoral!!

      Excluir
    2. Anonimo, todas as balas vendidas legalmente no país ou que abastecem a polícia passam pelo exército e PF...
      Mas a TV prefere não informar isso.

      Excluir
    3. "Balas q matam turistas, empresários, médicos, juízes, policiais, crianças,idosos" ... E ATIVISTAS..que por "coincidência", são SEMPRE de esquerda.

      Excluir
  4. moderação de comentário: TÍPICO

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem