quarta-feira, 14 de março de 2018

Boulos, o luto e a melancolia


POR CLÓVIS GRUNER
O PSOL confirmou sábado último (10), a pré-candidatura de Guilherme Boulos à presidência da República. O líder do MTST terá como vice a líder indígena Sônia Guajajara. À primeira vista, o nome de Boulos parece atender a uma necessidade algo pragmática, não inteiramente equivocada em termos eleitorais. O mais conhecido entre os pré-candidatos – os outros eram os economistas e professores universitários Nildo Ouriques e Plínio Jr., e o pedagogo Hamilton Assis –, ele talvez reúna as condições necessárias para “puxar votos” e aumentar a ainda tímida bancada psolista nos parlamentos estaduais e federal.

Mas esse mérito não oblitera alguns problemas, a começar pela forma como sua candidatura foi definida. Além disso, e o mais importante a meu ver, o despontar do nome de Boulos dentro do PSOL talvez encerre, definitivamente, qualquer possibilidade que ainda existia do partido se consolidar como uma opção aqueles eleitores que, como eu, ainda votam à esquerda, mas não têm intenção de votar no PT. Detenho-me um pouco mais nisso.

Simpática ao PT e a Lula, que gravou vídeo manifestando seu apoio, a candidatura de Boulos facilita uma aproximação em um eventual segundo turno, caso o partido de Lula esteja de fato no segundo turno, com ou sem ele. Em tese, os segmentos do PSOL favoráveis a uma aliança entendem que, com o líder do MTST, evitam repetir 2014, quando a liderança de Luciana Genro dificultou o apoio a Dilma. Na prática, a candidatura de Boulos não é muito diferente da de Manuela D’Avila, do PCdoB; em ambas a independência é relativa, porque demasiado próximas e pouco críticas ao PT.

Não é o tipo de coisa que me surpreende no PCdoB, mas não deixa de ser um pouco frustrante no caso do PSOL. Sempre soube dos limites, inclusive eleitorais, do partido, e sua dificuldade em inserir-se e dialogar com grupos e eleitores que não os da classe média, com quem o partido parece ter uma maior afinidade. E não ignoro que, ao menos em parte, a indicação de Boulos pode ser uma tentativa de minimizar isso.

Mas a inexistência de uma relação mais orgânica com o PSOL – ele se filiou em março, dias antes de ser indicado pré-candidato – talvez não surta o efeito esperado, com os possíveis eleitores se identificando mais com o candidato que, necessariamente, com o partido. Respeitadas as diferenças e proporções, há o risco do PSOL repetir, com Boulos, um dos principais erros do PT, o de produzir uma candidatura personalista, que mantém com o partido uma relação instrumental, quando não oportunista.

Além disso, a sua candidatura coloca o PSOL mais perto de ser “linha auxiliar do PT”, acusação lançada contra o partido pelo então candidato Aécio Neves na última campanha, e prontamente rebatida por Luciano Genro. A questão é: Boulos terá condições de negar, tão pronta e enfaticamente como Genro, se fizeram acusação semelhante ao PSOL em 2018? Creio que não. E nem é preciso muito esforço para entender por que.

A opção por lançá-lo e não qualquer outro candidato, representa a recusa do PSOL em assumir o risco de ser uma alternativa à esquerda, colocando-se em uma posição mais crítica em relação ao PT que o pariu. Que fique claro: não se trata de negar ou rechaçar aspectos positivos do legado petista, de esquecer e jogar na “lata do lixo da história” a herança de seus governos, acusação recorrente sempre que se ameaça criticar o partido e suas gestões, apontando suas contradições, seus limites e os muitos equívocos.

Mas não podemos seguir reféns do PT, entre outras coisas porque isso está a nos custar muito caro: enquanto a defesa incondicional de Lula parece ser o único projeto que realmente importa aos petistas e parte da esquerda, um governo criminoso e de criminosos continua a governar impunemente e sem enfrentar resistência alguma capaz de opor-se a ele. Em alguns meses iremos às urnas, e a esquerda ainda não disse o que pensa e propõe para a economia, a segurança pública ou o combate à corrupção, por exemplo.

Pode-se argumentar que ainda é cedo, e que isso aparecerá na hora certa. Bobagem: programas de governo são apresentados no período eleitoral; projetos para o país, não. A esquerda hoje não tem nenhuma coisa, nem outra – a exceção talvez seja o PSTU, concordemos ou não com ele; mas da perspectiva eleitoral o partido tem ainda mais dificuldades e limitações que o PSOL.

Com o declínio do PT, de um lado reduzido à liderança personalista e algo messiânica de Lula, de outro apostando que os eleitores acreditem que basta elegê-lo em outubro de 2018 para voltarmos a outubro de 2002, o PSOL tinha a chance de ser o porta-voz de inquietações e demandas que nem Lula, tampouco o PT, são hoje capazes de encampar. Mas para isso seria preciso elaborar de uma vez por todas o luto, o que o PSOL não fez. Sinal de que teremos, pela frente, uma campanha melancólica.

23 comentários:

  1. A propriedade privada é uma das bases da democracia. Foda-se se a propriedade pertence a esse ou aquele indivíduo, pessoa física ou jurídica; a propriedade privada é PRIVADA! É um DIREITO!
    Se o terreno está desocupado, há outras formas legais de se questionar seu uso, MAS sua apropriação indevida por grupelhos politiqueiros é e tem de continuar ILEGAL. Temos uma justiça não um justiçamento.

    Enquanto jacobinos cortavan cabeças na França revolucionária, na Inglaterra (exemplo até hoje de democracia – não a França!) a propriedade privada continuou SAGRADA. Hoje vemos a diferença entre a Inglaterra e França (qual desses países o refugiado ou o europeu estrangeiro pobre escolhe para viver?).

    Guilherme Boulos corrompe desinformados e ignorantes úteis. Promete a essas pessoas aquilo que a LEI não permite, inclusive atravessar a fila de espera por habitação para quem ajudar a cometer o crime. Invade, depreda, insurge de forma política, ou esquecemos que aquele terreno invadido em São Caetano do Sul, há trinta anos desocupado, só se tornou uma opção após a derrota do prefeito petista pelo peesedebista? Guilherme Boulos deveria ser enquadrado como terrorista que ele é! O povo brasileiro não apoia invasões. Esse sujeito, burguesinho-filhinho-de-papai, só terá apoio daqueles que também nasceram em berço de ouro, “a classe média do Leblon”, de “artistas” maconheiros da estirpe de Gregório Duvivier (vejam só como esse sujeitinho ganhou fama!), do Freixo (que anda com seguranças armados até os dentes!) e de professores com seus salários garantidos nas universidades federais a promoverem disciplinas mentirosas voltadas para alunos selecionadíssimos. Por fim esse partido PSOL, Partido do Socialismo "COM" Liberdade, é uma desonestidade no seu próprio nome; que desapareça junto com o PT!

    2018 será o ano da direita! A direita virá, seja pelos liberais, pelos conservadores ou até pela direita xucra, mas desta vez essa esquerda caudilha, ditatorial, delinquente e desonesta não terá vez!

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o que acontece quando gajo vem pro computador antes de tomar o remedinho.

      Excluir
    2. Não dá pra ser mais xucro que o Eduardo.

      Excluir
    3. Só faltou o, Heil Hitler!!

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkk. Pelo visto o gajo precisa de uma dose cavalar.

    ResponderExcluir
  3. Clovis, eleitores do Lula não são tão ingênuos a ponto de pensar que voltaremos a 2002 num passe de mágica. Acho apenas que é o mais capacitado e com condições de aglutinar a massa para a guerra que se avizinha. Os messiânicos são aqueles que passaram a comer com a chegada dele ao poder. Não existe tempo hábil de se construir uma alternativa ate outubro, e, com Lula, isso poderia até ser construído nos 4 anos. Com alkmin, que será empurrado goela abaixo, será impossível.

    ResponderExcluir
  4. Tem um sítio sem dono lá em Itabaia, nunca pensaram em invadir?

    Possui até pedalinho pras crinaças!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tira sarro disso, seu babaca.

      https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/vereadora-do-psol-marielle-franco-e-morta-a-tiros-no-centro-do-rio.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

      Excluir
    2. o que tem a ver o cu com as calças????

      Excluir
    3. Tudo. Ou um covarde anônimo como você não está, secretamente, comemorando o fato de uma mulher negra, de esquerda, feminista e militante dos DHs, ter sido brutalmente assassinada?

      Faz o seguinte, aproveita que você está aqui e convida o Eduardo Jlle. pra um chopp no Jerke e brindem ambos a morte da vereadora.

      Abraços.

      Excluir
    4. Clóvis, você realmente acredita que o sítio e o triplex não são do Lula?

      Porque os supostos proprietários não se manifestam em defesa de seus bens?

      Excluir
    5. 11:07, exclui seu comentário e o farei de novo e de novo, quantas vezes for necessário.

      Há uma página no Facebook chamada “Modo Espartano”, mantida por um sociopata aí de Joinville.

      Sua indiferença com o assassinato brutal de dois seres humanos e suas tentativas de desqualificar, justificando, a execução de uma mulher de esquerda, negra, feminista e militante dos DHs - basicamente quase tudo o que você odeia - serão certamente bem vindas lá, onde você estará em boa companhia.

      Aqui, não.

      Excluir
    6. 17:01, vá à merda. Ou vá fazer companhia ao seu amiguinho aí de cima lá na página dos sociopatas. O que você achar melhor.

      Excluir
    7. Fiz essas mesmas perguntas ao Baço e ele também se esquivou em responder. Como pode duas perguntas tão simples, num blog de debate político, ser assim ofensivo?

      Excluir
    8. Minha resposta à sua pergunta:

      http://www.chuvaacida.info/2017/07/lula-foi-pro-paredao.html

      A sentença do Moro, na íntegra:

      https://drive.google.com/file/d/0B1trF11ZWhAPRzNIMVRNdzV5SEU/view

      Pessoalmente, acho difícil que você leia meu texto. E sei que você não lerá a sentença do Moro - são mais de 200 páginas de linguagem jurídica. Além de chato, é bem difícil de entender - em resumo, não é pra você.

      Mas eu gosto de fazer gente como você passar vergonha.

      Excluir
    9. Qual seria a explicação para esta antiga matéria?

      https://imagembrasileira.blogspot.com.br/2017/05/veja-que-varios-jornais-noticiaram-ida.html

      Como posso passar vergonha, se não defendo criminoso?

      Me mandar à merda é o melhor que você consegue fazer?

      Excluir
    10. Eu deixei o link para o meu texto e a sentença do Moro - então eu fiz mais e melhor do que simplesmente mandar você à merda.

      Por um lado, isso é muito, mas muito mais que você merece. Por outro, eu sabia que você não leria meu texto ou, se o lesse, tergiversaria, porque ele desmonta seu discursinho babaca de que eu "defendo criminoso" (e a gente sabe quem, entre nós dois, defende de fato criminoso. Uma pista, porque você é meio lerdo: não sou eu), e tampouco leria a sentença do Moro, que você é incapaz de entender.

      Fico feliz que alguém leia o Atibaia.com.br. Só é uma pena que, visitando o site do jornal e digitando na busca "lula", "sítio" ou mesmo toda as manchetes que o tal "imagem brasileira" reproduz, nenhuma delas apareça. E que a legenda do “Último segundo” seja uma montagem grosseira e mentirosa que não corresponde ao que está publicado efetivamente no site.

      Ah!, dirá você, as matérias do Estadão e do R7 não são montagem – mas repare que eu soube disso e estou lhe dizendo, porque você nem foi lá conferir, não é mesmo? Pois se você tivesse lido meu texto e a sentença do Moro, também saberia o que eu acho disso. Agora, como você nem sabia que metade dos links que você postou são mentirosos, imagina se você vai ler mais de 200 páginas de uma sentença e um artigo que escapa ao lugar comum dos chavões.

      Que vergonha, né?

      Excluir
    11. A metade dos links é fake? Então, a outra metade...

      E desse vídeo? Qual a desculpa?

      https://youtu.be/Kv5slU7Glu8

      Eeeeeee vergonheira! Kkkkk

      Excluir
    12. Você sabe que o depoimento inteiro tem mais de quatro horas, e não só esse um minuto que aparece nesse site super confiável que você consultou? Que tal você assisti-lo inteiro? Que tal você ler a sentença do Moro? Que tal você ler meus artigos? Depois disso, e só depois disso, você volta aqui e talvez a gente converse. Talvez, que fique bem claro.

      https://www.youtube.com/watch?v=PcQo35lle0Y

      Excluir
    13. Hahahaha... A verdade é que vocês se esforçam tanto em proteger o grande ídolo de vocês, mas ele mesmo não ajuda e dá com a língua nos dentes! À propósito: eu vi sim todo o depoimento dele. Muito divertido!

      Excluir
  5. Belo texto Clovis, mas o Boulos não é e jamais será uma alternativa para qualquer um que reflita fora do espectro. Centristas em geral votam em pessoas e projetos que se apresentam como respeitadores da lei, dos costumes e principalmente em não corruptos, portanto o Eduardo aí em cima está correto e Boulus jamais se consolidaria como opção é sua candidatura com já destacasse só tem um único interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 07:23, não acho que Boulos seja uma opção aos centristas. Minha questão, como eleitor de esquerda, é se Boulos será uma boa opção justamente para as esquerdas.

      E olha, me desculpa, mas se centristas "votam em pessoas e projetos que se apresentam como respeitadores da lei, dos costumes e principalmente em não corruptos", me pergunto como chegamos nesse estágio em que nos encontramos?

      Porque ou os centristas são muito ingênuos e se deixam enganar facilmente, ou talvez você esteja enganado sobre o voto dos centristas. Pessoalmente, acho que é a segunda opção.

      Excluir
    2. nossa, olha o desespero da esquerda, votar em Boulos? força ai.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem