quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O inverno logo ali: o que fazer para parar Bolsonaro 2018?

POR FELIPE SILVEIRA

A perspectiva é a pior de todas: Bolsonaro 2018. Se não é isso que se desenha, algo muito diferente disso não vai ser. Alckmin, Aécio ou até mesmo alguma surpresa por aí. Embora estes sejam mais civilizados do que o Bolsa, seus governos e posicionamentos não deixam que nos enganemos.

Eu nunca acreditei nas chances de Bolsonaro presidente, mas até a primeira hora deste 9 de novembro eu não acreditava na possibilidade de Trump ser presidente dos Estados Unidos. Aí temos Crivella, Dória, Sartori, Greca, ACM Neto, Brexit, Le Pen, Putin e tantos outros com discursos semelhantes que não temos como fingir que o perigo não existe. Por isso, deixo aqui minha sugestão para tentar parar o pior que está por vir.

1) Assuma sua responsabilidade e organize-se
Você é um sujeito ou uma sujeita política. Exerça essa competência, faça a sua parte. Não finja que você não é parte responsável pelos rumos do mundo. Não diga “eles”, diga “nós”. Queira ou não você está nesse jogo chamado democracia. Organize-se, faça algo, busque alguma atividade coletiva ou crie a própria trincheira individual. Não estou dizendo que é preciso entrar em um partido político, embora eu recomendo, mas que apenas não se engane achando que já está fazendo algo com compartilhamentos ou no seu trabalho. Por outro lado, não menospreze o trabalho dos outros. Aliás, a quantidade de votos nulos no Brasil e o baixo índice de votação nos EUA mostram que a apatia política tem sido uma das grandes armas dos conservadores.

2) Pare de queimar a esquerda
Uma coisa é fazer a crítica honesta e justa, outra é essa queimação geral em que se meteu o campo progressista. A busca por vilões, por culpados, por erros entre a própria esquerda demanda quase toda a energia que precisamos para frear o retrocesso que se desenha ali na frente.

3) Crie pontes
Em algum momento da história nós tivemos a capacidade de dialogar com o outro. De, a partir dos fatos, ouvir, argumentar, contrapor, explicar e chegar a alguns acordos. Dessa maneira, nós refinavamos os argumentos. Infelizmente, fomos substituindo essa conversa pelo desprezo ao outro, pela lacração e coisas similares. Só que isso gerou um problema mais grave ainda: nós passamos a ter tantas certezas que já não sabemos a razão pra isso. Por não fazer esse exercício de dialogar, de ouvir e de responder, nós não sabemos mais os argumentos. Afinal, eles não são mais necessários quando desprezamos o outro. Estou convencido de que o caminho é outro.

4) Estude e refine seu argumento
Uma onda de anti-intelectualismo varre o mundo ao lado da onda conservadora, se é que se pode dizer que são ondas diferentes. É preciso estudar para ter algo a dizer sobre o mundo e se posicionar nele com algumas bases. Comece pelas suas certezas. Questione a razão pela qual você acha que algo é certo. Leia alguns textos sobre o assunto. Preste atenção nos argumentos de quem pensa diferente de você e reflita sobre eles. Construa a sua própria argumentação.

5) Pare de torcer na política
A ideia de torcer pelo seu time político é tentadora, mas a razão nos obriga a ter outra postura. Ultimamente a esquerda tem feito algo que a direita é especialista, que é compartilhar conteúdos altamente bizarros de blogs e sites travestidos de jornalismo. Sem ler o texto, saímos espalhando mentiras sobre adversários porque isso nos favorece politicamente. É um erro grave do ponto de vista pragmático, pois nos tira a credibilidade, mas é acima de tudo um erro no campo da ética, algo que não podemos nos permitir. Nossa postura crítica tem que ser constante.

16 comentários:

  1. Devemos eleger alguém inteligente, educado, responsável e estadista.

    Elejam Alckmin em 2018!

    Eduardo, Jlle

    (agora, se quiser votar no Freixo, na Marina, ou, pior, no coronel do Ceará, vá adiante, o voto é seu!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alckmin? Sério isso???

      O cara não cumpriu obras básicas que acarretaram (junto com o período de seca) na pior crise hídrica do Estado de SP e teve que tratar água de esgoto para o povo beber.

      O metrô já sugou BILHÕES do dinheiro público e agora ele fala em privatizar.

      Isso só para começo de conversa.

      Mas, como você disse... "o voto é seu", mas quem se fode é o povo.

      Excluir
  2. Gargalhei rios lendo as “sugestões” do Felipe. Ou o autor é muito inocente ou é um baita cara de pau.

    “Façam o contrário do que nós, esquerdistas, fazemos!”

    ResponderExcluir
  3. Brasileiros elegeram o tiririca pra câmara, americanos para presidente.
    Mas falando serio sentimento Anti Trump,era baseado muito mais numa espécie de pensamento politicamente correto, do que sobre que a questão primordial, seria ele um líder adequado em comparação com Hillary ? Meu amigos bobocas da esquerda, a democracia esta em risco. E como diz o Luis Felipe Ponde, não é tocando violinos na praça que salvaremos a democracia(pra mim ela já é um defunto), mas a democracia depende de uma ação efetiva do EUA, que já não é mais o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, mas filosofia é muito melhor para fazer diagnóstico, e perguntas, do que trazer uma resposta. E disciplina de História, em saber o que não fazer.
      Mas agora respondendo um pouco mais o seu texto.
      Primeiro a esquerda tem que saber que não existe nós amamos. Existe eu amo!
      A democracia em atenas foi uma transvaloração da virtude guerreira , para uma virtude discursiva. E como diria Foucault a politica é a guerra por outros meios, mal sabia ele que estava fazendo uma analise psicanalítica(ele não gostava da psicanalise) da politica que remete essa transvaloração ou melhor a virtude guerreira foi sublimada se usarmos um termo da psicanalise, para uma belicosidade discursiva. Então a politica , deve ser pensada também pelo instinto guerreiro, a nossa belicosidade, nossa agressividade esta lá canalizada para politica. É só pensar, o que nos move num blog como esse a ficar discutindo politica? Que prazer estranho seria esse? Apenas puro interesse altruístico?
      E na virtude Guerreira não há demonização do nosso adversário , se ama o adversário, ele é o justo inimigo que esperamos, que nos porá em prova as habilidades, nossos melhores instintos.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Guardem as lágrimas para o BOLSONARO 2018

    ResponderExcluir
  6. Ler o Felipe falando em "organize-se" é engraçado. O cara tem dificuldade em tocar a própria vida e quer dar dicas para evitar a eleição presidencial de 2018. Presunção de grandeza, megalomania, etc...

    Aliás, é engraçado ver a forma como pessoas do naipe do autor do texto se colocam como seres superiores intelectualmente. Podem até ser, não questiono, mas conhecimento sem ação vale menos que nada. E nisso os esquerdas são bons, apenas em teorizar, falar, bla bla bla...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Organizar-se politicamente, caro anônimo, o que, geralmente, bagunça a vida financeiramente mesmo.

      Excluir
    2. Ele tá fudido mesmo??? Conte mais!!

      Excluir
    3. O pessoal da direita é bem bom na ação também, né?

      Excluir
  7. KKKKKKKKKK... a "Esquerda MIMIMI" não ganha mais nem no "Par ou Ímpar"! Como diz Milton Leite: "QUE FAAAAAAAAAAAAAAAAASE!"... KKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. porra, felipe, manual do bom esquerdista é muito século 19...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “porra, felipe, manual do bom esquerdista é muito século 19...”

      Manual do bom esquerdista nada! Isso é manual para o esquerdista virar inteligente, ou seja, para um péssimo esquerdista.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem