terça-feira, 22 de novembro de 2016

A história de Rosangela Müller e outros idiotas

















POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Rosangela Elisabeth Müller. Reconhece o nome? Talvez não. E se eu disser que é a mulher que confundiu a bandeira do Japão com a bandeira de um Brasil comunista? Aí fica fácil lembrar, né? Afinal, o vídeo publicado pela tal senhora nas redes sociais é um dos maiores micos que as nossas cansadas retinas já tiveram o desprazer de ver neste (ainda insipiente) século.

Por que falar na senhora? Ora, porque ela é arquétipo pronto e acabado da estupidez que assola o enorme circo político chamado Brasil. Rosangela é uma espécie de ponta de lança de um time que se orgulha da própria ignorância e faz da desinteligência uma forma de vida. Esse tipo de gente sempre existiu (todos conhecemos alguém assim), mas as redes sociais criaram o palco perfeito para as suas necedades.

Mas quando essa esquizofrenia invade a esfera pública, é preciso estar atento. Porque essa gente é violenta, anti-intelectualista, irracional e ignorante. Parecendo ser apenas picarescos, são perigosos. Porque são hospedeiros para o vírus da doença chamada fascismo. Sob a aparência de inofensivos palhaços, aos poucos vão inoculando esse veneno na sociedade. Nunca se deve menosprezar o poder de despertar fascismos adormecidos.

A rejeição do pensamento está a viver o seu período de ouro. Os irracionalismos pululam aqui e acolá por todo o mundo. Mas no Brasil a febre está a atingir os estertores. E nem  é preciso ir longe para encontrar as explicações. A história recente mostra que o antipetismo, um sentimento insuflado pelas elites e pela velha mídia, acabou por se tornar uma corrente política. E o antipetismo vem recheado de anti-intelectualismo.

Eis o problema. O antipetismo é uma fórmula simplória que, bem ao gosto dos fascismos, desconhece a complexidade da política. Ou seja, há uma sanha simplificadora que obriga a ver tudo em preto e branco, com um discurso construído através de clichês mal amanhados. Tudo isso, claro, mergulhado em boas doses de ódio. E é aí que mora o risco para a democracia.

Por que Rosangela é perigosa? Porque é uma idiota motivada. É o tipo de gente que vê o mundo com viseiras a tapar a visão periférica. Há uma espécie de glaucoma político. Em tempos de digital fica mais fácil Rosangela se mostrar, mas também fica mais difícil esconder a estupidez. Quem der uma passadinha pelo perfil de Facebook da senhora vai ver uma pessoa a perseguir delírios. Desde a paródia de gestos militares (bater continência) até, claro, admirar o sobrenome “Bolsonaro”.

Há gente a prever que as próximas eleições no Brasil serão entre a direita e a extrema direita. É um risco. E Jair Bolsonaro, representante do que há de mais atrasado em civilização, é um nome a ter em conta. “Não, isso não vai acontecer”, pensarão o leitor e a leitora que ainda acreditam na razão. Talvez. Mas os episódios recentes, em especial no caso de Donald Trump, nos Estados Unidos, são um aviso: se cochilar o cachimbo cai.

Como alguém já disse, o preço da liberdade é a eterna vigilância.

É a dança da chuva.



17 comentários:

  1. Baço, leio há muito suas colunas. Concordo e discordo. Mas eu tomei uma decisão. Quando vejo e escuto alguém dizer estultices, como a defesa de regimes militares, não discuto, nem opino. Parece que a ignorancia cimenta a cabeça do indivíduo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara que defende um regime militar não deve ter vivido o tempo da ditadura. Se viveu... então tem um tijolo no lugar do cérebro.

      Excluir
    2. Regime militar só não serve para canalha da tua qualidade josé bacinho

      Excluir
    3. Juro que nesta hora preferia que fosses um "anônimo". Porque o fato de ver um cretino capaz de dizer tamanha imbecilidade e ainda assinar é preocupante. Tens um tijolo no lugar do cérebro, com certeza.

      Excluir
  2. É piada isso?!

    Eu poderia usar centenas de exemplos de estúpidos esquerdistas que votaram num partido que governou o país por treze anos, surfou na inflação dos commodities, ganhou muito dinheiro, governou sem oposição por mais de metade do tempo que esteve no poder, foi aconselhado por várias instituições de respeito que não foram ouvidas, de aproximou de tudo que é mais podre na política exterior (de ditaduras comunistas a fascistas), ao invés da educação/saúde/segurança preferiu investir o capital nos grandes empresários e manter o tamanho paquidérmico do Estado.

    Hoje esses mesmos estúpidos esquerdistas exigem que o Estado adote a mesma receita de gastança desmedida que arruinou a economia do país. E mais, exigem que o governo Temer (vejam só!) taxe as grandes fortunas, coisa que o governo “socialista” do PT não fez. Não fez porque sabe as consequências da fuga de capitais, como ocorreu na França recentemente no governo de Hollande. E mais, esses esquerdistas, além de burros, são capazes de assediar adolescentes transformando-os desde cedo em pequenos tiranos que “defendem a democracia invadindo escolas e impedindo a maioria de estudar, para (vejam a coerência!) que os alunos tenham educação”.

    E ainda vem acusar alguém de “idiota motivado”? A tal Rosangela que faltou as aulas de geografia e história ao menos é adulta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título do texto é "A história de Rosangela Müller e outros idiotas". A Rosangela não apareceu nos comentários... só os outros idiotas. Mas no teu caso a idiotia parece ser patológica.

      Excluir
  3. "O preço da liberdade é a eterna vigilância", saudades da UDN...minto, vc não era nascido, nem no tempo do Thomaz Jefferson.

    ResponderExcluir
  4. Então, Baço, já comprou os toldos e blackouts? E a sombrinha para andar nas ruas?
    Afinal, o Sol pertence ao estado socialista português, nesse capitalismo selvagem (OPS!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, estás mais perdido que cego em tiroteio. É um comentário típico dos idiotas. Não tem história (porque há um contexto) e quer dizer apenas que só lês os headlines, nunca a notícia. Vai ler, pá! Garanto que não dói...

      Excluir
  5. É o ódio pelo conhecimento que floresce no país....

    ResponderExcluir
  6. o baço é a velhinha de Adeus, Lênin

    ResponderExcluir
  7. Sim ela foi idiota, mas seria a ditadura tão idiota? Ou melhor seria o desejo de passarmos por um ditadura algo idiota?
    O Brasil vive uma crise? Como resolver essa crise? Qual o remédio para essa crise?
    A esquerda pode bradar, que precisamos de mais democracia, uma reforma política. E coisas do tipo. A classe politica, é capaz de mudar Esse cenário? Fazer essas mudanças? Acreditar nisso é piada.
    Vejamos a Pec 241, umas das críticas da esquerda é que ela aperta as classe de baixo.Mas classe de cima não cortaram na carne seu benefícios. Serão capazes de fazer isso? Pois não se acena nada no horizonte para tal possibilidade. A própria corrupção endêmica nos 3 poderes como pensar que eles podem ser autoregulatórios?
    O wishful thinking seria uma saída pacífica para crise, mas na realidade isso nem sempre é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas só li até "mas seria a ditadura tão idiota?"

      Excluir
  8. Baço, parabéns pela paciência!
    Eu aprendi q a não discutir com,afinal falamos línguas diferentes, e, portanto eu confesso, não entendo nada de zurres.
    Quanto a idiota em questão, podia ser diferente, coxinha é burro por natureza, não é algo q eles possam controlar. Abs.

    ResponderExcluir
  9. 6 anos depois, tudo indica que a Sra Rosangela pagou mais um mico a nível nacional: aparece em destaque no vídeo em frente a um quartel em Porto Alegre, com celular sobre a cabeça, enviando sinais de luz para OVNIs. Ela aparece em destaque no inicio do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=IKWTvL9VxQM

    ResponderExcluir
  10. A Sra Rosangela É REINCIDENTE 6 ANOS DEPOIS da bandeira do Japão. Aparece em destaque no video da manifestação golpista em 21/11/2022 em frente a um quartel no centro de Porto Alegre. Agora é VEXAME MUNDIAL, deu nos noticiários de varios países. Os minions pedindo intervenção de extra-terrestres para seu golpe eleitoral. Só pode ser a Rosângela aos 34 seg deste video: https://www.youtube.com/watch?v=IKWTvL9VxQM

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem