terça-feira, 19 de julho de 2016

A falácia de Pirabeiraba


POR GUSTAVO CAMPOS*

No último dia 20 de junho, iniciou a nova operação de linhas Interestação e Alimentadoras, na Estação Pirabeiraba. Fundada em 2005, a estrutura viria cobrir a demanda que o Terminal Norte estava atendendo com linhas paradoras, direto às localidades de Pirabeiraba.

Porém, a organização não foi feita na época . E o local foi transformando num "ponto de ônibus de luxo", com a empresa Auto Viação Catarinense passando a utilizar o local para embarque e desembarque de passageiros rumo a Curitiba.

Antes das pseudo-mudanças, as linhas saíam do Terminal Norte, paravam em Pirabeiraba para embarque, mas não havia integração física, caso o passageiro viesse de outra localidade e tivesse a necessidade de embarcar. Por exemplo, se viesse do bairro Canela e quisesse ir para Estrada Dona Francisca ou Quiriri, a única opção seria a integração temporal, que foi ampliada para 70 minutos há quase três anos.

Mas para quem não tivesse o Cartão Ideal ou se a viagem demorasse mais de 70 minutos? Com a mudança, aplicada apenas para os dias úteis, na teoria o passageiro irá embarcar em duas linhas, sendo uma interestações do Norte para Pirabeiraba, e na Estação Pirabeiraba o passageiro pode ir para onde desejar.

Porém, na prática, a realidade é outra e bem mais complicada: o passageiro vai até Pirabeiraba, desembarca e curiosamente descobre que o ônibus em que ele estava vai parar destino que deseja, sem qualquer comunicação, o letreiro eletrônico com a linha "muda" automaticamente para a segunda ao chegar na estação.

Situação semelhante à Estação Nova Brasília nos dias úteis (já que aos finais de semana as linhas foram transferidas para o Terminal Central em outro formato), onde o passageiro que vem do Centro utiliza o mesmo ônibus para ir ao bairro desejado. Aos finais de semana, as linhas de Pirabeiraba continuam como estão, saindo do Terminal Norte, parando em Pirabeiraba sem horário fixo e seguindo ao bairro desejado. A bilheteria funciona apenas aos dias úteis e aos finais de semana se mantém fechada. O sistema de segurança/controle do terminal não existe, não há guaritas nas entradas dos veículos para cessar a entrada de passageiros de forma irregular, gerando déficit no sistema. 

Aparentemente a empresa responsável pela região não está se importando com isso. Situações assim podem ser utilizadas como argumentos contra o funcionamento da estrutura diante ao Seinfra. Outra coisa que chama atenção é a forma bagunçada de classificação e numeração de linhas. Não há uma ordem, organização, algo que facilite a familiarização para o passageiro.

Todo o sistema de Joinville tem uma organização de linhas bagunçada, sem critérios conforme o tipo de linha, uma adaptação sobre o sistema dos anos 90, quando quase todos os ônibus saíam do Centro. A situação que era para ser melhor e mais eficiente, tanto que há comboios de dois, três de ônibus com a mesma linha saindo do Terminal Norte ao mesmo tempo com destino à Pirabeiraba, causando transtornos. Isso é nada mais que é uma mudança apenas teórica, algo para inglês ver, pois na prática ficou a mesma coisa e dependendo do período até pior.

*Gustavo Campos é técnico em gestão da mobilidade urbana



2 comentários:

  1. Eu fiz o teste, ficou ridículo, cadê a eficiência? Gente saindo e voltando pro mesmo ônibus e apenas muda o letreiro automaticamente. Não aumentaram a oferta de horários, só mudaram os nomes das linhas.

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo desejava comentar sobre esta importante matéria. Moro em Pirabeiraba há bastante tempo, somando as vezes em que saí ou voltei a morar nesse bairro, posso dizer que já morei pelo menos uns 12 anos em Pirabeiraba e pegava ônibus desde os tempos que as linhas de Pirabeiraba iam até o centro e não havia a integração entre os bairros, a catraca eletrônica, ainda haviam cobradores e não existia a abusiva passagem embarcada.
    De lá para cá melhorou alguma coisa em Pirabeiraba o transporte coletivo, mas historicamente a região é uma das mais desprezadas pela Transtusa, tanto que havia 1 pseudo-terminal de integração em Pirabeiraba, eu me recusava a chamar de terminal de ônibus, agora eu considero que há 1 semi-terminal, um terminal integrado apenas nos dias úteis. Já foi muito pior eu reconheço: teve épocas que eu daria uma nota 2 ou 3 em 10 para o tratamento que a Transtusa dispensa a Pirabeiraba. Exemplificando, quando começou a bilhetagem eletrônica e suposta integração, o pseudo-terminal só vendia passagens até às 20 horas da noite, depois só embarcada! Isso mesmo, os(as) se recusavam a vender depois desse horário, depois passaram a vender apenas até às 22 horas; apenas ficou menos absurdo! Houve tempos ainda que só havia ônibus do terminal norte de volta pra Pirabeiraba até antes das 23:30 nos dias úteis; depois desse horário só táxi, mototáxi ou caminhar muito, já perdi de assistir filmes no cinema ou andei quase 10 km a pé por causa disso!
    Há alguns anos criaram horário das 23:35 em dias úteis no sentido Norte-Pirabeiraba, e havia o horário nos sábados e domingos 1 ônibus às 00:15, mas em 2014 cortaram o ônibus do sábado, assim como em 2015 cortaram 3 dos 4 horários das linhas Pirabeiraba-Vila Nova e Vila Nova-Pirabeiraba, de modo que agora só há 1 horário de ambas linhas em amobs os sentidos.
    Por morar em Pirabeiraba sei qual é a localização das linhas no semiterminal do bairro, mas reconheço que quem é de fora e não está acostumado tem dificuldade de identificar porque está mal feito letreiro e identificação.
    Além de tudo isso, há péssima divisão de horários, muitas vezes 2 ou 3 ônibus quase no mesmo horário e 1 intervalo de meia hora ou + sem ter ônibus, depois mais 2 ou 3 ônibus de novo e o mesmo fracionamento ruim.
    Já foi pior, muito pior, mas a verdade é que Pirabeira ainda é uma região pouco valorizada pela Transtusa; e o problema mais que dobra pra quem mora no Quiriri ou no Rio Bonito!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem