quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Quem é Ivandro de Souza?

POR VANDERSON SOARES



vanderson.vsoares@gmail.com


Dias atrás publiquei um texto sobre os possíveis candidatos a prefeito da nossa cidade. Afirmei, na ocasião, que Ivandro de Souza (PSDB) estaria ali apenas segurando a vaga enquanto o verdadeiro candidato se apresentaria mais pra frente, que poderia ser o Paulo Bauer ou o nosso velho conhecido Tebaldi. 

Não é segredo para ninguém que sou filiado ao PSDB (mesmo não sendo tão participante quanto gostaria), e mesmo nesta condição, não conhecia muito bem Ivandro de Souza. Passei a conhecê-lo melhor nos últimos tempos, em que tive a oportunidade de ouvir alguns discursos, algumas palestras e devo dizer que ele é quem realmente deveria ser o candidato a prefeito pelo PSDB. 

Digo isto, pois alguns pontos de conversa me chamaram atenção nele. Antes de conhecê-lo, sabia apenas que era empresário e, pela experiência que estamos tendo com o Sr. Udo Dohler, estava até desiludido, pensando que era apenas mais um empresário a vender a imagem de gestor milagreiro.

Pois bem, Ivandro de Souza é um pouco diferente. É empresário e tem uma empresa forte, bem conceituada e com bom nome no mercado joinvilense. A novidade começa, e é nesse ponto a diferença nevrálgica com o Udo, é sua sensibilidade. Em dado momento de um discurso ele declarou a seguinte frase:

“Hoje quando se pergunta sobre qualquer área ao Prefeito ele repete incansavelmente ‘que as contas estão equilibradas, estamos com o caixa em dia**’, mas qual pai de família não entraria no cheque especial, não deixaria de comprar algo, para pagar um tratamento de saúde para o filho? Este prefeito não pensa nisso. Pensa apenas na saúde financeira, que deve ser observada e levada em conta, mas jamais sobrepor-se às necessidades da população como saúde, educação, etc...”*

Udo Dohler seria um excelente prefeito se tivesse sensibilidade aliada ao seu conhecimento sobre gestão. A diferença crucial da gestão privada da gestão pública consiste em que uma visa lucros financeiros e a outra lucros de qualidade de vida da população.  E Ivandro mostrou que entende de ambos.

Outro ponto muito interessante que Ivandro falou, em algumas ocasiões, foi sobre suas ideias de como desafogar o serviço público e diminuir os prazos das secretarias na execução dos expedientes da atual Secretaria do Meio Ambiente no que diz respeito aos Alvarás de Construção, Certificados de Conclusão de Obras, etc.

Comentou da possibilidade de certificar e auditar escritórios técnicos (engenharia/ arquitetura) de modo que a Secretaria apenas fiscalize pontos cruciais e auditem os escritórios.  São ideias que ainda podem ser aperfeiçoadas e desafogar, em muito, o trabalho desta secretaria. Citou outras secretarias nesta palestra que ouvi, mas recordo-me bem apenas desta.

Deste modo, confesso que Ivandro de Souza ganhou minha admiração e respeito mostrando dominar a técnica, ter sensibilidade e ainda por cima muito bom humor (outra característica que falta ao atual prefeito). 

*transcrição do que o autor ouviu na referida palestra.
** Essas falas do prefeito foram antes do Secretário Corona, afirmar que a prefeitura está pagando com atraso de 40 dias e que vai piorar ainda mais. Comenta-se hoje que o Hospital São José passa por dificuldades com falta de medicamentos e materiais básicos porque os fornecedores não suportam mais o atraso.

21 comentários:

  1. Qual o tamanho desta empresa do candidato? Tem um provérbio português que diz: "Quanto maior a nau, maior a tormenta".

    ResponderExcluir
  2. Sou liberal e infelizmente neste país não há partido que me represente. Aliás, seria um avanço democrático e político se houvessem partidos assumidamente de direita no Brasil. O que sobrou, talvez, foi o DEM, mas ainda assim a cultura política brasileira é tão tacanha que qualquer menção à direita é vista com maus olhos, não pela população em geral, mas pelos arautos da virtuosidade esquerdista falsos-intelectuais presentes nas escolas e campis.

    Na esquerda, os mais inteligentes e capacitados são os políticos do PSDB. Se o brasileiro desse, em 2010, uma chance ao candidato do PSDB, ao invés de se aventurar com uma tecnocrata, burocrata, mal assessorada e sem nenhum pingo de pragmatismo, que caiu de paraquedas lançado pelo antecessor do seu partido, não estaríamos nesta difícil situação política e econômica.

    Das últimas três gestões joinvilenses, a do PSDB foi a mais dinâmica e eficiente. Ao menos houve planejamento.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, acho legal você ser liberal, também o sou. Mas eu cuido muito ao associar isso a direita. Liberal é liberal e ponto, difere em muito do conservador de direita e do socialista da esquerda.

      Excluir
    2. Exatamente Marco, falaste o o que eu iria abordar. O Eduardo é um dos mais sensatos que comenta por aqui (raros o são, na verdade), mas ia questionar isso. Pode ser que a primeira frase dele não tem conexão direta com a segunda.

      Excluir
    3. Não tens que ter cuidado algum, liberalismo é direita, ponto! Como dissestes, é diferente do corservadorismo, mas também é de direita. Não tenhas vergonha de assumir a tua posição política, a tua ideologia. Se conheces o liberalismo, sabes que não deves nada a ninguém.

      À propósito, muitos jovens "perdidos" que se dizem de esquerda são liberais e nem sabem, talvez porque foram influenciados por professores repetidores mal preparados ou mal intencionados.

      Na segunda parte apenas afirmei que, dentre os partidos brasileiros de esquerda, o PSDB é o mais preparado. Porém ainda acho que o que o Brasil precisa é de uma Margareth Tatcher no governo, ao invés de ex-terroristas, ex-freiras e pai de milionário ex-limpador de excrementos de hipopótamos.

      (Margareth Tatcher faleceu em seu humilde apartamento no subúrbio de Londres.)

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    4. Parei para pensar se chorava ou ria no "Na esquerda, os mais inteligentes e capacitados são os políticos do PSDB"....

      Excluir
    5. Para um analfabeto político como você, que desconhece as raízes dos partidos e crê piamente que o PSDB é direita, podes rir a vontade, só te sobra isso.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    6. Analfabetismo político é acreditar que neoliberalismo é igual à social democracia. PSDB é um partido neoliberal, que faliu o Brasil e implorou de JOELHOS ao FMI 3 vezes. Nunca esqueceremos.

      Excluir
    7. eduardo, eu reconheço que tenho um grande asco da direita, independente de serem fascistas, liberais ou neoliberais (ou tudo junto). Há exceções quando o interlocutor reaça tem mais de 2 neurônios, e consegue formular e fundamentar suas convicções, e principalmente SE ASSUME COMO DIREITA e tudo que pode acarretar isto. Mas este não é o seu caso, como de resto desta piada chamada oposição.
      E prá terminar, qualquer pobre mortal gostaria muito de poder morrer na humildade e belo caráter de uma Tatcher.....

      Excluir
    8. Foda, não vou explicar...
      Vá entender um naco de economia, anônimo 16:59.

      Sérgio, você é petista, cara! Que credibilidade tens? Dane-se a tua opinião.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    9. Anônimo, o cara repetiu que dentre os partido de esquerda o psdb era o mais preparado. Quem está fazendo relação entre neoliberalismo e social democracia é você. O seu problema não é analfabetismo político, é interpretação de texto.

      Excluir
    10. PSDB esquerda? Conta outra vai..By Ácido

      Excluir
    11. Além de reaça, o Dudu não gosta de dividir a bola com os outros. Síndrome de Gilmar Mendes, ou me apoiam ou acaba a brincadeira...

      Excluir
    12. Outro que segue a cartilha e acha que o PSDB é partido liberal ou conservador. O PSDB é um partido social democrata, de esquerda, que também bebe na fonte liberal (como o PT, quando lhe é conveniente). Os esquerdistas daqui conhecem tanto de política que fazem Jean Willis (ex-BBB), o homossexual que saiu com a boina do Che Guevara nas redes sociais, parecer um expert.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
  3. O HMSJ está pagando com 120 dias de atraso.

    ResponderExcluir
  4. Mais um com papinho furado de investir em saúde e educação. Vindo do PSDB catarinense cujo respaldo administrativo se dá nas figuras de Tebaldi e Leonel Pavan. Mete medo muito medo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo imaginar alguém com um plano de governo que não fale em investimentos na saúde e educação, afinal, são direitos do cidadão e candidato a alcaide precisa falar disso sim.
      Quanto ao PSDB estadual, concordo em partes. Pavan está bem apagado e as lideranças se oxigenam no partido. Repito, concordo em partes.

      Excluir
  5. Boa noite, discordo quando você diz que a diferença do serviço público para o privado é que um visa lucro e o outro a qualidade dos serviços prestados. Qualquer empreendedor sabe que um serviço mal prestado é sentença de extinsão. Qualquer cliente insatisfeito com a qualidade de uma empresa muda para outra facilmente, num ambiente livre. E quanto a discursos, os jogadores do Brasil fizeram alguns belos e morais antes do jogo contra a Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite,
      Comentei no texto que o segundo visa lucros de qualidade de vida da população, não falei em qualidade dos serviços prestados. Na gestão privada o lucro é um objetivo a ser alcançado, na gestão pública se não houver lucro financeiro, não é problema. Sendo sustentável e gerando qualidade de vida da população, já é válido.

      Excluir
  6. A hora que acabar a farra do dinheiro de empresas, principalmente construtoras, vai ficar dificil p/ um candidato se eleger, ainda mais se for do psdb.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem