quarta-feira, 18 de junho de 2014

Pós-copa

 POR FELIPE SILVEIRA

Já é hora de pensar o pós-copa. Para quem interpretou literalmente o #NãoVaiTerCopa (dizem que teve estrangeiro que deixou de vir por causa disso), para quem achou que haveria um caos nos aeroportos, para quem achou que os estádios não ficariam prontos, para quem falou que o Brasil passaria “vergonha internacional”, bom, a dita cuja está aí. Sai de cena o “imagina na copa” para a entrada da pergunta: e agora, passada a copa, o que vamos fazer?

Não sou daqueles que acham que o resultado da copa vai influenciar as eleições, embora não descarte a possibilidade, e muito menos estou falando de eleições aqui. A     questão que importa – e aí respinga nas eleições – é o que aprendemos com a batalha encerrada ao apito final do evento.

Já escrevi por aqui que a copa expôs as contradições do capitalismo ao povo brasileiro, mesmo que não se tenha plena consciência disso. Ao mesmo tempo que foi agente, a copa foi uma espécie de bode expiatório. Toda revolta – do black bloc ao coxinha (sem comparar) – tinha a copa como alvo bem claro. Passado o evento, é preciso ajustar a mira.

Olavetes, azedevetes e constantinetes continuarão a apontar para Dilma, que por sua vez poderá se defender com os resultados de uma copa até então espetacular, que é o que boa parte dos fãs do esporte mais popular do planeta estão achando.

A esquerda, por sua vez, tem um desafio, que é mostrar as consequências e continuidades do evento a partir daquilo que ele foi e tem sido: a subserviência ao sistema capitalista.

Tem, também, que pensar no novo. Um novo projeto, uma nova alternativa. Popular, comunitária, com promoção da igualdade e dos direitos humanos. Isso é o básico, o óbvio. O encerramento deste ciclo da copa parece um bom momento para reforçar.


Obs.: Não digo nem acho que se deve esperar a copa acabar para dar continuidade às lutas. Tem bastante gente dizendo isso, por isso ressalto que não disse.

13 comentários:

  1. A demonizada imprensa não vai mostrar os problemas nos aeroportos, nem nas estradas esburacadas, nem nas hospedagens deficientes e inflacionadas. O controle das filmagens e reportagens sobre os percalços da copa é feita pela FIFA, com exceção de alguma tira jornalística em algum periódico estrangeiro.

    O resultado da copa tem influência nas urnas em outubro. Não superestime os mais de 140 milhões de eleitores brasileiros, a maioria deles não sabe distinguir futebol da política, e o PT mira nessa parcela ignorante da população.
    As únicas contradições que eu presenciei na Copa vieram da Esquerda e suas ramificações, ou seja, fogo-amigo.

    Copa espetacular? Faz-me rir. De tão soberba e fantasiosa, chega a ser jocosa a insistência na expressão “Copa das Copas” pelo governo de Dilma.

    Subserviência ao sistema capitalista? Acorda, Felipe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lauro é mais um se preparando para a invasão comunista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

      Excluir
    2. Lauro é mais um que não se deixa iludir pelas petralhices.

      Excluir
    3. Ele tá fazendo piada nè? A Veja, por exemplo, é demonizada? Faz favor né...

      Excluir
  2. Tanto não se deve esperar a copa acabar que o governo antes mesmo já lançou o Decreto de Participação Social, que embora regulamente coisas que já estavam definidas (mas não vinham sendo atendidas à pleno) institui oficialmente a participação popular em boa parte das decisões das políticas públicas. Já é um bom começo e uma sinalização da descentralização tão discutida do governo Dilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descentralização? Sério?
      A participação social é representada pelas ONG's pagas com $ público, muitas ligadas à secretaria do governo petista ou diretamente ao PT. Ou seja, o PT almeja que a tal participação popular mantenha-se na sua órbita de controle.

      Excluir
    2. Quem se lembra da falácia dos Orçamentos Participativos, em que só "eles" participavam, não cai mais nessa esparrela repaginada...

      Excluir
    3. Vamos fechar os conselhos municipais de saúde e deixar a LOT sem discussão popular, só para dar dois exemplos já antigos de participação popular para os "democratas" de ocasião.

      Excluir
    4. Os únicos pagos que estamos comprovadamente vendo são os 5.000 "militantes" do PSDB que ganharam 25 reais e um sanduba para arranjar alguém que fale com o Aécio...

      Excluir
    5. Manoel, 25 reaisne um sanduba sai mutio mais barato do que os milhões gastos com a militância petista formada por sindicalistas.

      Excluir
    6. É, pra militância é pão com mortadela e 25 dinheiros. Porque a grana alta o PSDB guardou pra Alstom e a Siemens.

      Excluir

  3. Não sei quanto a vocês, mas aqui em Curitiba, há mais de 3 meses falta medicamento de uso contínuo... as consultas pelo SUS para especialistas continuam tendo lista de espera, que ninguém sabe em que lugar se encontra. Médicos do Sus, quando observam a necessidade de uma exame mais detalhado, como tomografia, e outros, continua perguntando ao paciente se tem condições de fazer em clínicas particulares, caso contrário, a reconsulta deve ser marcada só após o exame feito pelo SUS... sabe Deus quando.
    E estamos falando da capital, fico imaginando o interior.
    Isso para não falar em outras questões, que por se tratar do "básico, e o óbvio", nem deveria ser comentado, pois não se trata de uma concessão do atual governo, nem um favor, se trata de uma obrigação, e que portanto, o povo não deveria viver implorando para que sejam realizadas.
    Não torço contra as mudanças, tanto quanto não torço contra a seleção brasileira, e sabemos que ninguém ganha jogo sozinho (como já foi dito por ai), sendo assim, meu desejo é saber muito em breve que o governo esteja fazendo sua parte, especialmente dentro daquilo que já prometeu, a começar pelo combate a corrupção.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem