domingo, 10 de novembro de 2013

Vale tudo

POR FABIANA A. VIEIRA


Ao ler o título e ver esta imagem ao lado o leitor pode pensar que o texto fará menção as lutas de MMA tão em evidência nos dias de hoje. Não, não é bem sobre isso que pretendo escrever. Embora o conceito seja mesmo o de vale tudo em Joinville.

A foto bombou na minha timeline nesta semana. A imagem foi capturada pela fotografa Maiara Bersch, durante a sessão da Câmara de Vereadores de Joinville no dia 5 de novembro, e que quase acabou em vias de fato. Aliás, parabéns à fotógrafa que conseguiu registrar o clímax da desordem na Casa legislativa. Nada como estar no local certo, na hora certa.

Quem não estava no local certo era o vereador Maurício Peixer - este, que na foto está de pé, em cima do  muro de proteção (proteção?) do plenário da Câmara. Eu lamentei muito pelo ocorrido quando li as primeiras matérias sobre esta sessão. Primeiro pelo triste resultado das duas votações nas quais os vereadores aprovaram o rebaixamento total do meio fio em frente aos estabelecimentos comerciais de Joinville (projeto de autoria do vereador Roberto Bisoni). Mesmo com a declaração na imprensa (Calçadas não serão rebaixadas, A Notícia, 18 de julho de 2013) do vereador Peixer, que disse: "É inviável (a proposta) do ponto de vista técnico – diz Maurício Peixer (PSDB), presidente da Comissão de Legislação e Justiça da casa. Aliás, vale lembrar que a comissão deu parecer contrário à proposta. Só que na hora de votar, o vereador mudou de ideia.

Em segundo lugar pela atitude deplorável do parlamentar, que está num espaço de debate e não num octógono de MMA (mesmo sabendo que na ânsia eleitoreira, as regras da Casa as vezes são meio que um 'vale tudo' mesmo). Em terceiro lugar, pela proposta em si, que é inconstitucional.

Que o rebaixamento das calçadas fere o princípio da acessibilidade, qualquer pessoa sabe. Só por isso já mereceria um olhar mais humano dos nossos representantes. Além disso, essa proposta anda na contramão da mobilidade urbana. Grandes centros hoje estão atentos ao movimento inverso do desenvolvimento desenfreado, sobretudo no trânsito e estão priorizando mais a qualidade de vida das pessoas. Diga-se qualidade de vida, andar com segurança pelas calçadas. Com essa proposta aprovada na Câmara (e que não quero acreditar que seja sancionada pelo prefeito) não consigo imaginar um pedestre caminhando com segurança pelas calçadas de Joinville. O que hoje já é uma tarefa não muito fácil.


Agora, voltando para a imagem do vereador, é preciso repudiar, condenar, punir atitudes como essa num ambiente de debate. Joinville não merece esse tipo de vale tudo.



20 comentários:

  1. O vereador Bisoni, é o mesmo que se manifestou contra o projeto do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Jardim Iririú, que foi viabilizado com a doação da Prefeitura (Governo Carlito), de uma área, para a contrução de 600 apartamentos, que deverão ser entregues em 2014....

    O vereador Maurício é o mesmo que fazia campanha extemporânea, distribuindo agendas/calendários religiosos, após celebrações, com mensagem pedindo votos;;;

    Agora os dois vereadores estão juntos, num projeto que quer fazer a cidade andar pra trás... Uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vergonha mesmo deveria sentir o pessoal que reelegeu esse Bisoni. BISONHO!

      Excluir
  2. Do jeito que a coisa está posta em praticamente toda a midia, estão tentando convencer a população de que o projeto do rebaixamento das calçadas vai liberar o estacionamento sobre elas. Já vi até carta de leitores no AN passando essa idéia.
    Quando na realidade o projeto apenas restabelece o acesso aos estacionamentos do comércio ou repartições já existentes, coisa que hoje é impossivel na maioria deles, visto que, por ter uma unica entrada e saida, obriga o motorista a manobrar em cima da calçada, aí sim acarretando riscos.
    Pela legislação atual, a única vaga acessivel é aquela que fica na direçao da entrada. Mesmo que existam outras ao lado, não há espaço para manobra, inviabilizando-as. Por isso, na maioria dos estacionamentos se vêem tantos carros "atravessados", verdadeiro caos.
    E enquanto aquelas vagas ficam lá, vazias por inacessiveis, mais e mais carros ficam rodando pelas quadras buscando alternativa de estacionamento.

    Quanto a veículos estacionados sobre a calçada, qualquer que seja, é assunto para o ITTRAN, que poderá multar ou recolher. A lei aprovada não muda uma vírgula sobre isso. Nem poderia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, não sei se foi sua intenção, mas a sua resposta é um exemplo do que a consciência média do povo joinvilense pensa sobre o caso. Nem custa lembrar que estes veneram e cultuam o automóvel mais que sua esposa(o).
      NÃO é a mesma coisa o projeto atual e o absurdo aprovado; o primeiro possibilita um minimo de ordenamento para termos ciclovias, jardins, árvores, espaço para circulação de pedestres (inclusive deficientes) e outros acessórios urbanos; o segundo nega tudo isto.

      Excluir
  3. A fotografia aparenta um senhor tentando atravessar a mureta com algumas pessoas do outro lado a ajudá-lo. Lembro outra fotografia, de um urso polar em cima de um bloco de gelo se preparando para pular na água para caçar, algo comum no Ártico; o fotógrafo, ambientalista, que eternizou o urso disse que ele estava acuado por conta do derretimento das calotas polares... É a interpretação do fotógrafo sobre uma imagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A interpretação não é do fotógrafo, ele captou o momento, a interpretação e de cada um de nos.

      Excluir
  4. Além da questão do comportamento incompatível com o cargo e da agressividade, a questão principal a meu ver desta história lamentável é que a honorável casa do povo aprovou um projeto completamente inconstitucional do ponto de vista de mobilidade e respeito aos cidadãos. Joinville dá mais um mau exemplo ao País em termos de legislação pública. Com certeza o Prefeito vai vetar, pois em caso contrário vai pagar mais um mico ao ver o projeto derrubado por ações civis públicas e pelo Ministério Público.

    ResponderExcluir
  5. Alsione, Está sua acusação deve ser levada ao MP.Eleitoral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi, e o Peixer foi multado a época e o assunto está encerrado. Mas sempre tem carpideira comissionada que relembra o problema dos outros e esquece de ver os seus.

      O Alcione que o diga...

      Excluir
  6. Pôxa, vocês são tão incompreensíveis! Não entenderam a situação do vereador? Ele estava apenas exercitando-se para exibir-se no shoping Müller. Sábado teve demonstação de MMA.

    ResponderExcluir
  7. Absurdo total. Postura vexatória dos vereadores ao discutir um assunto sério e que fere o respeito ao cidadão, ao ser humano. O rebaixamento das calçadas fere totalmente o princípio da acessibilidade de todas as pessoas. Fabi tem razão, por isso merece "um olhar mais humano dos nossos representantes. Além disso, essa proposta anda na contramão da mobilidade urbana". Vereadores, por favor, temos que ser coerentes. Precisamos pensar em cidades com mobilidade e acessibilidades e com menos carros nas vias. Daqui a pouco ninguém vai conseguir andar a pé e os carros vão dominar os espaços. E os que têm dificuldade de acessibilidade, como ficam? Izani Mustafá.

    ResponderExcluir
  8. Parece claro que este é um caso de falta de decoro parlamentar, sujeito, inclusive, a cassação.

    ResponderExcluir
  9. Isso é só o começo, a nova LOT reduz a frente mínima dos lotes para 10m, podendo chegar até a 5m. Isso fará com que tenhamos saídas de carros mais próximas umas das outras prejudicando os pedestres e ciclistas. A nova LOT prevê também quadras de até 200m x 200m, ou seja, as distâncias a serem percorridas serão muito maiores, desprezando a condição das pessoas com dificuldade de locomoção (deficientes físicos, idosos e pessoas com crianças de colo). Infelizmente não recebi nenhum estudo justificando estas mudanças apesar de ter feito vários pedidos ao IPPUJ e à presidência do Conselho da Cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa Juarez, essa LOT deve transformar joinville num "Har Meggido"...

      Excluir
    2. O cara. Tu tá obcecado. Vê se enxerga. Vai consultar um psiquiatra. Só porque tu não acha certo alguma coisa ela se torna uma verdade?
      Tú é o dono da verdade Juarez? Por que tu não aceita opinião dos outros?
      Tú é a antítese de tudo que tu combate, logo tua opinião não serve como parâmetro, pois ela é radical e não negociada, logo é tão ditatorial quanto a deles. Dizes que defende isso ou aquilo, mas na verdade estás olhando só para o teu umbigo.
      Conte para todos como que conseguiu a tua vaga de conselheiro!
      Você e os outros dois xiitas que te acompanham a tira colo vão é fazer com que o poder público empurre a LOT do jeitinho que tá sem discutir p. nenhuma. Ou você acha que do jeito que o teu grupelho está tentando conduzir a conversa é mais fácil para eles aprovar logo do que discutir a lei. No fim, se a lei for aprovada do jeito que está, boa parte da culpa vai ser tua e dos outros dois cavaleiros do zodíaco que te acompanham.
      Todos sabem que a LOT está contaminada de interesses que precisam ser eliminados para que a ideia volte ao conceito original apresentado em 2010. Mas você e os teu pares perderam o rumo da conversa faz tempo. Se tu tivesse a caneta na mão e o poder de decidir, tu estaria fazendo a mesma coisa que eles: Fazendo valer a tua vontade e pronto. Não me interessa quem está certo neste ponto. Se é você ou eles. O que me diz quem tu es é atua atitude diante deste fatos e isto mostra que tu és uma pessoa intragável. Resolva-se e volte a ser alguém que ajude a fazer alguma coisa boa seu esponja.
      Mas para você, quem nem embasamento técnico tem para discutir indícies urbanísticos, tudo tá errado, tudo é uma m. tem que ficar do jeito que tu que e pronto.
      Tu vai acabar que nem o sargento Piaz. Os dois juntos davam uma boa junta.
      Você deveria ser menos grosseiro e arrogante, pois a tua opnião não é a única da cidade. Apesar de ser a mais barulhenta e chata, mas não é a única.


      Excluir
    3. E porque tu não gostou dos parâmetros urbanísticos quer dizer que eles não prestam né?! Claro, se o Juarez e os cavaleiros do zodíaco não estão de acordo não vale. Assim se constrói uma Joinville cada vez melhor.

      Excluir
    4. Quer me parecer que a distância entre dois pontos continua a mesma, indiferente do tamanha de uma quadra. Ou a distância é diferente se eu calcular uma caminhada em metros ou em polegadas????

      Excluir
  10. Fabi, Joinville, às vezes, remete-nos a séculos passados, a eras medievais, tamanha a falta de visão sobre o que acontece no mundo e para onde caminha a humanidade. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  11. Nós Joinvillenses não sabemos eleger vereadores ... ou não existem vereadores de qualidade que possam ser eleitos pela população de nossa cidade. A quem eles estão representando?

    ResponderExcluir
  12. E o cara nem tem jeito para luta. Tá parecendo um peixer fora dágua...

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem