domingo, 30 de outubro de 2011

A saúde de Lula é alvo de oportunismos


MARIA ELISA MÁXIMO

Tem coisas que precisam ser comentadas no ato, como esta campanha absurda que estão levantando em torno da saúde do ex-presidente Lula. Por isso, vou tentar juntar aqui um pouco do tenho tenho lido e escrito nas redes digitais, em especial no Facebook, como uma tentativa de fomentar e aprofundar o debate.

Ontem, logo após ter me supreendido com a notícia do câncer de Lula, não poderia imaginar que a surpresa maior ainda estava por vir. Horas depois, vários amigos, familiares e conhecidos multiplicavam uma campanha estampada com a imagem do ex-presidente: Lula, faça o tratamento pelo SUS! Eram muitas postagens, inúmeras, e aumentavam a cada atualização de página. A pergunta que não calava era: mas porque diabos o Lula deveria fazer seu tratamento pelo SUS? Pra "sentir na pele" a precariedade do atendimento? Mas, afinal, se há problemas no SUS, estes são de responsabilidade do Lula? Seja o que for, a campanha é uma ironia? Inacreditável, simplesmente. Mas, pra além do teor lamentável da tal campanha, mais indignante ainda era a superficialidade das pessoas que a compartilhavam: apenas repassavam, sem nenhum traço de reflexão, sem a mínima discussão, sem argumento. Meus questionamentos não cessavam: quantos desses que dissipam este tipo de campanha são realmente usuários do SUS? Pela minha intuição, imagino serem poucos. Mas então, com que fundamento criticam? Quanto mais eu me questionava, mais eu concluia que tratava-se de uma crítica gratuita, rasa, parasita, que, de tão perversa, aproveitava-se de um momento difícil na vida do ex-presidente para vociferar insultos contra ele e seu governo (consideremos, ainda, que criticar o Lula, nas mentes rasas, é o mesmo que criticar o governo Dilma).

Expressei minha reação e, ufa!, foram muitos os comentários de apoio. Junto comigo, começaram a surgir, pouco a pouco, outras postagens críticas à campanha, o que transformou minha timeline num verdadeiro front de batalha. Sim, opiniões fundamentadas em argumentos demoram mais a aparecerem, porque exigem tempo de maturação e prudência para serem formuladas. Já a crítica pela crítica pode se alastrar instantaneamente, não precisa de tempo. De qualquer modo, poucos se abriram ao debate. De todos os meus conhecidos que compartilharam a campanha, apenas um deles, me chamou para o debate e expôs seus argumentos. Os demais, mantiveram-se reclusos aos seus ressentimentos, vendidos ao discurso da mídia oficial que não conta tempo para exibir reportagens sensacionalistas, que exploram as pessoas nas filas, nas emergências, aguardando leitos ou atendimento. O que é bom, nunca é mostrado.

Ninguém ousa lembrar ou parar pra pensar que, hoje, o SUS realiza tratamento para portadores do HIV (e que grande parte dos pacientes soro positivo levam uma vida normal graças à distribuição gratuita do coquetel), realiza cirurgia bariátrica (redução de estômago) em casos comprovados de obesidade mórbida, fora os tratamentos contra vários tipos de câncer, dentre tantos outros. Se o Lula tivesse que ser atendido pelo SUS, certamente não seria mal atendido. O fato é que ele não precisa e, aliás, é bem provável que grande hospitais particulares disputem por realizar gratutiamente o tratamento de um ex-presidente com a popularidade de Lula, pois é publicidade para eles.

Em meio a este debate, eis que hoje de manhã nos deparamos, na MegaPix, com a exibição do documentário Sicko, do genial Michael Moore. Ele adentra as profundezas do sistema de saúde estadunidense e mostra a podridão que permeia as políticas de saúde do país geralmente apontado como referência de modernidade e avanços. Corrupção, descaso, maus tratos... No contraponto, busca entender de dentro a realidade de sistemas universais como o do Canadá, da Grã Bretanha, da França, de Cuba, onde todos (inclusive estrangeiros, imigrantes) têm acesso gratuito a todo, todo tipo de tratamento: das pequenas suturas às grandes e complexas cirurgias. Fazendo as devidas ressalvas relativas às especificidades da realidade brasileira, marcada por profundas diferenças sociais e por uma extensão territorial e densidade populacional incomparáveis às dos outros países, estamos, com o SUS, muito "bem na foto".

Talvez, o que mais esteja faltando para melhorar é, mais do que qualquer coisa, a crença da população brasileira no SUS. O SUS, garantido pela Constituição de 1988, é uma conquista dos movimentos populares e sociais no Brasil pautada pelos princípios da universalidade, equidade e defesa de um Estado laico e verdadeiramente democrático. Antes de criticar o SUS, sem nem ao menos ser seu cliente, precisamos defender o SUS e, aí sim, reivindicar as melhorias necessárias participando mais efetivamente dos centros decisórios. Ficar em casa, apenas clicando no "curtir" ou "compartilhar" destas campanhas toscas não ajuda em nada a melhorarmos esse sistema. Espero que, um dia, as pessoas saibam aproveitar melhor o potencial multiplicador e a esfera de ação das redes sociais para dissipar o bom debate, crítico sempre, mas pautado por argumentos e pela troca inteligente de idéias.

60 comentários:

  1. Parabéns, Elisa!
    No início do dia, passei horas indignada com essa campanha fundamentada na ignorância. Depois, escrevi sobre isso http://pastilhasepalavras.blogspot.com/2011/10/sobre-o-cancer-o-lula-e-nos.html. Depois, vi milhares de manifestações igualmente indignadas com o caso. Sorte nossa. O mundo não está tão perdido assim.

    ResponderExcluir
  2. Maria Elisa, sua linda, eu te amo! :)

    ResponderExcluir
  3. Carlos Castro: Elisa, pra mim o problema não está no SUS ou no Sirio Libanes, mas na quimioterapia. Creio que não haveria problema do Lula ser atendido num Hospital do SUS em São Paulo ou Brasília. O verdadeiro problema está na carga de veneno que receberia em ambos, e receberá no Sirio/Libanes. Esse procedimento estadunidense para o cancer mata mais do que cura. E os cães com moral de hiena, podem escorrer seu veneno a vontade. O povo está defecando pra eles.

    ResponderExcluir
  4. Elisa, parabéns pelo texto. Uma bela demonstração de que a internet ainda é um espaço para a reflexão e para o discurso racional.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Elisa, parabéns pelo texto. Me solidarizo à sua indignação, não pelos mesmos motivos, mas, pelo mérito. Quem teve casos de cancer na família, ou em pessoas próximas, sabe quanto dói esse tipo de manifestação. Aliás, esse caso é mais um dos exemplos de quanto baixamos o nível político do país. A grande maioria das pessoas que replicaram a mensagem, esteja certa, é de pessoas íntegras, mas, que não se deram conta da gravidade desse tipo atitude e que, certamente, arrependeram-se após raciocinar.
    Não pude, entretanto, deixar de notar, no texto, a sua observação "...afinal, se há problemas no SUS, estes são de responsabilidade do Lula?". Provavelmente não são na sua origem, mas, certamente, ele tem grande responsabilidade pela "precariedade" (palavra sua) do sistema, afinal, governou o país por oito anos, com maioria no Congresso, convenhamos, tempo e condições suficientes para melhorá-lo.

    ResponderExcluir
  6. è claro que não existe o sistema perfeito, convenhamos o SUS é muito bom. As redes privadas se utilizam do sistema - falo em especial dos equipamentos - porque não precisam investir nele.
    O ponto, penso, é que a imagem não é tão ruim quanto pintam, principalmente o "PIG", porque dizer que melhorou é dar pontos para quem não se quer.
    De qualquer sorte, excelente texto (alto nível) e excelente recomendação (Sicko).

    ResponderExcluir
  7. Excelente o texto, Maria Elisa!Parabéns! Abração

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente Srta Máximo nem tudo o que você diz é verdade.Nosso SUS atualmente é podre e é uma vergonha você escrever que ele está bem na foto,hoje o SUS está sem auxílio correto do governo federal.Existem pessoas morrendo na fila de espera e passando por situações realmente intoleráveis.Creio que você não passa por isso e não sabe o que é ser atendido por um sistema onde há poucos médicos,poucos enfermeiros,precariedade,falta de utensílios hospitalares e medicamentos.A Espera para um atendimento é enorme e atualmente há um descaso muito grande com alguns pacientes.Hoje o SUS não cobre todas as cirurgias, tratamentos e exames o que é revoltante para um povo que paga um dos maiores impostos do mundo.Até hoje não tinha dado minha opinião em redes sociais quaisquer ou até observado as campanhas.No presente momento vi o compartilhamento de sua mensagem em uma rede social e sou obrigado a dizer o que acho. REALMENTE Luís Inácio LULA da Silva deve sim fazer seu tratamento em um hospital público e ter um pingo de dignidade. Pois ele foi presidente e deveria ter mudado a situação na qual se encontra a saúde brasileira.Agora que está passando por um momento difícil (sinceramente ele não é o único , não entendo o porque de tanta comoção por um cara como ele)deveria sentir na pele como anda SUS. É claro que ele terá tratamento VIP e seus exames e consultas serão colocados na frente de todos. Mas mesmo assim ele deveria vestir a camisa e se colocar no lugar dos brasileiros que ele disse que um dia ajudou. Muito fácil ele ir em hospital particular e não usar SUS.Se ele realmente deixou o SUS bom que ele prove isso e vá usufruir de seus serviços.

    ResponderExcluir
  9. Agradeço todos os comentários sobre o post, pois a intenção da reflexão é justamente a de qualificar e promover o debate. Nico, posso até concordar com você que o governo Lula, assim como todos os outros, poderia ter se esmerado mais na melhoria do SUS. Mas, cá entre nós, ele fazer seu tratamento pelo SUS não reverterá (nem reverteria, em outros tempos) esse défict. Hoje eu conversava com meu cunhado, que é dentista, e ele defendia que todo governante deveria ser obrigado a usar apenas os serviços públicos (na saúde, na educação). O argumento é o de que, ao "sentir na pele", pode-se agir de maneira mais eficaz. Pois eu o questionei: quer dizer então que você só se sente realmente apto à tratar daquelas efermidades que você já vivenciou? Ele emudeceu, e concordou. Este é um argumento, no mínimo, falacioso. E isso já responde, em parte, o comentário o Lucas. Sinto muito Lucas, mas seu comentário raivoso é infeliz. Se você vê o SUS desta forma, é porque realmente está longe de conhecê-lo. Se você prestar atenção na discussão que emergiu nas redes digitais, verá os tantos depoimentos que enaltecem o atendimento do SUS. Minha avó, de 85 anos, passa atualmente por um tratamento de câncer de mama, com um acelerador linear de última geração que atende apenas pacientes do SUS, no Hospital São José. Tratamento de ponta, do qual o sistema privado não dispõe (e minha avó tem um plano de saúde caríssimo). Antes de repetir o que a imprensa irresponsável alardeia todos os dias, procure conhecer as coisas como elas realmente são. A senhora que trabalhava aqui em casa, recebia todos os anos o telefonema da unidade de saúde para agendar preventivo de câncer de cólo de útero. E meu filho tomou todas as suas vacinas gratuitamente, na unidade de saúde perto de casa. Há problemas, sem dúvida que sim. Há má gestão, é claro que há. Mas elas não invalidam os méritos e, principalmente, não devem ser atribuídas ao Lula, bem pelo contrário. Pois se tivemos um presidente que ampliou o acesso da população aos serviços básicos, este foi o Lula. E por fim me diga: porque mesmo o Lula deveria se tratar no SUS? Com qual justificativa? Para sentir na pele os problemas do sistema? Se for isso, meu caro, desculpe, mas não vejo outro motivo para o seu posicionamento senão o rancor, o desdém, o desrespeito com o momento que o cara está passando.

    ResponderExcluir
  10. Sra Máximo. Primeiramente quero deixar claro o SUS é realmente muito ruim, porém há pontos positivos mas muito menores que os negativos.Você fala de Joinville, e o resto do Brasil??Digo isso pois acompanho reportagens e vejo a situação em outros lugares.Sou usuário do SUS eu sei bem como funciona.Já usufrui dele inúmeras vezes, e sem ele realmente acho que não estaria aqui discutindo esse assunto com você.Entretanto a sáude brasileira necessita de uma grande reforma e enorme investimento para que ela realmente supra a todas as necessidades da população.Respondendo a sua a pergunta qual a justificativa para o ex-presidente se tratar no SUS , observe esse exemplo: , uma pessoa que trabalha na construção civil , constroe um apartamento porém não quer morar nele pois nao confia no próprio trabalho feito e sabe que ele irá ruir ou que não é um bom apartamento.Hipocrisia isso é a resposta. Lula deveria fazer seu tratamento para mostrar que pode ter o mesmo tratamento a qual ele ajudou a construir e que ele diz ser bom. Provar para todos que ele realmente é uma pessoa do povo como fala e fazer jus a sua candidatura.

    ResponderExcluir
  11. meu nome é emmer, sou amigo da eleonora. li seu texto e achei ótimo, vou compartilhar. obrigado!

    ResponderExcluir
  12. elisa, escrevi este texto no meu face, mas foi pra vc...
    Engracado...
    Este papo da campanha " lula, faca tratamento pelo sus" que esta bombando na net nao tem a ver com pessoas pro ou contra o Lula, como pensam os petistas ( que nao aceitam nenhum tipo de oposicao)...
    Eu so vejo meus colegam medicos aderindo 'a campanha, porque so duas classes sabem como andam o SUS... Os usuarios, e os medicos...
    Talvez, isso chame atencao da opiniao publica e finalmente, o SUS receba do governo os medicamentos mais e novos investimentos e pesquisas para tto do cancer, porque, o tratamento, como e feito hoje, e' de dar medo... Pobre de quem precisa dele...
    Entao, entendam: Ninguem esta contra o "Sao Lula", mas em prol de um SUS com mais qualidade...
    Fred Costa

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Elisa. Como disse no meu comentário, não entrei no mérito político. Só fiz duas observações: uma concordando com a tua indignação pela utilização oportunista da doença como crítica política - se Lula deve, ou não, utilizar o SUS para se tratar, é problema de foro íntimo dele e da família. Assim como é direito das pessoas se expressarem, apesar de eu, como você, não concordarmos com a forma.
    A outra observação, que achei pertinente, fiz em relação ao sistema, aliás, com o que, pelas palavras do seu comentário das 01:18, você concorda.

    ResponderExcluir
  14. "A saúde de Lula é alvo de oportunismos" na mesma medida que os oportunistas foram sempre alvo do Lula.

    ResponderExcluir
  15. Emmer, muito obrigada pela leitura e pela divulgação do texto. Fred, desculpe, mas discordo de você. Não sou médica, mas sou tenho muitos médicos na família, que atendem no SUS e ficam indignados com tais críticas gratuitas. Sim, há muito o que melhorar. Mas, por exemplo, no tratamento contra o câncer o SUS, pelo menos aqui no Sul, apresenta condições excelentes. Um grande amigo meu está, nesse momento, acompanhando o tratamento de leucemia da filha adolescente: tudo no Hospital Infantil em Florianópolis, pelo SUS, com uma equipe de ponta. Minha avó, nesse momento também, faz seu tratamento de câncer de mama pelo SUS, no Hospital São José em Joinville (que é 100% SUS). As pessoas insistem em difundir uma visão distorcida do SUS, acrítica, que não leva em consideração o sistema em sua complexidade. E, numa boa, por maiores que sejam os problemas, não é com este tipo de campanha irônica e desrespeitosa que vamos resolvê-los. Vamos qualificar o debate.

    ResponderExcluir
  16. Acho que o que esta por trás desta "campanha" mesmo é o fato, velado, que muitos querem mesmo é que o Lula morra, que vá para a pqp.

    Pode não ser correto afirmação do tipo, mas é isto mesmo que muitos querem, dai esta gana toda.

    Este papo de "sentir na pele" é secundário. O que parte da população quer mesmo é o fim do Lula.

    "Crueldade" como estas não são raras na história... quantos não pensam/pensaram o mesmo em relação a Fidel Castro, a Bush filho e por ai vai.

    Este é o lado negro das redes sociais e da comunicação instantânea.

    Acostumem-se, pois é apenas o povo cruelmente se manifestando.

    No fim, o debate perde o foco que a M. Elisa tentou dar e polariza entre pró-lula e anti-lula. Neste caso, como o politicamente correto é pro-lula, o anti-lulismo vai acabar colocando o rabo entre as pernas...

    Claro que, até mesmo pelos motivos expostos no texto entre muitos outros, apenas parte dos anti-lula manifestam-se desta forma.

    ResponderExcluir
  17. Os argumentos falaciosos e de retórica incrivelmente fácil e superficial dessa campanha de ódio se evaporam com seu texto Elisa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Então, se o SUS é tão bom, como o próprio presidente afirma, porque ele não se trata lá? Esse é o foco da campanha e não me parece nenhum castigo usufruir de um recurso que ele mesmo tanto enaltece; Eu já precisei do SUS e meus pais ainda precisam, posso dizer que o atendimento é muito mas muito demorado. A campanha no entanto trata muito mais da hipocrisia dos políticos, como o finado José Alencar, que era frenquentemente atribuído a herói, sendo tratado nos melhores hospitais do país. Herói nessa história é o povo, que aguarda até 6 meses, (como é o caso da minha mãe) por uma consulta.

    ResponderExcluir
  19. " A campanha no entanto trata muito mais da hipocrisia dos políticos"

    Interessante...

    E vamos lá... o povo se Fudend* no SUS... o Lula não é feito de açúcar para este exército todo defende-lo.

    " A campanha no entanto trata muito mais da hipocrisia dos políticos"

    ResponderExcluir
  20. Maria Elisa, excelente texto! Trabalhei como funcionária pública na área da saúde por 6 anos, portanto tenho um pouco de conhecimento sobre o assunto. Reitero a sua observação de que a maioria das pessoas que fizeram o infeliz comentário no Facebook desconhecem completamente o SUS. Só replicam as reclamações que ouvem nos noticiários. Sempre tive plano de saúde particular, mas confesso que após minha experiência com o SUS, vejo, que apesar de ainda precisar melhorar e muito ( assim como os particulares) o SUS tem mais pontos positivos do que negativos. Um exemplo disso é o PSF- Programa da Saúde da Família, que trabalha, sobretudo, com prevenção de doenças e manutenção da saúde junto às comunidades mais carentes. É um trabalho lindíssimo, com pessoas comprometidas e dedicadas, além de trabalhar de forma integral com outras secretarias das prefeituras, fechando valas a céu aberto, por exemplo. Funciona. Sobre o ódio embutido nas malfadadas manifestações sobre a saúde de Lula, penso, que no mínimo é falta de humanidade.

    ResponderExcluir
  21. Gostei das palavras da Amanda Werner.
    Porém discordo totalmente de sua última frase.

    Acho que o "ódio embutido nas malfadadas manifestações sobre a saúde de Lula" é excesso de humanidade.

    Bem vinda a terra!

    ResponderExcluir
  22. Amanda Werner, seu comentário é um alento. Muito obrigada pelo depoimento, pois são eles que melhor fundamentam nossa reação a estas manifestações absurdas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Maria Elisa, parabéns pela sua colocação, que muito antes de se transformar numa polarização pró ou anti-Lula, tentou chamar a atenção para o lado hipócrita das pessoas, que aproveitando um momento de dor de uma pessoa tenta tripudiar em cima, não interessando os meios. O Programa de
    Saúde da Familia, citado pela Amanda, é referencia mundial (isto mesmo!) em termos de Saude Pública. Graças ao ex-Presidente, poderíamos citar uma centena de outros programas de inclusão social e combate a pobreza. Mas como para algumas pessoas estes fatos ainda estão no campo da fantasia, não adianta ficar perdendo tempo. E são muitas destas pessoas que multiplicaram em muito o seu patrimonio neste período e tem hoje dois ou mais importados na garagem. Mas como disse o nosso maior presidente, "me preocupa é o povo comer 3 refeições diárias, ter sua casinha, seus filhos na escola, e quem sabe até um carrinho...". O resto é balela raivosa.

    ResponderExcluir
  24. "muito antes de se transformar numa polarização pró ou anti-Lula, tentou chamar a atenção para o lado hipócrita das pessoas"

    É verdade, e na arte da hipocrisia, me desculpem os anti-lulas, nosso ex-presidente (assim como todos os outros) foi um mestre.

    "O resto é balela raivosa."

    ResponderExcluir
  25. Li este trecho: "Talvez, o que mais esteja faltando para melhorar é, mais do que qualquer coisa, a crença da população brasileira no SUS", e fiquei pensando... pensei mais um pouco... mais um pouco.... mais um pouco... e ai desisti.

    Ha, se nem o Lula acredita/crer no SUS e vai se tratar fora dele, não me sinto na obrigação de crer.

    ResponderExcluir
  26. Nossa Elisa,este teu texto está perfeito. Claro e direto! Serve também para muitos que têm criticado gratuitamente diversas ações do atual governo Carlito, como no caso da saúde, da educação ou das obras na cidade! As pessoas criticam sem tomar conhecimento dos fatos. Criticam por criticar, por achar que está errado, por preconceito de um governo de esquerda, porque perderam benefícios, perderam poder, porque saíram perdendo de alguma forma. Espero que UDO DOHELER não vença as próximas eleições, e se vencer será a representação máxima do empresariado Joinvilense no poder....daí eu quero ver estas mesmas pessoas apoiando campanhas no facebook........

    ResponderExcluir
  27. Se o próprio Lula foge do SUS, eu é que vou ficar? Tá louco meu!

    ResponderExcluir
  28. Elisa, adorei seu texto! Eu havia lido um artigo no blog do Gilberto Dimenstein sobre o assunto no qual ele critica a campanha, mas não esclarece o porquê de achar falaciosa a ideia de o Lula ter que usar o SUS. As redes sociais têm um poder enorme de ampliar e dar vazão a opiniões e acabamos vendo de tudo. E concordo quanto à crítica que você faz à imprensa, pois infelizmente a ela interessa muito mais os problemas que as soluções. Senti isso quando trabalhei no INSS. Apesar das mudanças surpreendentes que aconteceram nos últimos anos (não se vê mais, por exemplo, as intermináveis filas do INSS, pois foi implantado um sistema de agendamento de atendimento), só é notícia o que é problema (que, com certeza, continua existindo e sempre vai existir, pois nada é perfeito ou agrada a todos). Parabéns pelo seu texto e pela reflexão!

    ResponderExcluir
  29. "A saúde de Lula é alvo de oportunismos"

    Responde ai Jordi, existe política, a mínima que seja, sem oportunismo/oportunistas?

    ResponderExcluir
  30. "Se o Lula tivesse que ser atendido pelo SUS, certamente não seria mal atendido. O fato é que ele não precisa"

    Lutemos nós para não precisarmos também.

    Não que fossemos mal atendidos... não... não... mas lutemos, lutemos.

    ResponderExcluir
  31. O Lula com o SUS esta que nem alguns maridos de esposas provectas e robustas. Elogiam em público, até vão juntinhos nos aniversários... mas, na hora do “pega” meu amigo...

    ResponderExcluir
  32. Anônimo, você realmente não se sente na obrigação de nada, nem mesmo de mostrar quem está por trás de tanta superficialidade. Quando você nos trouxer um argumento, continuamos a debates. Ok?

    ResponderExcluir
  33. falaciosa seria a saúde do Lula se ele tivesse que usar o SUS.

    ResponderExcluir
  34. O Lula esta certíssimo em não usar o SUS. Se ele fosse tolo não teria chegado a presidência.

    ResponderExcluir
  35. Tenho pena das pessoas que trabalham na saúde, no SUS, com empenho, dedicação... são duras tais críticas generalizadas. E pior do que isto são os reflexos do desestimulo... todos pagam...

    ResponderExcluir
  36. Sra. Máximo , você está cega ou é petista para achar uma coisa dessas correta.Não ve a besteira que está dizendo?É ÓBVIO QUE ELE NÃO QUER USAR O SUS PORQUE SABE O COMO ELE É(APESAR DE, SE ELE FOR USÁ-LO TERÁ TRATAMENTO DIFERENCIADO). ENTÃO TE FAÇO UMA PERGUNTA .PORQUE ELE NÃO USA O SUS? ME DÊ UMA JUSTIFICATIVA PLAUSÍVEL PARA ISSO. HIPOCRISIA , FALTA DE HONRA E VERGONHA NA CARA É ISSO QUE FALTA PARA ESSE CARA.VOCÊS ACHAM QUE O EX -PRESIDENTE FEZ MUITO?OU QUE A ATUAL PRESIDENTE FAZ ALGUMA COISA?SE O BRASIL MELHOROU É POR CONTA DO SUOR E DO TRABALHO DO POVO. O GOVERNO É CORRUPTO, LERDO E FREIA AÇÕES QUE AJUDAM NO PROGRESSO DESSE PAÍS.VOCÊS ACHAM QUE POR CAUSA DO SISTEMA DE BOLSAS QUE ELE INVENTOU ELE FEZ MUITO?!!ISSO FOI PARA GANHAR VOTOS DA POPULAÇÃO CARENTE.O CORRETO A FAZER COM TODO ESSE CAPITAL QUE É DADO DE GRAÇA SERIA INVESTIR NA ECONOMIA E NA QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA, CONSTRUINDO INDÚSTRIAS E PLANTATIONS MODERNOS PARA TODO ESSE POVO VADIO TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  37. O meu tio foi curado de um mesmo câncer na laringe pelo SUS. Há problemas sim, dos mais diversos. Se meu tio tivesse plano de saúde, com certeza fugiria do SUS. Mas foi curado, da mesma forma que seria numa rede privada.

    ResponderExcluir
  38. Sr. Lucas, o povo é trabalhador ou vadio?

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pelo texto, Elisa :)

    Diego Porcincula

    ResponderExcluir
  40. Vadio é a pessoa que fica em casa recebendo auxílio do governo porque tem 15 filhos. A maioria do população não é assim . Você entendeu a mensagem e está sendo irônico.

    ResponderExcluir
  41. Excelente texto.
    Pessoas que dizem que ele deveria tratar a doença no SUS são hipócritas demais, e más, pq sequer levam em conta a gravidade de uma doença dessas. Triste.


    Maria Elisa, tenho orgulho em ter sido sua aluna.

    Patrícia Debortoli

    ResponderExcluir
  42. Concordo que só mesmo se ele fosse maluco trataria no SUS.

    Também concordo que o Lula é um hipócrita.

    ResponderExcluir
  43. Não quero arrumar inimigos ,nem fazer críticas sem fundamento, me desculpe se ofendi alguém. Mas isso deve ser dito para que algum dia esses políticos criem vergonha e façam mais pelo país.

    ResponderExcluir
  44. Lucas, vamos por pontos: eu já fui petista e continuo sendo eleitora e simpatizante do partido, numa posição mais crítica. Talvez eu esteja dizendo besteira, sim, mas pelo menos estou tentando construir argumentos que sustentem minhas convicções. Já você, tem uma fala permeada de ódio, rancor e insanidade. Desculpe-me, mas se o Lula (ou qualquer outra pessoa) não usa o SUS, os motivos para isso não são da minha nem da sua conta. É constitucional o direito de ir e vir. Nem mais presidente ele é. Está no seu direito de escolha. Sobre a sua opinião a respeito do governo Lula e do atual governo, me abstenho de comentar, até mesmo porque, alguém que acusa o povo de ser "vadio" (foi isso que você disse, meu caro), não merece comentários.

    ResponderExcluir
  45. Independente de partido político - e é bom lembrar que não estamos em campanha - seus argumentos e raciocínios são louváveis. Te admiro cada dia mais. Ignore os comentários maldosos de quem não tem a capacidade de olhar além da própria bolha em que vive.

    ResponderExcluir
  46. Hipócrita é todo o povo que não esta sabendo entender oque queremos com essa CAMPANHA, eu não quero que a doença do Lula não seja curada..... COMO ELES ESTÃO NO PODER E MANDAM E DESMANDAM EM LEIS, GOSTARIA QUE OS FILHOS DELES ESTUDASSEM EM COLÉGIOS PUBLICOS, QUE TODA DOENÇA FOSSE TRATADA PELO SUS, QUE SUAS MORADIAS FOSSEM FEITAS PELAS MESMAS CONSTRUTORA QUE FAZEM OS CONDOMINIOS DESSA TAL CASA PRÓPRIA...E ASSIM POR DIANTE....É ISSO SENHORAS E SENHORES QUE, DE TÃO INTELIGENTES NÃO ESTÃO ENTENDENDO..............e menina Máxima, vá para o outro lado e veja qtos máquinas de exames de cancer de mama estão paradas, tente marcar uma consulta, veja onde e qtos hospitais há vagas.......ah por favor

    ResponderExcluir
  47. A Sra. Máxima, como disse alguém por aqui, primeiro tenta ser humilde dizendo que talvez esteja dizendo besteria, mas logo depois diz que os argumentos de fulando são insanos... INSANOS! INSANOS! Sã é a sua opinião...

    Me enrola que eu sou carretel vai...

    ResponderExcluir
  48. Nossa, quanta gente fascista. O SUS não é esse lixo que todos falam. Minha mãe teve câncer e se tratou em hospital público. Teve o melhor atendimento e está curada. Como bem disse a Elisa no texto, as pessoas deveriam ajudar a pensar o sistema e não vomitar críticas vazias e sem fundamento. O cara pode se tratar onde quiser.

    ResponderExcluir
  49. Concordo que devemos pensar mesmo é no sistema. Começando pelo extermínio de toda a quadrilha do mensalão.

    Engoliu tanto sapo ao afirmar que não sabia de nada que ficou com câncer na garganta.

    Minha vó teve câncer, meu tio morreu de câncer e muitos outros entes próximos de minha família e convívio também. Esta doença é uma desgraça e os mensaleiros são outra.

    Meu tio, antigo petista, acho que morreu um pouco é de desgosto com a roubalheira toda do barbudo que cortou e se aposentou cedo.

    ResponderExcluir
  50. É curioso... desejar a morte de alguém, ou brincar com a saúde, com a vida de uma pessoas é algo que nossa sociedade considera, obviamente, desprezível.

    O povo americano, salvo engano de forma esmagadora, desejava a morte de Bin Ladem e comemorou o ocorrido...

    Isto posto, me pergunto se aqueles radicais que, sejam lá por quais razões, acreditem que o Lula foi um grande mal de nossa sociedade, estariam também, aos moldes dos americanos, moralmente liberados para desejarem a morte do ex-presidente?

    A questão não é o mérito, ( Ahhh, mas o Lula bla bla bla...) mas a crença pessoal.

    ResponderExcluir
  51. É evidente que a campanha não se trata de tentar matar o ex-presidente e nem de restringir um direito que o mesmo tem de escolher o melhor tratamento para sua saúde e sim de cobrar melhorias do sistema de saúde.
    Hipocrisia é defender os seus interesses com os argumentos que convém. O SUS é sim deficiente caso contrário nosso presidente estaria se tratando no mesmo, muitos de nós não precisaríamos de plano de saúde, uma amiga minha não precisaria esperar um ano e meio para fazer um endoscopia e um conhecido não precisaria aguardar um ano para fazer uma cirurgia no pé.
    Está na hora de despertamos para a realidade e discutirmos os problemas de forma sensata e honesta sem preconceitos ou ideologia, caso contrário continuaremos sendo enganados e manipulados por políticos que hora são aliados hora são inimigos mortais (vide 1984 de Orson Welles)

    ResponderExcluir
  52. muito bem escrito : O que espanta é que agora , com essas sugestões para que os politicos todos (não apenas o Lula) se tratem no SUS, muitos , talvez\ sem entender o que seja república e erário público, entenderam que quem faz tal sugestão deseja a morte do ex-presidente (???). Uma coisa nada tem a ver com a outra....Daí, passaram a defender o SUS com unhas e dentes. Bem, cá estão, no minimo: 2 contradições: 1) se o SUS é excelente, então pq se ofenderam ante a simples menção de políticos se tratarem na rede?? 2) se o SUS é tão bom e o cara é de classe média ou alta, pq pagar convênio? aliás, 3: pq, então , o povo mesmo, povão povão, os desterrados da sociedade, acha o SUS um horror, pois são, via de regra, maltratados, como todos os dias os jornais noticiam?? pois é, brasileiro é um ser cordial. Não significa cordato, mas que pensa com o cordis , a emoção. Donde, juntando com nossas raízes, temos a PEssoalidade no trato da coisa pública e nas relações institucionais. O tal jeitinho brasileiro , como se vê, tão cultuado até pelos ditos "esclarecidos".

    ResponderExcluir
  53. concordo com vc Lucas, PARABÉNS , mas como eles são "muito" inteligentes ja estão tbém "interpretando...modificando" o forma como vc colocou "povo vadio", eu entendi perfeitamente a quem vc dirigiu...e não me senti nem um pouco ofendida...bora trabalhar povinho das letras ...o BRASIL depende de quem trabalha. E REFORÇO OS PARABÉNS AO LUCAS

    ResponderExcluir
  54. 1984 de Orson Welles. Que legal! Qual que é?

    ResponderExcluir
  55. Putz! Agora lascou. Com um defensor como o Felipe a Maria Elisa esta bem mesmo...

    ResponderExcluir
  56. Felipe, estava me referindo ao filme 1984 baseado na romance de George Orwell que trata da transformação da realidade através da manipulação da informação. Neste site vc vai encontrar um bom resumo do mesmo: http://www.duplipensar.net/george-orwell/1984-orwell-resumo.html

    ResponderExcluir
  57. Anderson, concordo com você que, enquanto eleitores, devemos exigir e cobrar, sempre, melhorias nos serviços públicos (seja a saúde, a educação, a segurança, etc.). Só acho totalmente sem sentido e desrespeitoso que se faça isso ironizando e tripudiando sobre a figura de um homem público. Pra mim, a campanha que se alstra na internet não tem, no fundo, nenhum preocupação séria com a qualidade do SUS. E sim, é uma maneira pouco inteligente de "detonar" o Lula e o PT. Não tenho nenhum puder em rotular este tipo de campanha como ignorante, pois, pra mim, não é assim que se reivindica nada perante nossos governantes.

    ResponderExcluir
  58. A despeito de seu texto, Maria Elisa, gostei bastante de seu último comentário.

    Se considerarmos que um erro não justifica o outro (e acho que não justifica mesmo), não é porque o Lula ironizou e tripudiou milhões de homens não públicos que devemos cometer o mesmo erro com ele.

    Nisto eu concordo.

    Mas, convenhamos... é difícil ter este sangue de barata.

    Obs - Para entrar no clima, retifico:

    Mas, convenhamos... é difícil ter este sangue de barata alemão....

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem