quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O Brasil caminhando firme rumo a 1964

POR ET BARTHES
Nesta semana, o Brasil foi surpreendido - ou talvez não - pela ação do SBT, que veiculou vinhetas de tom nacionalista dos tempos da ditadura militar. Segundo a imprensa, era uma homenagem à chegada de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto. A primeira peça exibia o famoso slogan da ditadura: “Brasil, ame-o ou deixe-o”, com o hino nacional ao fundo.

A coisa pegou muito mal e a avalanche de críticas na internet - provenientes de todos os setores da sociedade, mesmo os mais conservadores - fez com que a emissora de Sílvio Santos  tirasse as mensagens do ar. Mas, de certa forma, a iniciativa da televisão pode ser tomada como um prenúncio do que vem aí. O Brasil evoluindo a passos firmes rumo a 1964.

Aliás, vale lembrar que no tempo da ditadura, o povo respondia a mensagem do "ame-o ou deixe-o"  à boca miúda: “o último a sair apaga a luz”. E hoje, num clima de revivalismo, mas numa perspectiva meramente histórica, trazemos algumas das peças da época. Um filme, slogans e cartazes. Sem nenhuma saudade, claro.



3 comentários:

  1. Ao movimento democrático que colocou os militares ao poder em 1964?
    Não, não será necessário.

    ResponderExcluir
  2. Ah ah ah... quanto menos eu vou ao circo mais palhaços me aparecem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem toda razão Baço,o pessoal da Val Palmares, da AlN , e todos movimentos revolucionários estavam lá quietinhos. Tinha que os milico dar o golpe.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem