segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Rachou feio


POR JORDI CASTAN
Rachou feio.

Escrevi aqui, semana passada que o Brasil amanheceria hoje rachado. Não seria surpresa o resultado desta eleição, mesmo que polarizada, ser muito parecida com a que elegeu a chapa Dilma-Temer. Das urnas saíram dois brasis. Duas nações cada vez mais diferentes, cada vez mais contrastantes e cada vez mais difíceis de governar. O Brasil perdeu, saiu ainda menor. E o resultado do segundo turno será ainda mais dramático.

Podemos prever discursos inflamados entre “nós” e “eles”. Discursos que agora terão ainda mais eco e ganharão força e terão repercussão. Aliás, já começaram. Ontem à noite, mesmo antes do fechamento total do escrutínio dos votos, já circulavam nas redes sociais frases, imagens e consignas contra a “Venezuela do Sul” ou a “Cuba do Sul”, aquele país, que no imaginário do eleitor de Bolsonaro representa tudo o que de atrasado no Brasil.

Deve ganhar força o discurso separatista do Brasil economicamente desenvolvido e progressista, que reuniria, no imaginário de muitos todos aqueles estados em que o candidato da direita nacionalista venceu. O outro Brasil seria o constituído por todos aqueles estados que votam PT, mesmo sabendo que o partido roubou numa escala nunca antes vista. Mesmo conscientes que uma boa parte do seu atraso e subdesenvolvimento são resultado da corrupção com que compactuam e aprovam, pretendem eleger e reeleger uma e outra vez dinastias de políticos que os exploram e os enganam, mantendo-os num estado de miséria que os faz dependentes dos mesmos políticos em que votam.

O quadro é desastroso. Mas para não nós deixar levar só pelo pessimismo, é bom destacar que alguns dos piores nomes da política nacional não foram reeleitos. E, portanto, perderam o foro privilegiado. Vou deixar para cada um dos leitores escolher os nomes dos que ficaram no caminho. O importante é que houve uma renovação significativa no Senado. Houve nomes destacados que se candidataram para a Câmara dos Deputados, para assim garantir a sua eleição, em alguns casos a estratagema funcionou bem.

21 comentários:

  1. No Senado foi praticamente uma limpeza.

    Saíram:

    -Edson Lobão;
    -Vanessa Graziotin;
    -Roberto Requião (o coronel do PR);
    -Eunício de Oliveira;
    -Romero Jucá;
    -Lindeberg Farias (hahahahahahaha!);
    -Ãngela Portela

    A limpeza poderia ficar melhor se Paulo Paim também ficasse de fora, mas não dá confiar nos gaúchos…

    Tentaram, mas felizmente não conseguiram:

    -Sarney Filho;
    -Marconi Perillo;
    -Beto Richa;
    -Eduardo Suplicy (hahahahahahaha!) e;
    -Dilma Rousseff (2x hahahahahahaha!)

    Infelizmente ainda teremos que ver a cara de Renan Calheiros (o amigão do presidiário), mas duvido que ele se elegerá como presidente da casa, pois os senadores do centrão, que provavelmente se unirá ao PSL, correspondem a pelo menos 3/5 do senado.

    ResponderExcluir
  2. Marina Silva recebeu 0,5% dos votos, e o galã da esquerda festiva, Guilherme Boulos, outros 0,5%, a soma de votos de ambos foi menor do que a do Cabo Daciolo, então vem a pergunta:
    Onde estavam as “feminazas” e os “feminazos” do #EleNão que:
    a) não votaram numa mulher?
    b) não votaram no galã da índia Guajajara?

    Preferiram enviar o voto útil à quadrilha criminosa que afundou o país nos últimos 15 anos.

    HIPÓCRITAS!
    DEMAGOGAS!

    ResponderExcluir
  3. Rachou essa é a narrativa que a mídia quer passar, nas mídias sociais as criticas contra os nordestino estão sendo coibidas pela próprio movimentos de direita, hj 99% dos post são de apoio ao nordestinos e falando pro movimento respeitar essa região.
    A esquerda que quer criar sempre essa narrativa,pois no primeiro turno foi o #elenão que se viu apenas uma manipulação para manifestações com bandeiras vermelhas e lula livre.

    ResponderExcluir
  4. ...mesmo sendo o partido que roubou numa escala nunca vista...
    Chegou no Brasil qdo, Jordi? O PT roubou como todos roubaram. Isso não é justificativa para roubar, mas não é motivo para deixar o fascismo tomar conta. Olhe o todo e todas as vidas que estão em risco. Cadê propostas para a população pobre? Pro meio ambiente? Nem pra economia tem! Dá-me paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Raquel.
      Cheguei em abril de 1985, tempo suficiente para conhecer um pouco este país, mas me falta ainda tempo para entender a dificuldade dos petistas em aceitar que nunca neste país se roubou tanto como nos governos de Lula e Dilma. Na semana passada escrevi aqui no blog "O que facilita a escolha no segundo turno é que tudo se encaminha a colocar o eleitor frente o dilema de votar no conhecido ou no desconhecido. E, neste caso, pesa muito o que já sabemos. Assusta o rancor, a falta de autocrítica, a incapacidade manifesta de reconhecer os erros e querer corrigi-los. Sem reconhecimento da culpa o PT e os partidos que orbitam no seu entorno, querem converter esta eleição num plebiscito que legitime suas roubalheiras, seus desmandos, seus abusos."

      http://www.chuvaacida.info/2018/10/acordaremos-dia-8-com-um-brasil-rachado.html

      Excluir
  5. Me passa o link com seus pedidos de mea culpa do Psdb ou talvez do PMDB, talvez do PFL...
    Vc com esse discurso de vamos renovar nossa política deve estar satisfeito com a eleição da família Amin, do kintacateguria, talvez do Frota...
    Esse discurso de que o PT foi o partido que mais roubou não confere com a realidade de que o PT foi o partido que mais investiu na estrutura de segurança e investigações... Comparar as investigações ocorridas nos governos petistas com os do governo fhc é piada, naquela época tinhamos o engavetador geral... Mas não lembro de vc pedir uma mea culpa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível até onde vai a incapacidade das pessoas de aceitar a realidade.

      Excluir
    2. Para Anônimo 17:44

      Algum argumento em relação ao que postei?

      Excluir
    3. Pra você e pra Maria:
      Em nenhum lugar no globo se roubou tanto quanto nos anos de governos petistas. São números, bilhões, procura no google, nos despachos, nas reportagens. Mas vou além, eles, os petistas, não são só ladrões, são também incompetentes na administração pública. A Petrobrás, por exemplo, teve cerca de 22 bi desviados em corrupção e mais de 70 bi em perdas por conta do controle dos preços do combustível que estamos pagando hoje. Idem para a Eletrobrás e o controle dos preços.

      Excluir
  6. Duas perguntas:
    Vc tem fonte confiável para as informações que passou? Se tiver, compartilhe por favor.
    Vc sabe quanto foi roubado dos brasileiros por conta das privatizações da Vale e sistema Telebrás? E do Banestado?
    Essa minha última pergunta é pra tentar situar a questão de quem roubou mais...
    E então voltamos ao ponto inicial, o PT realmente roubou mais ou proporcionou instrumentos para a apuração de crimes de corrupção?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo 19:29
    Mesmo com essa administração desastrosa dos petistas ela valia mais do que vale hoje, ou que valia antes dos petralhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não vejo a hora de venderem essa vaca sagrada.

      Excluir
  8. Já ouvi o Haddad respondendo esses questionamentos sobre a culpa do PT e respondendo que sim, o governo errou e citou alguns exemplos como desonerações, republicanismo em excesso, fugir do programa de governo para agradar o mercado com o Levi..
    O que mais precisaria na opinião de vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ir beijar a mão de um criminoso na cadeia, preso por corrupção?
      Não adotar a pecha de um governo fantoche?

      Excluir
    2. Escravizar cubanos, e sustentar uma ditadura com isso, poxa vida! Quem é acusado de fascismo mesmo?Lembro que nossa ditadura parece escoteiros frente a venezuelana e a cubana.

      Excluir
    3. Sim pirei!!! Veja só:
      O mais médicos , paga aos cubanos 1/4 do salario, sendo 3/4 dado a cuba. Sem nenhum direito trabalhista, sem direito asilo politico e com capitões do mato atras. Que nome vc dá a isso? Senão um regime análogo a escravidão.
      Vamos comparar os mortos e torturados em cuba, com a nosso regime militar? Sendo que até hj tem mortos e presos políticos, e gente fugindo sendo comida por tubarões! Nessa contagem e comparação nosso regime certeza vai parecer um grupo de escoteiros perto da revolução cubana

      Excluir
    4. Essa questão dos médicos cubanos já foi discutida inúmeras vezes e, de maneira simplificada, todos os médicos cubanos devem trabalhar para o governo após os cursos devidos como forma de retribuição ao ensino superior que é totalmente gratuito.
      A maioria trabalha em Cuba mas vários vão a outros países.
      Certo ou errado, é a forma que eles utilizam para ter um dos melhores indicadores de saúde no mundo, a frente inclusive dos americanos em vários quesitos.

      Agora, comida de tubarão... sou obrigado a concordar com a Maria... pirou...

      Excluir
    5. O que Marx falaria dessa expropriação de 3/4 da força do trabalho, de quem domina os meios de produção(aqui o ensino superior)? O fies ou um financiamento com qualquer banco FDP saia mais barato.
      Gostei da relativização da restrição de direitos políticos que eles estão submetidos aqui, e de serem vigiados.
      A saúde pra esquerda é isso pode justificar qualquer barbárie, e como diria Raulzito bom mesmo é ter uma boca cheia de dentes esperando a morte chegar.
      O que MTE faria como uma empresa dessa no Brasil, que por pagar o ensino de seu funcionário pega 3/4 de seu salario?

      Excluir
    6. Respira fundo e tenta de novo...
      Não consegui captar sua ideia.

      Excluir
  9. Complementando meu comentário anterior e outro de um anônimo, ninguém pediu ao Bolsonaro que fizesse um mea culpa por ter tido so dois projetos aprovados em mais de 20 anos de legislatura, de não ter comparecido as reuniões das comissões de segurança, pela Val do açaí, pelo apartamento funcional...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem