sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Como as democracias morrem. E como o WhatsApp é culpado

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Acabou a palhaçada. Ontem a Folha de S. Paulo publicou uma matéria a revelar que empresários ligados ao candidato Jair Bolsonaro estão a bancar a veiculação de mensagens contra o PT e Fernando Haddad pelo Whatsapp. O golpe final, diz a reportagem, seria na próxima semana e seriam investidos cerca de R$ 12 milhões. É crime eleitoral, claro. Mas no Brasil do golpe essas coisas parecem não importar. O país  virou uma casa da mãe-joana e pedir ações da Justiça é atirar palavras ao vento.

O PT entrou com um pedido para que a Polícia Federal faça uma investigação. Os representantes de Ciro Gomes cogitam pedir a anulação do primeiro turno. Nada deve acontecer.  Mas pelo menos agora temos as provas de que há uma fraude e isso vai pôr em causa a legitimidade do candidato fascista, caso venha a ser eleito. E deixar claro que a imagem de honesto é pura fachada. Há também rumores (sim, eu escrevi rumores) de que pode vir mais chumbo pesado contra Bolsonaro. É esperar para ver.

No entanto, independente dos fatos de ontem, fica uma pergunta: o que leva um país a votar num homem sem qualidades e com muitos defeitos como Jair Bolsonaro? É um daqueles momentos em que há muitos questionamentos sobre a democracia. E mesmo a ideia de “um indivíduo, um voto” – inegociável para qualquer democrata – acaba posta em xeque. Afinal, é difícil atribuir valor a um voto feito com o fígado e não com o cérebro. Enfim, é um paradoxo que a democracia terá que resolver, porque estes tempos são difíceis.

Donald Trump, Vladimir Putin, Matteo Salvini, Viktor Orbán, Nigel Farage, o crescimento AfD ou o risco da vitória de Bolsonaro (se bem neste caso há a componente fascista) são um sintoma do mal-estar da civilização. O surgimento da tal “democracia iliberal”, que não passa de uma contradição dos termos, mostra que as liberdades estão em risco um pouco por todo mundo. Há razões diferentes, claro, mas sempre baseadas nos nacionalismos exacerbados, na rejeição do outro (onde o ódio está presente) e do autoritarismo.

Em agosto deste ano, a Fundação FHC, criada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, recebeu o cientista político norte-americano Steven Levitsky, professor na Harvard University, para falar na relação entre o “populismo e o autoritarismo competitivo”. Steven Levitsky é autor do livro “Como Morrem as Democracias”, em parceria com Daniel Ziblatt, também professor na Harvard University. Os dois dedicaram os últimos 20 anos ao estudo do debacle de regimes democráticos na Europa e também na América Latina.

Nesse trabalho, os dois cientistas fazem um alerta. Hoje o fim da democracia não é mais resultado de choques fraturantes, como os golpes militares. Já não é necessário usar armas, porque porque as estruturas de poder podem ser arrebatadas através de outros estratagemas: o descrédito da política tradicional, do uso de ferramentas comunicacionais – a imprensa incluída – e a corrosão paulatina de instituições chave, como é o caso do Poder Judiciário. Qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência.

Como morrem as democracias? Deixemos o próprio Steven Levitsky falar. Veja o filme.

É a dança da chuva.


26 comentários:

  1. Revelar exige provas, que nós da Direita reacionária estamos esperando. Pois quem pagaria de 12 milhões para uma coisa desnecessária, Tipo Fake news(esse nome brega) contra o PT, pois a realidade esta farta de evidências contra essa quadrilha e não se precisaria mentir para isso.
    A mídia da esquerda esta em pavorosa agora com as feike news, pois não tem mais o monopólio das mentiras, e como diria Rauzito " Eu não preciso ler jornais mentir, sozinho eu sou capaz." Agora estamos livres para contar nossas próprias mentiras, mas a esquerda quer usar essa narrativa para ter um álibi para censurar as mídias sociais,e que esta fazendo a mídias tradicionais caírem.
    Mas tá bom, agora vcs da esquerda tem mais uma coisa para se fazerem de vitima por mais 4 anos.

    ResponderExcluir
  2. "Mas pelo menos agora temos as provas de que há uma fraude e isso vai pôr em causa a legitimidade do candidato fascista, caso venha a ser eleito.". Olha só pessoal, o Pacheco achou uma prova sobre o caso. Pode mostrar pra gente Pacheco??

    ResponderExcluir
  3. E outra coisa, Steven livitsky poderia estudar o PT, colocar mais um quinto item. Criar um forte esquema de corrupção para comprar os votos dos deputados aprovarem suas pautas não por representar um voto de consciência ou suas bases eleitorais, se isso não é um atentado a democracia, bem o que seria?

    ResponderExcluir
  4. Acabou a palhaçada? O PT não quer mais brincar do seu joguinho? Os 70 milhões cobrados para “eleger um poste”, aspas da marqueteira Mônica Moura (esposa de João Santana, ambos presos na Lava-Jato), contratada pelo PT com dinheiro vindo de desvios de estatais foram pagos para quê senão praticar fake news? E o que dizer dos veículos de comunicação que replicam, quando não montam as fake news? A própria reportagem da jornalista petista da foice de SP (tem um vídeo que ela se autointitula “de esquerda e petista”) afirma (afirma, não supõe!) que empresas privadas estão (não, estariam!) praticando “caixa dois” na campanha de Jari Bolsonaro. O que a moça jornalista não disse é que essa prática é usada por todos nas últimas campanhas. O que ela omitiu é que é praticamente impossível rastrear pagamentos desse tipo de serviço porque todos são feitos de IP’s fora do país. O mais engraçado é que as fake news nas campanhas petistas foram indiretamente pagas com dinheiro público desviado de estatais. Essas, denunciadas pela jornalista, supostamente seriam pagas por empresas privadas, ao menos pouparia o bolso do pagador de impostos. E a moça jornalista é tão enfática na acusação que não se seu conta de sua denuncia, investigação e julgamento. Oras, quantas vezes lemos na chamada da Foice exemplos como “suspeito atira na cara de grávida para roubar a bolsa dela”, nessa “investigação jornalística” não há “suspeitos”.

    Baço, vocês queriam eleger um presidiário! Um sujeito preso por corrupção! Como podem questionar quem vota num candidato que não está preso, não responde por ilícitos contra o erário e não vai beijar a mão de um criminoso?

    Vamos falar sobre democracia? Vejamos:
    Qual dos dois candidatos tem no plano de governo “fazer uma nova constituinte com participação (muitas aspas!) popular”?
    Qual dos dois candidatos tem no plano de governo “alterar o método de seleção dos membros do judiciário”?
    Qual dos dois candidatos tem no plano de governo um “controle midiático”?
    Essas propostas são constitucionais para você?
    Pois são todas do Haddad, não do Bolsonaro. Quem é o partido fascistóide da história senão o PT?

    Mas, se acreditas mesmo que o candidato da direita “é um fascista e que a democracia brasileira está em perigo...”, culpe o PT, oras! Aonde está o quadro político do PT? Porque nomes supostamente competentes e honestos do PT são deixados na geladeira? Mercadante, Cardoso, Suplicy? Dilma Rousseff foi escolhida a dedo, não por sua inteligência ou competência, idem o Haddad. Leonel Brizola, então candidato do PDT já afirmara que Lula é capaz de pisar no pescoço da própria mãe para vencer uma eleição. A própria Dilma Rousseff disse que “fariam o diabo” para vencer a eleição.
    Quem vem criticando o judiciário e o ministério público por colocar o chefe da quadrilha no xilindró, tal qual foi feito com outros corruptos de diversos partidos? Onde está o mea-culpa do PT? A autocrítica pela quebra de estatais, envio de dinheiro público para ditaduras e os mais de 13 milhões de desempregados? Quem vem sistematicamente atacando as instituições: aquele que duvida da urna eletrônica, ou aquele que desqualifica o judiciário, o MP e o TSE?
    É esse o partido que agora clama por democracia?
    Faz-me rir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liberei mas não li. O tempo é escasso e eu preciso escolher coisas que realmente valem a pena.

      Excluir
    2. Também não li o seu texto, só passei os olhos. Mas foram tantas as bobagens que eu tive que perder um tempinho.

      Excluir
  5. Baço, você é muito inteligente pra achar que só "eles" usam informações falsas ou críticas. Na campanha de reeleição em 2014 vários blogs foram processados e investigados, muitos a favor do governo. Lembra de certo dossiê dos "aloprados"? Isso é política, isso é Brasil. É por isso e um pouco mais que vives aí, e não cá! Agora, conta a do papagaio!

    ResponderExcluir
  6. Quem levou ao descrédito a política tradicional foi o tomá-la da ca, amplamente utilizado e expandido a estratosfera pelo PT.
    Quanto as acusações, ninguém pode ser acusado por ato de terceiros é ridículo.

    ResponderExcluir
  7. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    Só isso tenho a dizer!... kkkkkkkkkkk
    A agonia e o desespero parecem não ter fim!
    Obrigado Pacheco, Sandro Schmia, Clô e Fahya!!!!! Vocês fazem o meu dia muito mais feliz!!!!

    ResponderExcluir
  8. "Dilma Bolada"
    Coloca aí no google.

    ResponderExcluir
  9. “Acabou a palhaçada” (Pacheco)

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

    ResponderExcluir
  10. A Foice se SP perde a cada dia mais e mais eleitores. Escolheu um lado, não reconhece o golpe popular contra a máfia partidária do PT, está putinha e virou a Farça Capital.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto dos trocadilhos: "Foice de São Paulo"; "Farça Capital" (acho que ele quis dizer "Farsa Capital", mas vá lá). Tudo muito original e do mesmo nível de "kit gay" e "legalização da pedofilia".

    ResponderExcluir
  12. http://www.folha1.com.br/_conteudo/2018/10/politica/1240236-tre-apreende-propaganda-eleitoral-irregular-no-sindipetro-macae.html

    Ao contrário da Folha de SP, essa matéria apresenta provas, fotos e apuração do TRE!

    “Acabou a palhaçada!” (Pacheco)

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  13. Olá. O autor poderia por gentileza mostrar as provas dessa acusaçao? Não acompanhei o assunto em detalhes.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Baço, o grande blogueiro-piada do cachoeira 😂😂😂😂

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem