quarta-feira, 3 de maio de 2017

Entre o "não fazer" e o "fazer perfeito" está uma cidade abandonada


POR RAQUEL MIGLIORINI
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Joinville é um caso a ser estudado por uma equipe multidisciplinar. O prefeito do vilarejo germânico se orgulha de nunca ter sido envolvido em escândalos e atribui ao "bom funcionamento" da secretaria em questão.

Muito bem. Ao abrir o Jornal A Notícia no dia 02/05, me deparo com a manchete “Abrigo Animal está ameaçado por falta de álvará de localização e pode não renovar convênio” ao lado da foto de dois lindos cãezinhos de lá. O convênio entre a prefeitura e o Abrigo ocorre desde 2006.

Em 2013, na primeira gestão de Udo Döhler, todos os convênios foram refeitos porque a secretaria disse que tudo o que havia sido feito até então estava errado e os novos funcionários, e somente eles, sabiam como fazer certo. Fico imaginando os demais servidores da pasta, como não se sentiram. Acontece que nem em 2013 , e nem nunca, o Abrigo Animal teve alvará de localização, simplesmente porque está em área irregular. O convênio é renovado anualmente e foram necessários 4 anos para que pessoas tão competentes percebessem isso? E o que farão com centenas de cães e gatos, caso resolvam levar à termo a decisão da não-renovação? A atual gestão se interessa em manter esse convênio? A questão não é somente burocrática e tem que ser resolvida. 

Numa outra situação, podemos questionar porque o elevador do Mirante, com menos de dois anos de uso, está quebrado e assim permanece. Uma secretaria competente teria feito a licitação para a manutenção do equipamento antes da inauguração, como foi solicitado. Mas, por excesso de zelo, vamos chamar assim, com os termos de referência apresentados, esse processo não aconteceu. Não somos tão bons gestores como o prefeito e mesmo assim sabemos que um aparelho parado e sem manutenção se deteriora muito mais rápido. E lá se vai nosso dinheirinho...

Nessa mesma linha temos a manutenção do Parque Morro do Finder, já mostrado aqui. O investimento feito para a revitalização da Unidade de Conservação do Bairro Bom Retiro/Iririú foi perdido pelo total abandono do local. O mirante do Finder está em processo de licitação desde 2014. Essa eficiência é demorada mesmo.

O texto do Jordi Castan, publicado no dia 1º de Maio, aqui no blog, mostra outros lugares sem manutenção e abandonados. Nem o centro da cidade escapa da deterioração. Estamos entregues a uma administração que não se envolve em escândalos não pela lisura dos processos, mas simplesmente por não fazer a máquina andar.

Tudo isso me fez lembrar da imagem dos lápis e da analogia que ela traz para essa administração: você pode ser um lápis bem bonito e bem apontado, e parecer melhor perto dos lápis gastos e sem ponta. Só vale lembrar que o lápis bonito nunca foi usado, ou nunca colocou a mão na massa.
 

7 comentários:

  1. Confessou o crime? Deu alvará,como presidente da Fundamas (que a senhora foi), mesmo não sendo permitido? Artigo enviado para o MP em 1, 2, 3.... Sua cabeça é um caso a ser estudado também.

    ResponderExcluir
  2. Pode enviar, senhor anônimo. Quando fui presidente da Fundema ( não da Fundamas), o convênio já estava assinado. Foi na renovação que aplicamos a legislação e fizemos as adequações necessárias e, para sua surpresa, com a participação do Ministério Público. Leia o texto novamente para tentar entender melhor. Qualquer coisa, eu desenho.

    ResponderExcluir
  3. Prefeito bem q poderia abrir a mão na hora de contratar o efetivo de sua tropa de choque virtual. Eita pessoalzinho fraco esse q tá aí...chega a dar sono...

    ResponderExcluir
  4. Eu não vou entrar questionamento ai, tal briga virtual, mais blog tem sua relevância, até presente momento ninguém havia falado sobre tema, tanto elevador e tal alvará, somente quem precisa do serviço que sente na pele, falta; Esse anonimo esta queimando sozinho deveria levantar glúteo da cadeira, e resolver mais rápido possível, essa séria resposta, adequada, mais que estamos vendo nessa cidade toda protelar o que era pra ser feito anteontem, nem ao menos começou a ser feito, perde cidade e a população, eu particularmente tirei o face recebi ameaçar, sei que adm atual tem muitas gentes pra enrolar, serviço de qualidade nenhum, já sabemos que cidade vai estar em migalhas, e quebra cabeça sem solução curto prazo, e caso casep, o transporte público, saúde vem mais um paulada na cabeça do povo pois Joinville, não tem fila única e não teremos uma verba a mais, não vamos nem falar segurança, acho que quando delegado aposentar vai levar cadeira, entra governo e sai governo continua o mesmo, vai faltar tempo e texto pra pontuar todas essas mazelas desse prefeito e sua combalido gestão e suas secretárias e subprefeitos.

    ResponderExcluir
  5. Diria seguinte frase: tudo que fizeram, esta imperfeito, o exemplo disso av. minas gerais, que continua a afundar, Ginásio Municipal Ivan Rodrigues, que já esta precisando de reforma, além de água da enchentes ter invadido por lá, os binários, certamente sei que já existia projeto para iririu, mais não como ele esta consolidado, cidade padece de obras, mais parece que os canteiros são sempre intermináveis e alongados, veja mais, o ministro da educação vai vir aqui inaugurar uma única escola, e outra que esta quase pronta, vão esperar Presidente vir aqui, em nossa cidade abandonada, amigos (a) senhores(a) pasmem, esse método de propaganda é modo arcaico, não se vende mais dessa forma, não adianta oficializar sua inauguração se em volta parece que volta parou no tempo, falta iluminação pública, abrigo de ônibus, placas, realmente não faz nada absolutamente inércia se instalou em nossa cidade, nestas linhas serei aqui diagnosticado com síndrome sandice, mais não sou eu que vou mostrar cidade perpendicular que não existe!!

    ResponderExcluir
  6. Carlito que é bom...opinião de partidária fica difícil ter alguma credibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daí fica difícil manter o diálogo, né? Quem falou de partido?

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem