segunda-feira, 24 de abril de 2017

O gestor partido ao meio

POR JORDI CASTAN
Italo Calvino é o autor da trilogia “O Barão nas Árvores”, “O Cavaleiro Inexistente” e “O Visconde Partido ao Meio”. São três historias divertidas e enriquecedoras que recomendo ler mais de uma vez. Difícil escolher uma das três, porque cada uma traz uma provocação. Gostei e recomendo “O Visconde Partido ao Meio”. É a história de um nobre que, no fragor de uma batalha contra os turcos, é partido ao meio por uma bala de canhão. E cada uma das duas metades segue tendo vida própria.


O livro é a historia de cada uma destas metades e do seu encontro. Na história, cada uma das metades carrega uma parte do visconde Medardo de Terralba. Numa, a sua bondade, raiando a estultícia; na outra, a maldade mais perversa. O livro relata a luta eterna entre o bem e o mal. Não é o meu objetivo fazer uma resenha do livro. Proponho fazer outra leitura, mas trocando o bem e o mal pela disputa imemorial entre a inteligência e a inépcia.

Desnecessário dizer que esta é uma luta desigual. Que já conhecemos o resultado e que lamentavelmente não há final feliz. Que o mocinho não vence e que a inépcia reina opípara nestas terras. Imaginemos, por um momento, que resultado de um acidente qualquer um suposto gestor - um piano a cair-lhe na cabeça, por exemplo - o dividisse ao meio, em duas metades idênticas. Numa, toda a inteligência. Noutra, toda a inépcia.


Imaginemos ainda que cada uma das metades tivesse vida e vontade própria. E que a metade tomada pela inépcia decidisse se candidatar a qualquer coisa. Suponhamos, para efeito de ficção, que optasse por ser candidato a prefeito da sua vila e que fosse eleito. A situação que os seus concidadãos enfrentariam a partir do dia seguinte à posse seria ter o suprassumo da inépcia à frente dos destinos da cidade. Ou seja, sem o mínimo de inteligência para se contrapor.

Ou seja, a cidade estaria sujeita a um prefeito inepto, que multiplicaria sua inépcia e a da sua gestão, se rodeando de outras pessoas tão ineptas quanto ele. Gente sem um pingo de bom senso e no estado mais embrionário da inteligência e do conhecimento. A vila iria cada dia mergulhando numa situação mais caótica e insustentável.

Esta situação extrema conduziria fatalmente ao crescimento do índice de necedade em todas as repartições e órgãos públicos. O inepto buscaria a companhia e o referendo dos seus iguais. A inteligência seria uma ameaça nessa terra de néscios. E seria banida, vista com um perigo. Imaginariam os seus concidadãos que exista outra metade vagando a esmo pelas ruelas da vila. Ficaria como última esperança, aos seus decepcionados eleitores, a ilusão que outro acidente fortuito juntasse um dia a duas metades. 

Não há um final feliz nesta história. Primeiro porque não está claro que exista de fato outra metade e que esta metade reúna toda a inteligência, conhecimento e sabedoria que falta à metade que foi eleita e governa a vila. Há, inclusive, quem acredite que não estaríamos frente a uma metade, senão que isso seria o todo e que a alegada inteligência nunca tenha existido. Que tenha simplesmente sido o resultado de uma campanha publicitária bem orquestrada, ou que seja um caso de hipnotismo ou até de alienação coletiva.

3 comentários:

  1. Meu caro, eu tenho uma outra provocação, seus súditos já se contaminaram, bem antes desde da sua campanha, tem gente vindo de outras cidades, ainda mais pra contribuir com indestreza, como não tivesse pessoas capacitadas aqui em Xoinville, até mesmo judiciário esta contaminado, temos leis para fazer malvadezas, quem mais paga como sempre é a população, principalmente que compraram suas ideias e valores, as leis que os vereadores fazem parece que é outra metade podre, deixa embrólio, veja lei cardozinho, e outro vereador quis copiar, esse mesmo gestor, parte boa que ainda resta, deve ser cerca 1/4 sabe muito bem driblar, postegar e dizer bravatas, as ordens judicial, Oab de Joinville, contribui muito inépcia do município, sabemos que ele passou sobre lei, abuso de poder, provas tem muitas mais metade boa consegui empurrar com barriga, além daquelas associações disso e daquilo, sabe nomes, (pra não tirar post do ar, não digo nomes) esse adm não serve nem gerenciar Neudorf, simples recapeamento demora meses, e ainda aparece naquela festa da banana, e outras festa pra fingir que tem moral, sanar fatos coisas do seu superego, pra continuar esquema da parte boa que funciona precariamente, absolutamente nada funciona a sua frente do grande gestor, estamos perdendo em vários índices e poderemos ter futuro bem próximo saída de mais empresas, uma delas pode ser Gm que não obteve lucro aqui nossa Xoinville, vamos parar com essas metade do abafa. Cidade também também tem interesse naquele novo porto, porque todos de poder aquisitivos vão morar aqui em Xoinville, nesta outra parte funciona bem, porque eu e o autor temos duas partes do cerebro funcionando muito bem, Hip-Hip-Hurra! Ainda serei melhor ainda, deixo trabalhar!! Eu acordo cedo farei 300 km de asfalto, não é asfalto me enganei e lajota que população vai pagar pra fazer!! Mantra aqui ainda não esta engajado!! Esses gestores são surdo, mudo, e não enxergaram ou enxergarão caos de suas inépcias. Alguém deve estar ganhando com isso, quem é outra metade e ee Viva Joinville, Viva caos!!!

    ResponderExcluir
  2. Me faz refletir, a guerra do contestados, a colonia Dona Francisca, em alguma parte de sua estória, foram emprestados alguns homens e mulheres que se deslocaram para tal conflito, e não voltaram resolveram ficar por lá, os mais inteligentes e bravos, destemidos, que não aceita migalhas, já naquela época, qualquer seja motivo, foram ficando por aquela região próxima, e Joinville ficou aqueles oportunista, lideres de ocasião até nos dias de hoje, com grande promessas, que vira falsas e migalhas, até tempos atuais, resolveram fazer grande cidade próximo rio cachoeira, aquelas grande industria, no centro, abaixo do nível do mar, rio que clama por socorro, tão é verdadeiro isto que empresário que acha que dono da verdade, que vai resolver tudo, da boca pra fora, mais metade do seu celebro não deixa, no segundo mandato, metade do seu celebro não funcionou, apenas próximo eleição 2018 começará funcionar, timidamente duas parte do celebro não funciona muito bem, enganando o Povo que deram de graça, sua releição, sem mesmo cobrar limpeza dos rios, enfim. Agora sabemos o que tem por trás da Av. Santos Dumont, aquela que vai receber sempre Sheik que vão fazer grande investimentos por aqui, e na cidade vizinha, um parte celebro diz faça obra andar rítmo rápido, acelerado, o outro não precisa pagar ou não pague, role divida, ninguém precisa saber agora, faça isso por todas as partes da cidade e outra parte diz preciso de celebro maior a do governador, fazer muito mais obras que não terminam nunca, e seus subordinados basta ser amigo do partido ou deputados que nós damo jeito, atrapalhar tudo e todos, afinal cidade muito acolhedora, temos muita cultura pra vender não temos agora Fenachopp, carnaval, rodeio, cidade não precisa dessas povo aqui fanfarrão. Aqui meu celebro manda,funciona e trabalhador obedece, diversão e cultura, se faz trabalhando, eu como prefeito tenho povo nas mãos, e mãos limpas, ai refletindo um pouco mais povo esqueceu de fazer outra metade celebro funcionar, não precisamos de ruas sem buraco, não precisamos de asfalto, temos muita saúde, mais remédios, todos tem direito saúde e educação, tem muita vagas Cei e nos leitos até emprestamos para cidade vizinhas, praças são coisas mais lindas que temos, segurança temos melhor especialista, que não sai da toca, esse de confiança por continua por lá, não sai de casa noite pois podem levar seu carro emprestado, esse meu celebro lembra tudo isto é no passado, no cartão postal. Não e meu exagero não, porque tu anônimo, que povo se isolou e aceita tudo. Aclamando e Ovacionado um meio gestor, um projeto ainda desenvolvimento de administrador!!


    Quando os intelectuais que adotaram a cidade ou pararam por ai resolver fazer, alguma atitude nobre, eu volto colocar cara a tapa, e dar minha opiniões, me faz lembrar aquele desenho de dois burros amarrados com mesma corda, morrendo de fome, lembram disto! E assim que esta nossa cidade esta hoje, meios partidos, sem gestores, sem rumo, meios deputados, a cada seis meses, governador vem ver seu quintal, sem senador, realmente, com total inépcia. Desculpe reflexão da estória mais podemos ser rio de janeiro, em breve; Em das melhores deduções!!

    Obs: Jordi sei que vai ler mais se quiser publicar entenderei!! Sucesso a todos!!

    ResponderExcluir
  3. Venho acompanhando de outra data, fico esperando seus textos polêmicos, toda segunda feira e cada dia fico com mais vergonha, fiquei triste pelos poucos comentários seja no seu face ou aqui Blog, estou intimidado em ficar nessa cidade, e representar, já não bato no peito, digo moro em Joinville, apenas durmo na cidade, ou me escondo, em lugar bem afastado do longe do centro, aquele que não mais belo, mais ruas que me separa da zona rural, e próximo centro, são muito parecidas, parece que passou dilúvio, buracos e maquinas e coisarada jogados; Pelos fatores que estão ocorrendo na Vila, estamos sem rumo, a culpa é sempre do gestor anterior, mais nesse caso é próprio, podemos ter seguinte dedução gestor atual talvez tenha duas cabeças, igual cobra cascavel que nasceu, é espécie rara, uma cabeça apenas olha e a outra desfaz tudo que outra tenta fazer, devido medo, metade população que votou nele tem vergonha de aproximar, já que pode ser picado pelo veneno da paralisia, outra metade fica hipnotizada com espécie, somatória de tudo é inépcia isso que ninguém tenta enfrenta-lo cobrando ou mesmo ajuizando ação, isto já custou uma reeleição de vereador, e de outro por fazer greve, enfim à estratégia fracassou, mais aquele que ficaram do seu lado e que não ganharam votação expressiva, assumiram a subprefeito sem mínima condição, mínima exigida, do cargo, apenas bastou participar da campanha à reeleição. E vamos ver até onde ponto de ruptura, alguém vai ter que fazer exame e cortar uma das cabeças, pois resultado poder ser uma vai matar a outra, o de fome de obras que não acaba nunca, o por elas nem começar, à esperança de ter mais Cei, escolas, educação e praças, ruas em bom estado, não feitas pelo estado, segurança nas ruas não de escudo para ficar numa redoma de vidro, se escondendo é melhor que sabe fazer, e suas estórias longa demais. Seja qual for analogia empregada para fazer funcionar uma das suas cabeças ou da parte cérebro não esta dando resultado algum, cidade que também é turística como nossa, as pessoas de fora vem apenas pórtico e tira foto pra dizer que passou em Joinville, mais não fica mais por aqui. Entra cidade, ver toda descrição que população sabe de cor, temos que assumir nossos erros. Não sou que disse Leandro carnal disse, ficar atrás do face não adianta, sei muito bem que estou escrevendo, e não poderia deixar indignação neste linhas!! Não se curve diante imperfeição, comodismo. As vezes homens sonham de mais, espero que nossa Joinville volte ser Joinville a frente do seculo 21. Sucesso à todos (a)

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem