sexta-feira, 19 de abril de 2013

Um sinalzinho, por favor


POR FELIPE SILVEIRA

Udo, o aprovado, governa Joinville como prometeu. Com certa, digamos, firmeza. Corta aqui, cancela ali, fecha aquela outra coisa, demora pra nomear aqui, aperta lá... Ao mesmo tempo, porém, sinto falta de ver pelo menos alguns sinais de outras promessas de campanha, principalmente nas áreas da cultura, da mobilidade, do esporte e do lazer.

Uma dessas promessas, por exemplo, foi feita pelo vice-prefeito Rodrigo Coelho, ainda durante a campanha, sobre a gestão no campo da cultura, no qual ele acumula a função de presidente da Fundação Municipal de Cultura (FCJ). Comprometeu-se, à época, que o Conselho Municipal de Políticas Culturais seria protagonista da gestão, com base no Plano Municipal de Cultura. Não é isso que se vê, baseado em relatos (diversos) de conselheiros sobre reuniões convocadas às pressas pela fundação e coordenadas de forma leviana. O resultado de atitudes como essas aparecem na forma de diminuição de verba do Simdec sem o devido diálogo com o setor. O que não surpreende, já que, me parece, pelo menos, que a gestão está mais preocupada “obras” vistosas, mais chamativas, como a reabertura do Museu da Bicicleta. Tenho minhas dúvidas sobre como essa visão de cultura contribui de fato para o desenvolvimento da cultura em Joinville.

Para citar um exemplo do tipo de sinalização que eu gostaria de ver, sugiro a leitura deste post do site "Vá de bike”. É uma entrevista com o novo secretário de transportes da cidade de São Paulo, Jilmar Tatto, do governo petista de Fernando Haddad. Entre os planos do governo para a área estão a construção de 150 km de ciclovias, o estímulo ao compartilhamento das ruas, a redução de velocidade dos automóveis, a integração com terminais de transporte público e um sistema de aluguel de bikes que pretende colocar 50 mil magrelas nas ruas de Sampa.

O que São Paulo está fazendo? Está simplesmente copiando os bons exemplos de cidades como Copenhague, Amsterdam, Portland, Londres e Barcelona, entre muitas outras. Está, simplesmente, adotando práticas que atacam a causa do problema do trânsito caótico (para quem ainda não sabe, a priorização do automóvel individual como meio de transporte). Em Joinville ainda estamos pensando (poder público, entidades de classe, empresários e classe média sofredora) que a solução é a abertura e o alargamento de vias, como a duplicação de avenidas e construção de elevados.

Para finalizar, tenho uma reclamação pessoal. Costumo jogar basquete no Parque da Cidade e muitas vezes faço isso depois das dez, após as aulas. Pra minha surpresa, pela primeira vez cheguei no parque e encontrei as luzes dos postes apagadas (foto), o que prejudicou muito o treino. Talvez tenha sido um fato isolado e as luzes voltem a estar acesas amanhã, mas isso me leva a outra reclamação que é constante neste meu espaço do Chuva Ácida: onde estão os outros espaços de lazer e prática esportiva desta cidade? Onde mais eu poderia jogar basquete ou vôlei ou outra coisa? Não sou funcionário de nenhuma empresa com recreativa e, portanto, não posso usar o espaço dos trabalhadores destas empresas. Quais são as opções dos outros cidadãos?

Perguntar não custa nada, né? Enquanto isso, fico por aqui, no aguardo de novas sinalizações.

10 comentários:

  1. Pois é, prioridade é saúde, mas não tínhamos tantos casos de falta de leito em UTI.
    Fala em devolver imoveis alugados e vai alugar a clinica do Sadalla.
    Fala em cortar comissionados e CRIA um cargo para o Charles Henrique.
    Vai entender....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta administração não é para ser entendida. Ela deve ser vivida, sentida com toda a sua intensidade.

      Tentar entende-la é como querer utilizar como bussola para guiar a sua caminhada uma biruta.

      O discurso é um. A realidade é outra e muda a cada dia.

      O que era verdade absoluta e certeza na campanha agora já tem matizes novos.

      Excluir
    2. Não foi criado. Estou lotado em um cargo que existe desde 1996.

      Excluir
    3. Verdade Charles, ele só foi repaginado. Avisa a prefeitura para não colocar nota no site dizendo que é a primeira vez que tem órgão especifico para tratar de direitos humanos.
      http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/4197-Joinville+realiza+1%C2%BA+Encontro+Municipal+dos+Direitos+Humanos.html

      Excluir
  2. O que será esse governo, me dê uma luz!!!

    ResponderExcluir
  3. Baseado em relatos e entrevistas. Esse vai ser bom jornalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha. Já desenhei aqui que isso não é jornalismo, mas tu é muito burro pra entender isso.

      Excluir
  4. O descaso com o parque da cidade é uma aberração. É um bom local prum protesto né não? By Ácido

    ResponderExcluir
  5. Olha, não sei o que dizer. Tanta coisa para arrumar...
    Quando chego em casa e vejo tudo virado, começo pelo mais fácil.
    O que é mais fácil numa cidade igual Joinville?
    Que começem a pensar como uma dona de casa, não deve ser diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa analogia o mais fácil é trocar o "Dono" da casa. De novo!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem