sábado, 9 de março de 2013

Parque - o presente do Jordi Castan


16 comentários:

  1. Jordi,

    Algum tempo atrás eram nove, lembra?
    Já estás satisfeito só com hum? rsrsrsrsrs

    Enquanto isso, comemoremos o fechamento da Hermann Lepper, domingos pela manhã, à guisa de parque....

    Quem não tem cão, caça com (ou como) gato...

    ResponderExcluir
  2. Nelson Jvlle,

    UM bom já resolvia. Um bom, bem localizado e com verde.

    Nem precisava mais.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria um parque para sentar na grama e ler um bom livro, um jornal, uma revista infantil - algumas são ótimas-. Parque para mim é isto, levar bolada de criança, ouvir um grupo cantando, aguentaria até sertanejo...
    Parque é liberdade de ser, de ter, de ver.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Um parque de verdade, além de todos os benefícios ambientais já conhecidos, poderia derreter o gêlo das nossas relações tão truncadas nesta cidade. Seria o início de uma transformação.
    Porém receio que áreas centrais aptas para isto não existam mais, as últimas são das famílias mais abastadas da city e tiveram outras finalidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem ainda. A cidade deve decidir se esta ou não disposta a pagar o preço

      Excluir
    2. Acho difícil, uma cidade que os maiores beneficiários de uma duplicação não se coçam, vai querer o quê? E esperar de um estado e município falido? Tornar isto prioridade? É mais fácil tirar o Renan.

      Excluir
    3. Porque deveriam se coçar? Porque a prefeitura não desapropria e indeniza pelo seu valor justo?

      Se você tivesse uma área na Santos Dumont você doaria?

      Excluir
  5. Eu dava um beijo na boca do ricaço que doasse terreno pra fazer um parque bem localizado na cidade. Isso sim eh fazer bom uso de herança.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Só um não! Muito menos central. Joinville centraliza tudo, não dá mais. Cidade que se diz grande não pode criar a dependência das pessoas pelo "centro". Às vezes duvido que o joinvilense frequentaria um parque. É uma questão de atitude, mentalidade. Mas felizmente observo algumas mudanças no comportamento, é só reparar no contorno do batalhão onde há fluxo de pessoas caminhando e correndo, no zoobotânico quase sempre bem frequentado (quando não está inexplicavelmente fechado) e no acesso ao mirante com pessoas praticando esportes, caminhadas, corridas de manhã cedo e no final da tarde. Todos esses são centrais. Os parques em Curitiba, na sua maioria, são nos bairros, alguns até bem longe do centro onde tem o Passeio Público. Será que ver mais verde em Joinville é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fahya,
      O debate pode ser longo. Para ter sete, oito ou nove parques meia boca, eu prefiro um grande e bom.
      Alguns dos parques previstos nesta novela dos parques do Fonplata em qualquer cidade seria não seriam mais que pracinhas, o preço de nosso complexo de viralata, que não consegue planejar e executar um projeto direito.
      Sobre o modelo de Curitiba, bom é um modelo, veja o Parque Caieras, um bom parque, mas que não atende a quase ninguém. O prefeito Udo defende que o grande parque para Joinville seja o Rolf Colin, outro erro.
      Mas eu me conformo com um bom, depois quando tenhamos o primeiro, vou querer o segundo e depois o terceiro.
      Nem o Zoobotanico tem um perfil de parque. Nem a subida do mirante tampouco, mas quando não se tem nada, nos aferramos a qualquer ilusão por menor que seja.
      Obrigado pela sua leitura e seus comentários

      Excluir
  8. Jordi,

    Com tantas recreativas das industrias com imensas áreas verdes BEM LOCALIZADAS, quadras e mais quadras, lagos, campeonatos, pistas e afins, Joinville só vai implantar parques na cidade quando os morros começarem a ser invadidos! Nenhum prefeito vai se preocupar em fazer melhor do que as recreativas das industrias fazem muito bem! Só mesmo os toscos do PT que conseguem chamar de PARQUE aquela pracinha melhorada que foi implantada no Guanabara.


    Aconteceu em Curitiba na década de 90 na 3a gestão do Lerner...
    Depois de pegar a cidade falida pelo Requião, Lerner com a boa vontade de um bom administrador/planejador fez o que tinha que ser feito(nem tanto a mais, nem menos em prol de interesses próprios) e acabou deixando um grande legado de uma cidade modelo.
    Os sucessores continuaram o trabalho de PLANEJAMENTO e foram COMPLEMENTANDO nas gestões seguintes de Rafael Greca e depois com o 2 mandatos de Cassio Taniguchi(ex-presidente do IPPUC).

    Quando a mídia começou a publicar os diversos modelos exemplares que Curitiba possuia, a única saída para conter os "extra-curitibanos" que vinham participar da riqueza foi implantar os parques nas áreas verdes que estavam sendo devastadas.

    A cidade realmente cresceu muito nesta época. Transporte suficiente, segurança razoável, saneamento, saúde e não se falavam em greves dos professores como foram bem comuns nas gestões anteriores.

    Da noite para o dia, Curitiba tornou-se a cidade com maior área verde per capita do Brasil, modelo de transporte público dentre outras chancelas.

    Nesta onda vieram as montadoras da VW/Audi, Renault e tantas outras industrias satélites que trouxeram para a cidade empregos e renda para toda a cadeia.

    Mas este "MODELO DE CIDADE" era a transição natural de uma cidade rica, industrializada e que começara a receber investimentos de fora. A cidade só proveu o berço necessário de infra-estrutura para que a riqueza prosperasse.


    Já viu este filme em algum lugar?

    Não parece Joinville daqui uns 6-8 anos com GM´s e BMW´s consolidadas e o trabalho necessário da infra-estrutura sendo realizado para suportar a entrada de novos investimentos?!?!?!?
    Saúde, educação, transporte a contento para atrair novas GM´s ...

    Os parques só virão se 50 famílias "carentes" invadirem as áreas verdes dos morros ou se os terrenos ociosos dos "latifundi-industriários" da cidade forem tomados.

    E que fique bem claro que não defendo isto, mas também sou contra o ócio imobiliário de algumas áreas em joinville.
    Aí sim teremos prosperidade!
    IPTU progressivo já!

    ResponderExcluir
  9. É dificil explicar que um parque não é a mesma coisa que uma recreativa de uma industria. Na verdade não é nem parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é um parque então?????

      Nas 5 maiores recreativas de Joinville hoje temos:

      ...amplos gramados para pisar, com caminhos e árvores para dar sombra e brinquedos para crianças(alguns deles da melhor qualidade que ja vi por ai) e também para adultos.
      Algumas delas ficam lotadas nos sábados e viram grandes refúgios para as famílias que não encontram os amplos espaços verdes para melhorar a sua qualidade de vida e ter um pouco de recreação.

      Pra mim parece muito próximo da descrição do seu parque central sugerido como presente...

      Além disto, ainda temos quadras, campos de futebol e tantas outras opções de lazer.

      Já visitou qualquer uma delas aos sábados? Talvez esteja bem perto da sua pretensão de parque...

      Com as recreativas fazendo a função dos parques, nenhum governante vai se preocupar em investir neste lado. Talvez por isso que a Beira-Rio fique cheia aos domingos de sol...pela total falta de opção "dos parques" mas também porque a maioria das recreativas esteja fechada(restrita) aos domingos.

      É diferente? Sem dúvida! Mas é o que se tem pra hoje...

      Excluir
    2. Isso é um parque

      http://comentariosdejoinville.blogspot.com.br/2011/11/parque-da-paz-almada-portugal.html

      alguns textos que podem ajudar a entender melhor o tema

      http://comentariosdejoinville.blogspot.com.br/2011/07/um-parque-para-joinville.html

      http://comentariosdejoinville.blogspot.com.br/2011/04/os-parques-que-nao-chegam.html

      http://comentariosdejoinville.blogspot.com.br/2008/04/historia-de-duas-cidades.html



      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem